O Rio de Janeiro está prestes à receber todo o encanto e vibração da arte nordestina. A partir do dia 18 de outubro, o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, será palco da exposição gratuita ‘O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’, assinada pelo mestre, artista visual e patrimônio vivo da xilogravura nacional, Ciro Fernandes.
Propondo uma imersão na magia carioca a partir da arte, o acervo reunirá 76 obras autorais – incluíndo ferramentas de trabalho do artista – disponíveis para visitação todos os dias, das 10h às 16h30, exceto às terças-feiras.
Quadros e xilogravuras conhecidas do artista, como as peças Cardeal; Ogum; Massacre da Candelária; Amanhecer; Lapa e Madame Satã; serão apresentadas, em primeira mão, durante a exposição.
Sob a curadoria de Mariana Lannes e Alessandro Zoe, o público poderá aproveitar salas imersivas e mergulhar não apenas nas xilogravuras, mas também nas pinturas, artes em nanquim, cordéis, LPs, matérias de jornal e ilustrações de livros, criadas pelo artista em diferentes épocas. Levando a tradição nordestina para o grande público, sua arte lhe rendeu a posição de honra como único ilustrador celebrado com o ‘Prêmio Machado de Assis’, pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
Norteada pela acessibilidade e com workshops ao longo do período da mostra, a exposição ‘O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’ é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
SERVIÇO
Exposição ‘O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’
Período em cartaz: entre 18 de outubro de 2025 a 30 janeiro de 2026
Abertura / Vernissage: 18 de outubro, das 12h às 16h30
Local: Museu Chácara do Céu – Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ
Funcionamento do museu: diariamente, exceto às terças, das 10h às 16h30.
Entrada gratuita.






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário