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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NISSAN APOSTA NO BRASIL PARA CRESCER E INVESTE EM NOVA FÁBRICA EM REZENDE

March, um compacto com DNA japonês, já à venda nas revendas da Nissan a partir de R$ 27.790


Com um leque de modelos de carros que vêm ganhando cada dia maior espaço e gosto do mercado brasileiro a Nissan tem metas objetivas para o Brasil nos próximos anos, visando conquistar mais o consumidor e alargar sua fatia no mercado automotivo, que hoje é 6,5% e para 15%, até 2016. Uma delas é abertura de novas concessionárias em todo o Brasil.

Nissan Modelo 70 Phanton, 1938
A marca japonesa que já fabricava carros em 1938 e após a Segunda Guerra Mundial expandiu suas fronteiras aos Estados Unidos, México, Austrália, África do Sul e Taiwan, em 2001, firmou com a francesa Renault uma estratégica aliança comercial e passou a usar a fábrica da marca francesa para produzir uma parte de seus carros, em São José dos Pinhais.

Hoje a Nissan produz os modelos Frontier e Livina – Livina, Grand Livina e X-Gear, na fábrica de São Jos
e dos Pinhais, no Paraná (foto ao lado),  e traz do México o sedã Sentra e as versões hatch e sedã do Tiida. Com construção acertada entre o presidente da Renault/Nissan, Carlos Ghosn e a presidente Dilma de uma nova fábrica em Rezende, no sul Fluminense, que deverá custar à volta de R$ 2,6 bilhões, passará a produzir o March no Brasil, em 2014.


Produzido em vários países, entre eles o México, o March mexicano já está à venda no País, abrindo caminho para a chegada do modelo brasileiro. A Nissan abasteceu as revendas com o modelo, em duas versões 1.0 16 v de 74 cv, airbag duplo, computador de bordo, ar quente, ajuste de altura do banco do motorista, em duas versões de acabamento: 1.0 e 1.0S e o March motor 1.6 16V, à venda desde Novembro, na versão de entrada 1.6S, com 111 cv, a mesma potência das  versões 1.6SV e a 1.6 SR, que têm visual mais esportivo.


A Nissan ressalta que dois aspetos chamam a atenção no March. Um, é o preço:
March 1.0: R$ 27.790;
March 1.0 Pacote Plus: R$ 28.490;
March 1.0 Pacote Conforto: R$ 31.990;
March 1.0S: R$ 33.390;
March 1.6S: R$ 35.890;
March 1.6SV: R$ 37.990 e o
March 1.6SR: R$ 39.990.

E o outro, as revisões programadas periódicas com peças, óleo e mão de obra incluídos:
10 mil km – R$ 149;
20 mil km – R$ 299;
30 mil km – R$ 249;
40 mil km – R$ 499;
50 mil km – R$ 249 e
60 mil km – R$ 299.
 
O carro tem três anos de garantia e dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o País. De acordo com a Nissan, o March é um verdadeiro carro novo fruto da inovadora e versátil Plataforma V, responsável por manter o peso baixo do compacto: entre 925 kg e 938 kg na versão 1.0 e, na 1.6SR, a mais equipada, até 982 kg.

Com menos peso e mais estabilidade, há maior economia de combustível e, menor emissão de poluentes. Como o projeto partiu do zero, não foi uma adaptação, o March pôde ser pensado desde o início, gerando um processo de manufatura mais enxuto, que permitiu a redução de 18% componentes em relação à geração anterior. No painel, por exemplo, são 28 aos invés dos 50 de antes.

O March também é um carro muito seguro, pois foi projetado para absorver as forças de um impacto frontal graças às sofisticadas zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma carroçaria altamente reforçada. A frente do modelo também foi pensada para absorver melhor impactos – pelo friso na estrutura em forma de ”U” – e proteger pedestres em caso de atropelamentos (foto abaixo).


O design expressa uma sensação de condução ágil e confiabilidade absoluta. A frente, por exemplo, tem aparência elegante e passa sofisticação. A camada dupla da grade integrada ao para-choque com grande abertura inferior atende a esses requisitos. As linhas arqueadas das janelas, item marcante da identidade dos March anteriores, foram atualizadas.

As laterais com para-lamas proeminentes dão a impressão de os amortecedores estarem no seu interior. Além da sensação de robustez, esta solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nos extremos da carroceria com o objetivo de ampliar o espaço interno – o March tem mais espaço que o padrão para o segmento –, aumentando ainda a estabilidade e melhorando a dirigibilidade.


Os para-lamas elevados também contribuíram para melhorar a visão do motorista e a cintura baixa permite visibilidade lateral superior para tornar a condução mais fácil e segura. A linha elegante do teto recebeu dois “V”, que lembram a forma de bumerangues, pensados para dar maior robustez ao carro sem comprometer a estrutura e a segurança.

A extremidade traseira do teto foi levemente elevada para ajustar o fluxo de ar para os lados, melhorando a performance aerodinâmica. Além disso, cada elemento do March foi projetado para reduzir a resistência ao ar, dos espelhos retrovisores e ao espóiler. Com estas soluções, a Nissan conseguiu um excelente coeficiente de arrasto: 0,33.

Com ampla visibilidade, por conta do parabrisa amplo, colunas “A” mais finas e espelhos retorvisores maiores, conduzir o March no trânsito diário é mais fácil. Outra facilidade está no raio de giro de 4,5 m, que o torna mais fácil de manobrar do que os dois modelos mais vendidos do segmento, com medidas maiores.

CONFORTO E SEGURANÇA
No interior, o amplo espaço tornou-se realidade em boa parte pelas linhas elevadas do teto – o March mede 1,53 m de altura e 1,66 m na largura. Com este resultado, o time de design quis deixá-lo agradável também no interior, assim, surgiu também a forma ímpar de dupla-bolha do painel, com linhas arqueadas e superfícies curvadas, que amplia o espaço da frente para trás.

Apesar de compacto – 3,78 m de comprimento -, o Nissan March tem espaço suficiente para garantir o conforto de todos os ocupantes. A plataforma V permitiu uma distância entreeixos maior (2,45 m) para este tipo de veículo, que, junto com as rodas deslocadas para as extremidades, não só ampliaram o espaço interno, como também melhoraram o acesso e a saída do carro.

E as pernas também ganharam, pois, mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, os passageiros de trás não se sentem apertados – o espaço do March é um dos melhores do segmento neste quesito também. Outro item que privilegia o conforto é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos.


Os dianteiros tiveram os suportes laterais dos encostos aumentados ajudando a aumentar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro da frente, e foi usado um tecido (foto abaixo) que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.


A Nissan optou também por espuma de alta densidade (foto), que mantém a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O banco do motorista com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. 


O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros (item de série desde a versão de entrada), e do computador de bordo. Harmoniza-se com o volante tipo esportivo de três raios com ajuste de altura (a partir da versão 1.0S) e com comandos do aquecimento, ar-condicionado e ventilação, de áudio e outros colocados em posição ergonômica e fáceis de operar.


A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada 1.0 (opcional nos concorrentes diretos), e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.

MECÂNICA
O desempenho combina agilidade, refinamento e balanço. A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha.
 
motor bicombustível 1 litro (998 cm³) foi desenvolvido pela Renault-Nissan e foi ajustado para se adequar ao desempenho e características do March. Com quatro cilindros em linha e 16 válvulas entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina.


Com relações de marchas adequadas para o tipo de motor e de uso, e peso total reduzido, o March tem saídas ágeis por conta das relações curtas da transmissão. Um bom exemplo está na aceleração de 0 a 100 km/h, feita em 14,48 segundos com gasolina, quase três segundos mais rápido do que a melhor marca dos dois concorrentes diretos, e em 13,79 segundos com etanol, pouco mais de 2 mais ágil que os principais concorrentes.

Na opção 1.6 16V (1.598 cm³), o March desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm @ 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis. O March 1.6 16V faz de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol).

O March vem com câmbio manual de seis marchas
Além do citado airbag duplo de série desde o modelo de entrada, outro destaque do March é a direção elétrica progressiva, também disponível em todas as versões (opcional na 1.0) – todos os competidores diretos contam com o sistema hidráulico e sua lista de equipamentos.
 
