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domingo, 2 de fevereiro de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO: VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // IATA divulga metodologia para contabilizar e reportar emissões relacionadas ao uso de SAF // Flytour Vai Junto: uma nova era // LATAM Airlines Group encerra um positivo 2024 com lucro líquido de US$977 milhões e 82 milhões de passageiros transportados pelo grupo // Número de funcionários da LATAM no Brasil cresce 14% em dois anos e chega a 20,5 mil pessoas // TAAG celebra o Valentine’s Day com até 20% de desconto. A campanha é válida até 5 de fevereiro // TAAG transfere operações de venda do terminal de voo doméstico para o novo aeroporto a partir de 1 de fevereiro // TAM AE, em parceria com o SENAI SP, promove cursos de capacitação no seu Centro de Serviços, em Jundiaí // Líder Aviação expande operações em São Paulo com novas bases em Congonhas e Campo de Marte e ampliação em Sorocaba // Azul inaugura nova rota conectando Viracopos (SP) e Vilhena (RO)




IATA divulga metodologia para contabilizar e reportar emissões relacionadas ao uso de SAF

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou sua metodologia para contabilizar e reportar a redução de emissões associada ao uso de combustível de aviação sustentável (SAF) pelas empresas aéreas. Fatores de emissões opcionais tank-to-wake (TTW) ou well-to-wake (WTW) para atender a vários requisitos regulatórios e voluntários. 

Abordagem de contabilização consistente para atender às necessidades de conformidade regulatória e voluntária. Nenhum pré-julgamento de decisões de adicionalidade (1) da empresa que relatar as emissões associadas ao uso de SAF, desde que não ocorra contagem dupla na contabilização da redução de emissões associada ao SAF.

Orientação para redução de emissões com o uso de SAF em cálculos por passageiro e por remessa de carga.Princípios fundamentais:Igualdade na contabilização do SAF.

Prevenção de contagem dupla.Integridade das informações ambientais e relatórios elaborados.

Dados transparentes e verificáveis.

A metodologia da IATA de contabilização e relatório do uso de SAF foi desenvolvida com a colaboração de mais de 40 especialistas de empresas aéreas em todo o mundo, independente de matéria-prima de combustível ou tecnologia. Além disso, a metodologia complementa os sistemas internacionais atuais e reforça a consistência sem duplicar esforços.

O SAF é um componente essencial dos planos das empresas aéreas para atingir zero emissão líquida de carbono até 2050. A metodologia atende à necessidade de garantir que a contribuição do SAF para a descarbonização da aviação seja contabilizada de forma precisa, consistente e transparente.

Essa publicação é uma etapa fundamental na preparação do SAF Registry (Registro SAF) da IATA, que deve ser lançado em abril de 2025. 

O SAF Registry da IATA terá um papel fundamental na criação de um mercado global de SAF funcional.“A metodologia fornecerá uma abordagem consistente para contabilizar os benefícios ambientais das compras de SAF, independentemente da localização. Este é um componente essencial do SAF Registry da IATA que será lançado em breve, permitindo que as empresas aéreas tenham benefícios com o SAF enquanto cumprem com suas obrigações regulatórias e voluntárias, independentemente de onde o SAF for utilizado. A transparência de uma metodologia padrão global publicada trará a confiança de que o SAF Registry é robusto e justo, sem dupla contagem. Isso é essencial para criar um mercado global de SAF funcional", disse Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e economista-chefe da IATA.

Principais recursos da metodologia:
Cálculos de emissões baseados nas compras de SAF, independentemente da cadeia de custódia usada e dos locais de uso do SAF, alinhando-se à abordagem CORSIA da OACI.

  • Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) representa cerca de 340 empresas aéreas, que compõem mais de 80% do tráfego aéreo global.
  • Siga a IATA no X: x.com/iata para verificar anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.

(1) Adicionalidade é geralmente definida como princípios de contabilização que podem impulsionar a redução de emissões de forma mais significativa do que o exigido por regulamentações ou o que é considerado como atividades usuais. Adicionalidade pode ser percebida de forma diferente com diferentes níveis de rigorosidade. A metodologia da IATA não prejulga decisões de adicionalidade por partes que relatam a redução de emissões do SAF, mas enfatiza com transparência o que foi relatado.



Flytour Vai Junto: uma nova era

 

Novo posicionamento da marca destaca humanização, inovação e flexibilidade


Depois de celebrar 50 anos de história em 2024, conectando pessoas, destinos e sonhos, com uma liderança consolidada em viagens corporativas no Brasil, a Flytour coloca os pés em uma nova era — mais humana, inovadora e flexível do que nunca, pronta para continuar escrevendo histórias inesquecíveis.


Ao longo de seus primeiros 50 anos, a Flytour evoluiu de uma pequena empresa visionária para um gigante do turismo, entregando soluções personalizadas e eficientes para empresas de diferentes portes. Foram inúmeras conquistas: a expansão pelo país, a inovação constante em produtos e serviços e a integração ao ecossistema BeFly, com oportunidades exclusivas de cross-selling entre mais de 30 marcas consolidadas do turismo.
 

“Estamos em constante expansão, a Flytour de hoje é movida pela evolução contínua e pelo cliente. No meu time, o grande diferencial sempre foi o valor humano, e cada etapa do nosso trabalho é pensada para atender às necessidades únicas deste cliente, que confia em nós. Desde as melhores negociações para os agentes de viagens até um atendimento especializado e personalizado, nossa missão é clara: estar ao lado dos nossos clientes a todo tempo, em todas as jornadas. Na Flytour, nós realmente vamos juntos", reforça Luti Guimarães, VP de Negócios da BeFly.

Agora, a Flytour vive um novo momento de marca. Com foco em inovação e proximidade com o agente de viagens e empresas parceiras, a campanha reforça o posicionamento da Flytour como um parceiro essencial do turismo. 


Para Renata Maluf, diretora de Marketing da BeFly, “Ao longo dos 50 anos, construímos uma marca reconhecida pela excelência no atendimento e pela expertise em viagens corporativas. No entanto, entendemos que tradição e inovação devem caminhar juntas para continuarmos liderando o setor. Nossa nova campanha nasce desse desafio: modernizar a marca sem perder a essência que nos trouxe até aqui. O nosso posicionamento ‘FLYTOUR: VAI JUNTO’ assume de forma clara e direta o compromisso de estarmos ao lado dos nossos clientes sempre.”
 

Atendendo às múltiplas demandas do mercado, o grupo Flytour segue atuando em quatro frentes: a Flytour Consolidadora, como líder em distribuição de passagens aéreas, a Flytour Business Travel, especialista em gestão de viagens corporativas, a Flytour Eventos, especializadas em eventos de todas as categorias, e a Flytour Franchising, que oferece todo o suporte necessário para o empreendedor do turismo potencializar a sua agência de viagens através da marca Flytour.
 

“O novo posicionamento de marca é mais um motivo de orgulho para o nosso ecossistema, pois significa reconhecer o trabalho de todos que construíram essa história e renovar o compromisso com o futuro. Continuaremos fazendo o que sabemos de melhor: criando oportunidades através das viagens de forma cada vez mais tecnológica e sustentável, reforçando ainda mais o nosso diferencial humano. Vamos juntos!”, finaliza Marcelo Cohen, presidente da BeFly.


LATAM Airlines Group encerra um positivo 2024 com lucro líquido de US$977 milhões e 82 milhões de passageiros transportados pelo grupo

 

Santiago, janeiro de 2025 - Com um desempenho operacional e financeiro positivo, o Grupo LATAM Airlines encerrou o ano de 2024 com lucros líquidos de US$977 milhões, quase o dobro do reportado no ano passado. 

Além disso, o grupo LATAM transportou 82 milhões de passageiros, o maior número registrado, e aumentou sua capacidade consolidada em 15,1% em 2024, em comparação com 2023, em linha com a última orientação de crescimento atualizada em outubro passado. 

Esses números estão dentro da entrega de resultados do quarto trimestre do ano passado pela LATAM e refletem a capacidade de crescimento do grupo em um contexto de desafios macroeconômicos e dinamismo competitivo.
 

