Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

NISSAN LEAF INTEGRA POSTO DO FUTURO DA PETROBRAS



O Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, é um dos protagonistas do projeto Posto do Futuro Petrobras, que foi inaugurado hoje (13), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Agora, resta o Governo se interessar pela produção de carros elétricos no Brasil e criar condições para que a população possa adquiri-los por valores razoáveis e, de preferência, mais baratos que os movidos a gasolina e diesel.

Fruto de uma parceria entre a Petrobras e a Intel, o Posto do Futuro reúne as mais novas tecnologias em interatividade com o consumidor, eficiência energética e sustentabilidade ambiental aplicadas às atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços.


Lançado em 2010, o Nissan LEAF é um marco na história da indústria automobilística mundial e resultado da incorporação da visão inovadora da Nissan em relação ao futuro e a décadas de investimentos e pesquisas. É um carro que comporta confortavelmente cinco passageiros e atende a todos os requisitos de um carro comum à combustão.

Alimentado por baterias de íons de lítio, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga (de acordo com a US EPA City Cicle), capaz de se recarregar completamente em 8 horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts.

É um “carro de verdade”, que não emite poluentes, produzido a partir de 99% de materiais recicláveis, acessível e com autonomia de carga suficiente para as necessidades urbanas. Comercializado no Japão, Estados Unidos e em países da Europa, o Nissan LEAF é produzido na fábrica da Nissan em Oppama, no Japão.


Nos Estados Unidos, por exemplo, o Nissan LEAF é comercializado por US$ 32.700, sem contar os descontos proporcionados pelo governo local que está incentivando o carro elétrico tanto para a indústria quanto para o mercado. Até o final de 2012, ele será feito também na fábrica de Smyrna, Tennessee (EUA), e na usina de Sunderland, no Reino Unido, até o início de 2013.

Além de quebrar conceitos e promover uma nova alternativa de mobilidade adequada à eficiência energética e sustentabilidade ambiental, o Nissan LEAF já conquistou reconhecimento com inúmeras premiações mundiais, como ‘Carro do Ano 2011’ nos EUA, durante o Salão do Automóvel de Nova Iorque; ‘Carro Europeu do Ano 2011’; ‘Top Safety 2011’, concedido pelo Instituto Americano de Segurança nas Estradas (Insurence Institute for Highway Safety – IIHS); e ‘Carro do Ano 2011’ no Japão, entregue durante o Tokyo Auto Show, neste mês de dezembro.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO ELÉTRICO
Estudos demonstram que a autonomia de 160 quilômetros do Nissan LEAF atende mais de 90% dos motoristas em necessidades médias de condução em perímetros urbanos;

A eficiência de um motor elétrico é muito maior do que um motor de combustão interna (um carro elétrico pode conduzir cerca de 60 km com a energia equivalente a 1 litro de gasolina), um impacto enorme sobre o consumo de energia;

O custo financeiro de recarga da bateria do Nissan LEAF, 100% elétrico, equivale a 1/3 do consumo de combustível de um carro com motor à combustão, de características semelhantes (hatch);


As baterias de íon de lítio utilizadas nos carros elétricos da Nissan contam com pequena quantidade de lítio. São necessários 4 kg de lítio para 300 kg de baterias, uma relação muito eficaz em comparação a outras tecnologias. As baterias Bollore, de metal de lítio polímero, por exemplo, consomem 40 kg de lítio para cada 300 kg de bateria;

Estimativas indicam que os recursos mundiais de lítio estão na ordem de 11 para 14 milhões de toneladas. O mercado de veículos elétricos deve chegar em torno de 10 milhões de unidades até 2020.

Considerando que cada veículo elétrico exige 4 kg de lítio, o consumo será de cerca de 40.000 toneladas por ano. Ou seja, há estoque de manufatura para 350 anos ou mais, considerando que as baterias sejam ainda mais eficientes no futuro;

Além de zero emissão de CO², o Nissan LEAF utiliza, no momento da frenagem, a inércia do movimento das rodas para regenerar energia para a bateria por meio do próprio movimento do motor, que nesse momento passa a ter a função de gerador;

Os veículos elétricos contribuem para minimizar a poluição sonora, demonstrando o potencial da qualidade de vida além do conceito de emissão zero e da independência de fontes tradicionais de energia;


NISSAN LEAF NO BRASIL
Como forma de propagar sua visão holística de implantação do carro elétrico para grandes massas, a Nissan trouxe ao Brasil o Nissan LEAF, que pode ser conhecido e dirigido pelos brasileiros por meio do Nissan Inova Show, ação itinerante promovida pela marca para apresentar sua gama de veículos que entregam Inovação Japonesa para Todos.

Além de disponibilizar o carro 100% elétrico, o projeto apresenta o conceito de inovação e DNA Japonês da Nissan aplicados em todos os modelos disponíveis no mercado brasileiro, como os recentes lançamentos Nissan March e Nissan Versa.


POSTO DO FUTURO
O projeto do Posto do Futuro envolve modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Entre eles, temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para rega, limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo de água do posto em 50%.

O chamado “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds também apontam para uma redução expressiva do consumo total de energia.


A energia solar é outra atração no Posto do Futuro, utilizada para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.

A energia eólica também está presente. Acumulada em baterias, ela alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.

A Cisco participa da iniciativa com o fornecimento de servidores, equipamentos de rede, infraestrutura de wireless e tablets; a GE está presente no equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.