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Milhares de pessoas ficaram retidas nos aeroportos de Lisboa e Madrid |
Apagão na Europa: entenda os impactos diretos aos passageiros aéreos e na cibersegurança
Países como Portugal, Espanha, e outros da UE foram afetados nesta segunda-feira (28)
Esses direitos se aplicam independentemente de a causa do problema ter sido uma falha elétrica ou outra questão técnica. A grande diferença surge no desdobramento da situação: se a companhia aérea acomoda o passageiro no primeiro voo disponível e presta toda a assistência devida, não há o que se falar em indenização por danos morais, já que o fato se configura como um fortuito externo, pelo qual a companhia não responde.
Para o sócio do Godke Advogados e especialista em cibersegurança, Alexander Coelho, o apagão serve como um alerta sobre a fragilidade das infraestruturas críticas diante de ameaças digitais.
"Não podemos ignorar também a dimensão internacional do problema. Infraestruturas críticas são, cada vez mais, interconectadas além das fronteiras nacionais. Isso exige que a cooperação técnica entre países seja elevada a um novo patamar de agilidade, inteligência e confiança mútua. A coordenação entre autoridades públicas, operadores privados e equipes de resposta a incidentes (CSIRTs) não pode mais ser opcional ou cerimonial: ela precisa ser orgânica e funcional", defende Coelho.
Fontes:
Alexander Coelho - Sócio da Godke Data Protection & Privacy e do escritório Godke Advogados. Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados. Membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados e Inteligência Artificial (IA) da OAB/São Paulo. Pós-graduado em Digital Services pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal).
Santiago, 28 de abril de 2025 – O LATAM Airlines Group informou hoje seus resultados financeiros correspondentes ao primeiro trimestre deste ano, seguindo em uma tendência positiva tanto em seu desempenho operacional quanto financeiro. O grupo encerrou o período com US$355 milhões em lucro líquido, 38% a mais que no primeiro trimestre do ano de 2024, e com uma margem operacional ajustada de 16,8%. Por sua vez, o grupo transportou 21 milhões de passageiros, 3,6% a mais que no mesmo período do ano passado.
Ainda, foi aprovado um programa de recompra de ações de até 1,6% das ações em circulação durante os próximos 18 meses. A LATAM está executando o programa por meio de uma Oferta Firme em Bloque (OFB) pro rata na Bolsa de Comércio de Santiago por até 9.670 milhões de ações (1,6% do capital social total), a um preço de $15,02 pesos chilenos por ação (aproximadamente US$153 milhões). A OFB estará vigente até 30 de abril próximo.
A LATAM recebeu melhorias em sua classificação de crédito. A S&P Global Ratings melhorou a classificação da LATAM para "BB" de "BB-", com perspectiva estável. A Fitch Ratings também melhorou a classificação da LATAM para "BB" de "BB-", com perspectiva positiva.
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Cesna Citation GJ3 CEN3 |
TAM Aviação Executiva marca presença em Ribeirão Preto com soluções aliadas do agronegócio
Empresa estará no Hangar Fontoura Nort e no Aeródromo Santa Lydia, apresentando aeronaves e serviços que impulsionam o segmento e são sucesso no setor. 40% das vendas da empresa em 2024 foram para o agro
De acordo com a ABAG, o Brasil possui 159 aeroportos que operam voos regulares, entretanto, esse número ainda é bem baixo pela dimensão continental do país. Diante desse cenário, para ter acesso a locais de difícil acesso com a agilidade que o agro precisa, cada vez mais empresários do setor recorrem aos quase 4.000 aeródromos espalhados pelo país, muitos deles com pistas curtas e não pavimentadas, nas quais apenas aeronaves executivas podem operar - o que justifica, em parte o sucesso da TAM AE na venda de aeronaves executivas e serviços para o setor.
Serviço
TAM AE no Hangar Fontoura Nort
Av. Thomaz Alberto Whately - Jardim Jóquei Clube, Ribeirão Preto - SP
28/04 a 02/05
Das 8 às 20h
TAM AE no Aeródromo Santa Lydia
Rod. Mario Donegá, km4 - Ribeirão Preto, SP, 14109-899
28/04 a 02/05
Das 8 às 19h.
Aeroporto de Navegantes amplia opções de alimentação e inaugura loja do Subway na área de embarque
Navegantes, abril de 2025 – O Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), administrado pela CCR Aeroportos, acaba de ganhar mais uma opção prática para quem embarca na cidade: foi inaugurada a unidade do Subway, rede reconhecida mundialmente pelos seus sanduíches personalizados. Localizada na área de embarque, a loja oferece uma alternativa rápida e de qualidade para os passageiros que desejam fazer uma refeição antes do voo.
O novo espaço integra o movimento de expansão do mix de serviços dentro do terminal, que recebe em média 7 mil passageiros por dia e tem se consolidado como uma porta de entrada importante para o litoral norte catarinense.
A Companhia disponibilizará três voos semanais, às quartas, quintas e domingos, saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com partidas previstas para as 12h e com a previsão de chegada às 19h20 nos Estados Unidos.
"Os voos entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale reforçam o compromisso da Azul em oferecer uma malha aérea que atenda às demandas dos Clientes, especialmente nos períodos de férias e do verão americano, com Clientes em busca de lazer. Além disso, reafirma a importância do nosso hub em Confins, que segue sendo estratégico para as operações domésticas e internacionais da Azul", destaca Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul.
Luiza Bezerra de Lima é parte fundamental na decolagem dos mais de 900 voos diários da Azul
No dia 21 de abril foi comemorado o dia do DOV – Despachante Operacional de Voo, um profissional que, junto com o comandante e outros tempos operacionais, faz uma aeronave decolar com segurança e eficiência. Na Azul, quem explica a importância desse trabalho é Luiza Bezerra de Lima, de 41 anos, mãe e uma das coordenadoras do Centro de Despacho de Voos da companhia
São Paulo, abril de 2025 - A Azul, aérea com maior número de voos e cidades atendidas no país, tem mais de 15 mil Tripulantes hoje em várias funções na companhia que, de alguma forma, colaboram para que mais de 900 voos decolem diariamente, com segurança e eficiência, para conectar pessoas e destinos.
Mas, entre esses profissionais e especialmente entre os tempos operacionais, há dois que – juntos – influenciam diretamente cada decolagem. O comandante, claro, e o DOV, o Despachante Operacional de Voo, que tem um trabalho essencial para colocar uma aeronave no ar, que atua bem antes dos motores estarem ligados e ainda é pouco conhecido das pessoas – especialmente de quem é de fora do setor da Aviação.
A trajetória de Luiza Bezerra de Lima, de 41 anos, uma das coordenadoras do Centro de Despacho de Voos (CDV) – e que acaba de completar 11 anos na Azul – é uma prova de como a profissão ainda precisa ser mais divulgada, até mesmo para continuar atraindo talentos. Ela precisau entrar em uma companhia para conhecer o trabalho pelo qual iria se encantar, buscar formação técnica e receber promoção e reconhecimento.
Foram necessários cinco anos de atuação como agente de aeroportos – que ela exerceu em outra companhia aérea, para Luiza deixar de lado, em segundo plano na verdade, suas habilidades manuais e artísticas (que quase a levaram a seguir a profissão de cabeleireira) para, assim, optar pela carreira que gostaria de seguir: DOV, como é chamado o Despachante Operacional de Voo.
"Quando conheci a área, consegui que a função principal desse profissional era só cuidar da documentação de uma aeronave. Mas descobri que era muito mais do que isso e nem tão simples assim, quando ingressei no curso de DOV na Escola de Aviação, localizada próxima de Congonhas", explica.
Luiza conta que foi lá onde avançou com sua formação técnica que aprendi, na prática, que é preciso assimilar muita matemática, teoria e desenvolver o conhecimento técnico para passar do primeiro módulo. “Em uma sala que começa com 70 a 80 alunos nesse curso, apenas 10% continuam, seguem para o segundo módulo e, menos do que isso ainda, passa pela avaliação e certificação da ANAC”, explica. Mas insistir nessa trajetória, segundo ela, vale muito a pena.
Luiza fez parte dessa minoria que terminou o curso, mas continuou como agente de aeroporto, mesmo formada, aguardando uma oportunidade para trilhar o caminho que sonhava na Aviação. E isso aconteceu há exatos 11 anos, quando passou em uma seleção para DOVs na Azul Linhas Aéreas.
Vivência: o que faz e qual a importância de um DOV
A Tripulante da Azul foi desvendando todas as possibilidades de atuação e a importância do tempo de DOV com o tempo e no dia a dia de trabalho. Ela, que sempre teve planos de ser mãe, se sentiu à vontade – de permanecer em solo – para desenvolver um trabalho que é essencial para colocar as aeronaves da Azul no ar – todos os dias.
“Só com a autorização de um comandante junto a uma documentação elaborada de um DOV habilitado para aquele tipo de aeronave é que um voo tem permissão de ocorrer”, resume Luiza sobre a importância do Despachante Operacional de Voo. “Pelo menos três horas antes de decolar já tem uma equipe de DOVs cuidando de todos os dados que irão garantir a segurança de um voo”, completa.
A coordenadora do CDV da Azul detalha o trabalho que é dividido entre DOVs, de júnior ao sênior, além dos coordenadores de turno e com os despachantes técnicos: leitura e análise dos boletins emitidos pelos aeroportos com o relatório de algum evento que possa impedir o voo; das ferramentas oficiais de despacho emitidas pelos órgãos públicos e DECEA, incluindo dados como os de meteorologia; verificação dos itens da MEL (sigla em inglês para a lista mínima de equipamentos necessários para que uma aeronave decole com conforto e sem riscos à Tripulação e aos Clientes), entre outras avaliações essenciais relacionadas ao espaço aéreo e que são reportadas e avaliadas em conjunto com o CCO (Centro de Controle Operacional) e com a área de Rotas e ATC (Controle de Tráfego Aéreo) da Azul.
Hoje, seu filho Guilherme tem cinco anos e ela conta orgulhosa como conseguiu mais do que se formar e seguir uma carreira, mas também conta como seus planos deram até mais certo do que ela imaginava. “Não me esperava tornar coordenadora de uma equipe de DOV, mas acredito que esse seja o resultado de uma trajetória de muito estudo, muita dedicação e vontade de sempre observar a carreira dos mais experientes e de trocar conhecimentos com os meus colegas”, conta.
Antes de se tornar uma das coordenadoras do time de DOVs da Azul, Luiza passou muito do seu conhecimento para os novos profissionais e, mais do que orgulho de sua própria carreira – que, em um curto espaço de tempo, contorno com quatro promoções, ela também tem muito orgulho de seus alunos. Um deles, por exemplo, também se desenvolveu na companhia e hoje está na equipe de Rotas e ATC e se tornou colega de trabalho de Luiza. Ambos conversam diariamente e, graças à dedicação de “professora e aluno”, são responsáveis por transformar a experiência de voar dos Clientes da Azul na melhor viagem de suas vidas.
E Luiza continua inspirando tanto os novos DOVs quanto sua equipe. Entre tantos desafios que já aconteceram, ela destaca que todo despacho é mais uma oportunidade para continuar deixando o céu do Brasil ainda mais Azul. E assim Luiza continua animada a contribuir para que a companhia mantenha os voos seguros e eficientes, enquanto ela segue com sua rota, voando também na carreira.
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