Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 3 de setembro de 2023

BYD SEAL, um sport coupê elétrico com o melhor custoXbenefício do mercado: R$ 296.800. Dirigibilidade, desempenho (3,8s de 0 a100 km/h), alta tecnologia embarcada (inclui karaokê) e muito conforto do SEAL já à venda


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/8_FVQfNHFOU?si=1C3zZ6a-YGBfUASZ

Depois de um lançamento de sucesso, em grande estilo, na noite do dia 30, do BYD SEAL, no 033 Radisson, no JK Iguatemi, em São Paulo, com a presença da Imprensa automotiva nacional e todos concessionários da BYD no País, chegou a hora do test-drive pelos jornalistas, na manhã, do último dia de agosto, bem cedo, pelas ruas do Butantã. Pilotar o SAEL é de fato uma experiência avassaladora.

Quem entra no SEAL fica encantado com o acabamento. 
Os bancos, a forração das laterais, dos painéis central e superior.


Acima da cabeça há um enorme e belo teto solar. 

Mas, é o desempenho do sedan que deixa quem o dirige espantado com seu desempenho: chega de 0 a 100 km/h em 3,8s, apenas 0,9 s a mais que o McLaren 600LT, com 640 cv e 63,2 kgfm de torque, e o Ferrari 812 Superfast, de 800 cv e 73,2 kgfm, contra os 531 cv do SEGAL, que possui 60,2 kgfm de torque: uma pisada forte no acelerador tuas costas colam no banco. A autonomia de 372 km. A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia.

Por onde passei, o SEAL chamou à atenção. Seu design é arrojado, imponente.A frente longa chega a lembrar a do Porsche Taycan, ideia que logo se desfaz com o belo conjunto ótico full LED, com o farol alto automático, e a luz de direção diurna em forma de bumerangue com linhas de LED. 

Na lateral, as rodas de liga leve de 19" com pneus 235/45, Continental, retrovisores retráteis, os puxadores das portas ficam salientes ao acionar a chave presencial. 

A traseira é iluminada por luz de LED em toda a extensão, instalada no topo da tampa... 



... do porta-malas de 400 l.

No lugar do motor a combustão, sob o capô, o SEAL tem um porta-objetos e componentes do carro elétrico. O silêncio no habitáculo é absoluto e você não escuta o motor sendo acionado, o que percebe com o acendimento do painel

O isolamento acústico do SEAL é eficiente a ponto de ser quase imperceptível o barulho aerodinâmico da rodagem, mesmo em piso de paralelipípedos. Isso permite ouvir o som de excelente qualidade dos 12 alto falantes do carro. 

Os fachos brancos na foto indicam a movimentação da saída do ar

O ar condicionado automático com sistema de purificação do ar na cabine, tem controle das palhetas que podem ficar fixas ou se movimentar, como no ar residencial, num comando na tela de multimídia que pode ser usada na vertical ou horizontal de 15,6" e tem conexão inteligente de 4G, acesso ao Android Auto e Apple Carplay. 

A leitura do painel de instrumentos, de 10,25", do computador de bordo, oferece uma leitura perfeita, o que favorece a dirigibilidade. 

O volante, com quatro pontos de regulagem elétrica, de boa pegada tem controles de som, piloto automático, controle do computador de bordo. Aviso de aproximação de radares com antecedência para que o piloto tenha tempo de reduzir a velocidade antes do aparelho. Controles de tração, estabilidade e assistência em rampa.

A estabilidade é outro ponto importante do SEAL graças à bateria Blade fabricada pela BYD, que passou a fazer parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. 


O carro conta com oito airbags e espaço para carregar simultaneamente dois celulares por indução.

O espaço interno é amplo e acomoda bem cinco passageiros. Com de 4,8 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,92m tem um assoalho plano que garante a comodidade dos ocupantes do banco traseiro, inclusive o que se sentar no meio. 

Na frente, o espaço é amplo e confortável e os bancos têm controles elétricos e são ergométricos e abraçam o corpo do ocupante.


O SEAL tem 8 anos de garantia e 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros e custa R$ 296.800,00.

Opinião

Foi um test-drive curto, mas suficiente para me apaixonar pelo SEAL.

Som, dirigibilidade, tecnologia, conectividade, estabilidade, desempenho, tudo de alto padrão. Só testando para sentir. E o preço é o de melhor custo X benefício do mercado de elétricos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.