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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PETROBRAS CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DO EFEITO ESTUFA E DA POLUIÇÃO AMBIENTAL COM DIESEL S-50, MENOS POLUENTE, PARA CAMINHÕES E ÔNIBUS



A partir de janeiro de 2012, a Petrobras ampliará o fornecimento do Diesel S-50 - diesel com baixo teor de enxofre, inicialmente para mais de 900 postos de todos os estados brasileiros. O combustível, que começou a ser distribuído gradativamente a partir de janeiro de 2009 e será disponibilizado em todo o País para a nova frota de veículos com tecnologia P7, que serão produzidos a partir de 2012. A fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve - estabeleceu níveis de emissões veiculares mais baixos, que requerem uma tecnologia mais sofisticada nos motores.

O Diesel S-50 começou a ser distribuído, a partir de janeiro de 2009, para as frotas de ônibus das regiões metropolitanas do estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos), da região metropolitana do Rio de Janeiro, dos municípios de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em maio de 2009, passou a ser comercializado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife para todos os veículos movidos a diesel.

O Diesel S-50 será vendido inicialmente em mais de 900 postos de serviços Petrobras em todos os estados, permitindo ao caminhoneiro planejar sua viagem abastecendo exclusivamente em postos Petrobras. A companhia também fornecerá o Arla 32, uma solução de ureia utilizada nos novos veículos pesados a diesel para redução de emissões. A Petrobras Distribuidora comercializará o Arla 32 com a marca Flua em sua rede de postos.

A frota de ônibus de Curitiba é abastecida com Diesel S 50 desde 2009
Entre 2005 e 2010, a companhia investiu na melhoria da qualidade dos combustíveis: R$ 32,8 bilhões na modernização do parque de refino, sendo R$ 16,6 bilhões para a produção do Diesel de baixo teor de enxofre. Entre 2011 e 2015, serão R$ 29,2 bilhões na modernização das refinarias, dos quais R$ 21,8 bilhões no programa de qualidade do diesel. A partir de 2013, o teor de enxofre do Diesel S-10 será ainda menor, segundo a Petrobras


Atualmente o Diesel S-50 é produzido nas Refinarias de Paulínia (Replan) e Henrique Lage (Revap), em São Paulo; de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro (FOTO ACIMA); e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. A partir do primeiro trimestre de 2012, também será produzido nas Refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo; Landulpho Alves (Rlam), na Bahia; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.


O uso do Diesel S-50 nos novos motores resultará na redução de, no mínimo, 80% da emissão de material particulado; e o uso do Arla 32 permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa.






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