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terça-feira, 21 de outubro de 2025

VAMOS BEBER VINHO, ETC. & TAL // Vinhos de encorpados a refrescantes, nacionais ou importados, no Brasil ganham cada dia mais mercado // Calcario3 do Principal Tinto 2018 Nova Safra // Museu do Vinho de Gramado lança experiência gastronômica à la carte e delivery // Vinhos solidários: Grupo Wine apoia o Outubro Rosa com rótulos especiais


Vinhos de encorpados a refrescantes, nacionais ou  importados, no Brasil ganham cada dia mais mercado


Texto: Arnaldo Moreira

Vinho essa bebida multimilenar - há mais de dois mil anos, os romanos já fabricavam o Vinho da Talha (grande barrica de barro), no Alentejo - que esquenta momentos íntimos, aproxima e consolida amizades, é receituário para facilitar o fechamento de negócios, é importante produto de exportação em diversos países.

De uns anos para cá, o brasileiro se tornou consumidor de vinho não nos níveis dos europeus, mas chegando já a 2,7 l/per capita, segundo valores de 2024. A escolha por um vinho, tinto, branco, rosé e o refrescante verde, especialidade da região do Minho, em Portugal, também produzido e com um sabor mais frutado no Brasil, que fabrica também excelentes e premiados espumantes.

Os principais vinhos vendidos no Brasil ainda são os chilenos, seguidos dos argentinos e dos portugueses não por menor qualidade dos brasileiros, que não perdem para os concorrentes estrangeiros, mas pelo preço ainda um pouco elevado e porque o consumidor nacional tem ainda o hábito de optar pelos gringos, mais conhecidos.

Há uma tendência dos brasileiros pelos vinhos tintos nacionais especialmente os produzidos de uvas mais tradicionais como a Cabernet Sauvignon, que faz um vinho saboroso e encorpado, a Merlot, de origem francesa, produz vinho macio de textura aveludada, o Tannat, um vinho também encorpado e rico em tanino.

Essas uvas, assim como a Pinot Noir, francesa, que se adaptaram muito bem ao nosso clima e a Touriga Nacional, a uva tinta mais apreciada em Portugal, que gera vinhos de mais altos teores alcoólicos, e é cultivada especialmente no Vale do São Francisco, pela vinícola Rio Sol, com produção de duas safras anuais.

Os vinhos brancos vêm também se notabilizando no nosso País com produção de castas como a Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Trebianno e Moscato, além das castas desenvolvidas pela Embrapa, BRS Lorena, sabor Moscatel, muito produzida no Rio Grande do Sul e a BRS Bibiana, que lembra a Sauvignon Blanc, que produz um vinho suave.

A boa qualidade e os preços dos vinhos portugueses fazem deles dos preferidos dos brasileiros. Os vinhos do Dão e do Alentejo são entre os europeus dos mais conhecidos no Brasil e mais recentemente os produzidos na região de Lisboa vêm ganhando mercado no País. Portugal tem em torno de 200 tipos de uvas nativas catalogadas.

Além da produção de vinhos tintos, brancos e verdes de uvas específicas, tipo Cabernet, Touriga Nacional, Trincadeira, Baga que faz os saborosos vinhos da Bairrada. Os portugueses têm o dom de misturar diversas uvas, por exemplo o Syrah com o Touriga Nacional; Syrah com Castelão e Aragonez; Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonez (conhecida também como Tinta Roriz no Douro e Tempranillo, na Espanha).

Entre os espanhóis, o tempranillo (tinta roriz, em Portugal) se destaca pelo toque aveludado e o bom teor alcoólico (13º/14º). Albariño, uma uva branca galega de alta acidez e aromas cítricos. A Garnacha, resistente à seca, com notas de frutas vermelhas e pimenta, a Verdejo, aromática, com aromas herbáceos e minerais e a Viura, a uva branca mais popular em Rioja. 


Os italianos são também bem consumidos no Brasil, especialmente os da região da Puglia, com destaque para a uva Primitivo, que agrada pelo paladar frutado e similar aos vinhos sul-americanos, além dos vinhos das uvas Sangiovese, base dos Chiantis clássicos, e Inzolia e Vermentino de vinhos emergentes. 

Um dos pontos interessantes dos vinhos é a sua harmonização com diversas comidas. Vinhos brancos e o verde geralmente são mais leves e refrescantes, e combinam bem com frutos do mar, peixes, aves e vegetais. Os vinhos tintos, geralmente mais encorpados e complexos, e combinam bem com carnes vermelhas, massas e queijos de sabor mais forte.


Calcario3 do Principal Tinto 2018

Nova Safra

Os 61 hectares de vinhas da propriedade estão espalhados pelos ricos solos argilo-calcários que dominam as suaves colinas desta propriedade. Todo o vinhedo é cultivado em sequeiro, ou seja, sem irrigação. Aqui, são plantadas e cuidadosamente cuidadas três das mais renomadas castas de uvas tintas do mundo — Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot. Na adega, estas uvas são vinificadas por gravidade. Além do vinho icónico da propriedade, o Principal, também dão origem a outro vinho que aproveita este este terroir excecional rico em calcário: o Calcário3 do Principal.



Novo EAN e DUN

EAN: 5600364990402 | DUN: 15600364990409


Notas de Prova
✨ Rubi vivo com centro de média intensidade.
🌸 Aromas de frutas negras, tipo ameixa preta, combinado com esteva e especiarias.
🍇Encorpado, acidez salivante, com taninos médios, bem integrados. Final cativante e persistente.


Saiba mais

Museu do Vinho lança experiência gastronômica à la carte e delivery

O Museu do Vinho Gramado, referência enoturística na Serra Gaúcha, apresenta uma experiência gastronômica que une história, cultura e sabores marcantes da região.
A novidade estará disponível a partir do dia 23 de outubro, quando os visitantes terão a oportunidade de mergulhar em noites inesquecíveis, harmonizar a sua refeição com vinhos e saborear um exclusivo rodízio de massas. Para o rodízio reservas podem ser feitas de quinta a sábado em dois horários, às 19h ou 21h30.

Diariamente das 10h às 16 horas, no bistrô do museu, o cliente terá a opção de combinar a massa, o molho e outros acompanhamentos de sua preferência. Também servirá cafés e sobremesas. O menu reúne pratos típicos da culinária italiana, como massas artesanais, molhos tradicionais e grelhados que levam o tempero da Serra Gaúcha.

Para completar, cada opção conta com sugestões de harmonização de vinhos, proporcionando uma experiência sensorial completa. Os rótulos são produzidos em tradicionais vinícolas da região. “Nosso objetivo é transformar a visita em um momento memorável, unindo o encanto da história do vinho com a excelência da gastronomia regional. Queremos que cada visitante viva uma verdadeira celebração dos sentidos”, destaca o gestor do Museu do Vinho, Jonas Ludcke. 

A opção de montar o seu prato também estará disponível no serviço de delivery. O cliente poderá receber com praticidade e comodidade, a massa servida com o molho a seu gosto.

VISITAÇÃO E RODÍZIO
E para quem busca uma vivência ainda mais completa, o Museu oferece o Combo Especial, o qual inclui a visita guiada com degustação de vinhos e o rodízio de massas noturno, com horários às 19h e 21h. É uma oportunidade para o visitante desvendar os segredos do vinho e saborear a riqueza da gastronomia da Serra Gaúcha. Seja para um jantar a dois, uma celebração em família ou uma experiência diferente em Gramado, o Museu do Vinho agora também ´um destino gastronômico imperdível.

Reservas e informações pelo WhatsApp (54) 99651.3746
E-mail:  museudovinhogramado@gmail.com

SOBRE O MUSEU DO VINHO
Mais do que um espaço cultural, o Museu do Vinho é uma imersão na jornada milenar da bebida que conquistou o mundo. Em um circuito moderno e interativo, o visitante descobre a história do vinho, curiosidades brasileiras, ciência, benefícios para a saúde e uma estação sensorial, finalizando com a degustação de rótulos da Serra Gaúcha.

Fotos em anexo/Divulgação


Vinhos solidários: Grupo Wine apoia o Outubro Rosa com rótulos especiais

Para cada garrafa especial vendida, R$1,00 será doado à Unaccam em prol do diagnóstico precoce do câncer de mama

Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil, inicia a campanha para o Outubro Rosa arrecadando fundos para a Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), entidade que educa e capacita pessoas para realização do diagnóstico precoce, além de promover atividades internas de conscientização para o público feminino. A campanha está em seu décimo ano consecutivo, e une esforços com as marcas pertencentes ao grupo: Wine e Cantu Grupo Wine. A ação teve início no dia 1 de outubro. 

Durante todo o mês, para cada garrafa vendida dos exemplares Crios Rosé, da vinícola Susana Balbo, e Ventisquero Alma de Los Andes Carménère, da vinícola Ventisquero, R$1,00 será revertido para a Unaccam. Ambos os rótulos estão em versões promocionais, com embalagens especiais que destacam o laço rosa, símbolo da campanha. Os produtos estão disponíveis tanto no e-commerce da Wine quanto em suas lojas físicas, além de restaurantes, supermercados, adegas, empórios e demais clientes atendidos pela Cantu Grupo Wine.

As tradicionais WineBoxes também participam da iniciativa: todas as caixas circularão com alças cor-de-rosa, e para cada alça devolvida nos pontos de coleta das lojas da Wine, R$1,00 será destinado à Unaccam. 

“Esta campanha é muito importante para o Grupo Wine porque, mais do que ampliar a mensagem de conscientização, visa transformar esse movimento em ações concretas que impactam vidas. Ao lado da Unaccam, buscamos dar suporte de forma prática e real, seja apoiando ações como exames gratuitos, seja envolvendo nossos clientes e parceiros em iniciativas que reforçam a importância da prevenção com o diagnóstico precoce”, diz Igor Coronado, Coordenador de Marketing do Grupo Wine.

O projeto “Mamografia para Todas” é um dos destaques deste ano. A ação oferece mamografias gratuitas a mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo mais acesso ao diagnóstico precoce. Entre as conquistas já alcançadas, estão: 3 biópsias realizadas, 17 mamografias mensais para pacientes do SUS (sendo 5 em Santa Catarina), 12 pacientes acompanhados ao longo do ano, além da doação de kits cirúrgicos ao Instituto Arnaldo e do envio de mais de 5 mil itens para pacientes oncológicos no Sul do Brasil.

"Com a parceria do Grupo Wine, conseguimos ampliar o impacto da UNACCAM na vida de milhares de pacientes oncológicos. Além das doações de kits cirúrgicos e itens essenciais, conseguimos oferecer 100 mamografias no último ano e 20 biópsias desde 2023, reforçando nossa missão de promover diagnóstico precoce. Essa iniciativa também viabilizou a implementação da nossa plataforma de pílulas de conscientização, que leva informação de qualidade a todo o Brasil. Em 2025, seguimos avançando, com foco em estimular a procura pelo painel genético, capaz de identificar mutações mais cedo e aumentar as chances de cura já no início da doença. Afinal, acreditamos no lema: quem procura acha, quem acha cura.”, complementa Clarisia Ramos, Presidente da UNACCAM.

Para reforçar esta mensagem, durante todo o mês de outubro, o Grupo Wine está realizando uma série de atividades. Ao longo do mês, a Unaccam também promove palestras online e ativações em pontos de venda, com destaque para a ativação interna “Todos Vestem Rosa”, no dia 17 de outubro, que mobiliza colaboradores e consumidores em torno da cor símbolo do cuidado. O calendário inclui ainda palestras sobre diagnóstico precoce, direitos do paciente e histórias de sobreviventes.

Importância do diagnóstico precoce 

Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Relativamente incomum antes dos 35 anos, sua incidência aumenta progressivamente a partir dessa idade, sobretudo após os 50. O rastreamento com mamografia bienal em mulheres de 50 a 69 anos é uma das principais estratégias de mitigação de riscos, permitindo diagnósticos em estágios iniciais e tratamentos mais efetivos. 

Já em casos de risco aumentado, como histórico familiar, o exame pode ser recomendado antes dessa faixa etária. Além disso, práticas como o autoexame das mamas, consultas regulares com médicos e a realização de exames de rotina continuam sendo medidas essenciais de cuidado.

Mais informações em https://ri.grupowine.com.br/


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