Com um legado de 35 anos, o Clio sempre foi uma referência em sua categoria na Europa e se manteve como o campeão de vendas da Renault durante as cinco gerações anteriores. Lançado em 1990, o primeiro modelo tinha revolucionado o mercado na época, entregando um nível de qualidade encontrado apenas nos níveis superiores e um pacote de equipamentos até então inéditos entre os compactos urbanos.
O Clio representou um aprimoramento consciente na qualidade e uma verdadeira revolução no segmento, simbolizada pela adoção de um nome real em vez de um número para suceder ao Super 5 na época.
Durante gerações, o Clio redefiniu continuamente os padrões de seu segmento para melhor satisfazer as novas necessidades dos clientes e oferecer a cada dia mais em matéria de design, conforto, espaço interno, qualidade, segurança, prazer de dirigir e recursos multimídia, sempre reduzindo as emissões de poluentes. A estratégia bem-sucedida foi validada duas vezes pelo altamente cobiçado título de Carro Europeu do Ano, em 1991 e 2006.
O Clio conta com inúmeras versões icônicas em sua história, desde a luxuosa Baccara (e seu famoso slogan “Nem é tão caro assim, meu filho”) e Initiale Paris, as esportivas 16 S e Williams, passando pelo incrível Clio V6 com motor central traseiro, até a sofisticada versão full hybrid E-Tech, que chegou com a quinta geração.
No total, foram vendidas quase 17 milhões de unidades do Clio em 120 países do mundo, o que faz dele o carro francês campeão de vendas de todos os tempos considerando todas as gerações, tendo conquistado naturalmente os consumidores franceses, mas também britânicos e turcos. Em 2025 o sucesso do Clio continua à altura, como campeão de vendas na Europa no primeiro semestre deste ano.
Este compacto urbano versátil, que sempre teve “tudo de um carro grande” e nunca abandonou o formato hatchback se tornou um objeto cult, símbolo do compromisso das equipes da Renault para sempre aprimorar os padrões de qualidade, equipamentos e tecnologia, permitindo que ele continuasse redefinindo os padrões de sua categoria.
A quinta geração do Renault Clio introduziu a motorização full hybrid E-Tech de 145 cv, que se tornou um verdadeiro sucesso entre os consumidores, com 30% das vendas na Europa. Ele também ofereceu pela primeira vez a versão topo de linha Esprit Alpine, que conquistou quase 20% dos clientes na Europa.
Uma nova geração ainda mais potente
Totalmente repensada, esta sexta geração do novo Renault Clio é ainda mais dinâmica, exibindo um estilo novo e completamente diferenciado, adotando a moderna estratégia de design e tecnologia da Renault. Todo o foco se concentrou neste hatchback de nova geração carregado de tecnologia e alta precisão, com um visual extremamente forte, linhas bastante esculpidas e sensuais.
O Novo Renault Clio foi potencializado em todos os quesitos, incluindo sua gama de motorizações. Ele se impõe mais do que nunca como o modelo mais eficiente da gama de híbridos da Renault, complementando perfeitamente a gama de modelos elétricos.
Com a nova motorização full hybrid E-Tech de 160 cv que confere mais performance e uma eficiência de primeiríssimo plano, o Clio apresenta agora um nível de emissões de CO2 recorde de 89 g/km e consumo misto de apenas 3,9 l/100 km.
Ele pode atingir até 40% de redução de consumo em comparação com um motor a gasolina convencional, sendo capaz de rodar até 80% do tempo no modo elétrico na cidade. O Novo Clio oferece uma gama renovada de motorizações complementares (gasolina ou GLP a partir de 115 cv), oferecendo ainda mais performance e eficiência.
Do lado de dentro, a atenção dispensada à qualidade do interior, a utilização de materiais reciclados, a tela dupla OpenR em V com o sistema multimídia OpenR Link com Google integrado – pela primeira vez nesta categoria de veículos –, bem como vários equipamentos tecnológicos e 29 sistemas de assistência ao motorista de última geração elevam o padrão do Clio, aproximando o modelo do segmento superior.
O Novo Renault Clio possui todos os diferenciais para satisfazer uma série de usos pelos clientes, tanto pessoa física como empresas frotistas, clientes fiéis ao Clio há gerações, assim como novos compradores em busca de um hatchback compacto, versátil e dinâmico. A pré-venda do novo Renault Clio começa no mercado europeu até o fim deste ano.
“Para nós, o Clio sempre foi um marcador cultural, contribuindo em grande parte para a identidade da Renault. Quando pensa no Clio, você se lembra da Renault e quando pensa na Renault, você se lembra do Clio! Com quase 17 milhões de unidades vendidas, o Clio é o nosso campeão de vendas. A cada nova geração, o Clio redefine os padrões de sua categoria. Nós utilizamos a mesma estratégia nesta sexta geração, com um design ainda mais dinâmico, a nova gama de motorizações e equipamentos com a chegada do Google embarcado. O Novo Clio é a representação perfeita da excelência de nossa gama híbrida, junto com nossos modelos 100% elétricos”.
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
O Renault Clio em 10 números-chave
· 1990: ano de lançamento da primeiríssima geração do Renault Clio, transformando profundamente o segmento de compactos urbanos.
· 17 milhões: número de unidades das 5 primeiras gerações do Clio vendidas no mundo.
· 120: número de países no mundo onde o Clio foi vendido desde a primeira geração.
· 1: posição do Renault Clio no ranking de vendas na França e Europa (primeiro semestre de 2025).
· 6: número de gerações do Renault Clio, desde o lançamento em 1990.
· 35: número de anos de presença do Renault Clio no mercado e no coração de seus motoristas.
· 29: número de ADAS (sistemas de assistência ao motorista) que o novo Renault Clio pode embarcar.
· 89: número recorde de gramas de CO2/quilômetro emitidos pelo motor full hybrid E-Tech de 160 cv do novo Renault Clio.
· Mais de 1.000: número de unidades do Renault Clio que saem diariamente da fábrica de Bursa, na Turquia.
· 68.000: número de quilômetros representados pelas 17 milhões de unidades do Clio enfileiradas, ou seja, 1,7 voltas ao redor da Terra.
Design ainda mais dinâmico
Ao criar o projeto da sexta geração do Clio, as equipes de design da Renault embarcaram em uma nova etapa, elevando literalmente todos os patamares para criar um design de nova geração para a marca, carregado de tecnologia e alta precisão. Dando continuidade ao carro-conceito Emblème, eles imaginaram linhas bastante esculpidas e sensuais, com um visual fortemente marcado graças aos faróis de LED, permitindo desenvolver um carro mais desejável e expressivo, com raízes bem latinas.
Design externo: esculpido, sensual e mais latino do que nunca
Apenas um olhar é suficiente para perceber o trabalho considerável realizado na fase inicial do projeto para remodelar as proporções, com um capô mais longo, um entre eixos aumentado para 2,59 m (+8 mm) e uma linha de teto extremamente dinâmica, semelhante à de um cupê ultracompacto, reinventando os padrões do segmento. Ele é pontuado por uma antena de teto do tipo barbatana de tubarão e arrematado por um spoiler integrado. O design do novo Clio é maior em comparação com a geração anterior, passando de 4,05 m para 4,12 m (acréscimo de 67 mm) no comprimento com balanços mais longos, e de 1,73 m para 1,77 m (acréscimo de 39 mm) na largura. Já a altura é limitada a 1,45 m (acréscimo de 11 mm).
Dianteira: personalidade máxima e visual expressivo
A nova dianteira é extremamente expressiva, com as linhas características do capô que convergem para a grade proeminente adornada com diamantes. A nova assinatura luminosa com grandes faróis de rodagem diurna que remetem ao losango do logo é complementada pelo visual expressivo dos faróis flutuantes incrustados em uma estrutura preta, como se fosse uma peça em exposição. O resultado é simplesmente espetacular!
Quando as linhas criam tensão dinâmica
A silhueta aerodinâmica, alternando superfícies côncavas e convexas, ganha vida graças às linhas de tensão precisas que captam a luz e insuflam nervosidade e dinamismo à carroceria, revelando uma tensão dinâmica incrível. As caixas de rodas pretas presentes em toda a gama (acabamento fosco na versão de entrada e brilhante nas versões de acabamento mais altas) reforçam a esportividade do novo Clio, com aros de rodas de 18 polegadas (conforme a versão) e largura maior (adicional de 39 mm), que contribuem para transmitir uma forte presença visual por onde ele passa.
Um Clio com design ainda mais atlético
Alguns elementos característicos do Clio foram mantidos, incluindo as maçanetas das portas traseiras integradas, enquanto que o contorno dos vidros em angulação na direção da traseira foi afinado, permitindo dissimular as vedações dos vidros, uma exclusividade no segmento. Com a forte inclinação do vidro traseiro e a linha do porta-malas bem marcada, o novo Clio exibe um visual atlético, quase propulsivo, destacado pelas quatro lanternas traseiras inspiradas nos carros esportivos.
Sete cores de carroceria
Sete opções de cores estão disponíveis para a carroceria do novo Renault Clio, incluindo duas novidades: o Vermelho Absolu (incluindo um verniz colorido) e o Verde Absolu. Os outros tons disponíveis são Branco Glacier, Cinza Rafale, Cinza Schiste, Preto Étoilé e Azul Iron.
“Esta sexta geração representa o início de um novo e ousado capítulo: um Clio mais desejável, expressivo e dinâmico do que nunca, que continua fiel à sua identidade. Suas curvas fluidas e linhas de tensão captam a luz, insuflando nervosidade e energia à silhueta, enquanto a carroceria, quase líquida, adorna com elegância o amplo pacote tecnológico”.
Paula Fabregat-Andreu, diretora de Projetos de Design da Marca Renault
Design interno: modernidade e tecnologia a bordo
Em sua cabine espaçosa, a premiumização do novo Renault Clio é imediatamente visível em comparação com as gerações anteriores. Começando com o painel de bordo, que inaugura novos materiais com textura inédita. A parte localizada na frente do passageiro é revestida de material têxtil (conforme a versão), integrando uma luz ambiente cuja cor pode ser escolhida entre as 48 opções disponíveis, com uma luz branca também integrada na parte de dentro das portas.
Na versão topo de linha Esprit Alpine, o material têxtil é substituído pelo Alcantara, enquanto que a área em torno das saídas de ar foi pintada com uma técnica inovadora e extremamente técnica de cromado em dégradé criando um tom de metal queimado.
Uma apresentação pra lá de tecnológica
O painel de bordo integra uma tela dupla de 10,1’’ (conforme a versão) em forma de V, com a tela central voltada para o motorista. Compacto, o volante topo de linha foi trazido de modelos de segmentos superiores.
Além de seus diferenciais altamente estéticos, ele conta com várias vantagens funcionais, permitindo reduzir o número de voltas do volante entre batentes de 3,3 para 2,6, proporcionando mais agilidade ao dirigir.
Ele também integra o botão Multi-Sense, para selecionar o modo de dirigir que é associado a uma cor específica do ambiente luminoso. Os bancos exclusivos empregam alguns materiais reciclados com grafismos duplos e pespontos coloridos (conforme a versão), contribuindo para oferecer uma posição de dirigir dinâmica ao novo Clio.
Uma cabine repleta de espaços de armazenagem
Sempre bastante aconchegante para 5 pessoas, o novo Renault Clio oferece ainda mais espaços de armazenagem, com um console central isolado que integra um compartimento fechado por uma tampa articulada que remete às capas de proteção dos tablets (conforme a versão). A cabine inclui duas entradas USB-C na frente, um carregador por indução (conforme a versão) e uma tomada 12 V na traseira, permitindo conectar facilmente um adaptador USB ou alimentar um acessório, como um cooler.
Um porta-malas mais acessível
O porta-malas tem capacidade de até 391 litros (conforme a motorização) e conta com uma base extremamente acessível, 40 mm mais baixa em comparação com a geração anterior. O botão de abertura está integrado diretamente na tampa do porta-malas.
Design sustentável onipresente
Na versão Esprit Alpine full hybrid E-Tech, o novo Renault Clio inclui mais de 33,7% de materiais provenientes da economia circular (incluindo materiais reciclados conforme a norma ISO 14021, aparas ou refugos de produção reincorporados nos processos de produção na própria planta industrial).
Todas as versões do novo Clio são pelo menos 85% recicláveis. Um dos exemplos é a estrutura do painel de bordo (8 kg), que inclui pelo menos 50% de materiais reciclados, enquanto que a estrutura do console central (4 kg) é 37% reciclada.
O protetor do para-choque traseiro é composto de plástico 100% reciclado proveniente de produtos em fim de vida (3 kg), enquanto que pelo menos 50% do alumínio utilizado para os aros das rodas de 18 polegadas Esprit Alpine também são reciclados (conforme o método do balanço de massa).
Ainda mais estilo
Entre as novidades disponíveis desde o lançamento, dois acessórios projetados pelas equipes de Design da Renault destacam a atenção aos detalhes e à personalidade do veículo. Desenhado especificamente para ser integrado às linhas do Clio, o spoiler do porta-malas reforça o visual dinâmico.
Com a cor padrão preta, ele é instalado de forma orgânica, graças a um sistema de fixação por colagem de alta performance, compatível com lavagens por sistema de alta pressão.
Nas laterais do carro, um pacote de proteções da parte inferior da carroceria com saias laterais alia estilo e funcionalidade, permitindo reforçar a pegada esportiva do modelo e protegendo a parte inferior da carroceria de eventuais projeções ou pequenos impactos.
Motores de alta eficiência e performance
Embaixo do capô do novo Renault Clio, uma gama de motores potentes oferece performances perfeitamente em linha com o design ultradinâmico desta sexta geração. A motorização mais emblemática é a full hybrid E-Tech de 160 cv, que coroa a gama com uma relação entre performances e eficiência de primeiríssima ordem, graças à sua tecnologia exclusiva.
Quatro motorizações para cada necessidade de uso
O Novo Renault Clio eleva a potência a um novo patamar, com quatro novas motorizações cheias de energia, de 115 a 160 cavalos, perfeitas para obter a melhor agilidade de seu chassi e suas bitolas mais largas. Concebido com base na plataforma CMF-B, os engenheiros da Renault foram ainda mais longe em matéria de configuração, para oferecer uma experiência de conforto de primeira ordem, um comportamento extremamente dinâmico sempre no topo da categoria – como seu design sugere –, bem como uma atenção cuidadosa ao isolamento acústico. Mais versátil do que nunca, o novo Clio reúne todas as características necessárias para satisfazer todos os usos, seja no trânsito intenso das grandes cidades ou em longos trajetos na estrada, tanto para os clientes pessoa física como frotistas.
Motorização full hybrid E-Tech de 160 cv de alta performance e eficiência
Desenvolvida pela Horse Powertrain e carro-chefe desta sexta geração do Clio, a motorização full hybrid E-Tech de 160 cv entrega um grande prazer de dirigir, com seu câmbio inteligente multimodos exclusivo e performances de primeiro plano (0 a 100 km/h em 8,3 segundos, permitindo um ganho de 1 segundo em comparação com a geração anterior) e eficiência maximizada, sem que o motorista precise recarregar o veículo.
Ele apresenta emissões de CO2 em nível recorde, limitadas a 89 g/km graças a um consumo menor em ciclo misto homologado em comparação com o motor full hybrid E-Tech de 145 cv, para apenas 3,9 l/100 km, ou seja, até 40% de redução em comparação com um motor a gasolina convencional.
Na cidade, o novo Clio full hybrid E-Tech de 160 cv pode rodar até 80% no modo elétrico, enquanto que a autonomia nas estradas pode chegar a 1.000 km. A tecnologia patenteada da Renault combina um motor de combustão de 4 cilindros 1.8 de injeção direta e ciclo Atkinson com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 1,4 kWh que integra um novo sistema de resfriamento, bem como uma transmissão inteligente multimodos equipada com acoplamentos de garras sem embreagem, com relações de marcha específicas.
Um câmbio inteligente para sublimar o sistema híbrido
Com tecnologia oriunda da F1, o câmbio da motorização full hybrid E-Tech de 160 cv combina duas relações de marcha para o motor elétrico principal e quatro relações de marcha para o motor de combustão.
Conforme a utilização, as 15 combinações possíveis de operação entre os dois motores (elétrico e de combustão) permitem otimizar o prazer de dirigir, consumo e emissões de CO2. O sistema seleciona automaticamente o modo de funcionamento da motorização full hybrid E-Tech entre os programas seguintes:
• 100% elétrico (apenas o motor elétrico traciona as rodas).
• Híbrido dinâmico (o motor de combustão e o motor elétrico trabalham em conjunto para tracionar as rodas).
• E-drive (o motor elétrico traciona as rodas e o motor de combustão funciona para recarregar a bateria).
• A combustão (apenas o motor a gasolina funciona para tracionar as rodas e/ou para recarregar a bateria).
• Recuperação de energia (as rodas acionam o motor elétrico, que recarrega a bateria).
Além disso, são oferecidos quatro modos de condução, com ajustes principalmente na calibração motor e assistência da direção, que se materializa por meio uma visualização no painel de instrumentos e um ambiente luminoso específico.
“Com a motorização full hybrid E-Tech de 160 cv, o novo Clio oferece uma tecnologia no melhor nível da categoria. Com uma potência aumentada em 15 cavalos e 22 Nm de torque adicionais, ele melhora as performances e o prazer de dirigir, oferecendo ao mesmo tempo um consumo recorde de 3,9 litros/ 100 km. Além disso, ele pode rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico em uso urbano e periurbano”.
Nicolas Laruaz, Líder de Produto, Clio
Motorizações complementares para satisfazer todas as necessidades de uso
Nas versões de entrada, o novo Renault Clio oferece a motorização de 3 cilindros 1.2 TCe de 115 cv, permitindo um ganho substancial de performance em comparação com a geração anterior.
Ele está disponível em versões com câmbio manual ou com o novo câmbio com dupla embreagem robotizada EDC de seis velocidades, uma novidade que deve conquistar alguns clientes. Bastante reativo e eficiente, ele conta com um câmbio borboleta integrado no volante.
Em um segundo momento, a gama vai incluir uma versão de 3 cilindros Eco-G 120 cv com transmissão automática EDC com dupla carburação (gasolina e GLP) e autonomia ainda maior, oferecendo uma alternativa ecológica e econômica, com custos de utilização mais baixos.
Pacote de equipamentos superpotente
Superconectado e altamente tecnológico, o novo Renault Clio embarca os melhores equipamentos das gamas de modelos superiores da Renault. O sistema de infoentretenimento completo OpenR Link com Google integrado, pacote de dados incluso e conectividade avançada entrega uma experiência digna dos modelos premium.
Agora ele também oferece acesso à manutenção conectada e atualizações à distância (OTA) dos softwares embarcados. Os 29 sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e as ferramentas de segurança “Safety Score” e “Safety Coach” completam o pacote tecnológico absolutamente completo.
Altíssima tecnologia embarcada
O sistema multimídia OpenR Link com Google integrado é inédito neste nível da gama de modelos. Com seu conjunto de duas telas de 10’’, incluindo uma tela central voltada para o motorista, ele apresenta um sistema absolutamente completo de infoentretenimento conectado com navegação via Google Maps, recursos de voz do Google Assistente (inclusive para controlar algumas funções do veículo) e acesso ao Google Play com mais de 100 aplicativos disponíveis.
Os aplicativos exclusivos de parceiros incluem principalmente as estações de rádio preferidas em todo o mundo (Radioplayer for Renault), plataformas de música em alta definição (como o Amazon Music), os streamings de vídeo mais conhecidos (como o Prime Vídeo) e plataformas de assinatura premium (como HBO Max), um game musical exclusivo para os passageiros (SongPop for Renault), bem como um navegador de internet (Vivaldi).
