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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira



Não é não


Um dos principais slogans do Carnaval de Belo Horizonte, o “Não é não”, campanha que combate o assédio segue forte na festa de carnaval . Adesivos para reforçar a luta contra os abusos diários sofridos pelas mulheres foram distribuídos no dia 15 de fevereiro, nos 60 blocos que iniciaram o carnaval na capital mineira , que vai até o dia 9 de março, com 560 blocos de ruas pela cidade, levando cerca de 6 milhões de pessoas divertindo na maior festa popular do Brasil.

Carnaval em BH e pelo interior será um dos melhores do Brasil movimentando o turismo , gerando emprego e renda, além de muita diversão.

Adesivos serão distribuídos durante os desfiles dos blocos. Agentes da Guarda Municipal de BH participam da ação. “É importante as pessoas, principalmente as mulheres, saberem os seus direitos e se sentirem seguras. Estamos aqui fazendo essa campanha e a fiscalização para que todos tenham um Carnaval feliz”, disse a agente Andressa Nunes. 

Não é Não !

 

Investimentos no turismo aumentam




O turismo no Brasil vem alcançando novos rumos, construção de novos hotéis e pousadas, sendo destaque na economia nacional, atraiu mais de 6 milhões 700 mil turistas estrangeiros, além de ser uma atividade de lazer e enriquecimento cultural, é um motor econômico, responsável pela criação de diversas vagas de trabalho. Essa percepção é sentida por 84% dos brasileiros que consideram o setor importante para a geração de emprego. Os dados são da pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, feita pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur). Desde 2023, atividades ligadas ao turismo foram responsáveis pela criação de mais de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada no Brasil.



Na visão de 43% dos brasileiros, o turismo nacional cresceu nos últimos dois anos. 

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), que revelam que o Brasil atingiu a menor taxa de desemprego da série histórica, registrando 6,6%. Apenas no setor de turismo, que envolve mais de 50 atividades econômicas, desde 2023 foram abertos 405.382 postos de trabalho formais no setor, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Diante desse cenário positivo, ainda há espaço para crescimento, já que 51% dos participantes da pesquisa acreditam que o Brasil tem muito potencial para exploração do turismo como atividade econômica. Ao serem questionados sobre o quanto o país aproveita esse potencial, os entrevistados se dividem: 43% acreditam que ele é aproveitado, sendo 19% muito aproveitado e outros 43% responderam que é pouco aproveitado.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO - Citada em primeiro lugar na pesquisa como o principal benefício do turismo no Brasil, a atração de investimentos registrou um crescimento expressivo nas receitas estrangeiras em segmentos ligados à atividade turística em 2024. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em informações do Banco Central (Bacen), o país recebeu US$ 360 milhões em investimentos diretos no setor, um aumento de 40% em relação a 2023.

COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL - O levantamento da Nexus e do Ministério do Turismo releva, também, que o combate à pobreza e à desigualdade social é a política pública com maior capacidade de impactar positivamente a atividade turística no Brasil. Na avaliação de 33% dos brasileiros essas ações são fundamentais e estratégicas para o país, quando se trata de alavancar o turismo. Em segundo lugar estão ações de incentivo para baratear custos em viagens a lazer, com 21%. Outras medidas citadas são ações de segurança pública (13%); investimento em infraestrutura nos destinos mais procurados (12%), incluindo obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e políticas de qualificação profissional para o setor (6%).

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. 

Festival do Japão  comemora os 130 anos da amizade Brasil–Japão

A cultura japonesa está cada vez mais presente no Brasil, influenciando jovens e adultos em diversos aspectos do cotidiano. O Festival do Japão em Minas se tornou o maior evento de promoção da cultura japonesa em Minas, e é um evento aguardado pelos mineiros, levando anualmente milhares de pessoas ao Expominas.

 O evento acontecerá de 21 a 23 de fevereiro, no Expominas, no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte. Seu objetivo primordial é proporcionar uma imersão na diversidade da cultura nipônica, seus costumes e valores, oportunidades de negócios para expositores e participantes, além de ampliar os laços sociais e econômicos entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento se empenha em ser o canal que une a criatividade e a mineiridade com as similaridades e as tradições nipônicas.

 A ampliação do espaço que foi uma das novidades na edição de 2024 que se mantém nesta edição, visando uma experiência com maior comodidade e proveito do público, contando com mais de 28 mil metros quadrados para esta edição. O terceiro pavilhão do Expominas BH chega no evento para ser utilizado como uma área exclusiva para a Praça de Alimentação, onde o público poderá degustar de deliciosos pratos típicos da gastronomia japonesa e mineira.

São esperadas mais de 35 mil pessoas, durante os 3 dias, acompanhando o crescimento da popularidade do evento nos anos anteriores.

Todos os anos, o Festival destaca como tema da principal exposição algo relevante do Japão. Nesta edição, o Festival traz como tema central o “Toguei-dô”, que significa o caminho da cerâmica artesanal, onde imperfeições e individualidade são celebradas, refletindo a beleza única de cada peça e da vida. Esse conceito está profundamente ligado ao wabi-sabi, a filosofia japonesa que valoriza a impermanência, a simplicidade e a beleza encontrada no que é natural e imperfeito. A cerâmica japonesa vai muito além de sua utilidade, cada peça carrega marcas do tempo e do processo artesanal, tornando-se uma expressão autêntica da relação entre o ser humano e a natureza. No Japão, essa tradição está presente no cotidiano, seja na culinária, no Ikebana ou na cerimônia do chá, onde a escolha da cerâmica complementa e enriquece a experiência sensorial e estética.

 A cerâmica desempenha um papel central na gastronomia japonesa, refletindo uma rica herança cultural que une estética, funcionalidade e respeito à natureza. Cada peça, seja uma tigela para arroz ou um prato para sashimi, é projetada para harmonizar com os alimentos e a estações do ano. Onde os utensílios de mesa são escolhidos com extremo cuidado para destacar as texturas, cores e temperaturas dos alimentos servidos.



 As peças de cerâmicas moldadas com técnicas que valorizam texturas orgânicas, formas assimétricas e cores naturais dialogam com as flores, galhos e folhas no Ikebana. Cada vaso não é apenas um suporte, mas um elemento essencial para destacar e equilibrar os arranjos florais, ampliando a expressão artística da natureza.

 A cerâmica também ocupa um lugar central na cerimônia do chá (Chado ou Chanoyu) transcendendo a sua utilidade prática para se tornar uma expressão de espiritualidade, contemplação e profunda conexão com os princípios estéticos e filosóficos dessa prática ancestral, inspirada pelo conceito de wabi-sabi, que valoriza a simplicidade, a imperfeição e a transitoriedade.


Além dessas exposições, iniciaremos as comemorações os 130 anos da amizade Brasil – Japão (1895 – 2025), em Minas Gerais, brindaremos a Data Nacional do Japão e o Dia do Monte Fuji. O majestoso símbolo do Japão está localizado na província de Yamanashi, que possui a irmandade mais antiga do estado de Minas Gerais e, por isso, a celebração nesta data tem ainda mais relevância. Em virtude dessa importância do evento, o Embaixador do Japão agraciará o Festival com uma exposição e demonstração de Sumi-ê. 

 


O Festival do Japão deste ano traz ainda uma reflexão sobre as quatro estações do ano. O Japão é um país repleto de riquezas naturais e abençoado com quatro estações bem definidas, cada uma com suas características, belezas e encantos próprios. Cada uma das quatro estações no Japão possuem um significado profundo, refletindo a passagem do tempo e a conexão espiritual com a natureza. A primavera simboliza o renascimento e a efemeridade da existência, marcada pela floração das cerejeiras; o verão expressa vitalidade e celebração, com festivais e danças tradicionais; o outono representa a contemplação e a gratidão pela colheita, evidenciada pelo espetáculo das folhas douradas; e o inverno inspira introspecção e renovação, com paisagens nevadas que convidam à serenidade. Essa relação íntima com o ciclo natural faz do Japão um país que trata a preservação ambiental como parte essencial de sua identidade. Para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger esse equilíbrio, o país investe em reflorestamento, energias renováveis e tecnologias sustentáveis, assegurando que suas paisagens e tradições continuem a inspirar gerações futuras.

 Serão três dias de uma programação imersiva e cultural para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Algumas atrações e atividades são: as apresentações instrumentais, danças típicas, oficinas de arte, experimentações de yukata e origami, espaço de cultura pop, exposições de oficinas gratuitas de Cerâmica e pintura e Cerâmica, Furoshiki, Sumi-ê, Shodô, Sashiko entre outras,  área institucional, campeonatos de hashi e wanage, Concurso Miss Nikkey, Concurso Cosplay, distribuição de mudas de hortaliças e cerejeiras, além de área de compras e serviços. 


Podem participar do concurso Miss Nikkey, mulheres entre 15 e 33 anos que possuem qualquer grau de ascendência japonesa e as inscrições são feitas através do site do Concurso. Já aos interessados em se aventurar no concurso de Anime Song Dance, as inscrições estarão disponíveis até o dia 15 de fevereiro. Para participar da seletiva, basta enviar um vídeo da apresentação, além das informações solicitadas no regulamento.

Os ingressos já estão disponíveis para venda, com o valor de R$20,00 para a meia-entrada e R$40,00 para a inteira, e podem ser adquiridos através da plataforma ou do aplicativo da GoFree. Também haverá venda na portaria do evento.

 Na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, teremos o “Happy Hour do Festival do Japão em Minas”, em que os ingressos terão o valor de R$ 20,00 a todos que entrarem no evento entre os horários de 18h30 e 20h30. A promoção do ingresso é válida para compras online realizadas através da Plataforma da GoFree, selecionando o ingresso “Happy Hour”!  

O Festival do Japão em Minas 2025, conta com a Apresentação do Instituto Cultural Vale. por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Patrocínio da CEMIG e USIMINAS, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e CBMM por meio da Lei Federal, e ainda patrocínios por parte de empresas como CENIBRA, Emenda Parlamentar do Deputado Pedro Aihara. É uma realização do Escritório do Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão - ACCTBJ, *Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura, Governo Federal.

 @festivaldojapaominas

 https://www.festivaldojapaominas.com.br/

Expominas (Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira

Link para compra de convites:  https://eventos.gofree.co/12festivaljapaominas/ 

Mercure BH Lourdes

O Mercure Belo Horizonte Lourdes está  localizado em uma região da capital mineira que o hóspede pode realizar seus trabalhos profissionais e passear por Belo Horizonte. O hotel está a 5 minutos de automóvel e você chega no bairro Savassi, repleto de restaurantes e bares com o melhor da culinária mineira e internacional, além de bares e butecos, BH é a capital nacional de bares e butecos. Visite também a Praça da Liberdade, também  a 5 minutos de automóvel do hotel. Não deixe de conhecer o Mercado Central, considerado o melhor mercado do Brasil, com 400 lojas que atraem os turistas bela sua cultura, gastronomia, artesanato. a 9 minutos de automóvel do hotel Mercure BH Lourdes, a Pampulha, a 22 minutos de automóvel do hotel, a Serra do Curral, a 31 minutos de automóvel do hotel, e o Parque das Mangabeiras, a 15 minutos de autoóvel do hotel. 


O Mercure Belo Horizonte Lourdes une boa localização com acomodações bonitas, modernas e sofisticadas, com serviços que proporcionam uma experiência autêntica à sua hospedagem.Os apartamentos são confortáveis ​​e funcionais estão equipados com ar condicionado, Wi-Fi gratuito, mini-bar e televisão por cabo.  Entre as principais instalações do hotel , restaurante, bar, piscina coberta, academia, salas para eventos e reuniões e amplo centro de eventos. 


Informações e reservas https://mercurebhlourdes.com.br

Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais/Jornalista Sérgio Moreira: sergio51moreira@bol.com.br

 

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