Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Um dos principais slogans do Carnaval de Belo Horizonte, o
“Não é não”, campanha que combate o assédio segue forte na festa de carnaval .
Adesivos para reforçar a luta contra os abusos diários sofridos pelas mulheres
foram distribuídos no dia 15 de fevereiro, nos 60 blocos que iniciaram o
carnaval na capital mineira , que vai até o dia 9 de março, com 560 blocos de
ruas pela cidade, levando cerca de 6 milhões de pessoas divertindo na maior
festa popular do Brasil.
Carnaval em BH e pelo interior será um dos melhores do
Brasil movimentando o turismo , gerando emprego e renda, além de muita diversão.
Adesivos serão distribuídos durante os desfiles dos blocos. Agentes da Guarda Municipal de BH participam da ação. “É importante as pessoas, principalmente as mulheres, saberem os seus direitos e se sentirem seguras. Estamos aqui fazendo essa campanha e a fiscalização para que todos tenham um Carnaval feliz”, disse a agente Andressa Nunes.
Não
é Não !
Investimentos no turismo
aumentam
O turismo no Brasil vem alcançando novos rumos, construção de novos hotéis e pousadas, sendo destaque na economia nacional, atraiu mais de 6 milhões 700 mil turistas estrangeiros, além de ser uma atividade de lazer e enriquecimento cultural, é um motor econômico, responsável pela criação de diversas vagas de trabalho. Essa percepção é sentida por 84% dos brasileiros que consideram o setor importante para a geração de emprego. Os dados são da pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, feita pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur). Desde 2023, atividades ligadas ao turismo foram responsáveis pela criação de mais de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada no Brasil.

Na visão de 43% dos brasileiros, o turismo nacional cresceu nos últimos dois anos.
Os dados da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), que revelam que o Brasil
atingiu a menor taxa de desemprego da série histórica, registrando 6,6%. Apenas
no setor de turismo, que envolve mais de 50 atividades econômicas, desde 2023
foram abertos 405.382 postos de trabalho formais no setor, de acordo com dados
do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE).
Diante desse cenário
positivo, ainda há espaço para crescimento, já que 51% dos participantes da
pesquisa acreditam que o Brasil tem muito potencial para exploração do turismo
como atividade econômica. Ao serem questionados sobre o quanto o país aproveita
esse potencial, os entrevistados se dividem: 43% acreditam que ele é
aproveitado, sendo 19% muito aproveitado e outros 43% responderam que é pouco
aproveitado.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO
- Citada em primeiro lugar na pesquisa como o principal benefício do
turismo no Brasil, a atração de investimentos registrou um crescimento
expressivo nas receitas estrangeiras em segmentos ligados à atividade turística
em 2024. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base
em informações do Banco Central (Bacen), o país recebeu US$ 360 milhões em
investimentos diretos no setor, um aumento de 40% em relação a 2023.
COMBATE À DESIGUALDADE
SOCIAL - O levantamento da Nexus e do Ministério do Turismo releva,
também, que o combate à pobreza e à desigualdade social é a política pública
com maior capacidade de impactar positivamente a atividade turística no Brasil.
Na avaliação de 33% dos brasileiros essas ações são fundamentais e estratégicas
para o país, quando se trata de alavancar o turismo. Em segundo lugar estão
ações de incentivo para baratear custos em viagens a lazer, com 21%. Outras
medidas citadas são ações de segurança pública (13%); investimento em
infraestrutura nos destinos mais procurados (12%), incluindo obras do PAC
(Programa de Aceleração do Crescimento); e políticas de qualificação
profissional para o setor (6%).
A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024.
Festival do Japão comemora os 130 anos da amizade Brasil–Japão
A cultura japonesa está
cada vez mais presente no Brasil, influenciando jovens e adultos em diversos
aspectos do cotidiano. O Festival do Japão em Minas se tornou o maior evento de
promoção da cultura japonesa em Minas, e é um evento aguardado pelos mineiros,
levando anualmente milhares de pessoas ao Expominas.
O evento acontecerá
de 21 a 23 de fevereiro, no Expominas, no bairro da Gameleira, em Belo
Horizonte. Seu objetivo primordial é proporcionar uma imersão na diversidade da
cultura nipônica, seus costumes e valores, oportunidades de negócios para
expositores e participantes, além de ampliar os laços sociais e econômicos
entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento se empenha em ser o canal
que une a criatividade e a mineiridade com as similaridades e as tradições
nipônicas.
A ampliação do
espaço que foi uma das novidades na edição de 2024 que se mantém nesta edição,
visando uma experiência com maior comodidade e proveito do público, contando
com mais de 28 mil metros quadrados para esta edição. O terceiro pavilhão do
Expominas BH chega no evento para ser utilizado como uma área exclusiva para a
Praça de Alimentação, onde o público poderá degustar de deliciosos pratos
típicos da gastronomia japonesa e mineira.
São esperadas mais
de 35 mil pessoas, durante os 3 dias, acompanhando o crescimento da popularidade
do evento nos anos anteriores.
Todos os anos, o Festival destaca como tema da principal exposição algo relevante do Japão. Nesta edição, o Festival traz como tema central o “Toguei-dô”, que significa o caminho da cerâmica artesanal, onde imperfeições e individualidade são celebradas, refletindo a beleza única de cada peça e da vida. Esse conceito está profundamente ligado ao wabi-sabi, a filosofia japonesa que valoriza a impermanência, a simplicidade e a beleza encontrada no que é natural e imperfeito. A cerâmica japonesa vai muito além de sua utilidade, cada peça carrega marcas do tempo e do processo artesanal, tornando-se uma expressão autêntica da relação entre o ser humano e a natureza. No Japão, essa tradição está presente no cotidiano, seja na culinária, no Ikebana ou na cerimônia do chá, onde a escolha da cerâmica complementa e enriquece a experiência sensorial e estética.
A cerâmica desempenha um papel central na gastronomia japonesa, refletindo uma rica herança cultural que une estética, funcionalidade e respeito à natureza. Cada peça, seja uma tigela para arroz ou um prato para sashimi, é projetada para harmonizar com os alimentos e a estações do ano. Onde os utensílios de mesa são escolhidos com extremo cuidado para destacar as texturas, cores e temperaturas dos alimentos servidos.
As peças de
cerâmicas moldadas com técnicas que valorizam texturas orgânicas, formas
assimétricas e cores naturais dialogam com as flores, galhos e folhas no
Ikebana. Cada vaso não é apenas um suporte, mas um elemento essencial para
destacar e equilibrar os arranjos florais, ampliando a expressão artística da
natureza.
A cerâmica também ocupa um lugar central na cerimônia do chá (Chado ou Chanoyu) transcendendo a sua utilidade prática para se tornar uma expressão de espiritualidade, contemplação e profunda conexão com os princípios estéticos e filosóficos dessa prática ancestral, inspirada pelo conceito de wabi-sabi, que valoriza a simplicidade, a imperfeição e a transitoriedade.
Além dessas exposições, iniciaremos as comemorações os 130 anos da amizade Brasil – Japão (1895 – 2025), em Minas Gerais, brindaremos a Data Nacional do Japão e o Dia do Monte Fuji. O majestoso símbolo do Japão está localizado na província de Yamanashi, que possui a irmandade mais antiga do estado de Minas Gerais e, por isso, a celebração nesta data tem ainda mais relevância. Em virtude dessa importância do evento, o Embaixador do Japão agraciará o Festival com uma exposição e demonstração de Sumi-ê.
O Festival do Japão
deste ano traz ainda uma reflexão sobre as quatro estações do ano. O Japão é um
país repleto de riquezas naturais e abençoado com quatro estações bem
definidas, cada uma com suas características, belezas e encantos próprios. Cada
uma das quatro estações no Japão possuem um significado profundo, refletindo a
passagem do tempo e a conexão espiritual com a natureza. A primavera simboliza o
renascimento e a efemeridade da existência, marcada pela floração das
cerejeiras; o verão expressa vitalidade e celebração, com festivais e danças
tradicionais; o outono representa a contemplação e a gratidão pela colheita,
evidenciada pelo espetáculo das folhas douradas; e o inverno inspira
introspecção e renovação, com paisagens nevadas que convidam à serenidade. Essa
relação íntima com o ciclo natural faz do Japão um país que trata a preservação
ambiental como parte essencial de sua identidade. Para mitigar os impactos das
mudanças climáticas e proteger esse equilíbrio, o país investe em
reflorestamento, energias renováveis e tecnologias sustentáveis, assegurando
que suas paisagens e tradições continuem a inspirar gerações futuras.
Serão três dias de uma programação imersiva e cultural para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Algumas atrações e atividades são: as apresentações instrumentais, danças típicas, oficinas de arte, experimentações de yukata e origami, espaço de cultura pop, exposições de oficinas gratuitas de Cerâmica e pintura e Cerâmica, Furoshiki, Sumi-ê, Shodô, Sashiko entre outras, área institucional, campeonatos de hashi e wanage, Concurso Miss Nikkey, Concurso Cosplay, distribuição de mudas de hortaliças e cerejeiras, além de área de compras e serviços.
Podem participar do concurso Miss Nikkey, mulheres entre 15 e 33 anos que possuem qualquer grau de ascendência japonesa e as inscrições são feitas através do site do Concurso. Já aos interessados em se aventurar no concurso de Anime Song Dance, as inscrições estarão disponíveis até o dia 15 de fevereiro. Para participar da seletiva, basta enviar um vídeo da apresentação, além das informações solicitadas no regulamento.
Os ingressos já estão disponíveis
para venda, com o valor de R$20,00 para a meia-entrada e R$40,00 para a
inteira, e podem ser adquiridos através da plataforma ou do aplicativo da
GoFree. Também haverá venda na portaria do evento.
Na sexta-feira, dia
21 de fevereiro, teremos o “Happy Hour do Festival do Japão em Minas”, em que
os ingressos terão o valor de R$ 20,00 a todos que entrarem no evento entre os
horários de 18h30 e 20h30. A promoção do ingresso é válida para compras online
realizadas através da Plataforma da GoFree, selecionando o ingresso “Happy
Hour”!
O Festival do Japão em
Minas 2025, conta com a Apresentação do Instituto Cultural Vale. por meio da
Lei Federal de Incentivo à Cultura, Patrocínio da CEMIG e USIMINAS, por meio da
Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e CBMM por meio da Lei
Federal, e ainda patrocínios por parte de empresas como CENIBRA, Emenda
Parlamentar do Deputado Pedro Aihara. É uma realização do Escritório do Cônsul
Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de
Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão -
ACCTBJ, *Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de
Minas Gerais e Ministério da Cultura, Governo Federal.
@festivaldojapaominas
https://www.festivaldojapaominas.com.br/
Expominas (Avenida
Amazonas, 6200 – Gameleira
Link para compra de
convites: https://eventos.gofree.co/12festivaljapaominas/
Mercure BH Lourdes
O Mercure Belo Horizonte Lourdes está localizado em uma região da capital mineira que o hóspede pode realizar seus trabalhos profissionais e passear por Belo Horizonte. O hotel está a 5 minutos de automóvel e você chega no bairro Savassi, repleto de restaurantes e bares com o melhor da culinária mineira e internacional, além de bares e butecos, BH é a capital nacional de bares e butecos. Visite também a Praça da Liberdade, também a 5 minutos de automóvel do hotel. Não deixe de conhecer o Mercado Central, considerado o melhor mercado do Brasil, com 400 lojas que atraem os turistas bela sua cultura, gastronomia, artesanato. a 9 minutos de automóvel do hotel Mercure BH Lourdes, a Pampulha, a 22 minutos de automóvel do hotel, a Serra do Curral, a 31 minutos de automóvel do hotel, e o Parque das Mangabeiras, a 15 minutos de autoóvel do hotel.
O Mercure Belo Horizonte Lourdes une boa localização com acomodações bonitas, modernas e sofisticadas, com serviços que proporcionam uma experiência autêntica à sua hospedagem.Os apartamentos são confortáveis e funcionais estão equipados com ar condicionado, Wi-Fi gratuito, mini-bar e televisão por cabo. Entre as principais instalações do hotel , restaurante, bar, piscina coberta, academia, salas para eventos e reuniões e amplo centro de eventos.
Informações e reservas https://mercurebhlourdes.com.br
Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais/Jornalista Sérgio Moreira: sergio51moreira@bol.com.br
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