Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Minas fortalece o turismo na ABAV Expo
Minas vem sendo destaque no turismo brasileiro
Estande de Minas, em destaque na ABAV ( SecultMG)
O mercado do trade turístico nacional e internacional estarão de olho nas novidades dos diversos segmentos do turismo que estarão nos dias 8 a 20 de outubro, na ABAV Expo.
Com sotaque acolhedor e ambição global, Minas Gerais desembarca na ABAV Expo 2025 mostrando que o turismo de negócios é também uma forma de construir conexões humanas e econômicas duradouras. O estado participa do maior evento do setor na América Latina, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, com uma intensa agenda de reuniões, homenagens e lançamentos que revelam seu excelente momento no mapa do turismo brasileiro. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Codemge e o Sebrae.
Logo na manhã do dia 8 de outubro, a solenidade de abertura marca o início da participação do estado na feira. À tarde, o destaque é o encontro com a Rede Samba de Hotéis, que projeta a ampliação de sua rede em território mineiro. Em seguida, a TAP será homenageada pelos seus 80 anos e pela parceria com os estados brasileiros que impulsionam o turismo internacional, entre eles o de Minas Gerais. O encerramento do dia será no Encontro Fornatur.
De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos turistas que visitam o estado têm como principal motivação o turismo de negócios, e o levantamento da Onfly aponta Minas como o segundo destino mais procurado do Brasil nesse segmento, com 13,22% de participação nacional.
Um desempenho que reflete investimento contínuo em infraestrutura, conectividade aérea e capacitação — sem abrir mão da hospitalidade, marca registrada do estado. “Esses números reforçam a vocação mineira para o turismo de negócios. Temos infraestrutura moderna, ampla conectividade aérea, rede hoteleira de qualidade e a hospitalidade que nos diferencia no cenário nacional”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Entre os destaques do estande na ABAV Expo 2025 estão os preparos das chefs Fabi Rodrigues (Unaí), Vânia (Paracatu) e Mariana Gontijo, que conduzem a Cozinha Viva, com pratos típicos e releituras afetivas da culinária mineira, como arroz de galinha caipira com pequi e quiabo tostado, pastel de angu, canjiquinha com costelinha e ora-pro-nóbis, além de quitandas e doces artesanais de diversas regiões. A Mesa Mineira, em parceria com o Instituto Mundu, oferece degustações de produtos regionais, enquanto o KJ Barista garante café mineiro fresco durante todo o evento.
Rota Serra do Cipó
As diversas cachoeiras e o Juquinha são atrações na Serra do Cipó
O estande também é palco para o lançamento da Rota da Serra do Cipó, novo produto turístico que reúne 30 experiências de ecoaventura, cultura e hospitalidade no coração da Cordilheira do Espinhaço. A iniciativa abrange os municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, reconhecidos pelos cenários de montanha, rios de águas cristalinas e rica biodiversidade dos campos rupestres, um dos ecossistemas mais antigos e raros do planeta. As experiências são divididas em três eixos: Rota Jardim, que valoriza a biodiversidade e o turismo contemplativo; Rota Fôlego, voltada para aventura e esportes de natureza; e Rota Origens, que conecta história, cultura e ancestralidade.
Os visitantes poderão conhecer ainda atividades como canoagem no Rio Parauninha, observação de aves na Cordilheira do Espinhaço, trilhas interpretativas no Parque Nacional da Serra do Cipó, escaladas, cavalgadas, piqueniques, práticas integrativas e astroturismo.
A proposta das Rotas do Cipó é promover uma imersão sustentável, conduzida por guias locais e comunidades anfitriãs, fortalecendo o turismo de base comunitária e o desenvolvimento regional.
“A Serra do Cipó é uma das belezas mais encantadoras de Minas Gerais, reunindo diversos atrativos naturais e rica gastronomia. Acreditamos que o turismo, quando bem estruturado, gera desenvolvimento econômico e social, além de criar oportunidades e preservar o patrimônio natural e cultural do território. As ações desenvolvidas a partir do programa Check-in Turismo, do Sebrae Minas, em parceria com o Governo do Estado, têm contribuído para fortalecer o local como um destino sustentável e integrado, além de ampliar a competitividade dos pequenos negócios e promover as experiências em grandes eventos que envolvem toda a cadeia turística, como a ABAV”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Durante a feira, também serão apresentadas outras iniciativas que reforçam a vocação mineira para o turismo de experiência, como a Rota do Cicloturismo de Aiuruoca e a Rota do Queijo de Itamonte, além de espaços interativos dedicados à promoção das 18 regiões turísticas do estado.
Rotas dos queijos e ciclismo
Ao longo dos três dias de evento, a presença de Minas na ABAV Expo busca gerar novas oportunidades de negócios, fortalecer parcerias estratégicas e ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais para as diferentes regiões do estado, consolidando o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social.
Mais informações: www.secult.mg.gov.br
@culturaeturismomg
@abavnacional
@visiteminasgerais
Preservar a natureza : Proteção à biodiversidade garante o quinto selo de Aeroporto Verde ao BH Airport
Pelo quinto ano consecutivo, o BH Airport foi reconhecido como Aeroporto Verde pelo ACI-LAC (Airports Council International - Latin America & Caribbean). Na edição 2025 do Green Airport Recognition, o projeto Passagem de Fauna foi premiado durante a Conferência e Exposição Anual do Conselho Internacional de Aeroportos, realizada em Trinidad e Tobago.
Veado
“Ao receber mais uma vez o selo de Aeroporto Verde, demonstramos a importância da pauta ESG para o BH Airport, em equilíbrio com a eficiência operacional e a modernização da nossa infraestrutura”, avalia o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.
“Atuamos tanto para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente quanto para trazer soluções ao criarmos um ecossistema de proteção e conservação da biodiversidade, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, ressalta.
Cachorro do Mato
Os critérios de avaliação do Green Airport Recognition consideram o envolvimento da alta administração do aeroporto, demonstrando participação ativa e apoio; os benefícios de sustentabilidade, apoiados por dados quantitativos e indicadores que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; o engajamento das partes interessadas, com evidências de colaboração com equipes internas e parceiros externos; além da inovação.
Iara
Veado catingueiro
A passagem de fauna foi construída pelo governo de Minas, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), antes do início da concessão ao BH Airport. “Hoje somos os responsáveis pela manutenção e monitoramento da fauna no local, protegendo a biodiversidade da região, em sinergia com a Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa (APA Carste)”, esclarece Daniel Miranda.
O que é a passagem de fauna - É um túnel de aproximadamente 2 metros de altura e 60 metros de comprimento, construído sob a rodovia LMG 800, principal acesso ao BH Airport. A estrutura favorece a circulação segura de animais silvestres entre dois grandes fragmentos florestais, formando um corredor ecológico para a vida selvagem na Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa, que integra o sítio aeroportuário.
Tamanduá
Desde 2023, diversas espécies da fauna local vêm sendo registradas durante a travessia subterrânea, incluindo mamíferos silvestres típicos dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, alguns classificados como ameaçados ou vulneráveis à extinção. Quase 20 espécies já foram identificadas circulando pela passagem. Entre elas, tamanduás-mirins, veados-catingueiro, iraras, ouriços-cacheiros, quatis, jaguatiricas, cachorros-do-mato, furões, tatus, gambás, capivaras, tapitis, morcegos e pacas.
O monitoramento é realizado pela equipe de manejo da fauna silvestre do BH Airport, por meio de armadilhas fotográficas que captam imagens e vídeos dos animais durante a travessia. Além de proteger a biodiversidade local e garantir o fluxo gênico entre espécies nativas, a passagem evita acidentes. Nos dois primeiros anos de acompanhamento, foi observada uma redução de aproximadamente 83% nos atropelamentos de animais silvestres ao longo da rodovia. Os relatórios e dados gerados são disponibilizados pelo aeroporto para subsidiar pesquisas e trabalhos científicos dentro da APA Carste.
Patrimônio natural - A região do entorno do BH Airport abriga mais de 300 hectares de vegetação nativa, distribuídos entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, compondo um ecossistema integrado a outras áreas preservadas. O cenário se destaca também pela diversidade geológica, paleontológica, arqueológica e hidrológica. O sistema cárstico local, caracterizado por rochas solúveis na geologia, apresenta uma paisagem desenhada por cavernas, dolinas e aquíferos subterrâneos, essenciais para a preservação da biodiversidade e para o abastecimento hídrico.
APA Carste
A região da APA Carste, onde o BH Airport está localizado, destaca ainda vestígios de megafauna extinta e povos pré-históricos, fundamentais para a compreensão da história natural e humana da região e do continente americano. O fóssil humano mais antigo das Américas, denominado "Luzia", foi descoberto dentro da área protegida, localizada a aproximadamente 3 km da pista do aeroporto. A revelação abriu caminhos para reavaliação sobre as teorias relacionadas à origem e à migração dos primeiros habitantes do continente.
Atrações turísticas mineiras em destaque
"Minas são muitas", escreveu Guimarães Rosa. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2024, divulgada pelo IBGE, revela que Minas Gerais consolidou-se como o segundo destino de viagens mais procurado do Brasil, resultado que reforça a força do turismo cultural, histórico e gastronômico do estado.
Segundo o levantamento, os gastos totais em viagens nacionais registrou crescimento de 11,7% no valor investido nesse tipo de passeio em comparação a 2023. Embora o número de deslocamentos tenha permanecido estável, os gastos aumentaram, indicando que os viajantes estão optando por experiências de maior valor agregado.
Outro dado de destaque é o aumento de 24,4% na motivação cultural e gastronômica para viagens. A pesquisa mostra que, entre todos os tipos de lazer, apenas cultura e gastronomia apresentaram crescimento contínuo ao longo da série histórica, consolidando Minas Gerais como referência nesses segmentos.
O estudo também apontou mudanças no comportamento dos turistas em relação ao transporte: 14,7% das viagens foram realizadas de avião em 2024, um crescimento de 40% desde 2020. Apesar de não ser o meio mais utilizado, a tendência reflete uma valorização de deslocamentos mais ágeis e de maior alcance.
Com atrativos que vão das cidades históricas às belezas naturais, passando pela gastronomia premiada, Minas Gerais reafirma seu papel como um dos destinos mais completos do país. A posição de destaque do estado no cenário nacional também evidencia a assertividade das ações empreendidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para promover o destino.
“Minas Gerais tem se consolidado como um destino de destaque nacional, e os resultados da PNAD 2024 demonstram a força do nosso turismo. Nossos atrativos unem história, cultura, gastronomia e natureza, proporcionando experiências únicas aos visitantes.
Esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo ao investir em políticas públicas que fortalecem o setor e geram desenvolvimento para o estado”, avalia a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Luxury do Festuris
A edição deste ano da Festuris Gramado confirma mais uma vez a força do mercado de luxo no turismo. O Espaço Luxury, reconhecido por reunir as marcas mais exclusivas do setor premium, teve 100% de suas cotas comercializadas com 30 dias de antecedência ao evento — um marco que reforça o prestígio e a credibilidade conquistados ao longo dos últimos dez anos.
Com curadoria criteriosa e foco em experiências de alto padrão, o espaço se consolidou como o ambiente ideal para networking entre profissionais e marcas que atuam no segmento de luxo. Hotéis, destinos internacionais, companhias aéreas e serviços diferenciados estarão reunidos para apresentar novidades e estreitar parcerias estratégicas.
“A venda antecipada de 100% das cotas do Espaço Luxury reflete a maturidade do segmento de luxo e a confiança do mercado no Festuris como plataforma estratégica. Estamos falando de um público cada vez mais exigente, que busca autenticidade, exclusividade e relacionamento com propósito”, destaca Marta Rossi, CEO da Festuris.
“Celebrar 10 anos do Espaço Luxury com todas as cotas vendidas é inspirador e motivo de muito orgulho. Isso reflete a força de um segmento que busca excelência, personalização e propósito e que encontra no Festuris o ambiente ideal para se conectar e crescer”, complementa Eduardo Zorzanello, CEO da Festuris.
A organização do Espaço Luxury celebra não apenas a venda total dos estandes, mas também o fortalecimento de um ecossistema que valoriza a excelência e a personalização no turismo. A alta procura reflete o crescimento consistente do público de luxo, cada vez mais exigente e interessado em vivências exclusivas.
Com essa conquista, a Festuris reforça seu protagonismo no calendário nacional e internacional do turismo, destacando-se como uma vitrine de tendências e oportunidades. O sucesso antecipado do Espaço Luxury confirma que o segmento premium segue em plena expansão e com alto potencial de negócios.
Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário