A PCX representa mais uma história de sucesso da Honda no Brasil e no mundo. Lançada no mercado nacional em 2012, produzida na fábrica da Honda em Manaus, AM, a scooter imediatamente alcançou a preferência do público consumidor. Desde então é o modelo mais vendido em sua categoria do mercado brasileiro, um sucesso contínuo que se deve à uma fórmula inteligente, que concilia design forte e moderno a dimensões compactas, além da tradicional tecnologia de vanguarda inerente à todos os produtos Honda.
Economia de combustível, robustez, excelente performance, facilidade de uso, praticidade e conforto são sinônimos da PCX, modelo que para 2023 recebe uma potente renovação em itens fundamentais como motor e ciclística, mas sem perder o caráter que fez dela a principal referência de seu segmento.
Admirada por um público formado tanto por novatos como pelos mais experientes ao guidão, a PCX atende a pessoas que tanto a usam para lazer como para transporte ou trabalho. Ela é um verdadeiro “coringa”, servindo com competência a todos os propósitos de utilização. A posição de pilotagem bem estudada e a praticidade do compartimento sob o assento são elementos de destaque, que se unem à excelente qualidade construtiva e imbatível relação custo-benefício.
PCX 160 2023 |
O incremento da performance tornou necessária a introdução de um novo chassi, mais robusto e capaz de atender o nível de desempenho superior. A nova estrutura trouxe especificações inéditas para a ciclística de um modo geral, destacando-se neste contexto o aumento na dimensão dos pneus e novo ajuste de suspensões.
A nova PCX preserva a forte personalidade do modelo, mas traz um estilo mais ousado, que ressalta sua condição de novidade. Neste aspecto a iluminação por LED redesenhada é fator de diferenciação marcante, mas não único. As novas formas atraentes englobam aspectos práticos importantes, como a maior capacidade de armazenamento sob o banco, a porta USB-A no porta-luvas e um painel “widescreen” como todas as informações vitais necessárias.
São três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Em todas há a opção da Smart Key que opera a ignição e a abertura do assento e também aciona um alarme antifurto. A diferenciação entre as versões também se dá pelo sistema de frenagem, CBS -- Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS -- Antilock Brake System --, de um canal.
Outra novidade de alta importância tecnológica, além do novo motor eSP+ e do chassi tubular de aço redesenhado, é a introdução do HSTC -- Honda Selectable Torque Control, exclusivo das versões PCX ABS e DLX.
Novo grupo ótico de LED na dianteira e traseira
Compartimento sob o banco majorado -- 30 litros
Porta USB no porta-luvas
Smart Key System para acionamento da ignição e abertura do assento
Uma das características mais marcantes da Honda PCX sempre foi seu estilo, que explora linhas fluidas e arrojadas, tema que foi evoluído e acentuado nesta nova safra. As linhas da PCX 2023 são ainda mais futurísticas e expressam fielmente a ousadia do projeto, que será facilmente identificado como uma nova PCX, porém mantendo a personalidade marcante, pilar de seu sucesso.
As superfícies da carroceria foram redesenhadas visando obter um resultado estético de grande impacto, no qual o escudo frontal ganha volume em sua porção superior para abrigar o para-brisa escurecido de novo desenho, que oferece melhor proteção sem prejuízo à visibilidade.
O Smart Key System, a prática chave presencial que ativa o comutador da trava de guidão e partida, além da abertura do assento para acesso ao compartimento porta-capacete, agora é equipamento disponível também na PCX CBS. Em todas as versões a Smart Key aciona também um útil alarme antifurto.
PCX 160 2023 |
Característico da PCX, o guidão largo e cromado está agora montado sobre suportes de borracha cuja densidade foi estudada para maior conforto na pilotagem, reduzindo os impactos derivados das irregularidades do solo e vibrações do motor. Também a alça destinada ao apoio do garupa tem novo desenho, agora mais fina e confortável.
Tecnologia eSP+
Honda Selectable Torque Control (HSTC)
Novo sistema de escapamento para melhoria dos índices de emissões
O motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, que se vale da tecnologia eSP+ -- enhanced Smart Power Plus --, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f.
O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Ao recorrer ao curso mais curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço para as duas válvulas adicionais no cabeçote como também foi reduzido o atrito de deslizamento no cilindro.
