|
A substituição dos balcões físicos pelos totens exigiu autorização especial da ANAC, já que o serviço de prestação de informações aos passageiros é uma exigência regulatória. A Motiva demonstrou que o novo formato oferece uma experiência tão completa e acolhedora quanto a tradicional, com vantagens como padronização, controle de qualidade e escalabilidade.

110 agentes de viagens de Montreal e Toronto conheceram o turismo do Rio de Janeiro
Turismo do Rio de Janeiro aposta no mercado canadense com novo voo direto para Toronto
O Estado ultrapassou a marca de 1,4 milhão de turistas internacionais até agosto, crescimento de 53,6% sobre 2024.
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio deram início nesta quarta-feira (10/9) a uma rodada de agendas estratégicas no Canadá, em parceria com a Air Canada e o RIOgaleão. A iniciativa inclui capacitações para agentes de viagens e operadores em Toronto (10/9) e Montreal (12/9), além de uma ação complementar em Nova Iorque (15/9). O movimento acontece em um momento decisivo para o setor: a Air Canada inicia, no dia 4 de dezembro, o voo direto Toronto–Rio de Janeiro, com três frequências semanais.
O lançamento oficial da rota aconteceu na noite desta quarta-feira (10), em Toronto, reunindo 110 agentes e operadores de turismo. A ação contou ainda com representantes da Air Canada, do Consulado Brasileiro em Toronto e do Fairmont Rio, reforçando o caráter estratégico da nova conexão.
Somente entre janeiro e agosto de 2025, o Rio de Janeiro recebeu 15.176 turistas canadenses, crescimento de 38,3% em relação ao mesmo período de 2024 (10.976). O número já representa 95% de todo o fluxo de 2024 (16.040), consolidando o Canadá como um dos mercados prioritários para o destino.
Os números confirmam essa tendência: até agosto, o estado ultrapassou a marca de 1,4 milhão de visitantes estrangeiros, alta de 53,6% em relação ao mesmo período de 2024. Os Estados Unidos seguem como o principal emissor, com 150.611 visitantes nos oito primeiros meses de 2025, crescimento de 44,5% em relação ao ano anterior.
São Paulo, 11 de setembro de 2025 - A Azul instalou oito Totens de Autosserviço (TAS) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de facilitar check-in e o atendimento no embarque, impressão de cartões de embarque e despacho de bagagem, diminuindo a espera para atendimento.
O formato já foi amplamente adotado em grandes hubs internacionais e vem ganhando espaço na companhia como parte de uma estratégia de modernização dos terminais.
Azul anuncia 100 voos extras para Aracaju na alta temporada de verão 2025/2026
Entre dezembro e fevereiro, companhia ofertará 13,6 mil assentos adicionais, incluindo operações inéditas de lazer a partir de Congonhas
Com 57 aeronaves, Boeing aumenta suas entregas em mais de 40% em agosto, em comparação com 2024
Nestes oito meses de 2025, a Boeing entregou 385 aeronaves a companhias aéreas, empresas de leasing e ao governo dos Estados Unidos - um crescimento de aproximadamente 50% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registradas 258 entregas.
Além disso, entre janeiro e agosto, a companhia já registrou 625 novos pedidos. Dentre os 26 registrados em agosto, cinco foram para aeronaves da família 737 MAX, sete para o 787 Dreamliner e 14 para o 777X. Saiba mais na página de Pedidos e Entregas da Boeing, neste link.
Companhias aéreas visam melhorar atendimento aos passageiros com serviço de conectividade de última geração
SITA Connect Fly oferece um sistema confiável, seguro e econômico. Gerenciado por SD-WAN, para sistemas de atendimento ao público em aeroportos, utilizando a tecnologia unificada de segurança e de rede da Versa
GENEBRA (Suíça) – setembro de 2025 – Companhias aéreas estão sob crescente pressão para modernizar os sistemas de atendimento de passageiros. Muitas ainda contam com redes e fornecedores ultrapassados, levando a custos elevados, lacunas de segurança e atrasos no aeroporto.