No ano de 2024, a LATAM teve receitas operacionais totais de US$13 bilhões, 10,6% a mais em relação a 2023. No quarto trimestre, as receitas alcançaram US$3,3 bilhões, registrando um forte aumento nas receitas de carga, que cresceram 29,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Por sua vez, o resultado operacional ajustado alcançou US$1,6 bilhões em 2024, registrando uma margem operacional ajustada de 12,7%, 1,5 pontos percentuais a mais em relação a 2023, um recorde anual para o grupo.

 

Quanto à sua estrutura de capital, a LATAM encerrou 2024 com US$3,5 bilhões de liquidez e alcançou uma relação de endividamento líquido de 1,7 vezes. Durante o ano, o grupo LATAM gerou mais de US$243 milhões em caixa, mesmo após os US$207 milhões utilizados em seu refinanciamento e o pagamento de dividendos de US$175 milhões. O grupo também alcançou um EBITDAR ajustado de US$3.108 milhões, o que representa um aumento de 22,7% interanual.

 

“2024 foi um ano de grandes avanços para o grupo LATAM, marcado por uma forte geração de fluxo de caixa livre, mostrando a eficiência da LATAM e sua capacidade de conter custos. Isso acompanhado por um sólido crescimento de seu tamanho, rede e operações. O desempenho do grupo foi guiado pelo novo propósito: 'Elevar cada viagem, sempre', que busca proporcionar uma experiência significativa desde o momento em que um cliente escolhe voar com a LATAM”, disse Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
 

Na perspectiva financeira, um marco importante de 2024 foi o retorno do LATAM Airlines Group S.A. à Bolsa de Nova Iorque (NYSE), além do refinanciamento da maior parte de sua dívida não relacionada à frota, o que lhe permitiu reduzir significativamente suas despesas com juros e fortalecer seu balanço geral e geração de fluxo de caixa. 


Ao mesmo tempo, em dezembro, o grupo assinou seu primeiro “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade” (do inglês “Sustainability-Linked Loan”) , no valor de US$300 milhões, tornando-se a única companhia aérea da América do Sul a realizar uma operação financeira desse tipo até aquele momento.

 

Crescimento operacional e clientes
 

Durante o ano de 2024, o grupo LATAM continuou oferecendo aos seus passageiros uma conectividade incomparável com 151 destinos em 27 países, alcançando um fator de ocupação consolidado de 84,3%, 1,2 ponto porcentual maior que em 2023. Nos últimos doze meses, o grupo recebeu 16 aeronaves, somando uma frota total de 347 aviões.

 

Além de ser o único grupo de companhias aéreas na região que conecta a América do Sul com a América do Norte, Europa, Oceania e África, o grupo LATAM manteve os clientes no centro de seu negócio. Para eles, possui uma proposta única que se adapta aos diferentes estilos e necessidades e que busca entregar um serviço de excelência oferecendo o programa de viajante frequente (Frequent Flyer Program - FFP), LATAM Pass, que alcançou os 49 milhões de membros em 2024, mantendo-se como o maior programa da região.

 

Dentro desse contexto e pelo sexto ano consecutivo, a LATAM se posicionou entre os cinco principais grupos de companhias aéreas globais em pontualidade, alcançando, ao mesmo tempo, 51 pontos no Net Promoter Score (NPS) para todo o ano de 2024, 3 pontos a mais em comparação com 2023, o mais alto de sua história. O NPS é a ferramenta que o grupo utiliza para medir a satisfação de seus clientes.
 

Ao mesmo tempo, em 2024, o grupo LATAM teve melhorias no atendimento aos seus clientes e na diminuição da taxa de reclamações. No Chile, a LATAM reduziu a taxa em 21,8% em comparação com 2023 e teve uma redução de 70% nas reclamações durante os últimos cinco anos, segundo o relatório elaborado pela Junta de Aeronáutica Civil (JAC) segundo cifras do Serviço Nacional do Consumidor (SERNAC).

 

Na Colômbia, a LATAM diminuiu sua taxa de reclamações perante as duas autoridades que zelam pela proteção dos usuários: No caso da Superintendência de Transporte, foram apresentados 1.103 reclamações, 11% menos em comparação com 2023, o que corresponde a 0,01% do total de passageiros transportados pela companhia aérea em 2024. Na plataforma SIC Facilita, da Superintendência de Indústria e Comércio, foram reportadas 51% menos queixas, em comparação com 2023.

 

Por sua vez, a LATAM Airlines Brasil foi escolhida como a companhia aérea com o "Melhor Atendimento do Brasil" segundo o portal Reclame Aqui. Esse reconhecimento é considerado um dos mais relevantes em termos de atendimento e reputação do Brasil e é o resultado de uma série de investimentos realizados pelo grupo para elevar a experiência de seus passageiros.
 

Sempre pensando em seus clientes, em 2024 continuou o processo de renovação das aeronaves que considera uma mudança completa do interior das cabines com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design. Até a data, já foi renovada 100% da frota de narrow-body e 54% da frota de wide-body. 

O grupo também avançou na implementação de Wi-Fi gratuito para os clientes LATAM Pass em voos domésticos e regionais, em suas aeronaves de corredor simples, serviço que no Brasil abrange 100% da frota e 75% nas filiais do Chile, Peru, Colômbia e Equador.
 

Sustentabilidade

 

Em 2024, o grupo LATAM continuou com sua estratégia de sustentabilidade que busca minimizar os impactos sobre o meio ambiente e gerar valor social, ambiental e econômico para os países onde opera. Ao final do ano, no pilar de Economia Circular, o grupo LATAM alcançou a eliminação de 97% dos plásticos de uso único em toda sua operação, o que equivale a mais de 1.700 toneladas. 


Apenas em 2024, foram recicladas 280 toneladas de resíduos em voos domésticos. Em Gestão da Mudança Climática, desde 2010 até 2024, o grupo conseguiu evitar 4,5 milhões de toneladas de CO2, enquanto que, em Valor Compartilhado, o grupo LATAM mantém cerca de 50 alianças com organizações sociais e ambientais.

 

Em dezembro passado, a LATAM se reincorporou ao Índice de Sustentabilidade Dow Jones e foi reconhecida como o quinto grupo de companhias aéreas mais sustentável a nível mundial e o mais sustentável nas Américas, segundo a última avaliação de sustentabilidade corporativa da S&P Global (Corporate Sustainability Assessment - CSA). Esse feito destaca os esforços contínuos do grupo para posicionar a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas suas operações.

 

SOBRE O GRUPO LATAM

 

O Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas são o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos na região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para a Europa, Oceania, África, Estados Unidos e Caribe.

 

O Grupo possui uma frota de aviões Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A321Neo, A320, A320Neo e A319. Além disso, o Airbus 330, operado sob arrendamento de curto prazo, também faz parte das operações atuais. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM. Além de terem acesso aos porões dos aviões de passageiros das subsidiárias do grupo, contam com uma frota conjunta de 21 aeronaves cargueiras. Essas afiliadas de carga têm acesso aos aviões de passageiros do grupo e operam dentro da rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de carga. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
 

Para mais informações, visite www.latam.com



Número de funcionários da LATAM no Brasil cresce 14% em dois anos e chega a 20,5 mil pessoas

Maior empregadora do setor aéreo nacional, LATAM contratou no País 6,4 mil colaboradores e promoveu outros 4,7 mil desde 2023

Principais investimentos em contratações foram para as áreas de Aeroportos, Tripulação de Cabine, Cargas, Manutenção e Pilotos



São Paulo, janeiro de 2025 - Um balanço da LATAM acaba de apontar que o número de funcionários da companhia no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos, alcançando a marca de 20,5 mil colaboradores. Desde 2023, a empresa contratou no País 6,4 mil pessoas, sendo 3,5 mil somente no último ano. Os principais investimentos em contratações da LATAM no Brasil no biênio foram para as áreas de Aeroportos, Tripulação de Cabine, Cargas, Manutenção e Pilotos.

Além das contratações, a LATAM promoveu no Brasil nos últimos dois anos outros 4,7 mil colaboradores, sendo 2,8 mil somente em 2024. Além disso, realizou outras 2,7 mil migrações internas, permitindo que os seus próprios talentos no Brasil pudessem desenvolver as suas carreiras em outras áreas de seu interesse na mesma organização.



“A LATAM é a maior empregadora do setor aéreo nacional e se preparou para voltar a investir de forma sólida e empregar mais pessoas no Brasil nos últimos dois anos. Esse resultado comprova que com planejamento é possível investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”, explica Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.

Atualmente, o quadro funcional da LATAM no Brasil representa 53% de todos os colaboradores do Grupo LATAM Airlines. Desde 2023, a companhia contratou no Brasil 2,1 mil agentes de aeroportos, 978 mecânicos e profissionais de manutenção, 870 tripulantes de cabine, 723 agentes de cargas e 533 pilotos, além de diversos profissionais para outras funções executivas e operacionais.

MAIS CAPACITAÇÃO



Em dezembro de 2024, a LATAM inaugurou no Brasil a Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País. Inicialmente voltada para a formação de novos mecânicos aeronáuticos, as aulas da Escola LATAM foram iniciadas em janeiro de 2025, com uma primeira turma de 70 funcionários bolsistas da própria empresa. A LATAM, vale destacar, é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.

MAIS AVIÕES

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.



MAIS VOOS E ASSENTOS

Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.

Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

Divulgação TAAG


 TAAG celebra o Valentine’s Day com até 20% de desconto. A campanha é válida até 5 de fevereiro 

 

 

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lança promoção em comemoração ao “Valentine`s Day”, tradicional data em que se comemora do Dia dos Namorados em diversos países. A companhia vai oferecer até 20% de desconto nas passagens aéreas da classe econômica, executiva e primeira classe, para todas as rotas domésticas (exceto Cabinda), regionais e internacionais (exceto codeshare).

 

O período de venda promocional acontece de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2025 e os passageiros devem realizar suas viagens no período de 7 de fevereiro a 30 de junho deste ano. 


Os bilhetes promocionais podem ser adquiridos nos canais de vendas habituais: lojas, call center, website e agências de viagens parceiras da TAAG. Além disso, a companhia oferece a opção de parcelamento em até 4x sem juros em todos os voos com origem no Brasil. Essa opção de parcelamento está disponível exclusivamente para compras realizadas em agências de viagens.

 

A TAAG oferece conexões para oito cidades do continente africano a partir de Luanda. São elas: Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Ponta Negra (República do Congo) e Lagos (Nigéria). Além disso, a companhia também conecta com 12 províncias de Angola e Lisboa, em Portugal.
 
Atualmente, os voos da companhia partem quatro vezes por semana do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Luanda, capital de Angola, às quartas, sextas, sábados e domingos. Além disso, os passageiros têm a opção de conhecer Angola com um stopover de até cinco dias, facilitado pela isenção de visto para cidadãos brasileiros, que podem permanecer no país por até 90 dias.

TAAG transfere operações de venda do terminal de voo doméstico para o novo aeroporto a partir de 1 de fevereiro

 
Durante o período de mudança, a companhia disponibilizará lojas alternativas para o atendimento


 

Dando seguimento à melhoria contínua dos seus serviços e com o objetivo de otimizar processos e proporcionar uma experiência positiva aos passageiros e clientes, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola anuncia o encerramento da loja no Terminal de Voos Domésticos do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a partir do dia 1 de fevereiro de 2025. A partir dessa data, todos os voos domésticos passarão a operar exclusivamente no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).

 

Em virtude desta mudança, as lojas alternativas disponíveis para atendimento serão:

  • Loja AIAAN: aberta todos os dias, 24 horas por dia;
  • Loja Marginal: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h; aos sábados, das 7h30 às 14h;
  • Loja Dolce Vita: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30;
  • Loja TVI (Terminal Voo Internacional): aberta todos os dias, 24 horas por dia.

 
Destaca-se que as lojas estão abertas com várias posições de atendimento simultâneo ao cliente, oferecendo todos os serviços comerciais para os passageiros das classes econômica e premium. Os espaços proporcionam um ambiente moderno e acolhedor, atendendo às necessidades dos clientes e refletindo um atendimento próximo por parte da equipe comercial da TAAG.
 
Recorde-se que, a partir de 1 de fevereiro, todas as ligações domésticas, incluindo Lubango (Huíla), Catumbela (Benguela), Huambo, Cuito (Bié), Menongue (Cubango), Namibe e Ondjiva (Cunene), bem como os serviços regionais para a República do Congo (Brazzaville) e a República Democrática do Congo (Kinshasa), serão adicionadas à programação geral de voos no AIAAN.
 
