Azul recupera demanda de viagens corporativas
São Paulo, 13 de setembro de 2023 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, vem apresentando uma retomada consistente das viagens a negócios neste ano. No primeiro semestre houve um crescimento de 22% na emissão de passagens aéreas para viagens a negócios - a partir de empresas atendidas por agências com perfil corporativo –, na comparação com o mesmo período no ano passado.
Em agosto, outro indicador importante de crescimento também foi identificado. A demanda por passagens alcançou o mesmo patamar que 2019, sendo o primeiro mês com recuperação total após a pandemia.
Um dos fatores que contribuíram com o crescimento foi a expansão das operações da companhia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), que saiu de 41 para 84, em abril deste ano. “Praticamente dobramos nossa operação e, desta forma, conseguimos aumentar o número de assentos ofertados e também criar novas rotas a partir de Congonhas, que é o aeroporto que mais concentra viagens para negócios no Brasil”, afirma Antônio Américo, diretor Comercial da Azul.
Além disso, a Azul possui a maior malha do país, com mais de 150 destinos, chegando em cidades que são atendidas apenas por voos comerciais da companhia. “Com a Azul voando para diversos locais, temos uma procura muito grande para atender viagens corporativas, por exemplo, do agronegócio, conectando grandes polos de produção da agropecuária com centros financeiros e industriais”, explica Américo.
O principal hub da companhia, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), oferece para os Clientes corporativos da região voos diretos para mais de 50 destinos, inclusive internacionais. “É um grande diferencial, pois oferecemos mais agilidade para as empresas da região, ainda mais pelo fato de a Azul ter sido a companhia aérea mais pontual do mundo, em 2022, segundo a Cirium, empresa líder em análise de dados de aviação mundial”, analisa.
Para Américo, a expectativa para o segundo semestre é ainda mais otimista. “Historicamente, no segundo semestre sempre temos um aumento na procura de viagens a negócios, além disso tem também uma demanda maior para viagens para participações em eventos.”.
A espera pelo voo pode ser muito mais confortável
Os Clientes TudoAzul, categoria Diamante ou portadores dos cartões de crédito Azul Infinite ou Platinum, podem aguardar os voos da Azul na Sala VIP Advantage Congonhas e também no Lounge Azul, localizado na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Nos espaços, os Clientes esperam os voos com toda a comodidade e contam com diversas opções de comidas e bebidas.
Azul divulga voos extras para a final da Copa Sul-Americana. A empresa adicionou uma nova rota saindo de Campinas e aumentou as frequências que partem de Porto Alegre para Montevidéu
Um clube brasileiro, seja o Corinthians ou o Fortaleza, já assegurou seu lugar na aguardada final da Copa Sul-Americana de 2023. O evento está marcado para o dia 28 de outubro, em Montevidéu, Uruguai. Em resposta ao fervor dos torcedores, a Azul, a principal companhia aérea do país em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, adicionou novas rotas saindo de Campinas e aumentou as frequências que partem de Porto Alegre.
Entre os dias 27 e 30 de outubro, o Aeroporto de Viracopos, o hub da Azul que recebe Clientes de todo o Brasil, terá voos especiais. Na sexta-feira, os voos partirão de Campinas às 6h05 e chegarão a Montevidéu às 8h45. No sentido contrário, haverá partida às 10h e chegada às 12h40. Uma segunda frequência sairá às 15h20 e chegará às 18h. No sábado, dia do jogo, os Clientes sairão de Campinas às 5h55 e chegarão a Montevidéu às 8h35. O retorno da aeronave será às 9h50, com chegada às 12h30. Uma segunda frequência decolará às 23h25, aterrissando em Montevideo às 2h05. Voos adicionais também estão programados para domingo e segunda-feira. Todas as operações serão realizadas por aeronaves Airbus 320 e jatos Embraer E-2 e E95.
Os Clientes que saem de Porto Alegre terão, além dos voos diários já operados pela Azul, uma opção que partirá no sábado às 10h55 e outra no domingo, decolando do Brasil às 6h e no sentido contrário, às 8h40.
Para aqueles que desejam programar a viagem com antecedência, as passagens já estão disponíveis nos canais de venda da companhia, site, aplicativo e pelo telefone oficial da Azul. "A Azul está sempre atenta aos eventos que podem aumentar o fluxo de Clientes pontualmente, em determinados lugares. Incluímos voos extras no primeiro semestre durante o Carnaval, São João e férias de julho, por exemplo. Agora, estamos trabalhando para garantir que os torcedores brasileiros consigam acompanhar o time do coração nesse momento especial. Pensamos de forma estratégica, ao abrir o mercado entre Campinas e Montevidéu, porque sabemos que essa é uma oportunidade única para conectar os apaixonados pelo futebol, que poderão partir de qualquer lugar do país, com uma experiência de viagem conveniente e emocionante", afirmou Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul.
LATAM recebe Boeing 787-9 de fábrica e se consolida como única aérea a operar o modelo na América do Sul
O Boeing 787-9 conta com tecnologia avançada que permite redução no consumo de combustível e emissões de CO2 em até 30% na comparação com o modelo anterior, segundo dados da fabricante. A eficiência está relacionada à sua composição de materiais leves, motores de última geração e aerodinâmica moderna. A aeronave permite que o grupo alcance o total de 37 Dreamliners - incluindo o 787-8 - até o final de 2023.
"A estratégia de renovação e modernização de frota da LATAM se alinha com suas metas de sustentabilidade para ser um grupo carbono neutro até 2050. Seguimos trabalhando para complementar nossa frota atual com aviões de última geração, ampliando nossa conectividade sem abrir mão do cuidado ao meio ambiente", afirma Ramiro Alfonsín, CFO do LATAM Airlines Group.
O vice-presidente de Vendas e Marketing para América Latina e Caribe da Boeing Commercial Airplanes complementa: "O Dreamliner apoia a estratégia de sustentabilidade do grupo LATAM ao oferecer uma eficiência de combustível e rendimento inigualáveis, ao mesmo tempo em que entrega uma excelente capacidade de rotas e maior comodidade aos passageiros. Estamos orgulhosos de seguir com nossa parceria com o grupo LATAM e permitir que a companhia conecte a América do Sul com o mundo e faça grande diferença nas comunidades onde opera".
A nova aeronave conta com 300 assentos e capacidade para percorrer uma distância aproximada de 14 mil quilômetros. Também dispõe de janelas maiores, compartimentos superiores espaçosos, tecnologia que detecta e neutraliza turbulências para voos mais suaves, além de sistemas de diagnóstico a bordo que permitem que o avião se automonitore e reporte automaticamente os requisitos de manutenção aos sistemas em solo.
LATAM retoma seu voo mais longo e prevê transportar 10 mil pessoas por ano entre Brasil e Melbourne. Santiago-Melbourne é a segunda rota da companhia para a Austrália e conta com 11 mil quilômetros de distância
Nova opção deve permitir que 10 mil passageiros sejam transportados anualmente entre o Brasil e a principal porta da Oceania para a América do Sul. Crédito: Divulgação LATAM
A LATAM acaba de voltar a operar o seu voo mais longo na rota Santiago-Melbourne, com mais de 11 mil quilômetros de distância. A nova operação na Austrália, suspensa desde abril de 2020 em função da pandemia de Covid-19, deve permitir que 10 mil passageiros sejam transportados anualmente entre o Brasil e a cidade australiana. A nova rota reinaugurada em 1º de setembro é operada três vezes por semana em aeronaves Boeing 787-9 com capacidade para 300 passageiros. Até então, a LATAM havia retomado somente a rota Santiago-Auckland-Sydney.
Os voos da LATAM para Melbourne decolam de Santiago segunda, quarta e sexta-feira à 0h55 (hora local) e pousam no destino às 5h30 (hora local) do dia seguinte. No sentido inverso, decolam de Melbourne terça, quinta e sábado às 12h25 (hora local), com pouso em Santiago às 11h20 do mesmo dia.
MAIS CONECTIVIDADE
Mais eficiente e competitiva, a LATAM tem investido desde 2021 para ampliar a sua conectividade de forma sustentável, e voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil. Desde 2021, a LATAM abriu pelo menos 11 novos destinos regionais no País: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Em paralelo, ampliou neste ano o seu acordo de codeshare com a Voepass para oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no Brasil, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
Flybondi está de volta com rota Florianópolis e Buenos Aires e já tem voos para setembro. Frequência inicial será de dois voos semanais e, a partir de outubro, de três. A low cost também conecta Buenos Aires a Rio de Janeiro e São Paulo, dois destinos de alta ocupação durante todo o ano
A Flybondi, primeira companhia aérea low cost a unir Brasil e Argentina, retomou a rota Buenos Aires-Florianópolis para setembro com dois voos semanais, aos domingos e quartas-feiras. A partir de outubro essa frequência aumentará para três voos por semana; em dezembro a conexão será diária. Já é possível encontrar passagens para voar em setembro a partir de R$ 797 e em outubro, a partir de R$ 742 - preços finais por trecho.
A Flybondi inaugurou essa rota em julho de 2019, sendo também a primeira low cost a ligar a capital de Santa Catarina à capital argentina. Graças à liberdade de voar, seu propósito fundador, mais de 120 mil passageiros já viajaram entre Buenos Aires e Florianópolis com eficiência, segurança e tarifas baixas.
“Este ano ficamos apenas dois meses sem operar a rota, o que mostra que é um destino com grande potencial além do verão. Estamos convencidos de que será uma temporada de sucesso”, disse Federico Pastori, Diretor Comercial da Flybondi.
Além de Florianópolis, a Flybondi voa para outros dois destinos no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o relatório da Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina (ANAC), a companhia aérea tem uma participação de mercado regional de 5% e uma participação de mercado Brasil-Argentina de 10%.
A Flybondi possui uma frota de 13 aeronaves, 1.400 funcionários diretos e gera mais de 24 mil empregos indiretos. Voa para 17 destinos nacionais e 3 destinos internacionais, através de 23 rotas (16 domésticas de e para Buenos Aires, 4 interprovinciais e 3 internacionais).
A Flybondi em números:
Começou a operar na Argentina, em 2018, e já transportou mais de 8 milhões de pessoas
20% dos seus passageiros viajam de avião pela primeira vez na vida
Tem uma frota de 13 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única
Voa para 17 destinos na Argentina: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Comodoro Rivadavia, El Calafate, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn e Ushuaia.
Atualmente voa para três destinos no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis
Possui market share de 21% no mercado doméstico e de 5% no mercado internacional (agosto de 2023).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário