Texto e fotos: Arnaldo Moreira
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O que você, leitor, considera essencial num automóvel?
O Blog espera responder na matéria e no vídeo no canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, as dúvidas e oferecer informações importantes sobre o carro que avaliou esta semana, um New Honda City Hatchback, substituto do Fit, na versão Turing, top de linha.
Nos quase 400 km rodados percorridos percebi características interessantes do carro, como o amplo espaço interno, no banco traseiro, questão que preocupa em diversos modelos e marcas, a estabilidade, segurança, dirigibilidade e o desempenho, sem esquecer o design.
No
City Hatchback, graças à distância entre eixos de 2,60m e ao comprimento de
4,341 m, e ao assoalho baixo, o espaço para as pernas para o ocupante do
assento do meio é razoável, mas o espaço faz inveja ao oferecido nos voos pelas companhias
aéreas.
Além do espaço generoso entre os bancos, a altura mesmo para passageiros mais altos é suficiente para que ninguém bata com a cabeça no teto. A largura de 1,748m garante a acomodação de três pessoas.
As costas do assento do meio se transformam num
encosto de braços com porta-copos. (Foto divulgação Honda)
Ainda falando de interior, é preciso enaltecer o excelente acabamento. Na frente, o espaço é bom, assim como a confortabilidade dos bancos de ergonomia antifadiga.
O volante, com regulagem de altura e profundidade, de excelente pega, com controles de som e viva-voz, do computador de bordo, com tela de 7", piloto automático é forrado de couro, assim como o encosto de braço que tampa um amplo de espaço para objetos, encontrados também nas portas.
A ignição é feita num botão start&stop no painel.
O motor é acoplado a uma suave transmissão de sete velocidades simuladas com modos sport e drive e troca de marchas no paddle shift atrás do volante.
O desempenho é bom e não senti falta de turbo tanto nas retomadas, como nas ulrapassagens. O Hatchback da Honda tem velocidade máxima de 175 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 10,85s.
O consumo é considerado bom: abastecido com etanol, o carro faz 9,1 km/l, na cidade e 13,3 km/l na estrada, valores que com gasolina sobem para 10,5 km/l e 14,8 km/l, respectivamente.
A dirigibilidade do City Hatchback, a visibilidade e o alcance dos instrumentos são bons. Assim como o conforto. A Honda usa em seus carros uma suspensão firme, mas não perde de vista o conforto. O Hachback tem sistema MacPherson na dianteira e barra de torção, na traseira.
O New City Hatchback é o primeiro carro da Honda produzido no Brasil a trazer o pacote Sensing, que possui recursos avançados de segurança, como o controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa que corrige a trajetória do volante, além de controles de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa. A direção é elétrica. A chave presencial trava as portas e aciona o motor à distância, acionando o ar condicionado, e mantendo o carro trancado.
As lanternas em led decoram a traseira
O porta-malas tem capacidade para 285 l.
A frente com novo desenho da grade ostenta o conjunto ótico dianteiro e os faróis de nevoeiro e a luz de presença diurna.
O modelo apresenta-se nas versões:
Touring (avaliada) que custa a partir de R$ 134.600 e
EXL que custa a partir de R$ 125.900.
Opinião:
A favor:
Consumo. Estabilidade. Espaço e conforto. Acabamento. Bancos traseiros dão lugar a um bagageiro - veja no vídeo.
Faltam:
Carregador de celular por indução. Freio de estacionamento elétrico.
Confio imensamente nos carros produzidos pela Honda.
ResponderExcluirMinha compra para .muito .breve.
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