Um novo pacote de dados incluído
Para utilizar os aplicativos baixados na loja Google Play, os clientes contam pela primeira vez com 2 GB/mês de dados incluídos durante 3 anos (ou até o fim do contrato de locação do veículo pela Mobilize Financial Services), o que é mais do que suficiente para garantir um uso diário dos aplicativos embarcados favoritos.
Isso corresponde, por exemplo, a 40 horas de música em streaming de áudio (em qualidade normal) ou até 3 horas de vídeo em streaming. Aqueles que fazem um consumo de dados maior terão a possibilidade de fazer a assinatura de um pacote contendo um maior volume de dados.
Com aplicativos e dados integrados no sistema de infoentretenimento do carro, não é preciso utilizar o smartphone ao dirigir, o que aumenta a segurança ao volante e evita o superaquecimento do aparelho.
Em breve, este novo pacote de dados incluso será oferecido a todos os modelos da gama Renault.
Conectividade avançada
Todas estas funções são exibidas nas duas telas, incluindo a tela central voltada para o motorista (10’’ de série). A conectividade com Android Auto™ e Apple CarPlay para o espelhamento da tela do smartphone é feita sem fio e um carregador por indução é integrado no console central (conforme a versão).
Quando estamos distantes do novo Renault Clio, o aplicativo para smartphone My Renault fica conectado ao carro, permitindo sua localização e acesso a alguns dados embarcados, entre outras funções. Agora o sistema de bordo do novo Clio oferece atualizações à distância (OTA) e funções de manutenção conectada.
“A conectividade é sem dúvida um dos grandes diferenciais do novo Clio. Nós integramos o melhor das tecnologias embarcadas dos modelos das gamas superiores da marca, oferecendo pela primeira vez o OpenR Link com Google integrado. Assim, é possível utilizar o comando de voz extremamente eficiente do Google Assistente, o sistema de navegação conectada de alta performance do Google Maps e um amplo catálogo de aplicativos via Google Play. Tudo isso para entregar uma experiência inédita e sob medida neste nível da gama de produtos”.
Delphine de Andria, Diretora de Produtos do Segmento B
Um sistema de som premium
Oferecido como opcional, o sistema de áudio assinado pela Harman Kardon oferece 5 experiências sonoras imersivas criadas em parceria com Jean-Michel Jarre (Studio, Podcast, Concert, Immersion, Club), com uma potência total de 410 watts distribuída em 10 canais.
Um pacote absolutamente completo de sistemas de assistência ao motorista
Além do freio de estacionamento automático de série em todas as versões, o novo Renault Clio integra mais sistemas de assistência ao motorista (ADAS) do que nunca. Estão disponíveis até 29 funções diferentes (conforme a versão de acabamento) oriundas dos segmentos superiores, incluindo várias novidades para o Clio.
Entre elas está o sistema Active Driver Assist com regulador de velocidade adaptativo inteligente (estreando no segmento com o Renault 5), detecção dianteira e traseira com correção da trajetória de emergência, frenagem automática de emergência em marcha a ré, alerta de saída segura dos ocupantes e o assistente de parada de emergência que desacelera o veículo até sua imobilização completa em caso de falta de ação do motorista. Já o regulador de velocidade adaptativo é de série em todas as versões.
Agora a câmera de ré e a câmera 360° utilizam câmeras de alta definição, para simplificar as manobras de estacionamento.
Assim como no restante da gama Renault, o botão My Safety Switch localizado do lado esquerdo do volante no painel de bordo permite desativar ou ativar simultaneamente as regulagens de até cinco funções de sistemas de assistência ao motorista.
A segurança no coração do projeto do novo Clio
Com seu “human first program” lançado em 2023, a Renault afirma sua vontade de reforçar a segurança do motorista e dos passageiros, mas também dos outros usuários do trânsito em todo o mundo, por meio de vários avanços tecnológicos.
O novo Renault Clio antecipa o Regulamento Geral de Segurança 2.3 ao incluir o sistema de monitoramento avançado do motorista, graças a uma câmera interna para detectar cansaço e distração.
Para acompanhar os motoristas e reduzir os riscos de acidentes, o novo Renault Clio é equipado com duas ferramentas de segurança chamadas “Safety Score” e “Safety Coach” (uma inovação reconhecida na edição 2024 do Prêmio de Inovação em Segurança no Trânsito, da França).
O Safety Score avalia a condução examinando os dados relativos à velocidade, trajetória e distâncias de segurança. Pela primeira vez, a detecção da atenção do motorista foi incluída para completar as informações analisadas.
Ao final de cada trajeto, o sistema apresenta um Safety Score que varia de 0 a 100. Já o Safety Coach oferece conselhos personalizados para melhorar a condução com toda segurança.
Para completar, o Safety Monitor fica disponível como widget no painel de instrumentos com breves orientações em formato de texto que podem ser lidas durante a condução com segurança.
O Novo Clio inclui também o QRescue, um código QR feito para fornecer informações aos bombeiros em caso de emergência.
Gama e equipamentos
O Novo Renault Clio oferece uma gama simplificada, com três níveis de acabamento e um pacote de equipamentos bastante generoso a partir da versão de entrada.
Évolution
Regulador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, sistema de monitoramento da atenção do motorista, freio de estacionamento automático, tela central de 10’’ com espelhamento de smartphone, tecido no painel de bordo, banco do motorista regulável em altura, ar-condicionado, assistente de estacionamento traseiro.
Techno
Sistema multimídia OpenR Link com Google integrado (Google Maps, Google Assistente e Google Play), ar-condicionado automático, vidros traseiros escuros, retrovisor interno eletrocrômico, apoio de braço central dianteiro, iluminação ambiente de LED, regulagens Multi-Sense, chave cartão hands-free, retrovisores rebatidos automaticamente, aros de rodas de liga de 16’’, câmera de ré, comutação automática dos faróis altos e baixos, limpadores de para-brisas automáticos, 6 alto-falantes.
Esprit Alpine
Adornos em Alcantara e acabamentos exclusivos, pedaleira de alumínio, carregador por indução, banco do passageiro com regulagem em altura, logo projetado, aros de rodas de liga de 18’’ com adornos azuis, logos e monograma Clio Dark Cromado, dianteira exclusiva e adornos nos para-choques, regulador de velocidade adaptativo inteligente, assistente de estacionamento lateral e frontal, alerta de pontos cegos, alerta de saída segura dos ocupantes, alerta de saída de estacionamento em marcha a ré e frenagem automática de emergência em marcha a ré.
Um projeto industrial e comercial de grande escala
Fabricado na planta de Bursa, na Turquia, onde já foram produzidas mais de 5 milhões de unidades do Clio, o novo Renault Clio completa a gama ampla e jovem da Renault para satisfazer todas as necessidades dos clientes do segmento B.
Fábrica de Bursa a serviço do novo Clio
Fundada em 1971, a fábrica Oyak Renault de Bursa, na Turquia, é um dos maiores centros de produção do Renault Group no mundo. Reconhecida por seu alto nível de exigência em matéria de qualidade, ela realiza principalmente a montagem dos modelos Clio e Renault Duster, onde já foram produzidos mais de 5 milhões de unidades do Clio.
O novo Clio é um novo capítulo no legado industrial desta planta com alto índice de nacionalização: mais de 50% dos suprimentos provêm da Turquia, por meio de 90 fornecedores locais.
O complexo industrial também integra um centro de engenharia, o Renault Tecnologia Turquia, que realizou o desenvolvimento completo do novo Clio. Desde julho de 2023, a fábrica conta com uma Refactory dedicada ao recondicionamento de veículos usados.
O ecossistema industrial de Bursa é um exemplo perfeito da sólida presença industrial do Renault Group, satisfazendo tanto as necessidades do mercado local como desempenhando um papel-chave na exportação para a Europa Mediterrânea e o Oriente Médio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário