Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 9 de setembro de 2025

O turismo gaúcho se fortalece com inclusão. Viajar é, cada vez mais, vivenciar experiências plurais, ressalta Marta Rossi, CEO do Festuris


Por Marta Rossi, CEO do Grupo Rossi & Zorzanello*

O Rio Grande do Sul se reconstrói com a força de diferentes segmentos, como o turismo. Nosso Estado teve o terceiro maior avanço do país nas atividades turísticas no primeiro semestre deste ano, segundo dados do IBGE. A alta foi de 9,4% no período, mostrando nossa recuperação após as enchentes.

Gramado, especialmente, destaca-se como um dos principais destinos no País.

Somos privilegiados em ativos turísticos, com atrações culturais, históricas, gastronômicas e de experiências para todos os públicos. Gramado, especialmente, destaca-se como um dos principais destinos no país, uma cidade que se construiu e se preparou para bem receber os visitantes, com respeito às suas diferentes identidades.

Esse é o caminho que o RS deve seguir para ampliar sua força turística. Viajar é, cada vez mais, vivenciar experiências plurais e inclusivas — e sustentabilidade, acessibilidade e diversidade precisam ser prioridades para o segmento.

Isso envolve fomentar roteiros que acolham todos os perfis de visitantes e incentivem o empreendedorismo local, como o público feminino, negro, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e grupos culturais diversos. Um trabalho que passa pela preparação e pela adaptação da infraestrutura e dos trabalhadores do setor.

Gramado tem se preocupado cada vez mais em oferecer uma estrutura urbana adequada para PCDs, ampliando os recursos de acessibilidade em suas atrações. É também uma das dez cidades que integram o Projeto Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente, pelo qual está qualificando seu turismo inclusivo. Além disso, foi indicada como um dos melhores destinos do mundo para casais e famílias LGBTQIA+ pelo Prêmio Viaja Bi.

Em novembro, no Festuris, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, Gramado será também o centro de reflexões, diálogo e construção coletiva sobre esse e outros temas. Nos painéis, discutiremos as tendências para o desenvolvimento do segmento, que passa pela diversidade e pela inovação.

Estamos nos reconstruindo com a força de todos. O turismo é peça-chave nesse processo, gerando desenvolvimento para os negócios e as pessoas. Com respeito, inclusão e pluralidade, vamos ainda mais longe.

*Artigo publicado no jornal Zero Hora


Um comentário:

  1. Turismo no RS é Gramado e segundo plano é Canela são os dois destinos principais; depois vem bem devagar o vale dos vinhedos, que tem de ser mais trabalhado e e isso aí no RS.
    Temos bons atrativos só, que falta ter secretários de turismo mais técnicos e NÃO POR INDICAÇÃO POLITICA.
    Está é minha opinião e discuto sobre isso.
    José Cestari/taxista palestrante.
    PIONEIRO E UNICO NO MUNDO.
    Projeto.
    DI OIAPOQUE AO CHUÍ O TAXISTA É O CARTÃO DE VISITAS DA CIDADE.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.