Carro de manutenção derrama óleo na pista e Santos Dumont teve operações interrompidas para desespero de centenas de passageiros e está sem previsão de reabertura
O aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, foi fechado para pousos e decolagens na manhã desta terça-feira depois que um carro de serviço que fazia inspeção rotineira derramar óleo na pista. Até às15 h, já haviam sido cancelados 162 voos. A previsão de reabertura estava prevista para as 17h, mas nova informação da Infraero revela que a reabertyra está sem previsão ainda.
Centenas de passageiros se aglomeraram no saguão do aeroporto aguardando a reabertura do aeroporto, e outros conseguiram ser realocados em voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim.
A interrupção gerou um efeito cascata em outros aeroportos do País, sendo Congonhas o mais afetado, pois ambos são ligados por dezenas de voos da ponte aérea Rio-São Paulo.
Em nota, a Infraero administradora do Santos Dumont revelou que "tão logo foi identificado o vazamento, a Infraero iniciou os trabalhos para a liberação da pista, com a remoção do veículo e a limpeza da área atingida, utilizando desengraxante biodegradável. A retomada dos voos está condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança. Após a conclusão, será realizada vistoria e medição do coeficiente de atrito do pavimento para liberação da pista".
São Paulo, setembro de 2025 - A Azul liderou o transporte de passageiros no estado de Pernambuco no mês de agosto, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A companhia transportou cerca de 275 mil clientes no último mês, entre voos domésticos e internacionais, o que foi equivalente a mais de 60% de todo o mercado aéreo no estado pernambucano. Considerando somente os voos domésticos, a participação chega a 62,2% do mercado.
Nova parceria para atender o crescimento do transporte aéreo e inovar a experiência dos passageiros na África
Ethiopian Airlines e SITA se unem para desenvolver experiências de viagens mais inteligentes, rápidas e integradas
GENEBRA (Suíça) – Setembro de 2025 – Com a demanda por viagens aéreas em toda a África disparando e as expectativas dos passageiros mudando rapidamente em um mundo que prioriza o digital, as companhias aéreas enfrentam uma pressão crescente para oferecer viagens mais fluidas e eficientes – ao mesmo tempo em que gerenciam operações cada vez mais movimentadas.
Além disso, destinos como a Etiópia estão emergindo como centros de turismo, investimento e comércio, aumentando a importância de as empresas nacionais causarem uma impressão positiva e duradoura nos viajantes.
Na FIT Argentina, Embratur e GOL anunciam novo voo que liga Mendoza ao Rio de Janeiro
Com operação entre janeiro e abril de 2026, nova rota aérea é estratégica para ampliar ainda mais a chegada de turistas do principal mercado sulamericano emissor de turistas ao Brasil
Setembro 2025 - A conectividade aérea entre Brasil e Argentina se fortalece com o lançamento da nova rota aérea da Gol, conectando Mendoza, na Argentina, ao Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa, anunciada durante a Feira Internacional de Turismo (FIT) Argentina 2025, em Buenos Aires, nesta segunda-feira (29), amplia a conectividade aérea do país e reforça a presença de turistas da América do Sul no Brasil./
O novo voo será operado entre 4 de janeiro e 12 de abril de 2026, saindo de Mendoza de madrugada e chegando à capital fluminense no início da manhã, às segundas e sábados. O lançamento oficial da rota Mendoza-Rio contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do diretor comercial da Gol, Danillo Barbizan, do Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca e do presidente da Riotur, Bernardo Fellows, em um evento realizado no estande da GOL na FIT Argentina 2025. A iniciativa simboliza os esforços conjuntos para reforçar a conectividade aérea e a presença do Brasil no cenário turístico internacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o trabalho integrado e o diálogo estabelecidos com os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro e o governo federal para alavancar o turismo no estado, o que se comprova no crescimento do número de chegadas de turistas estrangeiros, que já atingiu a marca de 1,4 milhões até agosto e deve crescer mais com a alta temporada.
