Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Turistas estrangeiros movimentam mais de R$ 32 bilhões no Brasil
O turismo vem movimentando a economia do país com a chegada de turistas estrangeiros. Setembro teve no Brasil o registro um recorde histórico na chegada de turistas internacionais. Nos primeiros nove meses do ano, o país recebeu 7.099.237 viajantes estrangeiros, volume 45% superior ao do mesmo intervalo de 2024.
Com o desempenho, o Brasil ultrapassou, apenas de janeiro a setembro, o recorde anual anterior, de 2024, quando 6.773.619 turistas internacionais vieram ao país. O novo número supera a meta anual estabelecida no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025.
O turismo internacional no Brasil segue reforçando o aquecimento do setor em 2025 e o protagonismo do segmento na economia nacional. De janeiro a setembro, visitantes estrangeiros movimentaram R$ 32,5 bilhões (US$ 6,044 bilhões) no país, em despesas como hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. O valor é o maior já registrado na série histórica para o período e representa uma alta de a 11,7% em relação ao mesmo período de 2024.
Os dados foram divulgados dia 24de outubro, pelo Banco Central. Apenas em setembro, turistas internacionais injetaram R$ 3,2 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 12,4% na comparação com igual mês do ano passado.
Casa do Turismo promove Meeting da Hotelaria de BH
Reforçando a vocação de Belo Horizonte como um dos principais destinos de turismo de negócios e eventos do país, a Casa do Turismo de Belo Horizonte promove, no dia 29 de outubro, o 1º Meeting da Hotelaria de BH e Entorno , a partir das 13h, no Hotel Mercure Lourdes.
O evento, que marca o início de uma série anual de encontros voltados à hotelaria, tem como propósito conectar fornecedores, gestores e empreendedores do setor, promovendo um ambiente B2B de conhecimento, relacionamento e geração de negócios.
A programação contará com palestras temáticas, espaço de negócios e um coquetel de networking, reunindo representantes de hotéis, pousadas, empresas de turismo, prestadores de serviço e entidades do trade turístico.
“O Meeting da Hotelaria nasce com o propósito de fortalecer o setor, discutindo temas estratégicos e estimulando conexões que impulsionam a cadeia produtiva do turismo. Belo Horizonte tem uma forte vocação para o turismo de negócios e eventos, e a hotelaria é um dos pilares dessa economia”, destaca Erica Drumond, presidente da Casa do Turismo de Belo Horizonte.
Erica Drumond
A iniciativa também pretende fomentar o debate sobre o papel do Room Tax, instrumento de captação de recursos utilizado para promoção turística e atração de eventos para a cidade — um tema que tem ganhado relevância entre gestores e entidades do setor.
Com a realização da Casa do Turismo de Belo Horizonte e o Patrocínio Master da Codemge, o 1º Meeting da Hotelaria reforça a importância de integrar os diversos atores do turismo local em torno de uma agenda comum de desenvolvimento, buscando posicionar a capital mineira como referência nacional em hospitalidade e eventos corporativos.
Hotéis Laghetto no Festuris
Com mais de 30 anos de atuação, a Rede Laghetto Hotéis consolidou-se como referência em hospitalidade no Brasil, combinando tradição, excelência em atendimento e expansão estratégica. Nascida em Gramado (RS), a marca mantém sua essência acolhedora mesmo diante do crescimento, levando o estilo de receber da Serra Gaúcha a diferentes regiões do país.
informações e reservas https://www.laghettohoteis.com.br/
Atualmente, a Laghetto conta com unidades em destinos estratégicos como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela e Rio Grande, além de 13 hotéis em Gramado. Em cada localidade, a proposta é oferecer mais do que hospedagem: proporcionar experiências personalizadas e memoráveis, seja para lazer, negócios ou eventos.
Em Gramado, principal polo turístico da rede, a Laghetto se destaca por integrar seus hotéis aos grandes eventos da cidade. A essência da marca, traduzida na frase “paixão em servir”, está presente em cada atendimento, no carinho com o café da manhã, na hospitalidade das equipes e na busca constante por encantar.
Essa visão também se reflete em parcerias institucionais estratégicas. Um exemplo de destaque é a aliança com o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento do qual a Laghetto é parceira de longa data. A proximidade entre as duas marcas reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento do turismo nacional, a valorização de experiências autênticas e a promoção de Gramado como um dos principais destinos do Brasil.
Segundo Cristiane Mörs, diretora de Vendas e Marketing da Laghetto, o diferencial está em manter a identidade de Gramado em cada hotel. “Nosso compromisso é garantir que o hóspede sinta o mesmo carinho e atenção em todas as unidades. Levamos o espírito acolhedor de Gramado para cada destino, criando experiências que unem conforto, hospitalidade e emoção”, destaca.
A CEO e fundadora do FESTURIS, Marta Rossi, destaca a importância dessa parceria: “A Rede Laghetto sempre acreditou no potencial transformador do turismo e é uma aliada fundamental na construção do sucesso do FESTURIS. A Laghetto é daquelas empresas que entrega acolhimento e excelência, contribuindo diretamente para a imagem de Gramado como um destino de referência. É uma parceria que nos orgulha e que cresce a cada ano”.
Com um modelo de gestão que alia excelência, expansão e tradição, a Laghetto Hotéis segue como uma das redes hoteleiras mais respeitadas do país, conectando pessoas, destinos e propósitos. O Festuris vai receber mais de 15 mil profissionais do turismo em Gramado entre os dias 6 e 9 de novembro, durante sua 37ª edição.
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte reinaugura Desembarque 1
O BH Airport reinaugurou dia 25 de outubro, o Desembarque 1, totalmente reformado, para oferecer uma experiência aeroportuária mais moderna, confortável e eficiente aos clientes.
A nova infraestrutura amplia a comodidade, a segurança e a agilidade no fluxo de circulação, consolidando o aeroporto como referência em inovação tecnológica e arquitetônica.
Espaço modernizado e mais funcional - Com 2 mil metros quadrados, o novo Desembarque 1 apresenta layout renovado e diversas melhorias. Entre os principais avanços estão:
- Cinco esteiras adicionais de bagagem
- Dois novos conjuntos de banheiros (masculino, feminino, prioritário e fraldário)
- Câmeras de monitoramento e sistemas eletrônicos de última geração
- Melhorias em climatização, sinalização (wayfinding), elevador, escadas rolantes e área para carrinhos de bagagem
Nova configuração operacional das companhias aéreas - A reabertura também redefine a operação das companhias aéreas. A partir de agora, o Desembarque 1 será dedicado exclusivamente à Azul, enquanto o Desembarque 2 passa a atender Gol e Latam.
O BH Airport recomenda atenção às mudanças e à sinalização. Caso o passageiro saia por uma sala diferente daquela destinada ao voo, poderá ter transtornos na recuperação da bagagem, como a necessidade de deslocamento para a sala correta.
Vale destacar que passageiros sem bagagem despachada poderão desembarcar por qualquer uma das salas.
Gestão e hospitalidade mineira - “Estamos prontos para receber os passageiros no novo desembarque, com toda a hospitalidade que traduz o nosso jeito mineiro de transformar chegadas e partidas em experiências acolhedoras, eficientes e agradáveis”, afirma o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes
A semana que antecedeu a reinauguração do Desembarque 1 foi marcada por simulações operacionais, dentro do Programa de Gestão e Transição Operacional (ORAT), metodologia internacional utilizada em grandes projetos aeroportuários.
“O programa garante a segurança e a eficiência de todos os processos, sistemas, instalações e atendimentos antes da abertura. Além disso, teremos uma equipe reforçada para orientar os passageiros durante os primeiros dias de operação”, complementa Rodrigo Côrtes.
Investimentos e responsabilidade da obra - As obras do Desembarque 1, de responsabilidade do poder público, contaram com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões do BH Airport, com ressarcimento previsto pela Infraero.
O projeto integra um conjunto de intervenções remanescentes, estimadas em R$ 250 milhões, originalmente previstas para a preparação do aeroporto para a Copa do Mundo.
“As modernizações incluem melhorias no terminal de passageiros, novas opções comerciais, modernização da fachada, sistemas elétricos e eletrônicos, climatização, transporte e inspeção de bagagens, além da conclusão de obras no pátio de aeronaves”, esclarece o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.
11 anos de concessão e mais de R$ 1,3 bilhão investidos - Desde o início da concessão, há 11 anos, o BH Airport já investiu cerca de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura. Entre as principais entregas estão:
- Construção do Terminal de Passageiros 2, que ampliou a capacidade anual de 10 para 32 milhões de pessoas
- Melhorias viárias, reformas nos terminais, intervenções na pista e ampliação da pista de pouso e decolagem para 3.600 metros, a terceira maior do Brasil
Os investimentos também impulsionaram inovações tecnológicas, como o sistema de atendimento e embarque automatizado e o e-gate, equipamento que permite checagem eletrônica de passaportes em poucos segundos.
Crescimento e conectividade internacional - Comparando o período pré-pandemia (2019) com 2025, o BH Airport registrou crescimento de 20% na movimentação de passageiros, enquanto a média nacional foi de 9%.
- De janeiro a setembro de 2025, mais de 9 milhões de passageiros passaram pelo terminal, representando um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2024.
Braztoa fortalece o turismo no Festuris
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) marca presença no Festuris, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que acontece de 6 a 9 de novembro, em Gramado. Neste ano, a associação fortalece e amplia sua parceria com o evento, reforçando sua contribuição para o debate sobre os rumos do setor. Em 2025, a associação não apenas renova a curadoria e execução do palco ESG, localizado na área Green Experience, como também assume a co-curadoria dos podcasts oficiais do evento e realiza, em parceria com a GKS Inteligência Territorial, uma pesquisa inédita alinhada ao tema central “Reimaginando o Amanhã”.
O Semeando Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo (SEEDS) será novamente responsável pelo palco ESG, que se consolida como espaço essencial de reflexão sobre turismo regenerativo, valorização das comunidades locais, preservação dos recursos naturais e culturais, inovação, sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas e sociais. O conteúdo trará cases práticos e experiências reais, oferecendo ferramentas concretas para repensar o turismo de forma mais consciente e transformadora.
Como novidade, a parceria inclui a co-curadoria dos podcasts oficiais do Festuris, que apresentarão dados, pesquisas e análises sobre o presente e o futuro do turismo. O objetivo é oferecer ao trade informações estratégicas para antecipar tendências, identificar oportunidades e preparar o setor para novos desafios, reforçando o papel da Braztoa como referência em sustentabilidade e inteligência de mercado.
“Acreditamos que o futuro do turismo depende de nossa capacidade de agir hoje, com responsabilidade e inovação. A parceria com o Festuris e a condução do SEEDS são caminhos para inspirar o setor a construir um turismo mais sustentável, resiliente e conectado com as necessidades atuais e do futuro. A Braztoa reforça seu compromisso em promover a sustentabilidade e a inteligência estratégica no turismo, unindo dados, conhecimento e parcerias que potencializam o desenvolvimento do setor", comenta Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa. “Acreditamos que só construímos o futuro do turismo de forma sólida por meio da colaboração entre entidades que compartilham propósito e visão. A renovação da parceria com o Festuris fortalece essa construção coletiva, ampliando o alcance de temas essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor", finaliza.
“O turismo precisa ser mais que um destino, precisa se tornar um caminho de transformação, consciência e propósito. A parceria entre a Braztoa e o Festuris prova que sustentabilidade e inovação caminham juntas. A curadoria do palco ESG e a coassinatura dos podcasts são oportunidades únicas de ampliar vozes, compartilhar soluções e fortalecer o compromisso com um turismo mais humano, regenerativo e inteligente. Estamos reimaginando o amanhã com coragem e responsabilidade porque acreditamos que viajar pode, sim, transformar o mundo. E a Braztoa, junto ao Festuris, está ajudando a escrever esse novo capítulo com visão, parceria e ação”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
A parceria reafirma o papel da Braztoa como líder na promoção da sustentabilidade e do uso de dados e inteligência estratégica aplicados ao turismo. Com iniciativas que unem conhecimento, integração e inovação, a associação impulsiona o desenvolvimento do setor e contribui para um turismo mais resiliente, equilibrado e alinhado às demandas sociais, ambientais e econômicas.
A BRAZTOA reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2024, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 22,09 bilhões e embarcaram 9,81 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Ao longo de quase quatro décadas de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.
Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.
Coluna Minas Turismo Gerais / Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br
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