Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A CONHECIDA EMPRESA LOCALIZA NÃO DESCONTA DO CLIENTE OS QUILÔMETROS QUE ELE TIVER DE USAR PARA TROCAR UM CARRO COM DEFEITO

Um sonoro NÃO à Localiza Rent a Car


Não posso deixar de tornar público um episódio que me aconteceu neste fim de semana, em Belo Horizonte, no sábado (10/11), ao alugar um carro da Localiza, para alertar quem escolher essa empresa e não ter a mesma desagradável surpresa que eu tive.

Depois de aterrizar de um voo da Avianca (aliás, excelente empresa em termos de atendimento e simpatia da tripulação) em Confins, dirigi-me, com minha mulher, ao box da Localiza para alugar um carro. Como ali, não alugam nada, uma van da empresa transportou-nos até a loja, fora do aeroporto. Até aí, tudo bem.

Na loja, pedi um carro barato, econômico, com ar condicionado e direção hidráulica e a atendente sugeriu-me um novo Uno que aceitei, já que seria apenas por dois dias. Negócio fechado, carro entregue e pé na estrada para vencer os 40 km que separam o Aeroporto Internacional de Confins da cidade de Belo Horizonte.

Na saída, descobri logo que se tratava de um novo Uno pé de boi, sem direção hidráulica, daqueles que só são produzidos para o Brasil. Mas, tudo bem.

O tempo fechado, nuvens carregadas faziam adivinhar chuva perto. Depois de dois quilômetros rodados, já chovendo, liguei o ar condicionado, e nada de frio. Após várias tentativas concluímos que o novo Uno estava com o ar pifado. Como já havíamos rodado uns bons quilômetros e sem local para retornar, decidimos seguir para o hotel e de lá comunicar à Localiza o defeito. Tudo mal!

Enquanto fazia o chek-in no hotel liguei para o 0800 979 2020, da Localiza, contei o fato e perguntei como o carro poderia ser trocado porque o ar condicionado não funcionava.

A atendente disse que eu poderia fazer a troca em qualquer loja da Localiza, por exemplo, no Aeroporto da Pampulha, mais perto de onde eu estava. Como havia alugado o carro com 100 km livres (duas diárias, 200 km) e o trajeto entre o hotel e o aeroporto consumiria uns 15 a 20 km, perguntei à funcionária da Localiza:

     Para proceder à troca esses km rodados até a loja serão por conta de quem?
     Senhor, serão por sua conta, senhor, respondeu.
     Como é que é? Por minha conta? Mas, o carro está com defeito, e eu para trocá-lo terei de gastar os meus ricos quilômetros? – retruquei.
     Lamento, senhor. Essa é uma norma da empresa, sentenciou.
     Isso é um desaforo, uma falta de consideração da Localiza com o cliente, um abuso.
     O senhor quer o telefone da loja onde o senhor retirou o carro? – perguntou, encurtando a conversa.

Respondi que sim e encerrei, irritado, o diálogo. Se o ar condicionado está com defeito, cabe à Localiza, na verdade, entregar-me outro carro, no hotel e não eu ter de me deslocar até uma loja para efetuar a troca e ainda por cima ser penalizado, ter de pagar os quilômetros rodados. Um absurdo, como tantos outros que as empresas exercem sobre os clientes.

Liguei para a loja de Confins, onde aluguei o carro e informei que o ar condicionado estava com defeito, que o carro teria de ser trocado. Afinal, estava pagando ar condicionado e a Localiza me forneceu apenas ventilação. E reclamei por ter de pagar quilômetros que rodasse para efetuar a troca.

A funcionária, então, ao verificar o documento do aluguel disse-me que o carro alugado não tinha ar condicionado. Essa informação – não tão grave quanto a outra – deixou-me mais irritado do que estava já com a situação, pois, fomos (eu e minha mulher) claros que queríamos um carro com ar condicionado.

Para não estragar o meu fim de semana, decidimos ficar com o Uno e decidir nunca mais alugar carro na Localiza. No momento da entrega do carro, ontem, no final da tarde, registrei a reclamação – o que aconselho a todos os consumidores a fazê-lo sempre – e marquei o quadrinho do formulário de pesquisa que pergunta se você indicaria a Localiza a outros clientes, com um “sonoro” NÃO. E peguei, com minha mulher, o voo da Avianca de volta ao Rio de Janeiro, feliz da vida.

Um comentário:

  1. Que absurdo Arnaldo. Mas fez muito bem em registrar a reclamação; nã podemos perder a esperança de termos serviços melhores ou no mínimo compatíveis com os valores que nos cobram.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.