Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira



Costa do Cacau

Costa do Cacau no litoral da Bahia

A Costa do Cacau, destino de diversos turistas do Brasil e do mundo, esteve com um estande próprio na 49ª edição da ABAV, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens. As cidades de Itacaré, Ilhéus e Una dividiram o espaço que contou com sala de reunião para conversas com operadores de turismo. Todos os convidados que por passara para conhecer a Costa do cacau ganharam chocolate artesanal produzido na região. Neste ano, a feira aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro em Recife-PE. Representando a Itacaré estiveram presentes:  José Alves, Secretário de Turismo de Itacaré, Cida Aguilar, Presidente da COMTUR, Watushi Santana, Diretor de Ações Turísticas, Marcelo Dias, Diretor de Promoção Turística e Marli Catarina, Chef de Cozinha e proprietária do restaurante Café com Cacau. 

José Alves, Secretário de Turismo de Itacaré ressaltou que foram realizadas ações dentro do stand para agentes de viagem, além de premiações as principais agências de viagens do país e as que mais venderam pacotes. “A ABAV esse ano foi uma ABAV histórica para Itacaré porque pela primeira estivemos com stand próprio. Um stand da Costa do Cacau, onde Itacaré foi uma das protagonistas”, conclui.


Para Cida Aguilar, a ocasião representou uma grande conquista, já que mostrou o comprometimento dos gestores com o turismo e com a Costa do Cacau. “Está sendo uma satisfação muito grande, mostram a força da Costa do Cacau e estivemos muito bem representados com hotéis, resorts e algumas governanças locais”, afirma.

Uma das mais belas regiões costa da Bahia, a Costa do Cacau abriga os municípios de Ilhéus, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil, São José da Vitória e Itacaré. Marcada pela natureza exuberante da Mata Atlântica, a Costa do Cacau conta com diversas reservas naturais ideais para o ecoturismo, como trilhas, surfe e rafting.  

O município de Itacaré ganha destaque entre as cidades. Localizada a 75 Km de Ilhéus, a cidade é famosa por suas belezas naturais, ideal para pessoas de todas as idades. Além dos passeios na praia e pelas matas, a cidade conta com uma cultura rica. As ruas de Pituba e Passarela da Vila ganham destaque pelas suas rodas de capoeira, lojas de artesãos e restaurantes com pratos da culinária local.

Festuris

Festuris se manteve firme durante a pandemia, adaptou-se aos novos cenários e projeta uma retomada ainda mais forte para este ano, conforme traz no slogan "Ressignificando o Turismo". Em 2022, a feira ocorrerá de 3 a 6 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, reunindo os principais players do mercado turístico nacional e internacional.

Por isso, você não pode ficar de fora, continuamos investindo forte nos espaços segmentados voltados para nichos específicos do turismo. Lançamento de tendências, networking qualificado, conteúdo para capacitação e muito mais você terá no Festuris 2022!

O Meeting Festuris vai acontecer nos dias 4 e 5, sempre pela parte da manhã. Ou seja: comprando ingresso para o Meeting, você GANHA acesso a todos dias de Feira de Negócios e pode aproveitar tudo. O Meeting é sua oportunidade de buscar ainda mais qualificação com palestras, mentorias e painéis.   https://www.festurisgramado.com

MP reduzido

O Governo Federal publicou a Medida Provisoria em 21 de setembro, uma reivindicação do tarde turístico , entre elas a ABAV, Associação Brasileira das Agências de Viagem sobre a movimentação financeira, a MP reduz a alíquota do imposto sobre a renda retido na fonte incidente sobre os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos para pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, destinados à cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas físicas residentes no País, em viagens de turismo, de negócios, de serviço ou de treinamento ou em missões oficiais, até o limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ao mês, nos termos, nos limites e nas condições estabelecidos em ato do Poder Executivo federal, para: 6% (seis por cento), de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024; 7% (sete por cento), de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025;8% (oito por cento), de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026; e 9% (nove por cento), de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2027.

ABAV Expo

Segundo os dados da ABAV- Associação Brasileira de Agências de Viagens, cerca de 26 mil pessoas visitaram o pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda, durante a EXPo AVAV realizado de 21 a 23 de setembro, em Olinda, Pernambuco.

O lançamento das pré reservas para a 50a edição em 2023, que retorna ao Rio de Janeiro, de 27 a 29 de setembro no Riocentro, chegou a 67% do total de áreas disponíveis. “Muitos expositores já reservaram áreas maiores que este ano e devido a esta procura já estamos considerando aumentar o espaço que utilizaremos no Riocentro” celebra Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional. 

Os números do Observatório do Turismo de Pernambuco que consolidam também o impacto econômico do evento regionalmente será apurado nas próximas semanas, assim como os números finais da Expo. A ABAV Expo 50 anos, 2023, é apresentada pelo Sistema Fecomercio -RJ, com co-anfitrião Riotur.

A ABAV Expo é a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. 

Está em sua 49ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE em junho de 2021.

Em 2021, retornou sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). 

De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza. Para saber mais sobre o evento de 2022 acesse www.abavexpo.com.br. 

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 70% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a Vila do Saber. Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Unna Hospitality

Criada pela Hotelaria Brasil em 2016, como uma rede de hotéis econômicos com conceito lifestyle, a Unna Hospitality renasce com nova estratégia mirando em um horizonte mais alongado e focado em soluções para a hotelaria independente. 

Com o início da pandemia em 2020 os planos foram adiados e retomados em 2021 com a formação de uma equipe interna e a contratação da consultoria da Gabriela Otto para reavaliar o plano de negócios da Unna. 

Com a chegada da Karol Garrett para atuar a frente da marca, a Unna ganhou sua versão final que agora é apresentada ao mercado para construir um ambiente de negócios mais inovador e exclusivo.



À frente da Unna Hospitality, Karol Garrett explica que “foi criado um ecossistema de inovação que vai reger todas as entregas aos hotéis para que não sejamos só mais um player no mercado e sim a melhor solução para hoteleiros independentes no Brasil. 

Vamos replicar alguns dos projetos bem sucedidos na Hotelaria Brasil na área Operacional, também para os hotéis Unna, ajudando os hotéis a fazer uma gestão mais eficiente e focada em distribuir maiores lucros aos investidores e donos de hotéis. 

Temos projetos para gestão de custos nos hotéis, programa de fidelidade que já está 100% pronto e ademais, o hotel pode contratar por meio dos nossos serviços pay per use, treinamentos por meio da nossa Universidade corporativa com um bom acervo de treinamentos e guias operacionais. Vamos também ajudar os empreendimentos em seus processos de transformação digital dentre outros”. Afinal, completa: “Queremos oferecer ao mercado uma forma de gestão mais acessível, prática e eficiente, somos especialistas quando o assunto é hotelaria e hospitalidade”.


Nos últimos 2 anos, foram observadas as necessidades do mercado de hotelaria independente no Brasil, bem como feita a análise das oportunidades de expansão. Foi então constatado que uma das maiores dificuldades do segmento é justamente saber vender bem o seu produto por meio dos canais adequados, pelo melhor preço aplicável, sem deixar de lado aspectos importantes do dia a dia da operação hoteleira.



O modelo de negócio envolve um ecossistema de tecnologia, 100% administrado via parceiros estratégicos com as melhores tecnologias do mercado, equipe especializada com experiência de campo e a gestão prática das principais áreas estratégicas de um hotel. Karol cita que possuem equipe comercial em mais de 6 localidades cobrindo as principais praças estratégicas no Brasil e vão investir também em melhorar a marca institucional dos hotéis a nível internacional, equipe liderada por Gustavo França Head Comercial do grupo. 

“Gerando maior força aos hoteleiros vamos operar nas áreas de distribuição, e-commerce e revenue management usando Inteligência Artificial para otimizar processos de flutuação tarifária, além de trazer manuais operacionais aos hotéis e apoios em treinamentos in company. Tendo como um dos pilares o conceito de inovação, criamos o selo UNNICO que ajudará os hotéis a mapear e comunicar suas práticas de ESG. Noto que hoje quando falamos com um hoteleiro independente sobre ESG, muitos não sabem nem por onde começar e queremos ser o ponto de partida para ajudá-los. Vamos trabalhar de acordo as 17 ODS globais ajudando os hoteleiros a identificar e construir planejamentos anuais de avanços nas práticas de sustentabilidade dentro dos seus empreendimentos”, reforça Karol Garrett. 

Karol continua: “Ainda no quesito inovação, fizemos uma parceria com a Great Place to Work para ajudar os hotéis a melhorar seu posicionamento institucional dentro e fora do hotel - “Certificar-se para obter o selo não é algo tão simples, envolve planejamento, execução organizada de algumas práticas operacionais e muitas vezes mudança de cultura no quesito gestão de pessoas e a Unna vai entrar também para ajudar os hotéis. Nosso posicionamento no mercado está muito claro, somos uma empresa com DNA hoteleiro e trazemos a expertise do grupo HB nas práticas de gestão aliadas ao conceito Hotel Tech para trazer mais Tecnologia e Inovação aos hotéis”. 

A princípio a marca operará em hubs estratégicos e depois serão avaliadas novas praças para expandir, mas com muita cautela e sempre zelando pela política de trazer bons resultados aos investidores e donos dos hotéis. “O processo de inclusão dos hotéis passa por uma fase inicial de homologação de padrões mínimos e, desde o início, vamos guiar os hotéis sobre aspectos importantes da operação, que caso não estejam em conformidade, poderão se adequar e obter o selo by Unna”, finaliza a Head de Inovação. Informações  parcerias@unnahoteis.com.br.

 

__________________________________________________________________________________________

 Informações para a coluna para

sergio51moreira@bol.com.br

@sergiomoreira63  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.