Com esta ação, a Companhia reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados aos passageiros, assegurando que a transição da operação seja realizada de forma sólida, gradual e segura.




TAM AE, em parceria com o SENAI SP, promove cursos de capacitação no seu Centro de Serviços, em Jundiaí
 

Serão ministrados cursos na área de motores e aviônicos, visando a capacitação de novos colaboradores da companhia

 

 

São Paulo, janeiro de 2025 – A TAM Aviação Executiva, em parceria com o SENAI SP, promove, a partir deste mês, cursos de capacitação em Motores GMP (motores de aviação geral, hélices, rotores e sistemas de grupos motopropulsores) e Aviônicos (técnico em manutenção aeronáutica), no seu Centro de Serviços em Jundiaí, o maior e mais gabaritado do segmento na América Latina.

 

Duas carretas móveis, equipadas com o que há de mais avançado em instrução e com todos os recursos para aulas teóricas e práticas, estão na unidade da TAM em Jundiaí, onde são oferecidos diversos serviços e soluções em manutenção, upgrades e revitalização e aeronaves. O objetivo dessa ação é auxiliar na capacitação dos novos colaboradores da empresa, ampliando a disponibilidade de mão de obra qualificada.

 

Os serviços em motores e aviônicos são alguns dos mais realizados pela TAM AE. Por isso, a importância de os novos colaboradores terem a capacitação técnica necessária para atuarem nas áreas e atividades relacionadas.

 

“Está no DNA da TAM AE a preocupação em oferecer serviços modernos com qualidade e com segurança operacional aos nossos clientes. Em Jundiaí não seria diferente, por sermos uma das principais empresas empregadoras da região, temos a demanda por profissionais qualificados; por isso, estamos investindo em capacitação para os novos colaboradores. Com esses cursos, eles estarão aptos a integrar nossa equipe de técnicos, engenheiros e especialistas altamente capacitados, treinados continuamente tanto no Brasil quanto no exterior”, destaca Wellington Amorim, diretor do Centro de Serviços da TAM Aviação Executiva.

 

“O desenvolvimento de pessoas é uma prioridade para nós. Formar mão de obra qualificada exige investimento contínuo, e acreditamos que oferecer capacitação desde o início da jornada profissional é essencial para garantir a excelência e a segurança dos nossos serviços. Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso em preparar os colaboradores para os desafios do setor e contribuir ativamente para o futuro da aviação executiva”, cita Roberto Salinas, diretor de Gente, Cultura e Liderança da TAM Aviação Executiva.

 

Aviônicos e motores, duas das principais soluções atendidas pela TAM Aviação Executiva

 

Saiba mais sobre o Centro de Serviços da TAM Aviação Executiva em Jundiaí

 

Com mais de duas décadas de atuação e uma área de 20 mil m², o Centro de Serviços da TAM AE é o maior homologado pela Textron Aviation fora dos Estados Unidos e conta com diversas certificações, entre elas, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil); da norte-americana FAA (Federal Aviation Administration); da chilena DGAC (Dirección General de Aeronáutica Civil); da ANAC Argentina (Administración Nacional de Aviación Civil); e da paraguaia DINAC (Dirección Nacional de Aeronáutica Civil); além da homologação dos órgãos das Forças Armadas (Força Aérea Brasileira, Exército e Marinha).

 

Para realizar os serviços, Jundiaí possui uma grande quantidade de peças de reposição em estoque (mais de 7.000 Part Numbers diferentes) e um depósito especial alfandegário, que permite a importação de peças de aeronaves da Textron Aviation, componentes e motores de vários OEMs com agilidade e menor custo, além de equipes de compras internacionais e logística que gerenciam as importações e AOGs, resultando em menor tempo de indisponibilidade de aeronave.

 

Modernização e investimentos

Nos últimos dois anos, a TAM AE fez diversos investimentos em modernização e inovação. Entre eles, em 2023, um contrato com a Pratt & Whitney, como Designated Maintenance Facility (DMF) e parte da rede global de serviços da Pratt & Whitney Canada, que permite a empresa realizar a manutenção de uma ampla variedade de motores P&WC no Brasil. Vale destacar que a empresa também é Designated Maintenance da Williams International, uma das mais importantes fabricantes de motores para a aviação no mundo.

 

Houve ainda a modernização da cabine de pintura, que atualmente pode atender todas as aeronaves a pistão das marcas Cessna e Beechcraft; turbo-hélices das linhas Caravan e King Air; além de todos os jatos da família Citation e diversos modelos de grande porte de outros fabricantes. 


O espaço possui um laboratório para a preparação minuciosa das tintas; o sistema Virtek Iris™ 3D, no qual é possível projetar em 3D as faixas na fuselagem da aeronave, eliminando o processo de mascaramento e acelerando o trabalho de pintura em até quatro vezes; e um eficiente sistema de exaustão, com alta filtragem de partículas que são expelidas, reduzindo assim o impacto ambiental.

 

Outra novidade foi o anúncio de uma nova parceria com a empresa austríaca F/LIST, fornecedora global de interiores de luxo na aviação. As empresas trabalharão juntas, provendo ao mercado brasileiro o que há de mais moderno em acabamento, mobiliário e design de interiores para aeronaves executivas.



Sobre a TAM Aviação Executiva

Número 1 na comercialização de aeronaves executivas, a TAM Aviação Executiva foi constituída há mais de 60 anos, sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Atua no Brasil como representante exclusiva da Cessna desde 1982; da Bell, desde 2004; da FlightSafety International, desde 2003; e da Beechcraft, a partir de 2016. 

É considerada a maior representante de vendas da Bell e da Textron no mundo. A empresa oferece o mais versátil e abrangente portfólio de produtos da aviação geral no país, com destaque para o nosso Centro de Serviços (o maior para aeronaves executivas da América Latina), hangaragem e atendimento doméstico e internacional, vendas de treinamento, administração, gerenciamento e fretamento de aeronaves.


Líder Aviação expande operações em São Paulo com novas bases em Congonhas e Campo de Marte e ampliação em Sorocaba

 

Empresa amplia presença no Estado com foco em inovação, eficiência e atendimento de excelência. Iniciativas incluem também parceria com Helicidade Heliporto

 

São Paulo, janeiro de 2025 – A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, anuncia a expansão das operações em São Paulo. As novas iniciativas fazem parte de um movimento estratégico para fortalecer a presença da empresa na região, melhorar a qualidade do atendimento aos clientes e otimizar a infraestrutura existente.

 

As principais novidades incluem a renovação do contrato com a Aena, responsável pela concessão do Aeroporto de Congonhas (CGH), em uma nova área do aeroporto, a criação de uma nova base no Aeroporto Campo de Marte (RTE), a ampliação da base no Aeroporto de Sorocaba (SOD) e uma parceria estratégica com o Helicidade Heliporto.

 

Com as novas iniciativas, todos os serviços prestados pela Líder na Grande São Paulo e arredores serão mantidos e ampliados com a presença nos principais aeroportos que atendem a região, acomodando a demanda atual: Congonhas (fretamento e gerenciamento, hangaragem, sala VIP, vendas de aeronaves e atendimento aeroportuário, com foco em asas fixas), Campo de Marte (fretamento e gerenciamento, hangaragem, sala VIP, manutenção e atendimento aeroportuário, com foco em asas rotativas), Sorocaba (manutenção de asas fixas), Helicidade (manutenção de helicópteros Bell e Leonardo), Guarulhos (fretamento, sala VIP e atendimento aeroportuário) e Viracopos (fretamento e atendimento aeroportuário).

 

"Nosso compromisso é oferecer aos nossos clientes a melhor experiência em aviação executiva, com instalações de ponta e serviços especializados, em locais estratégicos da cidade", conclui Junia Hermont, CEO da Líder Aviação.

 

Renovação de contrato e nova base em Congonhas

A Líder Aviação continuará a operar no Aeroporto de Congonhas. A empresa transferiu suas operações para um novo prédio e hangar, localizado do outro lado da pista e que já está operando normalmente. 


A mudança proporciona um espaço mais moderno, com fácil acesso pela Avenida dos Bandeirantes e pelo corredor Norte-Sul, principais vias da região. Na nova configuração, a base no local oferece os serviços de fretamento, gerenciamento, vendas de aeronaves, hangaragem e atendimento aeroportuário, com foco em asas fixas (aviões).

 

"Manter nossa operação em Congonhas é uma grande conquista, pois o aeroporto está estrategicamente localizado próximo às principais áreas financeiras e corporativas de São Paulo. A nova instalação oferece um ambiente mais moderno e confortável para nossos clientes, com uma sala VIP mais sofisticada, em breve, e todos os serviços especializados de aviação executiva", afirma Junia.

 

Nova base em Campo de Marte

A Líder Aviação anuncia também a criação de uma base no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista. Esta será a 22ª base da empresa e pelo acordo com a concessionária Pax Aeroportos, a Líder vai ocupar, já a partir de janeiro de 2025, um hangar que terá como foco operacional as operações de asas rotativas (helicópteros), abrangendo manutenção, fretamento, gerenciamento, hangaragem e atendimento aeroportuário.

 

Teremos agora um espaço dedicado para os clientes de helicópteros, com sala VIP e hangar próprios, e com capacidade de operação maior do que tínhamos antes”, explica Junia.

 

Ampliação da base em Sorocaba e parceria com o Helicidade


No Aeroporto de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz, a Líder promove a ampliação da base, que absorveu a operação de manutenção de aviões. Os Centros de Serviço Autorizados para Gulfstream e Hondajet foram transferidos de Congonhas para Sorocaba.

 

Inaugurada em novembro de 2023, a Líder passou, a partir de janeiro de 2025, a ocupar inteiramente e de maneira exclusiva um hangar com aproximadamente 4 mil m2. O local vai propiciar ao serviço de manutenção um hangar mais novo, dedicado e vocacionado para esta função. 


Além disso, no Aeroporto de Sorocaba não há necessidade de slot para pousos e decolagens, o que vai agilizar o recebimento de aeronaves para manutenção, diferentemente do que ocorre no aeroporto na capital paulista.

 

"A decisão de investir em Sorocaba foi tomada com a perspectiva de ampliar nossa capacidade de manutenção e oferecer ainda mais agilidade para os nossos clientes. Estamos agora completamente preparados para essa expansão e sempre mantendo a excelência nos serviços prestados no aeroporto que já se consolidou como hub de manutenções de aeronaves ", explica Junia.

 

A unidade de manutenção ganha ainda reforço com a parceria firmada com o Helicidade Heliporto, por meio da prestação de serviços de manutenção de helicópteros Bell Helicopters e Leonardo no local. “Com este acordo, vamos simplificar a logística para os proprietários de helicópteros Bell e Leonardo que operam no Helicidade, pois poderão fazer as manutenções no próprio heliporto onde já estão presentes”, detalha a CEO.

 

Sobre a Líder Aviação

É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 66 anos, conta com mais de 1,3 mil colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. 

Com presença em 21 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros.


Azul inaugura nova rota conectando Viracopos (SP) e Vilhena (RO) 
Clientes contarão com quatro novos voos regulares conectando as duas regiões 
São Paulo, janeiro de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, iniciou a venda de voos conectando a cidade de Vilhena, em Rondônia, com o seu principal hub, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).  
Serão dois voos semanais, às segundas e sextas, entre as cidades, no período da tarde. Os voos serão feitos com aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 Clientes. 
A iniciativa da empresa é atender novas oportunidades de negócios e ofertar mais alternativas de destinos aos seus Clientes. “Essa rota é estratégica para a Azul, pois conecta um dos Estados mais importantes da região Norte a Viracopos, o principal hub da companhia,
interligando os Clientes amazônidas a outros 70 destinos nacionais e internacionais e vice-versa”, explicou Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças.  

Confira a frequência e horários dos voos entre Viracopos e Vilhena:  
Viracopos (VCP) - Vilhena (BVH) 
*A partir de 10 de março*  
Origem  
Saída  
Destino  
Chegada  
Frequência  
Viracopos 
(VCP) 
12:45 
Vilhena 
(BVH) 
14:45 
Segundas e sextas 
Vilhena 
(BVH) 
15:35 
Viracopos 
(VCP) 
19:35 
Segundas e sextas 





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