Prevenção de contagem dupla.Integridade das informações ambientais e relatórios elaborados.
Dados transparentes e verificáveis.
A metodologia da IATA de contabilização e relatório do uso de SAF foi desenvolvida com a colaboração de mais de 40 especialistas de empresas aéreas em todo o mundo, independente de matéria-prima de combustível ou tecnologia. Além disso, a metodologia complementa os sistemas internacionais atuais e reforça a consistência sem duplicar esforços.
O SAF é um componente essencial dos planos das empresas aéreas para atingir zero emissão líquida de carbono até 2050. A metodologia atende à necessidade de garantir que a contribuição do SAF para a descarbonização da aviação seja contabilizada de forma precisa, consistente e transparente.
Principais recursos da metodologia:
Cálculos de emissões baseados nas compras de SAF, independentemente da cadeia de custódia usada e dos locais de uso do SAF, alinhando-se à abordagem CORSIA da OACI.
Veja mais sobre a Metodologia de Contabilização e Relatório de SAF da IATA, texto em inglês.
- A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) representa cerca de 340 empresas aéreas, que compõem mais de 80% do tráfego aéreo global.
- Siga a IATA no X: x.com/iata para verificar anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.
- Programa Fly Net Zero.
(1) Adicionalidade é geralmente definida como princípios de contabilização que podem impulsionar a redução de emissões de forma mais significativa do que o exigido por regulamentações ou o que é considerado como atividades usuais. Adicionalidade pode ser percebida de forma diferente com diferentes níveis de rigorosidade. A metodologia da IATA não prejulga decisões de adicionalidade por partes que relatam a redução de emissões do SAF, mas enfatiza com transparência o que foi relatado.
Flytour Vai Junto: uma nova era
Novo posicionamento da marca destaca humanização, inovação e flexibilidade
Depois de celebrar 50 anos de história em 2024, conectando pessoas, destinos e sonhos, com uma liderança consolidada em viagens corporativas no Brasil, a Flytour coloca os pés em uma nova era — mais humana, inovadora e flexível do que nunca, pronta para continuar escrevendo histórias inesquecíveis.
Agora, a Flytour vive um novo momento de marca. Com foco em inovação e proximidade com o agente de viagens e empresas parceiras, a campanha reforça o posicionamento da Flytour como um parceiro essencial do turismo.
“O novo posicionamento de marca é mais um motivo de orgulho para o nosso ecossistema, pois significa reconhecer o trabalho de todos que construíram essa história e renovar o compromisso com o futuro. Continuaremos fazendo o que sabemos de melhor: criando oportunidades através das viagens de forma cada vez mais tecnológica e sustentável, reforçando ainda mais o nosso diferencial humano. Vamos juntos!”, finaliza Marcelo Cohen, presidente da BeFly.
LATAM Airlines Group encerra um positivo 2024 com lucro líquido de US$977 milhões e 82 milhões de passageiros transportados pelo grupo
No ano de 2024, a LATAM teve receitas operacionais totais de US$13 bilhões, 10,6% a mais em relação a 2023. No quarto trimestre, as receitas alcançaram US$3,3 bilhões, registrando um forte aumento nas receitas de carga, que cresceram 29,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Por sua vez, o resultado operacional ajustado alcançou US$1,6 bilhões em 2024, registrando uma margem operacional ajustada de 12,7%, 1,5 pontos percentuais a mais em relação a 2023, um recorde anual para o grupo.
Quanto à sua estrutura de capital, a LATAM encerrou 2024 com US$3,5 bilhões de liquidez e alcançou uma relação de endividamento líquido de 1,7 vezes. Durante o ano, o grupo LATAM gerou mais de US$243 milhões em caixa, mesmo após os US$207 milhões utilizados em seu refinanciamento e o pagamento de dividendos de US$175 milhões. O grupo também alcançou um EBITDAR ajustado de US$3.108 milhões, o que representa um aumento de 22,7% interanual.
Na perspectiva financeira, um marco importante de 2024 foi o retorno do LATAM Airlines Group S.A. à Bolsa de Nova Iorque (NYSE), além do refinanciamento da maior parte de sua dívida não relacionada à frota, o que lhe permitiu reduzir significativamente suas despesas com juros e fortalecer seu balanço geral e geração de fluxo de caixa.
Ao mesmo tempo, em dezembro, o grupo assinou seu primeiro “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade” (do inglês “Sustainability-Linked Loan”) , no valor de US$300 milhões, tornando-se a única companhia aérea da América do Sul a realizar uma operação financeira desse tipo até aquele momento.
Durante o ano de 2024, o grupo LATAM continuou oferecendo aos seus passageiros uma conectividade incomparável com 151 destinos em 27 países, alcançando um fator de ocupação consolidado de 84,3%, 1,2 ponto porcentual maior que em 2023. Nos últimos doze meses, o grupo recebeu 16 aeronaves, somando uma frota total de 347 aviões.
Além de ser o único grupo de companhias aéreas na região que conecta a América do Sul com a América do Norte, Europa, Oceania e África, o grupo LATAM manteve os clientes no centro de seu negócio. Para eles, possui uma proposta única que se adapta aos diferentes estilos e necessidades e que busca entregar um serviço de excelência oferecendo o programa de viajante frequente (Frequent Flyer Program - FFP), LATAM Pass, que alcançou os 49 milhões de membros em 2024, mantendo-se como o maior programa da região.
Ao mesmo tempo, em 2024, o grupo LATAM teve melhorias no atendimento aos seus clientes e na diminuição da taxa de reclamações. No Chile, a LATAM reduziu a taxa em 21,8% em comparação com 2023 e teve uma redução de 70% nas reclamações durante os últimos cinco anos, segundo o relatório elaborado pela Junta de Aeronáutica Civil (JAC) segundo cifras do Serviço Nacional do Consumidor (SERNAC).
Na Colômbia, a LATAM diminuiu sua taxa de reclamações perante as duas autoridades que zelam pela proteção dos usuários: No caso da Superintendência de Transporte, foram apresentados 1.103 reclamações, 11% menos em comparação com 2023, o que corresponde a 0,01% do total de passageiros transportados pela companhia aérea em 2024. Na plataforma SIC Facilita, da Superintendência de Indústria e Comércio, foram reportadas 51% menos queixas, em comparação com 2023.
Sustentabilidade
Em 2024, o grupo LATAM continuou com sua estratégia de sustentabilidade que busca minimizar os impactos sobre o meio ambiente e gerar valor social, ambiental e econômico para os países onde opera. Ao final do ano, no pilar de Economia Circular, o grupo LATAM alcançou a eliminação de 97% dos plásticos de uso único em toda sua operação, o que equivale a mais de 1.700 toneladas.
Apenas em 2024, foram recicladas 280 toneladas de resíduos em voos domésticos. Em Gestão da Mudança Climática, desde 2010 até 2024, o grupo conseguiu evitar 4,5 milhões de toneladas de CO2, enquanto que, em Valor Compartilhado, o grupo LATAM mantém cerca de 50 alianças com organizações sociais e ambientais.
Em dezembro passado, a LATAM se reincorporou ao Índice de Sustentabilidade Dow Jones e foi reconhecida como o quinto grupo de companhias aéreas mais sustentável a nível mundial e o mais sustentável nas Américas, segundo a última avaliação de sustentabilidade corporativa da S&P Global (Corporate Sustainability Assessment - CSA). Esse feito destaca os esforços contínuos do grupo para posicionar a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas suas operações.
SOBRE O GRUPO LATAM
O Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas são o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos na região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para a Europa, Oceania, África, Estados Unidos e Caribe.
Para mais informações, visite www.latam.com
São Paulo, janeiro de 2025 - Um balanço da LATAM acaba de apontar que o número de funcionários da companhia no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos, alcançando a marca de 20,5 mil colaboradores. Desde 2023, a empresa contratou no País 6,4 mil pessoas, sendo 3,5 mil somente no último ano. Os principais investimentos em contratações da LATAM no Brasil no biênio foram para as áreas de Aeroportos, Tripulação de Cabine, Cargas, Manutenção e Pilotos.
Além das contratações, a LATAM promoveu no Brasil nos últimos dois anos outros 4,7 mil colaboradores, sendo 2,8 mil somente em 2024. Além disso, realizou outras 2,7 mil migrações internas, permitindo que os seus próprios talentos no Brasil pudessem desenvolver as suas carreiras em outras áreas de seu interesse na mesma organização.
Atualmente, o quadro funcional da LATAM no Brasil representa 53% de todos os colaboradores do Grupo LATAM Airlines. Desde 2023, a companhia contratou no Brasil 2,1 mil agentes de aeroportos, 978 mecânicos e profissionais de manutenção, 870 tripulantes de cabine, 723 agentes de cargas e 533 pilotos, além de diversos profissionais para outras funções executivas e operacionais.
MAIS CAPACITAÇÃO
MAIS AVIÕES
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
Divulgação TAAG
TAAG celebra o Valentine’s Day com até 20% de desconto. A campanha é válida até 5 de fevereiro
A TAAG Linhas Aéreas de Angola lança promoção em comemoração ao “Valentine`s Day”, tradicional data em que se comemora do Dia dos Namorados em diversos países. A companhia vai oferecer até 20% de desconto nas passagens aéreas da classe econômica, executiva e primeira classe, para todas as rotas domésticas (exceto Cabinda), regionais e internacionais (exceto codeshare).
O período de venda promocional acontece de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2025 e os passageiros devem realizar suas viagens no período de 7 de fevereiro a 30 de junho deste ano.
Os bilhetes promocionais podem ser adquiridos nos canais de vendas habituais: lojas, call center, website e agências de viagens parceiras da TAAG. Além disso, a companhia oferece a opção de parcelamento em até 4x sem juros em todos os voos com origem no Brasil. Essa opção de parcelamento está disponível exclusivamente para compras realizadas em agências de viagens.
TAAG transfere operações de venda do terminal de voo doméstico para o novo aeroporto a partir de 1 de fevereiro
Dando seguimento à melhoria contínua dos seus serviços e com o objetivo de otimizar processos e proporcionar uma experiência positiva aos passageiros e clientes, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola anuncia o encerramento da loja no Terminal de Voos Domésticos do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a partir do dia 1 de fevereiro de 2025. A partir dessa data, todos os voos domésticos passarão a operar exclusivamente no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).
Em virtude desta mudança, as lojas alternativas disponíveis para atendimento serão:
- Loja AIAAN: aberta todos os dias, 24 horas por dia;
- Loja Marginal: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h; aos sábados, das 7h30 às 14h;
- Loja Dolce Vita: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30;
- Loja TVI (Terminal Voo Internacional): aberta todos os dias, 24 horas por dia.
TAM AE, em parceria com o SENAI SP, promove cursos de capacitação no seu Centro de Serviços, em Jundiaí
Serão ministrados cursos na área de motores e aviônicos, visando a capacitação de novos colaboradores da companhia
São Paulo, janeiro de 2025 – A TAM Aviação Executiva, em parceria com o SENAI SP, promove, a partir deste mês, cursos de capacitação em Motores GMP (motores de aviação geral, hélices, rotores e sistemas de grupos motopropulsores) e Aviônicos (técnico em manutenção aeronáutica), no seu Centro de Serviços em Jundiaí, o maior e mais gabaritado do segmento na América Latina.
Duas carretas móveis, equipadas com o que há de mais avançado em instrução e com todos os recursos para aulas teóricas e práticas, estão na unidade da TAM em Jundiaí, onde são oferecidos diversos serviços e soluções em manutenção, upgrades e revitalização e aeronaves. O objetivo dessa ação é auxiliar na capacitação dos novos colaboradores da empresa, ampliando a disponibilidade de mão de obra qualificada.
Os serviços em motores e aviônicos são alguns dos mais realizados pela TAM AE. Por isso, a importância de os novos colaboradores terem a capacitação técnica necessária para atuarem nas áreas e atividades relacionadas.
“Está no DNA da TAM AE a preocupação em oferecer serviços modernos com qualidade e com segurança operacional aos nossos clientes. Em Jundiaí não seria diferente, por sermos uma das principais empresas empregadoras da região, temos a demanda por profissionais qualificados; por isso, estamos investindo em capacitação para os novos colaboradores. Com esses cursos, eles estarão aptos a integrar nossa equipe de técnicos, engenheiros e especialistas altamente capacitados, treinados continuamente tanto no Brasil quanto no exterior”, destaca Wellington Amorim, diretor do Centro de Serviços da TAM Aviação Executiva.
“O desenvolvimento de pessoas é uma prioridade para nós. Formar mão de obra qualificada exige investimento contínuo, e acreditamos que oferecer capacitação desde o início da jornada profissional é essencial para garantir a excelência e a segurança dos nossos serviços. Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso em preparar os colaboradores para os desafios do setor e contribuir ativamente para o futuro da aviação executiva”, cita Roberto Salinas, diretor de Gente, Cultura e Liderança da TAM Aviação Executiva.
Aviônicos e motores, duas das principais soluções atendidas pela TAM Aviação Executiva
Saiba mais sobre o Centro de Serviços da TAM Aviação Executiva em Jundiaí
Com mais de duas décadas de atuação e uma área de 20 mil m², o Centro de Serviços da TAM AE é o maior homologado pela Textron Aviation fora dos Estados Unidos e conta com diversas certificações, entre elas, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil); da norte-americana FAA (Federal Aviation Administration); da chilena DGAC (Dirección General de Aeronáutica Civil); da ANAC Argentina (Administración Nacional de Aviación Civil); e da paraguaia DINAC (Dirección Nacional de Aeronáutica Civil); além da homologação dos órgãos das Forças Armadas (Força Aérea Brasileira, Exército e Marinha).
Para realizar os serviços, Jundiaí possui uma grande quantidade de peças de reposição em estoque (mais de 7.000 Part Numbers diferentes) e um depósito especial alfandegário, que permite a importação de peças de aeronaves da Textron Aviation, componentes e motores de vários OEMs com agilidade e menor custo, além de equipes de compras internacionais e logística que gerenciam as importações e AOGs, resultando em menor tempo de indisponibilidade de aeronave.
Modernização e investimentos
Nos últimos dois anos, a TAM AE fez diversos investimentos em modernização e inovação. Entre eles, em 2023, um contrato com a Pratt & Whitney, como Designated Maintenance Facility (DMF) e parte da rede global de serviços da Pratt & Whitney Canada, que permite a empresa realizar a manutenção de uma ampla variedade de motores P&WC no Brasil. Vale destacar que a empresa também é Designated Maintenance da Williams International, uma das mais importantes fabricantes de motores para a aviação no mundo.
Houve ainda a modernização da cabine de pintura, que atualmente pode atender todas as aeronaves a pistão das marcas Cessna e Beechcraft; turbo-hélices das linhas Caravan e King Air; além de todos os jatos da família Citation e diversos modelos de grande porte de outros fabricantes.
O espaço possui um laboratório para a preparação minuciosa das tintas; o sistema Virtek Iris™ 3D, no qual é possível projetar em 3D as faixas na fuselagem da aeronave, eliminando o processo de mascaramento e acelerando o trabalho de pintura em até quatro vezes; e um eficiente sistema de exaustão, com alta filtragem de partículas que são expelidas, reduzindo assim o impacto ambiental.
Outra novidade foi o anúncio de uma nova parceria com a empresa austríaca F/LIST, fornecedora global de interiores de luxo na aviação. As empresas trabalharão juntas, provendo ao mercado brasileiro o que há de mais moderno em acabamento, mobiliário e design de interiores para aeronaves executivas.
Sobre a TAM Aviação Executiva
Líder Aviação expande operações em São Paulo com novas bases em Congonhas e Campo de Marte e ampliação em Sorocaba
Empresa amplia presença no Estado com foco em inovação, eficiência e atendimento de excelência. Iniciativas incluem também parceria com Helicidade Heliporto
São Paulo, janeiro de 2025 – A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, anuncia a expansão das operações em São Paulo. As novas iniciativas fazem parte de um movimento estratégico para fortalecer a presença da empresa na região, melhorar a qualidade do atendimento aos clientes e otimizar a infraestrutura existente.
As principais novidades incluem a renovação do contrato com a Aena, responsável pela concessão do Aeroporto de Congonhas (CGH), em uma nova área do aeroporto, a criação de uma nova base no Aeroporto Campo de Marte (RTE), a ampliação da base no Aeroporto de Sorocaba (SOD) e uma parceria estratégica com o Helicidade Heliporto.
Com as novas iniciativas, todos os serviços prestados pela Líder na Grande São Paulo e arredores serão mantidos e ampliados com a presença nos principais aeroportos que atendem a região, acomodando a demanda atual: Congonhas (fretamento e gerenciamento, hangaragem, sala VIP, vendas de aeronaves e atendimento aeroportuário, com foco em asas fixas), Campo de Marte (fretamento e gerenciamento, hangaragem, sala VIP, manutenção e atendimento aeroportuário, com foco em asas rotativas), Sorocaba (manutenção de asas fixas), Helicidade (manutenção de helicópteros Bell e Leonardo), Guarulhos (fretamento, sala VIP e atendimento aeroportuário) e Viracopos (fretamento e atendimento aeroportuário).
"Nosso compromisso é oferecer aos nossos clientes a melhor experiência em aviação executiva, com instalações de ponta e serviços especializados, em locais estratégicos da cidade", conclui Junia Hermont, CEO da Líder Aviação.
Renovação de contrato e nova base em Congonhas
A Líder Aviação continuará a operar no Aeroporto de Congonhas. A empresa transferiu suas operações para um novo prédio e hangar, localizado do outro lado da pista e que já está operando normalmente.
A mudança proporciona um espaço mais moderno, com fácil acesso pela Avenida dos Bandeirantes e pelo corredor Norte-Sul, principais vias da região. Na nova configuração, a base no local oferece os serviços de fretamento, gerenciamento, vendas de aeronaves, hangaragem e atendimento aeroportuário, com foco em asas fixas (aviões).
"Manter nossa operação em Congonhas é uma grande conquista, pois o aeroporto está estrategicamente localizado próximo às principais áreas financeiras e corporativas de São Paulo. A nova instalação oferece um ambiente mais moderno e confortável para nossos clientes, com uma sala VIP mais sofisticada, em breve, e todos os serviços especializados de aviação executiva", afirma Junia.
Nova base em Campo de Marte
A Líder Aviação anuncia também a criação de uma base no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista. Esta será a 22ª base da empresa e pelo acordo com a concessionária Pax Aeroportos, a Líder vai ocupar, já a partir de janeiro de 2025, um hangar que terá como foco operacional as operações de asas rotativas (helicópteros), abrangendo manutenção, fretamento, gerenciamento, hangaragem e atendimento aeroportuário.
“Teremos agora um espaço dedicado para os clientes de helicópteros, com sala VIP e hangar próprios, e com capacidade de operação maior do que tínhamos antes”, explica Junia.
Ampliação da base em Sorocaba e parceria com o Helicidade
No Aeroporto de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz, a Líder promove a ampliação da base, que absorveu a operação de manutenção de aviões. Os Centros de Serviço Autorizados para Gulfstream e Hondajet foram transferidos de Congonhas para Sorocaba.
Inaugurada em novembro de 2023, a Líder passou, a partir de janeiro de 2025, a ocupar inteiramente e de maneira exclusiva um hangar com aproximadamente 4 mil m2. O local vai propiciar ao serviço de manutenção um hangar mais novo, dedicado e vocacionado para esta função.
Além disso, no Aeroporto de Sorocaba não há necessidade de slot para pousos e decolagens, o que vai agilizar o recebimento de aeronaves para manutenção, diferentemente do que ocorre no aeroporto na capital paulista.
"A decisão de investir em Sorocaba foi tomada com a perspectiva de ampliar nossa capacidade de manutenção e oferecer ainda mais agilidade para os nossos clientes. Estamos agora completamente preparados para essa expansão e sempre mantendo a excelência nos serviços prestados no aeroporto que já se consolidou como hub de manutenções de aeronaves ", explica Junia.
A unidade de manutenção ganha ainda reforço com a parceria firmada com o Helicidade Heliporto, por meio da prestação de serviços de manutenção de helicópteros Bell Helicopters e Leonardo no local. “Com este acordo, vamos simplificar a logística para os proprietários de helicópteros Bell e Leonardo que operam no Helicidade, pois poderão fazer as manutenções no próprio heliporto onde já estão presentes”, detalha a CEO.
Sobre a Líder Aviação
Viracopos (VCP) - Vilhena (BVH)
*A partir de 10 de março* | ||||
Origem |
Saída |
Destino |
Chegada |
Frequência |
Viracopos
(VCP) |
12:45 |
Vilhena
(BVH) |
14:45 |
Segundas e sextas |
Vilhena
(BVH) |
15:35 |
Viracopos
(VCP) |
19:35 |
Segundas e sextas |
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