Encontrado em todos os veículos de passeio da marca no Brasil, o sistema elétrico oferece ao condutor mais leveza no momento das manobras e em baixas velocidades, tornando a direção progressivamente mais pesada com o aumento da velocidade para que a segurança não seja comprometida.

Desde a versão de entrada o March conta com computador de bordo, que agrega funções úteis para ajudar o motorista a dirigir de forma mais econômica. Entre elas estão os consumos instantâneo e médio e a autonomia. 

O computador de bordo também conta com relógio digital, dois odômetros parciais e conta-giros. O quadro de instrumentos, por sinal, tem ótima visibilidade por conta da iluminação branca e dos caracteres e largura maiores (7 mm e 123 mm, respectivamente, no caso do velocímetro).

O DNA da Nissan está também em soluções ‘amigáveis’, como a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel entre o volante e a porta esquerda, item disponível desde a versão de entrada 1.0. Ao parar para abastecer o veículo, o condutor não precisa sair do seu lugar ou o mesmo tirar a chave do contato.
 
O March também conta com ajuste de altura da coluna de direção (de série desde a 1.0S e opcional para a 1.0), que ajuda o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir em conjunto com o ajuste de altura do assento.


Ao contrário da maior parte dos concorrentes diretos, o Nissan March dispõe também de maçaneta na tampa do porta-malas. Além do conforto, esta solução evita o esforço desnecessário ao se usar apenas a chave do carro a abertura da peça.

reservatório de gasolina para a partida a frio pode ser abastecido sem a abertura do capô, algo que não é comum para modelos do segmento. No March, basta abrir a tampa de proteção do subtanque, localizada na base do para-brisa, girar o botão e destravar com o bocal com a chave – a Nissan também adota esta solução na linha Livina e Tiida.

Para os ‘esquecidos’, o March tem alarme de advertência sonoro que avisa quando a chave ficou no contato e também se as luzes dos faróis permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros modelos do segmento. 

Uma conveniência que quase nenhum concorrente direto do Nissan March tem é o console longitudinal entre os bancos dianteiros. Indo do fim do painel até pouco depois do freio de estacionamento, a peça comporta três porta-copos (dois na frente e um entre os dois bancos, próximo aos encostos). 

Além destes, o March conta com outros dois porta-copos nas portas dianteiras e 10 espaços para objetos distribuídos pelo veículo, como os existentes perto das alças das maçanetas internas das portas e no compartimento acima do porta-luvas. 

O porta-malas de 265 litros não é dos maiores do segmento, mas num carro pequeno não vamos querer um espaço de bagagens de carro médio, que triplica quando os bancos traseiros são abaixados.







VERSÕES E EQUIPAMENTOS DE SÉRIE1.0
  • Airbags frontais para motorista e passageiro
  • Acelerador eletrônico do motor (drive-by-wire)
  • Ar quente Banco do motorista com regulagem de altura e “Comfort Seat” 
  • Computador de bordo Console central com 3 porta copos e porta objetos 
  • Conta-giros Display digital de quilometragem total e parcial 
  • Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro 
  • Porta-luvas com tampa 
  • Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa 
  • Tampa de combustível com abertura interna 
  • Tomada de 12V integrada ao console central 
  • Grade frontal com acabamento cromado 
  • Retrovisores externos rebatíveis 
  • Rodas de aço de 14″ e pneus 165/70 R14 
  • Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2) 
  • Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2) 
  • Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor 
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores 
  • Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos 
  • Limpador de pára-brisa com 3 velocidades com controle intermitente
  • Preparação para áudio Antena 

1.0S - Todos da versão 1.0 acrescidos de:
  • Ar-condicionado portas 
  • Direção elétrica progressiva 
  • Abertura e fechamento das e porta-malas por controle remoto
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador 
  • Porta malas com iluminação 
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
  • Travas elétricas das portas e porta-malas 
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos 
  • Volante de três raios com regulagem de altura 
  • Calotas integrais Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Revestimento das portas dianteiras em tecido 
  • Alças de teto para o passageiro 
  • Limpador de pára-brisa com nove velocidades com controle intermitente
  • Limpador traseiro com controle intermitente 
  • Travamento automático das portas com o veículo em movimento 



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