"Ainda vem a alta temporada, o verão, e com certeza nós vamos passar de 2 milhões, de turistas internacionais somente para o Rio de Janeiro. Essa nova rota de Mendonça para o Galeão é muito importante, hoje a Argentina e o Brasil têm 30 rotas ligando os dois países. A gente tem um crescimento de argentinos visitando o Brasil de 94% se compararmos esse ano com o ano passado, então é realmente algo muito impressionante, isso gera emprego, gera renda, gera uma melhor relação diplomática, gera conexão cultural. Obrigado à GOL pela confiança e por toda a parceria para mais um vôo", completou Freixo.
"O lançamento da rota Mendoza-Rio Galeão simboliza um momento importante da nossa expansão internacional, que é o foco da Companhia para os próximos anos. Este anúncio, feito em parceria com a Embratur em Buenos Aires, reforça também nossa liderança como a companhia que mais conecta o Brasil e a Argentina e reflete nosso esforço conjunto para fortalecer a conectividade aérea e ampliar a presença de turistas sul-americanos no Brasil. Com o aumento de 50% na oferta em Mendoza graças a este voo, estamos oferecendo aos nossos clientes argentinos mais uma excelente opção para visitar a Cidade Maravilhosa e, de lá, conectar-se com os principais destinos turísticos do Brasil", disse Danillo Barbizan, diretor comercial da GOL.
O Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, agradeceu à Gol, à Embratur e à Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) pela nova rota, e afirmou que o trecho Mendoza-Rio faz parte da retomada do Galeão. “Ano passado, ultrapassamos 15 milhões de passageiros. A tendência é que a gente volte a disputar a liderança de número de passageiros no mercado do Rio do Brasil nos próximos anos. Por isso, estamos aqui com vários destinos, estandes, ativações, não só da capital, para que a gente possa oferecer o estado como um grande produto. E essa união de esforço junto com as companhias aéreas é fundamental nesse processo”, afirmou.
Já o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, destacou que a rota operada é fundamental para o aumento no número de turistas argentinos na capital fluminense. “Esses quatro voos semanais a partir de Janeiro só tem a acrescentar no nosso turismo. A cidade do Rio está de braços abertos. Tenho certeza que será de grande valia para o nosso turismo nacional, estadual e da cidade maravilhosa”, comemorou.
O lançamento da rota está alinhado ao fortalecimento da parceria institucional entre a Embratur e a Gol, consolidada em agosto com a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT), com o objetivo de ampliar a oferta de voos e atrair mais visitantes estrangeiros ao Brasil. A iniciativa integra a estratégia da Agência de estabelecer parcerias e desenvolver ações voltadas à ampliação da malha aérea com destino ao Brasil para atrair mais visitantes estrangeiros.
Ação internacional
Em paralelo ao lançamento, está em andamento uma campanha cooperada entre Visit Brasil, Gol e parceiros comerciais. A iniciativa busca impulsionar as vendas e reforçar a presença de mercado, potencializando o processo de internacionalização da companhia aérea. A Gol tem um papel fundamental no crescimento de novas rotas internacionais, contribuindo para o aumento no fluxo de visitantes estrangeiros.
O trabalho da Embratur, integrando companhias aéreas, aeroportos e destinos, tem sido um dos fatores para o crescimento do turismo internacional. O foco na conectividade aérea faz parte da estratégia de aumentar a atração de turistas e gerar um impacto positivo na economia.
Gol Linhas Aéreas
Parceira da Embratur, a GOL Linhas Aéreas atualmente conecta o Brasil a 16 destinos internacionais em 13 países das Américas com 42 rotas internacionais, além de operar cerca de 600 voos diários para aproximadamente 60 destinos domésticos, com hubs estratégicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2024, a companhia alcançou 30,1% de participação no mercado doméstico e anunciou a ampliação em 20% da oferta de assentos em voos internacionais para a alta temporada 2025/2026, reforçando seu papel no fortalecimento da presença do Brasil em mercados estratégicos.

.jpeg)
.jpeg)


.png)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário