Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 25 de setembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

 

Turismo em alta


O turismo vem registrando alta nos últimos meses. A diária média teve uma queda de 0,7% em 2021 contra 2020, para R$ 212,20. Quando comparada com a variação do Índice de Correção da Inflação (IPCA), a diária média dos hotéis do país em 2021 está 42% defasada em relação à diária média de 2011. Em 2019, o indicador era de R$ 250.

O RevPar (Receita por Quarto Disponível, um dos principais indicadores do setor) fechou em R$ 91, alta de 59,6% contra 2020, mas queda de 39% na comparação com 2019. “De uma maneira geral, os hotéis sobreviveram, mas somente com o aporte de capital feito pelos proprietários, financiando o capital de giro”, explica Mader. O estudo aponta que os primeiros sete meses de 2022 já demonstraram melhora na taxa de ocupação e recuperação das diárias médias. De janeiro a julho, a defasagem da diária média em relação ao IPCA (que foi de 42% em 2021) caiu para 26,5%.

Segundo o estudo, a expectativa é que o desempenho do setor continue melhorando nos próximos anos, já que a demanda está aquecida e a oferta hoteleira deve permanecer estável, sem o desenvolvimento massivo de novos empreendimentos.

O setor hoteleiro no Brasil fechou 2021 com uma taxa de ocupação de 43%, alta de 16,5 pontos percentuais contra 2020. Na comparação com 2019, entretanto, o setor ainda está abaixo. No pré-pandemia a ocupação rondava os 60,2%.

Os dados foram divulgados pelo estudo “Hotelaria em Números 2022” realizado pela JLL em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e com a Resorts Brasil. Há uma sinalização de melhora neste ano, com a demanda ganhando corpo, mas a visão é de que uma retomada total virá apenas em 2023. “A pandemia impôs ao mercado pelo menos quatro fases distintas. Primeiro, passamos pelo período de maior restrição, com a paralisação das viagens. Em setembro de 2020, tivemos a volta de parte do turismo de lazer”, avalia Ricardo Mader, diretor de Valuation and Advisory Services da JLL, em nota.

Com a vacinação, a demanda cresceu e, a partir de março deste ano, estamos vendo os índices retomarem com maior velocidade. Por isso, a expectativa é para que em 2023 a taxa de ocupação esteja de volta a níveis históricos.

Startup Smart Tour


Municípios de pequeno e médio porte, com até 100 mil habitantes, terão a oportunidade de utilizar gratuitamente por seis meses, uma Plataforma que ajuda a monitorar o turismo local. Promovida pela startup brasileira “Smart Tour”, com apoio do Ministério do Turismo, a “Smart Destination” ajuda, de forma totalmente digital, a gerenciar os dados e indicadores turísticos, auxiliando na implementação de Destinos Turísticos Inteligentes.

Com mais de 60 indicadores turísticos, a Plataforma inovadora auxilia a gestão pública municipal, integrando outros APIs, ou sistemas, por meio de um painel de informações personalizado e suprindo as necessidades individuais de cada destino turístico. As inscrições estarão abertas a partir do dia 27/09 seguindo até o dia 10/10, às 23h59. O resultado será anunciado dia 14/10 às 17h, no perfil oficial da Smart Tour no Instagram (@smarttouroficial). A Plataforma disponibiliza, em um único local, monitoramento de fluxo turístico com uso de Internet das Coisas (IoT) e geolocalização, pesquisa de demanda turística 100% digital, avaliação de qualidade dos serviços ofertados pelo município e mais de 60 indicadores turísticos para auxiliar a gestão pública municipal.

Estão aptos a participar da seleção os municípios que têm acesso integral à internet nos atrativos turísticos, também deve ter considerável articulação entre setor público e privado e contar com turismólogos presentes na secretaria de turismo local. Inscreva o  município https://smartsurveypesquisa.questionpro.com/a/TakeSurvey?tt=J8bGDl/2J/EECHrPeIW9eQ%3D%3D 

O processo de implementação é simples e será todo coordenado pela Smart Tour. Após a seleção dos Destinos será realizado um alinhamento junto aos gestores municipais para implementação da Solução.

SMART TOUR BRASIL é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Além de vencedora no Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Tecnologia no Turismo, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo e do Desafio Turistech Brasil, ambos promovidos pelo MTur e o Wakalua – primeiro polo global de inovação em turismo -, que consagrou iniciativas destinadas à retomada do setor. A empresa também foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte das TOP STARTUPS DE TURISMO da OMT.

Feijoada do Chef Intercity BH Expo

O Hotel Intercity BH Expo recebeu mais de 200 pessoas para a deliciosa “Feijoada do Chef”, durante a tarde do dia 17 de setembro, no restaurante Libertas, comandado pelo chef Manoel Pereira. O evento foi um sucesso e volta a entrar no cardápio afetivo de Belo Horizonte, recuperando a tradição de mais de uma década da época em que era realizado no Varandão do Othon Palace Hotel.

 O diretor do Intercity BH Expo, Rodrigo Cançado, Maria Luiza e diretor regional da Rede Globo Minas, Marcelo Ligere

Vários convidados especiais e autoridades do trade marcaram presença, como o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; subsecretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Igor Arci; Gilberto Castro, presidente da Belotur; Marcelo Ligere, diretor regional da Rede Globo; Hernani Castro, diretor secretário executivo do Convention & Visitors Bureau, dentre outros.

Jornalista Sérgio Moreira, o empresário Cássio Cançado, o diretor do Intercity Hotel, Rodrigo Cançado e o presidente da Belotur, Gilberto Castro

Para quem não pôde ir ao evento, a boa notícia é que a  Chef Manoel Pereira especialíssima feijoada continuará fazendo parte do calendário gastronômico do Libertas, com realização uma vez por mês. Além disso, é possível degustar uma feijoada executiva todas às sextas-feiras no restaurante do Intercity BH Expo. Informações https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo/19/

67 anos da FBHA

Fundada em 23 de setembro de 1955 como Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), com sede na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, a FBHA comemora neste mês 67 anos. A Federação foi reconhecida como entidade coordenadora dos interesses da categoria econômica de hospedagem e alimentação fora do lar, conforme Carta Sindical de 30 de dezembro de 1955, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Alexandre Sampaio, presidente da Federação, parabeniza todo o setor e reforça o discurso de que todo o trade deve olhar para o futuro e focar nos novos horizontes que o turismo tem para desbravar. “Nosso setor avança para o caminho certo. Segundo o Ministério do Turismo, no primeiro semestre deste ano, o segmento faturou R$ 94 bilhões, o que representa 33% a mais do que em 2021. Em junho, foram gerados 278 mil empregos no Brasil, sendo 100 mil deles apenas no setor de turismo”, comenta Alexandre Sampaio. 

Alexandre Sampaio

“Que venham mais anos de muito sucesso, inovação e prosperidade para o nosso setor. Estamos nos reerguendo de uma forte crise, mas mesmo em meio às dificuldades mostramos resiliência e o desejo de retomada vem ganhando cada vez mais força”, finaliza o presidente da FBHA.

 Roda Gigante Serra Gaúcha

As atrações pelas cidades da Serra Gaúcha não param de encantar os turistas. Como o Parque Temático Mundo a Vapor, ao anunciar, no final do ano passado, a implantação de uma roda gigante na cidade de Canela/RS. A inauguração está prevista para outubro de 2023, após a estrutura, que está sendo fabricada em diversos lugares do mundo, passar por testes e embarcar rumo ao Brasil. A Roda Gigante Serra Gaúcha será o primeiro empreendimento do gênero no Estado e um dos poucos existentes no País, elevando ainda mais a atratividade turística e desenvolvimento de Canela e região.



A nova atração é fruto de uma parceria entre o Parque Temático Mundo a Vapor S.A. e a Interparques Holding S.A., empresa pioneira na implantação e operação de rodas gigantes no Brasil (com operações em Balneário Camboriú/SC e São Paulo/SP). O início das obras de ampliação do parque está previsto ainda para o segundo semestre de 2022 e representa um aumento de 1.500 metros quadrados na área externa do Mundo a Vapor. "Com a roda gigante vamos apresentar uma vista inédita e exclusiva da natureza de Canela em um ângulo de 360 graus, oferecendo aos passageiros uma experiência multissensorial inesquecível", projeta a CEO do Mundo a Vapor, Lenise Urbani.

As obras do novo atrativo iniciam em outubro, e a estrutura da Roda Gigante terá sua montagem a partir de maio de 2023. Serão 30 cabines climatizadas, com capacidade de seis pessoas por cabine e um sofisticado sistema de iluminação cênica, oportunizando a realização de shows de luzes com música e a sinalização de eventos especiais. “Esta Roda Gigante terá um design único no mundo, com muita leveza e elegância, queremos proporcionar aos visitantes a opção de dois passeios completamente diferentes - à luz do dia, contemplando a natureza, ou à noite, com iluminação especial” comenta Cícero Fiedler, diretor da Interparques.

Uma equipe multidisciplinar, formada por arquitetos, engenheiros, paisagistas, designers e profissionais de diversas outras áreas está trabalhando intensamente no detalhamento dos projetos para o início das obras.

________________________________________________________________________________________________________________

 Informações para a coluna para 

 @sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.