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quarta-feira, 8 de outubro de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Carlos Tavares fora da corrida à TAP deixa alerta sobre hub e contratos não lidos // AmpliAr vai modernizar aeroportos regionais e impulsionar o crescimento econômico em Pernambuco // Mais conectividade: Aeroporto Internacional Afonso Pena terá nova rota direta entre Curitiba e Rio de Janeiro operada pela Latam




A TAP está a ser vendida. O caderno de encargos foi conhecido e com ele chegou já uma desistência. Carlos Tavares, o gestor que se converteu em empresário depois de sair da presidência da Stellantis, chegou a marcar posição para entrar numa solução para a compra da TAP. 

O consórcio não chegou a ser formado. E dado que as condições estipuladas pelo Governo para a venda de uma posição minoritária na TAP não se enquadram na ideia que Carlos Tavares tinha para a transportadora — que na sua ideia deveria ficar em 40% no Estado, em 20% nos trabalhadores, mais 20% para um consórcio com entidades do turismo e 20% para um parceiro estratégico –, o português que viveu em França quase toda a sua vida desistiu. Isso mesmo disse em entrevista ao Observador, onde deixou alertas.

Carlos Tavares, habituado a ter patrões estrangeiros, não tem dúvidas de que se a TAP for para uma companhia europeia (quer seja a Lufthansa, quer seja a Air France KLM, quer seja a IAG) o hub em Lisboa vai desaparecer. 
Mais cedo ou mais tarde. E não se pense que um contrato escrito possa impedir isso. Há sempre formulações que não são lidas pelos governantes que abrem portas, diz. 

Para já Carlos Tavares mantém-se no consórcio que está a tentar ficar com a Azores Airlines (SATA), mas espera conseguir um acordo com os sindicatos.


AmpliAr vai modernizar aeroportos regionais e impulsionar o crescimento econômico em Pernambuco

Serra Talhada, Araripina e Garanhuns estão entre os 19 aeroportos contemplados na primeira fase do programa

Três aeroportos de Pernambuco – Serra Talhada, Araripina e Garanhuns – foram incluídos na primeira fase do AmpliAr, programa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que aposta na aviação regional como vetor de integração e desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do país. A iniciativa prevê investimentos privados superiores a R$ 5 bilhões para a modernização de até 100 aeroportos, beneficiando diretamente a conectividade do interior com as capitais e o restante do país.
 

“Investir na aviação regional é garantir desenvolvimento, turismo e geração de oportunidades em todas as regiões do Brasil. Com o AmpliAr, queremos fortalecer aeroportos estratégicos como os de Pernambuco, conectando o interior ao futuro”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
 

Nesta etapa, 19 aeroportos localizados em 11 estados do Nordeste e da Amazônia Legal serão contemplados, com leilão previsto para o dia 24 de novembro, na B3, Bolsa de Valores de São Paulo; entre eles, Serra Talhada, Araripina e Garanhuns.



Serra Talhada
Conhecida como a Capital do Xaxado e terra de Lampião, Serra Talhada é um dos principais polos econômicos e turísticos do Sertão do Pajeú. Com forte vocação para o comércio e os serviços, a cidade alia cultura, natureza e empreendedorismo como motores do desenvolvimento regional.


A instalação do Aeroporto Santa Magalhães representou um divisor de águas para o município, ao facilitar o transporte de mercadorias, atrair investidores e fortalecer áreas estratégicas como saúde, educação, turismo e logística. Localizada de forma privilegiada – praticamente a mesma distância para Recife, Teresina, Salvador e Fortaleza –, Serra Talhada consolida-se como eixo logístico no interior nordestino.


“O aeroporto tem uma importância imensa para toda a região. Hoje, Serra Talhada se consolida como uma cidade turística, contando com o apoio de municípios vizinhos como Triunfo, São José do Belmonte e Flores. Além de impulsionar o turismo, nossa localização favorece o desenvolvimento de polos médico, comercial e educacional. Com o aeroporto, o polo industrial que estamos implantando será um verdadeiro divisor de águas para toda a região”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira.


O turismo religioso e cultural é um dos grandes motores da economia local. Eventos como o Encontro Nordestino de Xaxado e a Procissão de Nossa Senhora da Penha atraem milhares de visitantes todos os anos, garantindo 100% de ocupação hoteleira na cidade, que conta com cerca de 1.680 leitos.


Pelo AmpliAr, estão previstos investimentos para ampliar o estacionamento de veículos, o pátio de aeronaves e o terminal de passageiros, impulsionando a eficiência das operações e o conforto dos usuários.


Araripina
Localizada no Sertão do Araripe, Araripina é reconhecida nacionalmente como a capital do gesso, responsável por cerca de 95% da produção e consumo de gesso do Brasil. O Aeroporto de Araripina é peça estratégica para o escoamento dessa produção e para a atração de novos investimentos na região.


Além da relevância econômica, Araripina preserva tradições culturais, como os festejos de São João e Natal, que mantêm viva a identidade sertaneja e aquecem o comércio local.


Em maio de 2025, o MPor assinou um protocolo de intenções para investir R$ 1,5 milhão na instalação de sistemas PAPI (Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão), essenciais para reforçar a segurança em pousos e decolagens.


No âmbito do AmpliAr, estão previstos recursos para a ampliação do terminal de passageiros, a construção de áreas de segurança de fim de pista (RESA) e a expansão do estacionamento, garantindo mais conforto e segurança operacional.


Garanhuns
No Agreste pernambucano, Garanhuns destaca-se como um dos destinos mais charmosos do estado. Conhecida como “Suíça Pernambucana”, a cidade atrai turistas de todo o país por seu clima ameno, paisagens naturais e pela rede hoteleira robusta, que atinge lotação máxima durante o tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).
 

A edição de 2025, considerada a maior da história, reuniu quase 500 atrações culturais em 23 polos e atraiu mais de 2 milhões de pessoas entre os dias 10 e 27 de julho. O impacto econômico estimado foi de R$ 200 milhões, com ocupação hoteleira superior a 90%, segundo a prefeitura.
 

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, turistas de 18 estados brasileiros e de outros países participaram da edição. Mais da metade dos visitantes (59,4%) permaneceu mais de três dias na cidade, com gastos diários médios entre R$ 200 e R$ 500. O resultado foi um crescimento de 30% a 40% no faturamento de bares e restaurantes e um aumento de 15% no comércio local.
 

Com o AmpliAr, o aeroporto da cidade deve receber investimentos para ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros, além da construção de área de segurança de fim de pista, o que vai aumentar a capacidade e a segurança das operações.



Mais conectividade: Aeroporto Internacional Afonso Pena terá nova rota direta entre Curitiba e Rio de Janeiro operada pela Latam

Nova operação contará com dois voos diários para o Galeão e terá capacidade de transportar até 300 mil passageiros por ano

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais–PR, ganhará uma nova opção de conexão direta com o Rio de Janeiro. A Latam Airlines passa a operar, a partir do dia 26 deste mês, dois voos diários entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), ampliando a oferta já existente de frequências diretas operadas pela Gol e pela Azul.

Os voos da Latam partirão diariamente do Afonso Pena às 5h10 e às 9h35, proporcionando mais opções de horários tanto para viajantes corporativos quanto para turistas. A nova rota terá capacidade para transportar até 4.900 passageiros por semana (considerando ida e volta), o que representa cerca de 300 mil passageiros por ano em potencial de movimentação.

Atualmente, o trecho Curitiba–Galeão é um dos mais movimentados do país, com operações diárias das companhias Gol (quatro voos por dia, três aos sábados) e Azul (três voos diários, dois aos sábados). Com a chegada da Latam, o Afonso Pena reforça sua malha aérea e capacidade de integração com um dos principais destinos nacionais.

“A inclusão da Latam nesta rota fortalece o papel estratégico do Afonso Pena e amplia o leque de opções ao passageiro. Estamos melhorando a conectividade entre o Paraná e o Rio de Janeiro, estimulando o turismo e os negócios entre as duas regiões”, afirma Eden Pisani Junior, gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Além de atender à crescente demanda por voos diretos, a ampliação das rotas faz parte de uma tendência de fortalecimento da malha aérea paranaense, que já registrou crescimento expressivo de movimentação em 2025, quando o Afonso Pena registrou cerca de 3 milhões de passageiros transportados somente no primeiro semestre.




 

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