Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Minuto PEUGEOT: Detalhes e inovações que fizeram da Marca uma pioneira em eletrificação. Assista o vídeo


ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/jQqnTOQaFhE

Estamos em uma era onde a oferta de carros elétricos se expande a cada dia. Hoje, eles já são mais autônomos, mais potentes e com muito mais tecnologia embarcada. Mas você sabia, que lá no início do século 20, a PEUGEOT já estava trabalhando no primeiro projeto de um carro elétrico?

Neste segundo episódio, o MINUTO PEUGEOT, conta alguns detalhes do seu projeto pioneiro de eletrificação, que começou a se concretizar em 1941, quando a marca francesa apresentou em La Garenne, próximo a Paris, um veículo elétrico, o VLV (sigla para Véhicule Léger de Ville, ou Veículo Leve de Cidade, em português). O seu processo de desenvolvimento foi baseado em estudos realizados por engenheiros da Marca duas décadas antes, utilizando um Peugeot 201.

O VLV era um mini-cabriolet de dois lugares, com 80 quilômetros de autonomia e velocidade máxima de 35 km/h. O veículo era equipado com quatro baterias de 12 V, que geravam uma potência de 3,3 cv, podendo ser recarregadas em qualquer tomada. O peso total do modelo era de 525 kg, sendo 365 kg da carroceria de alumínio e 160 kg das baterias. Em seu capô, ostentava um raio à frente, em substituição ao tradicional Leão da PEUGEOT.

Apesar de todas as dificuldades por conta das restrições na fabricação e da falta de matéria-prima, o VLV teve 377 unidades produzidas e conseguiu garantir serviços essenciais, como distribuição de correio e prestação de assistência médica. A solução foi primordial para o cenário da época, que era de completa escassez de combustível decorrente da Segunda Guerra Mundial. Em 1943, as autoridades do regime de Vichy proibiram a sua produção.

Interrompida essa primeira incursão na eletrificação, a PEUGEOT retomou os projetos de promoção da mobilidade elétrica por conta da Crise do Petróleo, nas décadas de 70 e 80. A partir do desenvolvimento de modelos de série, como o PEUGEOT 104 e o PEUGEOT 205, surgiu então o PEUGEOT 106 elétrico, entre 1995 e 2001. Já no Século XXI, a PEUGEOT colocou no mercado o PEUGEOT iOn, em 2009, e o PEUGEOT Partner Electric, em 2014.

Hoje, a PEUGEOT se destaca no Brasil pelo e-208 GT e e-EXPERT, modelos que oferecem alta performance e autonomia de mais de 330 km. O hatch 100% elétrico é equipado com ótimas tecnologias e conta com uma bateria de 50 kWh e potência de 136 cv, além do sistema de frenagem regenerativa, que permite a recarga em situações de desaceleração. Já o primeiro furgão elétrico da PEUGEOT conta com muita versatilidade, que eleva o conceito de conforto da categoria a um nível muito superior. O PEUGEOT e-EXPERT é um veículo prático, de fácil recarga com 6,1 m³ de volume útil e 1.000 kg de carga útil, aliado a um baixo custo de manutenção. E a PEUGEOT não para por ai, a Marca já confirmou mais um lançamento elétrico para o Brasil ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.