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quinta-feira, 17 de agosto de 2023

CURTAS & BOAS DA AVIAÇÃO: Atenção clientes da LATAM, a companhia Pass torna upgrade de cabine mais fácil e acessível no Brasil a partir de 22 de agosto // Azul estreia no Índice de Diversidade, que acaba de ser lançado pela Bolsa de Valores de São Paulo // Air France estende rota direta entre Belém e Caiena e para o Caribe francês



São Paulo, 17 de agosto de 2023 - As novas regras para solicitação de upgrade de cabine para clientes Elite do LATAM Pass no Brasil entram em vigor na próxima terça-feira (22). Entre as novidades, se destaca a possibilidade de solicitação de upgrade para passagens domésticas na tarifa Light para bilhetes comprados entre 22 de agosto e 31 de dezembro. As mudanças buscam deixar o benefício cada vez mais fácil e acessível a todas as classes tarifárias da LATAM.

O novo modelo inclui a substituição dos anteriores "Cupons de Upgrade" por "Trechos de Cortesia", tornando o cálculo para solicitação do benefício mais fácil. Isto porque o novo sistema prevê a necessidade de apenas um Trecho de Cortesia para cada voo, excluindo a necessidade de calcular a quantidade de cupons para cada viagem. 

Em uma viagem ida e volta entre São Paulo e Miami, por exemplo, eram necessários seis cupons no modelo anterior: três para a ida e três para a volta. Com o novo modelo, a mesma viagem pode ser realizada com apenas dois Trechos de Cortesia: um para a ida e outro para a volta. 

Vale ressaltar que, com a migração, os clientes terão todos os Trechos Cortesia correspondentes às suas categorias renovados e creditados em suas contas, sem descontar os cupons utilizados antes de 22 de agosto.

A quantidade de Trechos de Cortesia disponibilizados aos clientes seguirá variando de acordo com a categoria do cliente, assim como era no modelo anterior. A mudança, neste caso, está no estabelecimento de uma quantidade de Trechos de Cortesia para voos realizados dentro da América do Sul, e outra quantidade para voos para fora da América do Sul. 

Desta forma, os clientes poderão, por exemplo, aproveitar o upgrade na Premium Economy para voos domésticos, sem descontar seus Trechos de Cortesia para voos internacionais de longa duração. Confira abaixo a quantidade de Trechos de Cortesia por categoria:



Clientes portadores do co-branded LATAM Pass Itaú também passam a contar com o novo sistema de Trechos de Cortesia. Além disso, a partir de outubro, titulares dos cartões categorias Platinum e Black/Infinite terão maior prioridade na postulação de upgrade, com o cartão sendo considerado critério de desempate entre dois sócios da mesma categoria. Confira abaixo a quantidade de Trechos de cortesia por categoria do cartão:



O QUE SÃO CLIENTES ELITE?

As categorias Elite são as categorias do programa LATAM Pass. Ao se cadastrar, o cliente automaticamente passa a ser um cliente da categoria LATAM. A cada voo que realiza, ele junta pontos qualificáveis para subir de categoria e ter cada vez mais benefícios. 

As categorias são divididas, respectivamente, entre LATAM, Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature. Cada uma delas tem benefícios exclusivos para aproveitar em viagens, da compra ou resgate da passagem à experiência de bordo.

O QUE É UPGRADE DE CABINE?

O Upgrade de Cabine é um benefício que permite ao passageiro solicitar um lugar em cabines superiores (Premium Economy e Premium Business) para viajar em voos LATAM, sempre que existam assentos disponíveis.

Para solicitar um novo upgrade de cabine, é necessário seguir o mesmo procedimento, solicitando 48 horas antes do voo em latam.com. Na página solicitações, é possível verificar os assentos disponíveis na cabine Business, seu lugar na lista e a categoria, data e hora de quem apresentou a solicitação, para que possa saber com antecedência a probabilidade de conseguir o upgrade. A prioridade da solicitação continua a depender da categoria Elite e da ordem de solicitação de cada cliente.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CABINE PREMIUM BUSINESS E PREMIUM ECONOMY?

A cabine Premium Business é composta por assentos que se tornam camas. Conta com serviço de bordo preferencial, com pratos de alta gastronomia, criados por chefs renomados, harmonizados com vinhos selecionados pelo sommelier mais premiado da América do Sul.

A Premium Economy é a cabine ideal para voos nacionais e regionais. O atendimento é preferencial, com maior conforto e espaço para as pernas. Esta classe foi especialmente planejada para oferecer o que os passageiros executivos mais valorizam nos voos de curta duração: a valorização de seu tempo e um serviço de excelência.

O QUE É O LATAM PASS?

O LATAM Pass é o programa de fidelidade oficial da LATAM Airlines, sendo atualmente o quarto maior do mundo. O programa disponibiliza várias maneiras de acumular pontos. Em seu marketplace, o Shopping LATAM Pass, oferece mais de 50 parceiros varejistas, em um só lugar para resgate de pontos e compras em dinheiro, e o cliente também é recompensado com pontos.

LATAM se torna a empresa aérea menos reclamada do Brasil no primeiro semestre de 2023

Indicadores da plataforma Consumidor.gov.br apontam que companhia registrou o menor índice do País no período entre passageiros e membros dos programas de fidelização do setor aéreo, com 0,87 reclamações a cada 1 mil clientes


Conquista reflete investimento estratégico em produto, serviços e tecnologia para atendimento eficiente e resolução de problemas dos clientes no primeiro contato


LATAM também registrou no período o menor tempo de resposta ao cliente do setor no Brasil, com índice de 3,6 dias em média




Azul estreia no Índice de Diversidade, que acaba de ser lançado pela Bolsa de Valores de São Paulo. O IDiversa B3 lista e reconhece no mercado as empresas de capital aberto que investem na diversidade de gênero e raça

 

São Paulo, 17 de agosto de 2023 – A Azul, única representante aérea no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo e há 12 anos na carteira do Índice de Carbono Eficiente, ICO2 B3, acaba de ser convidada a integrar também o IDiversa, Índice de Diversidade recém-lançado pela B3.

 

O IDiversa B3, com base em dados públicos disponibilizados pelas companhias à Comissão de Valores Mobiliários, tem como objetivo destacar no mercado as empresas de capital aberto que se destacam pelos planos estratégicos e investimentos para aumentar a diversidade de gênero e raça em seus quadros. Este é o primeiro índice latino-americano a combinar tais critérios (gênero e raça) dentro dos índices de ESG.

 

Para Alex Malfitani, vice-presidente de Finanças, o reconhecimento da B3 demonstra o compromisso da Azul com a sustentabilidade no sentido amplo da palavra. “Nós fundamos a Azul quinze anos atrás com o objetivo de criar uma empresa que dure para sempre. 


O conceito ESG busca o mesmo, estimular que as empresas possam operar e crescer de maneira perene, preservando o meio ambiente, desempenhando um papel social e respeitando a governança, valores também procurados por nossos investidores. Sempre que entramos em um índice ESG, isso é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo”, explica.

 

Jason Ward, vice-presidente de Clientes, Pessoas e ESG, reforça que o convite para fazer parte do IDiversa B3 é mais um passo importante para a missão da Azul de ser não só a melhor companhia do mundo, mas também a melhor para o mundo. 


“Nossa política e cultura voltadas a oferecer a melhor experiência para os Clientes, mas também para os nossos Tripulantes, passa por um plano estratégico de ESG que considere o máximo de iniciativas para termos uma companhia cada vez mais diversa. Acreditamos que são as pessoas, em todas as suas diferenças, repertórios de vida e graus de conhecimento e vivências, que fazem a diferença em todas as áreas necessárias para que o nosso negócio mantenha o sucesso”, comemora.


Air France estende rota direta entre Belém e Caiena e para o Caribe francês. Serviço será prolongado para temporada de inverno 2023-2024 no hemisfério norte

Rota seguirá sendo operada pelo Airbus A320

A partir de 29 de outubro, a ligação direta entre Belém (PA) e Caiena (Guiana Francesa) será estendida para a temporada de inverno 2023-2024 no hemisfério norte. O voo mantém a atual frequência semanal, iniciada em maio, com saída às sextas-feiras de Caiena e retorno aos sábados. 

A rota atende uma forte demanda regional dos clientes da Air France e contribui para oferecer novas opções e perspectivas de viagens para desenvolvimento econômico com os vizinhos caribenhos a partir do Norte do Brasil. 

A aeronave que opera o voo a partir da capital paraense para o destino francês segue para Fort-de-France (Martinica) e, depois, Pointe-à-Pitre (Guadalupe), sem a necessidade de trocar de avião. A operação também oferece aos brasileiros a possibilidade de voar para Paris-Charles de Gaulle a partir de Caiena.  

O voo seguirá sendo realizado pelo Airbus A320, com capacidade de 170 assentos, sendo 8 na classe Business e 162 na Economy, com Wi-Fi disponível a bordo.  

Horários dos voos (horário local) 

AF602: parte de Caiena às 15h40, chega em Belém às 17h15, às sextas-feiras 
AF603: parte de Belém às 9h10, chega em Caiena às 10h45, aos sábados.

As reservas podem ser realizadas em airfrance.com.br ou via agente de viagens. Detalhes sobre horários e tarifas de voo podem ser encontrados também no site da companhia. 

Antes de viajar, a Air France recomenda que os clientes verifiquem as restrições de viagem e os documentos exigidos na chegada ao destino. Para mais informações, acesse airfrance.traveldoc.aero. 

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