A capacidade de aceleração e a velocidade máxima foram beneficiadas com a adoção do novo motor, e o mesmo pode ser dito em relação à eficiência energética, uma vez que o aumento de performance não implicou em maior consumo de combustível. O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos.
Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC -- Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo.
A tecnologia de redução de atrito que caracteriza os motores Honda eSP+ está em diversos componentes, assim como há dispositivos como a bomba de óleo embutida no cárter, que contribuem para melhora da eficiência. A câmara de combustão compacta e injeção de combustível PGM-FI -- com corpo de borboleta de 28 mm de diâmetro -- otimiza a velocidade de queima da mistura ar-combustível e o desempenho do arrefecimento do motor.
Como no motor da geração anterior, o atual eSP+ possui um desvio no cilindro destinado à redução do atrito causado pelo contato entre pistão a parede interna do cilindro, favorecendo a transmissão de energia de combustão para o virabrequim. Um novo tensor hidráulico da corrente de comando melhora ainda mais a eficiência do motor, reduzindo as vibrações internas e melhorando a economia de combustível.
A capacidade de aceleração e a velocidade máxima foram beneficiadas com a adoção do novo motor, e o mesmo pode ser dito em relação à eficiência energética, uma vez que o aumento de performance não implicou em maior consumo de combustível. O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos.
A tecnologia de redução de atrito que caracteriza os motores Honda eSP+ está em diversos componentes, assim como há dispositivos como a bomba de óleo embutida no cárter, que contribuem para melhora da eficiência. A câmara de combustão compacta e injeção de combustível PGM-FI -- com corpo de borboleta de 28 mm de diâmetro -- otimiza a velocidade de queima da mistura ar-combustível e o desempenho do arrefecimento do motor.
Como no motor da geração anterior, o atual eSP+ possui um desvio no cilindro destinado à redução do atrito causado pelo contato entre pistão a parede interna do cilindro, favorecendo a transmissão de energia de combustão para o virabrequim. Um novo tensor hidráulico da corrente de comando melhora ainda mais a eficiência do motor, reduzindo as vibrações internas e melhorando a economia de combustível.
O radiador de alta eficiência é integrado ao exterior do cárter do lado direito e emprega uma ventoinha pequena e leve, de alta eficiência. O atrito na transmissão foi reduzido com o uso de três rolamentos de baixo atrito projetados especificamente para as cargas que recebem individualmente. O sistema CVT -- Continuous Variable Transmission -- foi otimizado pelo aperfeiçoamento das polias, o que complementou a performance global do motor.
O sistema Idling Stop desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta, com os freios acionados, e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. A partida instantânea se deve ao ACG, ao sistema denominado swing-back (que que faz o virabrequim e pistão voltar ao ponto morto inferior), e ao mecanismo de descompressão automático. O sistema Idling Stop tem a funcionalidade de “ler” a carga da bateria e, em caso de baixa tensão, desligar o sistema para evitar o consumo excessivo.
A tampa do motor e o braço oscilante foram redesenhados para complementar a nova carroceria. As passagens internas do sistema de escape foram revistas assim como o posicionamento do catalisador, tudo visando a redução na emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
Amortecedores traseiros com mola de maior diâmetro e curso
Novas rodas e pneus mais largos
A nova PCX tem um chassi aço tipo berço duplo redesenhado, que oferece maior durabilidade e adequação à maior potência proporcionada pelo novo motor. Tal modificação não comprometeu a proverbial maneabilidade da PCX assim como a facilidade de pilotagem e conforto.
A distância entre eixos foi levemente alongada em 2 mm e as restantes medidas da geometria de direção permaneceram voltadas a oferecer a agilidade típica das PCX. O peso total em ordem de marcha é de cerca 130 kg. Ambas as rodas trazem um novo e elegante desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14).
A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro. Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX porém com cáliper de 3 pistões, enquanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.
As Honda PCX chegam às concessionárias de todo o Brasil à partir de outubro de 2022. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das três versões e seus preços sugeridos (base Distrito Federal):
PCX CBS: R$ 15.460,00 - Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000,00 - Branco perolizado
PCX DLX ABS: 17.400,00 -- Azul metálico
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