Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO: VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // Azul lança novos voos de São Paulo para Bariloche e Mendoza, na Argentina, durante alta temporada de inverno entre 17 de junho e 24 de agosto // Azul terá voos inéditos diretos de Belo Horizonte (MG) para Bariloche na temporada de inverno // LATAM anuncia investimento no Nordeste com voo Fortaleza-Lisboa para alta temporada


Azul lança novos voos de São Paulo para Bariloche e Mendoza, na Argentina, durante alta temporada de inverno entre 17 de junho e 24 de agosto
 
São Paulo, 7 de fevereiro de 2025 – A alta temporada de inverno se aproxima e a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, terá voos a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para Bariloche, no norte da Patagônia argentina e Mendoza, no oeste da capital. As vendas já começam nesta sexta-feira (07).  

Os voos, que ocorrem entre 17 de junho e 24 de agosto, serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 168 Clientes. Serão 90 voos entre Campinas e Bariloche (considerando ida e volta) e outros 60 entre Campinas e Mendoza. 

“Em 2024, nossa operação em Bariloche foi um sucesso e tivemos ocupação acima de 90%. Neste ano, teremos mais voos, com rotas que contemplam também ouras capitais brasileiras, como Belo Horizonte e Porto Alegre. Além disso, vamos operar pela primeira vez para Mendoza, outro destino bastante procurado por brasileiros neste período, e que acreditamos que será uma ótima oportunidade”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul. 

Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por ser um período de neve e estações de esqui, além de diversas opções de passeios para aproveitar as belas paisagens dos lagos andinos. Já a cidade de Mendoza, conhecida por sua grande produção de vinhos, fica próximo à Cordilheira dos Andes e possui diversas vinícolas, parques, praças e museus, além de ótima gastronomia e suas famosas parrillas. 

"A Argentina é o principal emissor de turistas de lazer na América do Sul para o Brasil, e um dos destinos preferidos pelos argentinos é São Paulo. Por esta razão, a conectividade aérea de São Paulo é um fator chave para o desenvolvimento do turismo paulista.

Com as novas rotas Campinas-Bariloche e Campinas-Mendoza, operadas pela Azul, teremos um fluxo ainda maior de turistas entre os dois países", disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.  

Em 2024, mais de 207 mil turistas argentinos visitaram o estado de São Paulo, além de mais de 422 mil viajantes vindos de outros países da América Latina, de acordo com dados da Embratur. 

Confira abaixo os dias e horários dos voos para Bariloche: 
 
Campinas (VCP) - Bariloche (BRC)   
*De 23 de junho a 24 de agosto de 2025*    
Origem    
Saída    
Destino    
Chegada    
Frequência    
Campinas (VCP) 
10:15 
Bariloche (BRC)   
14:50 
Diário (exceto quarta e domingo) 
Bariloche (BRC)   
15:50 
Campinas (VCP) 
19:50 
Diário (exceto quarta e domingo) 
 
Confira os dias e horários dos voos para Mendoza: 


Campinas (VCP) - Mendoza (MDZ)   
*De 17 de junho a 24 de agosto de 2025*    
Origem    
Saída    
Destino    
Chegada    
Frequência    
Campinas (VCP) 
08:05 
Mendoza (MDZ)  
12:00 
Terças e sextas-feiras 
Mendoza (MDZ)   
13:00 
Campinas (VCP) 
16:15 
Terças e sextas-feiras 
Campinas (VCP) 
12:05 
Mendoza (MDZ)  
16:00 
Domingos 
Mendoza (MDZ)   
17:00 
Campinas (VCP) 
20:15 
Domingos 





Azul terá voos inéditos diretos de Belo Horizonte (MG) para Bariloche na temporada de inverno 
São Paulo, 7 de fevereiro de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, terá voos inéditos saindo do BH Airport, em Belo Horizonte (MG), com destino a Bariloche, no norte da Patagônia Argentina, na região dos lagos andinos. Ao todo serão 34 voos entre as cidades, com uma oferta de 5,7 mil assentos, entre junho e agosto deste ano, na alta temporada de inverno de 2025. 
Os voos serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 168 Clientes. O voo decolará da capital mineira às 9h35 e pousará às 14h50 em Bariloche. Já o retorno da Argentina acontece às 15h50, com chegada em BH às 20h15. 
“Por conta da procura do ano passado, neste ano resolvemos incluir voos diretos a partir de Belo Horizonte, o que vai oferecer ainda mais comodidade para os mineiros, principalmente por conta da conectividade que temos a partir do BH Airport com regiões do interior de Minas. Como Confins é o segundo maior hub da Azul, vai facilitar também a conexão para quem vem do Centro-Oeste e Norte do país”, analisa Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul. 
Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por sem um local com neve e estações de esqui, além de diversas opções de passeios para curtir as belas paisagens dos lagos andinos. A cidade de Mendoza, conhecida por sua grande produção de vinhos, fica próximo à Cordilheira dos Andes, e possui diversas vinícolas, parques, praças e museus para visitação, oferecendo diversos tipos de passeios, além da ótima gastronomia argentina, inclusive as famosas parrillas. 
“Trata-se de mais um movimento marcante para o setor aéreo de passageiros em Minas Gerais e no Brasil. Estamos falando de uma rota inédita entre o estado e Bariloche, proporcionando maior conectividade e praticidade para os mineiros. Demonstra claramente o resultado positivo de duas importantes frentes, a política pública do Governo de Minas voltada à atração de novos voos e a confiança da empresa Azul e da BH Airport considerando a grande demanda de passageiros para essa nova rota.”, afirma Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas. 
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, comemora a nova rota internacional no terminal mineiro. "Com o novo destino ampliamos nossa oferta na Argentina, que é um roteiro muito procurado a partir do nosso terminal. Bariloche é uma opção para quem procura experiências únicas de aventura e natureza, especialmente durante a temporada de inverno. Essa nova rota fortalece as conexões econômicas entre Minas Gerais e Argentina, fomentando o intercâmbio cultural e impulsionando toda a cadeia do turismo em ambas as regiões", afirma. 
Confira abaixo os dias e horários dos voos para Bariloche: 
Belo Horizonte (CNF) - Bariloche (BRC)   
*De 25 de junho a 20 de agosto de 2025*    
Origem    
Saída    
Destino    
Chegada    
Frequência    
Belo Horizonte (CNF) 
09:35 
Bariloche (BRC)   
14:50 
Quartas e domingos 
Bariloche (BRC)   
15:50 
Belo Horizonte (CNF) 
20:15 
Quartas e domingos 


Eduardo Bismarck, Secretário de Turismo do Ceará; Elmano de Freitas, Governador do Ceará e Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil (Divulgação LATAM)

LATAM anuncia investimento no Nordeste com voo Fortaleza-Lisboa para alta temporada

 

Companhia acaba de se reunir com o Governo do Estado do Ceará para apresentar novidade e discutir futuras oportunidades de investimento no estado

 

 Trata-se do primeiro voo direto da empresa entre Nordeste e Europa desde 2009

 

LATAM é atualmente a companhia aérea que mais investe no Ceará e no Brasil

 

São Paulo, 7 de fevereiro de 2025 - A LATAM Airlines Brasil vai operar a rota Fortaleza-Lisboa entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano. Trata-se do primeiro voo direto da companhia entre Nordeste e Europa desde 2009. O anúncio foi realizado durante o encontro da LATAM com o Governo do Estado do Ceará nesta sexta-feira (7/02), no Palácio da Abolição. Participaram da audiência na capital cearense o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, e o Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo. Além da nova rota, foram discutidas no encontro as oportunidades futuras de investimentos da companhia no estado.

 

Com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota será operada às segundas-feiras em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Vai decolar de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, partirá de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal).

 

"O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Esse novo voo da LATAM entre nosso estado e Lisboa será fundamental para incrementar o turismo, estimular novos negócios e gerar mais emprego e renda aos cearenses. Agradeço à companhia aérea por reconhecer a importância do Ceará no cenário nacional. Seguiremos trabalhando para atrair novas frequências nacionais e internacionais", citou o Governador do Ceará, Elmano de Freitas.

 

“A LATAM tem consciência do papel desempenhado pela aviação no Brasil, especialmente em um estado tão importante como o Ceará. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para fazer decolar o turismo e a economia do Nordeste”, comenta Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

 

Atualmente, a LATAM é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana na localidade. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana). Durante a operação semanal da rota Fortaleza-Lisboa, a empresa vai operar 2 voos semanais na rota Fortaleza-Miami e um voo semanal na rota Fortaleza-Santiago, inaugurada em 2024.

 

MAIS AVIÕES

 

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.

 

MAIS VOOS E ASSENTOS

 

Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no Brasil.

 

Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

 

MAIS FUNCIONÁRIOS E CAPACITAÇÃO
 

O número de funcionários da LATAM no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a LATAM deu início às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País.

 

MAIS CLIENTES
 

Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação (RPK*) no mercado doméstico brasileiro no acumulado de 2024. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

 

Já na operação internacional, a LATAM fechou o ano liderando o segmento no Brasil com 23,6% de participação de mercado (RPK*), também segundo a Anac.

 

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

**ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.