Para ajudar a enfrentar esses desafios, a SITA lançou o Connect Fly (Voo Conectado, em tradução livre), um novo serviço de conectividade gerenciado pela Versa - líder global em tecnologia SASE (Secure Access Service Edge, ou “Limite de Serviço de Acesso Seguro,” em tradução livre).
O SITA Connect Fly fornece às companhias a à indústria de transportes uma maneira mais rápida e segura de conectar Sistemas de Controle de Decolagem (DCS) e aplicativos diretamente às estações de atendimento aos passageiros, como os quiosques de check-in.
Com conectividade comprovada Versa SD-WAN, que oferece redes modernas definidas por software e proteção cibernética integrada, as linhas aéreas podem ter suas operações simplificadas, resiliência fortalecida e reduzir o tempo necessário para abertura de novas estações de meses para semanas.
Para passageiros, o resultado é menos espera no check-in e no embarque, mais confiança na segurança de dados pessoais e uma experiência fluida de ponta a ponta.
“Companhias aéreas ao redor do mundo nos dizem a mesma coisa: precisam de sistemas mais rápidos e mais resilientes para acompanharem o crescente volume de passageiros e de serviços em nuvem”, ressalta Martin Smillie, vice-presidente sênior de Comunicações e Compartilhamento de Dados da SITA.
“O SITA Connect Fly entrega um serviço de conectividade segura para operações pré-voo em todo o mundo, ajudando a reduzir o risco de interrupções e mantendo as políticas de rede e segurança uniformes em todos os aeroportos. Na prática, isso significa um check-in mais otimizado, embarque mais confiável e uma jornada menos estressante para os passageiros”.
Kelly Ahuja, CEO da Versa, adiciona: “Como parceiros tecnológicos da SITA, estamos extremamente satisfeitos por fazer parte da entrega desta infraestrutura modernizada de rede e segurança, utilizando nossa plataforma VersaONE Universal SASE (Secure Access Service Edge). Nossas inovações permitiram que a SITA transformasse seus serviços gerenciados e assumisse uma posição de liderança para oferecer flexibilidade e agilidade aos seus clientes”.
A novidade é baseada no serviço amplamente utilizado Community Connect DCS, que atualmente oferece apoio ao check-in e ao controle de embarque em mais de 400 localizações em todo o mundo. Embora este sistema renovado traga todos os benefícios da sua tecnologia nativa de nuvem, ele continua econômico. Essencialmente, o SITA Connect Fly oferecerá mais valor, mas continuará com preços competitivos.
O novo serviço foi desenvolvido no VersaONE, plataforma com tecnologia de IA da Versa que une performance de rede e segurança em um só lugar. Com os gateways globais em nuvem da empresa, as companhias aéreas podem se conectar através do ponto de acesso mais próximo, acelerando os tempos de resposta e reduzindo atrasos.
A plataforma também garante que haja sempre capacidade de banda larga suficiente disponível para aplicações críticas, mantendo o bom funcionamento de sistemas essenciais das companhias aéreas, como o controle de partidas.
Com a tecnologia de rede e segurança unificada de última geração da Versa, esse novo serviço gerenciado também vai trazer mais flexibilidade, oferecendo conectividade de qualquer camada de transporte subjacente (ISP, MPLS, 4G/5G, etc.) para todos os aplicativos, independentemente da localização.
Para os consumidores, isso significa que não há mais barreiras para se manter conectado, mesmo em aeroportos isolados, além de agilizar suas operações para um tempo de comercialização de apenas algumas semanas.
Como o produto também inclui opções completas do SASE – que combinam segurança SSE entregue por nuvem com todos os benefícios da SD-WAN, melhorando a segurança sem comprometer a agilidade -, o sistema abrangerá terminais móveis, locais fora dos aeroportos e necessidades mais amplas do setor de viagens.
Totalmente integrado aos sistemas de uso comum da SITA para check-in e autoatendimento (CUTE e CUSS) e ao SITA Flex, o SITA Connect Fly também estabelece as bases para o processamento de dados em tempo real em todo o ecossistema digital da empresa, ajudando as companhias aéreas e os aeroportos a oferecer serviços mais conectados, eficientes e confiáveis para viajantes em todos os lugares.
.jpg)
.jpeg)

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário