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quinta-feira, 11 de setembro de 2025

VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // Concessionária substitui balcões de informações em aeroportos por serviço digital e ultrapassa 25 mil atendimentos // Turismo do Rio de Janeiro aposta no mercado canadense com novo voo direto para Toronto // Azul instala totens de autosserviço no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro // Azul anuncia 100 voos extras para Aracaju na alta temporada de verão 2025/2026 // Com 57 aeronaves, Boeing aumenta suas entregas em mais de 40% em agosto, em comparação com 2024 // Companhias aéreas visam melhorar atendimento aos passageiros com serviço de conectividade de última geração

Divulgação Motiva

Concessionária substitui balcões de informações em aeroportos por serviço digital e ultrapassa 25 mil atendimentos.

Tecnologia adotada pela Motiva em 16 aeroportos brasileiros transforma a experiência dos passageiros

Desde o início de 2024, 16 aeroportos administrados pela Motiva no Brasil passaram a contar com totens interativos no lugar dos tradicionais balcões de informações. Em um ano e meio de operação, o sistema já realizou mais de 25 mil atendimentos, comprovando a eficiência e a aceitação da nova tecnologia entre os passageiros.

O atendimento é feito por videoconferência com uma equipe centralizada na sede da Motiva, em São Paulo. Os profissionais são treinados para oferecer suporte ágil, empático e acessível, garantindo um padrão elevado de qualidade em todos os terminais sob gestão da empresa, distribuídos pelas cinco regiões do país.

O projeto, desenvolvido internamente pela equipe de tecnologia da Motiva, é pioneiro no setor aeroportuário brasileiro. Além de modernizar a experiência do usuário, o modelo permitiu a realocação dos antigos atendentes para outras funções, otimizando e trazendo mais eficiência para atuação da equipe. Os atendentes dos totens passaram por capacitação específica, incluindo formação em Libras, e os atendimentos são realizados em português, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade do serviço.
 

O design intuitivo dos totens, com tela sensível ao toque e fone acoplado, facilita o uso até mesmo por quem não tem familiaridade com tecnologia. Muitos passageiros interagem com o equipamento pela primeira vez movidos pela curiosidade, e acabam se surpreendendo positivamente com a experiência.
 

Segundo Angelica Werneck, gestora de Experiência do Cliente em Aeroportos da Motiva, o sistema tem superado expectativas. “Já ultrapassamos 25 mil atendimentos em nossos aeroportos e o feedback geral é positivo. Nosso objetivo era elevar o padrão dos atendimentos, mesmo sem o balcão físico, fazendo uso de tecnologia sem, contudo, perder o cuidado humanizado. E conseguimos. Estamos constantemente aprimorando a solução e estudando novas funcionalidades”, afirma.
 

A substituição dos balcões físicos pelos totens exigiu autorização especial da ANAC, já que o serviço de prestação de informações aos passageiros é uma exigência regulatória. A Motiva demonstrou que o novo formato oferece uma experiência tão completa e acolhedora quanto a tradicional, com vantagens como padronização, controle de qualidade e escalabilidade.

110 agentes de viagens de Montreal e Toronto conheceram o turismo do Rio de Janeiro

Turismo do Rio de Janeiro aposta no mercado canadense com novo voo direto para Toronto 

O Estado ultrapassou a marca de 1,4 milhão de turistas internacionais até agosto, crescimento de 53,6% sobre 2024.

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio deram início nesta quarta-feira (10/9) a uma rodada de agendas estratégicas no Canadá, em parceria com a Air Canada e o RIOgaleão. A iniciativa inclui capacitações para agentes de viagens e operadores em Toronto (10/9) e Montreal (12/9), além de uma ação complementar em Nova Iorque (15/9). O movimento acontece em um momento decisivo para o setor: a Air Canada inicia, no dia 4 de dezembro, o voo direto Toronto–Rio de Janeiro, com três frequências semanais.

O lançamento oficial da rota aconteceu na noite desta quarta-feira (10), em Toronto, reunindo 110 agentes e operadores de turismo. A ação contou ainda com representantes da Air Canada, do Consulado Brasileiro em Toronto e do Fairmont Rio, reforçando o caráter estratégico da nova conexão.

Somente entre janeiro e agosto de 2025, o Rio de Janeiro recebeu 15.176 turistas canadenses, crescimento de 38,3% em relação ao mesmo período de 2024 (10.976). O número já representa 95% de todo o fluxo de 2024 (16.040), consolidando o Canadá como um dos mercados prioritários para o destino.

Os números confirmam essa tendência: até agosto, o estado ultrapassou a marca de 1,4 milhão de visitantes estrangeiros, alta de 53,6% em relação ao mesmo período de 2024. Os Estados Unidos seguem como o principal emissor, com 150.611 visitantes nos oito primeiros meses de 2025, crescimento de 44,5% em relação ao ano anterior.


Azul instala totens de autosserviço no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

São Paulo, 11 de setembro de 2025 - A Azul instalou oito Totens de Autosserviço (TAS) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de facilitar check-in e o atendimento no embarque, impressão de cartões de embarque e despacho de bagagem, diminuindo a espera para atendimento. 


O formato já foi amplamente adotado em grandes hubs internacionais e vem ganhando espaço na companhia como parte de uma estratégia de modernização dos terminais.


Azul anuncia 100 voos extras para Aracaju na alta temporada de verão 2025/2026

Entre dezembro e fevereiro, companhia ofertará 13,6 mil assentos adicionais, incluindo operações inéditas de lazer a partir de Congonhas



São Paulo, setembro de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, vai reforçar sua presença em Aracaju durante a alta temporada de verão 2025/2026. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia terá 100 voos extras de/para a capital sergipana, somando 13,6 mil assentos adicionais. O incremento representa crescimento de 14% no número de voos e 19% na oferta de assentos em relação à temporada regular.

Os destaques ficam para as operações adicionais que conectam Aracaju a Congonhas (SP) e Campinas (SP). A capital de Sergipe já conta regularmente com voos para Confins/Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA) e Campinas (SP).



Com 57 aeronaves, Boeing aumenta suas entregas em mais de 40% em agosto, em comparação com 2024


São Paulo, setembro de 2025 — Sempre com foco na qualidade e na estabilidade de sua produção, a Boeing segue registrando aumentos significativos em suas entregas. Em agosto, a fabricante entregou 57 aeronaves comerciais, incluindo 42 da família 737 MAX e nove do modelo 787 Dreamliner. Este número representa um crescimento de 42,5% nas entregas em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 40 entregas.

 

Nestes oito meses de 2025, a Boeing entregou 385 aeronaves a companhias aéreas, empresas de leasing e ao governo dos Estados Unidos - um crescimento de aproximadamente 50% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registradas 258 entregas.

 

Além disso, entre janeiro e agosto, a companhia já registrou 625 novos pedidos. Dentre os 26 registrados em agosto, cinco foram para aeronaves da família 737 MAX, sete para o 787 Dreamliner e 14 para o 777X. Saiba mais na página de Pedidos e Entregas da Boeing, neste link.



Companhias aéreas visam melhorar atendimento aos passageiros com serviço de conectividade de última geração


SITA Connect Fly oferece um sistema confiável, seguro e econômico. Gerenciado por SD-WAN, para sistemas de atendimento ao público em aeroportos, utilizando a tecnologia unificada de segurança e de rede da Versa


GENEBRA (Suíça) – setembro de 2025 – Companhias aéreas estão sob crescente pressão para modernizar os sistemas de atendimento de passageiros. Muitas ainda contam com redes e fornecedores ultrapassados, levando a custos elevados, lacunas de segurança e atrasos no aeroporto. 


Para ajudar a enfrentar esses desafios, a SITA lançou o Connect Fly (Voo Conectado, em tradução livre), um novo serviço de conectividade gerenciado pela Versa - líder global em tecnologia SASE (Secure Access Service Edge, ou “Limite de Serviço de Acesso Seguro,” em tradução livre).

 

O SITA Connect Fly fornece às companhias a à indústria de transportes uma maneira mais rápida e segura de conectar Sistemas de Controle de Decolagem (DCS) e aplicativos diretamente às estações de atendimento aos passageiros, como os quiosques de check-in. 


Com conectividade comprovada Versa SD-WAN, que oferece redes modernas definidas por software e proteção cibernética integrada, as linhas aéreas podem ter suas operações simplificadas, resiliência fortalecida e reduzir o tempo necessário para abertura de novas estações de meses para semanas.

 

Para passageiros, o resultado é menos espera no check-in e no embarque, mais confiança na segurança de dados pessoais e uma experiência fluida de ponta a ponta.

 

“Companhias aéreas ao redor do mundo nos dizem a mesma coisa: precisam de sistemas mais rápidos e mais resilientes para acompanharem o crescente volume de passageiros e de serviços em nuvem”ressalta Martin Smillie, vice-presidente sênior de Comunicações e Compartilhamento de Dados da SITA. 


“O SITA Connect Fly entrega um serviço de conectividade segura para operações pré-voo em todo o mundo, ajudando a reduzir o risco de interrupções e mantendo as políticas de rede e segurança uniformes em todos os aeroportos. Na prática, isso significa um check-in mais otimizado, embarque mais confiável e uma jornada menos estressante para os passageiros”.

 

Kelly Ahuja, CEO da Versa, adiciona: “Como parceiros tecnológicos da SITA, estamos extremamente satisfeitos por fazer parte da entrega desta infraestrutura modernizada de rede e segurança, utilizando nossa plataforma VersaONE Universal SASE (Secure Access Service Edge). Nossas inovações permitiram que a SITA transformasse seus serviços gerenciados e assumisse uma posição de liderança para oferecer flexibilidade e agilidade aos seus clientes”.

 

A novidade é baseada no serviço amplamente utilizado Community Connect DCS, que atualmente oferece apoio ao check-in e ao controle de embarque em mais de 400 localizações em todo o mundo. Embora este sistema renovado traga todos os benefícios da sua tecnologia nativa de nuvem, ele continua econômico. Essencialmente, o SITA Connect Fly oferecerá mais valor, mas continuará com preços competitivos.

 

O novo serviço foi desenvolvido no VersaONE, plataforma com tecnologia de IA da Versa que une performance de rede e segurança em um só lugar. Com os gateways globais em nuvem da empresa, as companhias aéreas podem se conectar através do ponto de acesso mais próximo, acelerando os tempos de resposta e reduzindo atrasos. 


A plataforma também garante que haja sempre capacidade de banda larga suficiente disponível para aplicações críticas, mantendo o bom funcionamento de sistemas essenciais das companhias aéreas, como o controle de partidas.

 

Com a tecnologia de rede e segurança unificada de última geração da Versa, esse novo serviço gerenciado também vai trazer mais flexibilidade, oferecendo conectividade de qualquer camada de transporte subjacente (ISP, MPLS, 4G/5G, etc.) para todos os aplicativos, independentemente da localização. 


Para os consumidores, isso significa que não há mais barreiras para se manter conectado, mesmo em aeroportos isolados, além de agilizar suas operações para um tempo de comercialização de apenas algumas semanas. 


Como o produto também inclui opções completas do SASE – que combinam segurança SSE entregue por nuvem com todos os benefícios da SD-WAN, melhorando a segurança sem comprometer a agilidade -, o sistema abrangerá terminais móveis, locais fora dos aeroportos e necessidades mais amplas do setor de viagens.

 

Totalmente integrado aos sistemas de uso comum da SITA para check-in e autoatendimento (CUTE e CUSS) e ao SITA Flex, o SITA Connect Fly também estabelece as bases para o processamento de dados em tempo real em todo o ecossistema digital da empresa, ajudando as companhias aéreas e os aeroportos a oferecer serviços mais conectados, eficientes e confiáveis para viajantes em todos os lugares.



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