Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 25 de setembro de 2022

Adeus ao boneco de teste de colisão?

 

 

São Paulo – Pesquisa global da Altair, líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), revela que tecnologia Gêmeos Digitais (Digital Twin) pode tornar a prototipagem física obsoleta nos próximos 4 a 6 anos. A pesquisa, com mais de 2.000 profissionais, confirma um aumento na adoção mundial da tecnologia Gêmeos Digitais, proporcionando um impacto transformador nos negócios no desenvolvimento de produtos, avaliação de riscos e sustentabilidade, com benefícios comerciais e impacto ambiental.

 

Adeus ao boneco de teste de colisão? Vídeo Say goodbye to the crash test dummy?

 

A pesquisa confirmou muitos dos benefícios esperados da tecnologia de Gêmeos Digitais, tais como desenvolvimento mais preciso e acelerado de produtos, mas também revelou algo surpreendente: dois em cada três entrevistados (67%) esperam que as soluções de Gêmeos Digitais tornem a necessidade de protótipos físicos obsoleta dentro dos próximos seis anos.

 

Além disso, os entrevistados relataram uma conexão extremamente forte entre Gêmeos Digitais e a busca pela sustentabilidade. 85% das organizações dos entrevistados estão usando ou planejam usar a tecnologia de Digital Twin para atingir suas metas gerais de sustentabilidade.

 

“Há poucas dúvidas de que os dados obtidos com o uso de Gêmeos Digitais oferecem às organizações um mundo de novas percepções, ajudando as equipes a trabalhar mais rápido, criar produtos melhores, gerar menos desperdício e encontrar seu próximo grande avanço”, disse James R. Scapa, fundador e CEO da Altair. “Mas este estudo confirma que estamos vendo apenas a ponta do iceberg. A evolução dos produtos e serviços para se tornarem inteligentes e conectados está mudando o mundo. À medida que as empresas vão percebendo os benefícios inexplorados com o avanço da tecnologia Gêmeos Digitais para o próximo nível, incluindo a convergência da tecnologia de simulação, computação de alto desempenho e IA, as possibilidades de revolucionar as indústrias, processos de negócios e pesquisas científicas tornam-se infinitas”.


 

Outras descobertas importantes da pesquisa incluem:

 

Impacto revolucionário: os entrevistados relataram onde veem os maiores impactos da tecnologia de Gêmeos Digitais:

 

- Avaliações de risco mais precisas, tempo de lançamento mais rápido e maior satisfação do cliente (73%).

- Custos de manutenção e garantia reduzidos (62%).

- Cerca de três em cada quatro entrevistados (73%) disseram que a tecnologia tornou seus produtos ou processos mais eficientes em termos de energia e/ou com menos desperdício.

- Ajudar as empresas a atingir suas metas de sustentabilidade no uso eficiente de recursos (76%), economia de energia e economia nos custos operacionais (74%) e redução de resíduos (60%).

 

Os entrevistados também acreditam que a tecnologia de Gêmeos Digitais reformulará a forma como os produtos são desenvolvidos no futuro:

 

- 43% acreditam que os Gêmeos Digitais tornarão obsoleta a necessidade de testes físicos nos próximos quatro anos.

- Quando perguntados sobre quais tecnologias as empresas mais associam aos Gêmeos Digitais, os EUA tiveram a pontuação mais baixa em IA (35%), enquanto a China (65%) e a Índia (59%) tiveram a pontuação mais alta. China e Índia também lideram em análise preditiva com gêmeos digitais.

 

A Altair realizou a pesquisa global entre 4 e 24 de maio e obteve 2.007 respostas de profissionais empregados em vários setores-alvo que têm funções de trabalho que vão desde ciência de dados, Internet das Coisas (IoT) e análise, engenharia de software, pesquisa e desenvolvimento, engenharia, tecnologia da informação (TI)/sistemas de informação (SI), desenvolvimento de produtos e gestão executiva. A amostra é composta por participantes de dez países: Estados Unidos, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido.

 

Crédito da imagem: Divulgação YouTube Altair Engineering

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.