Nº 1.219
— 22/9/22
VW Polo 2023 melhora visual
e acabamento com preço menor
Dentro de uma estratégia pragmática,
a VW terá o total de 15 lançamentos até 2025 com motorizações aspirada, turbo e
flex, híbridas e elétricas (estas importadas). Ampliação do Centro de Pesquisa
e Desenvolvimento de São Bernardo do Campo (SP) prepara o caminho para o primeiro
híbrido flex da marca alemã. Depois do Jetta GLI, o Polo 2023 é o segundo
produto em quatro versões (MPI, TSI, Comfort e Highline) que chegam agora às
concessionárias.
A frente ficou bem parecida com
a do modelo europeu. Todo o conjunto de iluminação e sinalização dianteiras é a
LEDs. Os faróis têm alcance de 130 metros, 80% superior às lâmpadas convencionais.
As mudanças na parte traseira não seguiram a Europa e se limitaram a uma nova
assinatura noturna das lanternas e poucos retoques.
No interior, o acabamento evoluiu
com forração de tecido nas portas e descansa-braços dianteiros. Volante e
alavanca do câmbio são iguais aos do Nivus. Versões de topo usam material
sintético que imita couro nos bancos. Os dianteiros têm encostos de cabeça integrados
ao encosto. O quadro de instrumentos é digital de 8 pol. e nas versões mais
completas de 10,25 pol. Tela multimídia VW Play tem 10,1 pol. nas configurações
superiores.
Além de carregamento de
celular por indução, há duas conexões USB-C na frente e duas iguais para os
passageiros do banco traseiro junto às saídas de ar-condicionado cujos comandos
frontais são eletrônicos. Entre os compactos o Polo se destaca pela largura (1.751
mm) e distância entre eixos (2,566 mm) que garantem maior espaço atrás para
pernas e ombros. Porta-malas de 300 litros fica dentro do padrão dos compactos.
Os motores disponíveis
reduziram-se de três para dois, ambos flex de 1 litro e 3 cilindros. Um
aspirado de 84 cv (E)/75 cv (G) e 10,3 kgf.m (E)/9,7 kgf.m (G) e outro turbo (TSI 170) de 116 cv (E)/109 cv (G); 16,8 kgf.m (E/G). As versões MPI e TSI vêm com
câmbio manual de 5 marchas. Comfort e
Highline, só com câmbio automático epicíclico de seis marchas. O motor TSI 200 de
128 cv (E)/116 cv (G) deixou de ser oferecido e assim os freios a disco nas
rodas traseiras foram dispensados. Freios a tambor atrás e discos na frente dão
conta do recado com folga.
Esse arranjo racional
permitiu uma diminuição de R$ 5.900 a R$ 7.000 no preço do carro, o que não se
via há muito tempo. As tabelas (exceto São Paulo) vão de R$ 82.990 a R$ 109.990.
Todos os Polo continuam a ser
fabricados em São Bernardo do Campo (SP), inclusive o GTS com o motor mais
potente da linha (250 TSI, 150 cv), que também receberá atualizações até o
final do ano. Posso adiantar que Gol e Voyage encerram sua produção em dezembro
deste ano na fábrica de Taubaté (SP) e o Polo Track tem início de produção na
mesma cidade em fevereiro de 2023, chegando ao mercado dois meses depois.
Mustang é maior atração do Salão de Detroit
Depois de 113 anos, os
organizadores do Salão Internacional do Automóvel de Detroit decidiram trocar o
mês gelado de janeiro pelo calor de junho, em 2020. O motivo relevante, porém,
foi escapar da concorrência da feira de eletrônica CES em Las Vegas, em janeiro,
que começou a atrair fabricantes de veículos. Mas a pandemia da covid-19
obrigou o seu cancelamento. Em 2021 o evento mudou de nome (Motor Bella) e
local (a 50 km do centro da cidade).
Em 2022 consolidou-se a ideia
de tornar-se mais dinâmico. Num esforço para atrair o público há atrações
paralelas ao ar livre como um pato inflável gigante, picapes-monstros esmagando
carros, réplicas de dinossauros e festivais de música entre 14 e 25 de setembro.
A exibição estática manteve a tradição. Na inauguração o presidente dos EUA, Joe
Biden, reafirmou o apoio financeiro federal a 500.000 postos de recarga
elétrica e a meta (não compulsória) de 50% das vendas de veículos novos
elétricos em 2030.
A Ford antecipou a sétima
geração do icônico Mustang que chegará às concessionárias americanas em julho
de 2023 como modelo 2024 e no Brasil, seis meses depois. O carro aperfeiçoou o estilo
já consagrado desde 1964 e reformulou o interior incluindo uma tela multimídia
de 13,2 pol. Freio eletrônico de imobilização (auto-hold) tem uma pequena alavanca para facilitar manobras de drift (derrapagem sob potência controlada).
É possível até ouvir o ronco do motor remotamente por meio de um botão no
chaveiro.
Motor Coyote V-8 de aspiração
natural, 5-litros, tem potência estimada de 500 cv: número exato só no
lançamento. Além do câmbio automático de 10 marchas, terá opção de câmbio
manual de seis. Haverá aumento de potência no motor turbo 4-cilindros de 2,3
litros. Outra novidade do Mustang é a versão Dark Horse (Cavalo Escuro, em
tradução livre) para competições em que a Ford vai ingressar no próximo ano. O
termo Dark Horse vem das corridas de cavalos em que um deles, não favorito, desponta
e surpreende como ganhador. Pessoas que escondem habilidades e impressionam a
todos com a sua inteligência também são conhecidas pela mesma expressão em
inglês.
No balanço geral a participação
de marcas não americanas quase acabou. Entre os lançamentos para o mercado
local a nova picape Colorado deve inspirar a futura S10, mas não há data
prevista. Ainda sem especificações o Jeep Avenger elétrico chamou atenção
dentro da ofensiva do Grupo Stellantis de 70 modelos elétricos até 2030 entre
suas 14 marcas.
_____________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário