Foz do Iguaçu, 8 de outubro de 2025 - Entrará em operação no próximo dia 26 de outubro, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, uma nova rota que promete expandir possibilidades nos dois sentidos. O voo diário conectará dois destinos reconhecidos pela Unesco: Foz, Patrimônio Natural da Humanidade, e a capital federal, Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade.
A nova rota, operada pela companhia aérea Latam, conta com partidas de Foz às 17h15 e retorno de Brasília às 8h25, e os bilhetes já estão à venda. A Motiva Aeroportos, administradora do terminal iguaçuense, estima a oferta de 24.120 assentos até o fim do ano, considerando ida e volta.
A nova rota atende a uma demanda crescente de dois destinos em constante expansão. Segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o setor turístico da capital federal movimentou R$ 28,3 milhões entre janeiro e abril deste ano, alta de 50,8% em relação ao mesmo período de 2024. O número de turistas estrangeiros também cresceu: foram 44,2 mil entre janeiro e maio de 2025, um aumento de 78,3%.
Foz do Iguaçu, por sua vez, é um destino consolidado nacional e internacionalmente. De janeiro a agosto deste ano, mais de 3,3 milhões de visitantes passaram pelos seus principais atrativos locais, segundo o Governo do Paraná.
A prefeitura projeta números ainda maiores – cerca de 5 milhões de turistas apenas no primeiro semestre –, considerando o fluxo de visitantes que, não necessariamente, acessam o Parque Nacional do Iguaçu, como os que viajam a negócios ou fazem turismo de compras.
Sede de ícones como Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e Itaipu Binacional, Foz ainda se prepara para um reforço de peso no turismo cultural: o Museu Pompidou. A primeira unidade satélite do renomado museu francês na América Latina será construída em um terreno doado pela Motiva a 1 km do Aeroporto.
Segundo Vinicius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o terminal acompanha o ritmo acelerado de crescimento da região. Em 2025, o aeroporto registrou importantes marcos:
Maior índice de ocupação de voos do país no 1º trimestre, com 88%;
Mais de 1 milhão de passageiros no 1º semestre, crescimento de 11% em relação a 2024;
Dobro de operações comerciais desde 2022 – de 19 para 38.
“A nova rota Foz–Brasília proporciona um incremento importante no fluxo de visitantes à cidade e atende a uma necessidade estratégica de conexão com a capital federal. Essa retomada ocorre em um momento em que o terminal está totalmente remodelado, com a extensão da pista homologada, em sintonia com o propósito da Motiva de impulsionar as regiões onde atua”, destaca Vinicius Bueno.
Mais do que política: cultura, arquitetura e conexões internacional
Se as possibilidades para quem vem a Foz são inúmeras, quem vai a Brasília também tem muito a conhecer. A capital federal é reconhecida mundialmente por sua arquitetura icônica – como a Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer – e por sua relevância política e institucional.
Turismo de negócios e cultural são outros nichos potentes da capital, única a contar com ligação aérea para as outras 26 capitais do país.
Partindo de Brasília ainda é possível se conectar com sete destinos internacionais e intercontinentais, dentre eles Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.
Ligadas por apenas duas horas de voo, Foz do Iguaçu e Brasília se conectam agora diariamente, abrindo um leque de oportunidades para o turismo cultural, negócios, lazer e integração nacional e internacional.
São Paulo, 8 de outubro de 2025 - A Emirates inaugurou uma nova instalação em Dubai para oferecer treinamento a quase 25.000 tripulantes de cabine, com foco na excelência em hospitalidade. Com investimento de US$ 8 milhões nas instalações e no programa de treinamento, a iniciativa conta com um amplo restaurante e lounge para até 170 convidados, cozinhas e 8 salas de aula tecnológicas. Mais de 10.000 tripulantes de cabine serão treinados nas novas instalações até o final do ano.
O Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates oferece uma variedade de treinamentos de serviço de alto nível, inspirados nos padrões de estrelas Michelin, incluindo protocolos de alta gastronomia, engajamento do cliente e serviço à mesa. Em 2020, a Emirates iniciou uma colaboração com uma das principais escolas de gestão hoteleira do mundo, a École Hôtelière de Lausanne, na Suíça, para estabelecer uma nova estratégia de hospitalidade de alto nível.
O Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates agora se destaca como a materialização dessa estratégia, inspirando a tripulação de cabine a oferecer os quatro pilares da hospitalidade da Emirates nos céus: excelência, atenção, inovação e paixão.
"A Emirates continua a elevar a experiência ‘fly better’ para nossos clientes. Investimos em treinamento de qualidade em hospitalidade de luxo para nossa tripulação de cabine, permitindo que eles se identifiquem verdadeiramente com os clientes que atendem e criem momentos inesquecíveis. Temos o prazer de oferecer à nossa tripulação um treinamento imersivo, permitindo que experimentem pessoalmente a culinária, as bebidas, o ambiente e, por fim, a hospitalidade pela qual a Emirates é reconhecida. É assim que capacitamos nossos comissários”, comenta Thomas Ney, Vice-Presidente de Serviços da Emirates.
O Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates oferece uma ampla gama de treinamentos e instalações para o engajamento da tripulação de cabine. Comissários recém-recrutados serão treinados nas instalações, assim como a tripulação já atuante, que recebe treinamento de atualização e aperfeiçoamento diversas vezes ao longo de sua carreira.
Experiências gastronômicas imersivas
Como exemplo do nível de investimento e detalhamento aplicado no treinamento da tripulação de cabine da Emirates, o Centro de Excelência em Hospitalidade oferece a oportunidade da tripulação de cabine experimentar uma refeição gourmet de 4 pratos.
A experiência gastronômica é organizada pelos chefs da Emirates, que servem alguns dos pratos mais famosos da Primeira Classe e Classe Executiva, além de refeições exclusivas. A tripulação de cabine recebe suas refeições pessoalmente pela equipe de treinamento de elite, para mostrar o melhor da hospitalidade 7 estrelas da Emirates, liderando pelo exemplo e modelando as melhores prática.
Sessões culinárias personalizadas com os Master Chefs da Emirates
No centro culinário do Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates, a cozinha foi especialmente projetada como uma fusão entre a cozinha de um restaurante profissional e de uma companhia aérea.
Nesta área, a tripulação de cabine da Emirates aprende a arte de servir os pratos com uma equipe de chefs experientes. Equilibrando texturas, cores e formas, a tripulação aprende a produzir pratos que parecem obras de arte, aprimorando a exploração sensorial de fazer refeições com a Emirates.
O treinamento "A Arte de Servir"
O curso "A Arte de Servir" é focado na comunicação e vai além de técnicas, apresentando à tripulação o significado mais profundo por trás da alta gastronomia. Além do manuseio impecável dos talheres, da apresentação elegante dos pratos e do serviço de vinhos, a alta gastronomia é um diálogo entre o anfitrião e o hóspede.
Este curso incentiva a tripulação a ir além das etapas básicas do serviço e a se atentar a sinais sutis, ouvir com atenção, antecipar necessidades e adaptar sua abordagem para criar experiências personalizadas.
O curso também se concentra no desenvolvimento de seu savoir-être (“a arte da presença”), da postura e da inteligência emocional, essenciais para interagir com os diversos clientes da Emirates. Este treinamento foi desenvolvido a partir de extensa pesquisa em uma variedade de restaurantes com estrelas Michelin e hotéis de luxo em todo o mundo.
Treinamento de Vinhos L'art du Vin
O Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates também será o local para degustações de vinhos e eventos dedicados, liderados por instrutores e sommeliers, dando continuidade ao sucesso do L'art du vin, a experiência de aprendizado de vinhos da Emirates para tripulantes de cabine.
O programa L'art du vin foi lançado em meados de 2024, em Dubai, sendo realizado em uma sala de aula que reproduz um lounge sofisticado e oferecendo três cursos intensivos de vinhos adaptados a diferentes níveis de conhecimento: Introdução ao L'art du vin, L'art du vin - Classe Executiva e L'art du vin - Primeira Classe.
Em cada nível do curso, a tripulação da Emirates é convidada a degustar a espetacular seleção de vinhos a bordo, enquanto aprende sobre a tradição dos vinhos e como recomendar harmonizações gastronômicas aos clientes com maestria.
Treinamento de Classe Mundial para Tripulação de Cabine da Emirates
O Centro de Excelência em Hospitalidade é a mais recente adição ao conjunto de instalações de treinamento de última geração da Emirates para tripulantes de cabine.
No início do ano, a Emirates também inaugurou uma nova Crew Zone na sede do Grupo Emirates, em Dubai. A Crew Zone oferece workshops, áreas tecnológicas, suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, um centro de beleza e bem-estar e um lounge interativo, entre outros serviços.
Com tripulantes de mais de 140 países e fluentes em mais de 70 idiomas, a Emirates tem orgulho do serviço excepcional, da segurança e da hospitalidade oferecidos a bordo. Atualmente, a companhia conta com quase 25 mil comissários de bordo, sendo mais de 900 brasileiros..
O curso inicial de oito semanas abrange todas as etapas da função, incluindo integração corporativa, procedimentos de segurança e emergência, gerenciamento de recursos, atendimento médico, segurança da aviação, padrões de imagem e uniforme, além de treinamento em serviço e hospitalidade.
Nas modernas instalações do centro de treinamento, os comissários participam de aulas teóricas e experiências práticas, muitas delas realizadas em simuladores em movimento de todos os modelos de aeronaves da Emirates. Ao longo da carreira, os profissionais recebem treinamento contínuo e contam com diversas oportunidades de desenvolvimento e crescimento.
A Emirates segue recrutando comissários de bordo em todo o mundo. Interessados podem consultar o site www.emiratesgroupcareers.com/
Campanha de conscientização do Aeroporto, com a parceria da Polícia Militar, Polícia Federal e NavBrasil busca alertar a população sobre os riscos e reduzir ocorrências
Avianca anuncia reforço da sua operação no Brasil para fim de ano com a nova rota Belém-Bogotá e consolida sua experiência Business Class
- São mais de 80 destinos em 25 países das Américas e Europa. A partir de outubro, começará a operar Belém-Bogotá.
- Todas as rotas a partir do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e proximamente Belém) contam com a oferta Business Class Américas que oferece mais comodidade e os melhores benefícios.
- Além disso, nas rotas de e para a Europa, a companhia oferece na cabine executiva a experiência INSIGNIA by Avianca com assentos flatbed, telas integradas e alta gastronomia.
Río de Janeiro, 8 de outubro de 2025 – Explorar o mundo a partir do Brasil ficou ainda mais simples com a Avianca. Uma das maiores companhias aéreas da América Latina, a empresa conecta viajantes a mais de 80 destinos em 25 países das Américas e Europa.
São 28 voos semanais partindo de São Paulo, 14 do Rio de Janeiro e quatro de Manaus rumo à vibrante Bogotá. E, a partir de 27 de outubro, Belém também passa a integrar essa malha aérea com três frequências semanais diretas para a capital colombiana.
Em pouco tempo de voo é possível aterrissar na capital colombiana, cerca de seis horas a partir de São Paulo e Rio de Janeiro e apenas três horas de Manaus.
A experiência também é pensada para ser descomplicada. As malas são despachadas até o destino final sem necessidade de passar por imigração ou alfândega em Bogotá, e o tempo a bordo é valorizado com aeronaves modernas, opções variadas de entretenimento e um extenso menu de vendas a bordo com opções para todos.
De Bogotá partem voos para diferentes céus do mundo. São 15 rotas diretas para os Estados Unidos, que levam de Nova York a San Francisco. No Caribe, opções como Aruba, Curaçao e Punta Cana convidam a mergulhar em mares cristalinos. Já na América Central, San José, Cidade da Guatemala, San Salvador e Cidade do Panamá estão ao alcance de uma conexão eficiente. Para quem busca a Europa, há ligações para Paris, Madri, Londres e Barcelona.
Experiência a bordo:
A bordo, cada detalhe foi pensado para tornar a viagem especial. Nos voos dentro das Américas, a Business Class oferece menus personalizados que variam de acordo com a duração do trajeto, além de uma carta de bebidas diversificada.
Esse serviço está disponível nas rotas de São Paulo, Rio de Janeiro e desde 15 de setembro, Manaus. Também estará habilitado na rota Belém-Bogotá. Na Economy, os passageiros podem escolher entre opções de compra a bordo, com pagamento seguro e prático.
Nos voos diretos para a Europa, a jornada pelos sabores ganha ainda mais sofisticação com a Insignia by Avianca, a Business Class que apresenta menus criados pelo renomado chef colombiano Álvaro Clavijo. O serviço inclui desde aperitivos e bebidas de boas-vindas até refeições completas e snacks disponíveis durante todo o trajeto.
O entretenimento também faz parte da viagem. Com o avianca on air, o passageiro tem acesso a uma seleção de mais de 300 filmes, séries e documentários da HBO Max e Fórmula 1 TV. A programação pode ser vista por meio do próprio dispositivo móvel, no caso de aviões Airbus A320, e nas telas integradas aos assentos dos aviões Boeing 787.
Mais vantagens para quem voa
Os membros do programa de fidelidade LifeMiles acumulam benefícios exclusivos, como upgrades de cabine e acesso a lounges VIP, ideais para quem valoriza bem-estar em cada etapa da viagem. Além disso, a Avianca integra a Star Alliance, permitindo conexões com mais de 1.200 aeroportos em 187 países.
Com uma malha aérea robusta e serviços para que cada viajante possa escolher como quer voar, a Avianca fortalece sua presença no Brasil e reafirma seu compromisso em aproximar destinos e culturas, sempre com conectividade, conforto e hospitalidade.
Confira as opções de horários de saída e regresso:
|
*Os horários acima refletem o fuso horário de cada cidade

.png)
.png)
.png)
.png)




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário