A Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, chega novamente ao Rio de Janeiro para premiar equipes de jovens universitários do Brasil e América Latina, que projetarem e construírem protótipos de veículos ultra eficientes em termos de energia.
Nesta sexta edição da etapa brasileira, os automóveis desenvolvidos pelos estudantes vão concorrer em três categorias: Combustão Interna (gasolina, etanol e diesel), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na maratona, que promete trazer ainda mais inovação e tecnologia para o desenvolvimento do combustível do futuro.
Neste ano, também é esperado um aumento de veículos de Conceito Urbano – com aparência mais próxima aos carros de passeio -, apresentando novas tendências de mobilidade. Os treinos e a competição acontecerão entre os dias 30/08 e 01/09, no Armazém 4 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
Para serem avaliados, os veículos passarão por inspeção técnica e deverão percorrer um circuito de cerca de 10 km com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.
Em 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetra campeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619km/litro de etanol.
Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.
Para mais informações, acesse o site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário