Processos contra companhias aéreas cresceram 190% em 4 anos, diz presidente da Abear
Aumento é reflexo direto da litigância predatória no país, que em 2025 já bateu todos os recordes de ações ajuizadas na Justiça
Brasília, outubro de 2025 - O número de ações contra empresas aéreas teve um aumento de 190% nos últimos 4 anos, segundo o presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Juliano Noman. Em evento do jornal Valor Econômico realizado ontem, que teve como tema “Redução da Litigiosidade, Aspectos Cível e Trabalhista”, Noman definiu o crescimento como consequência direta de uma indústria de litigância predatória instalada no Brasil.
“Isso afeta segurança jurídica, investimento, desenvolvimento e também a integração nacional. O setor aéreo é um setor que conecta. O principal benefício do setor aéreo não é o desenvolvimento econômico e empregos que ele gera, mas sim os que ele induz. Há estudos que mostram que o que se investe no setor aéreo volta de 3 a 5 vezes mais como Produto Interno Bruto para aquela localidade”, disse Noman.
Dados apresentados pelo presidente da Abear revelam que os níveis de pontualidade e regularidade das companhias ficaram em torno de 90% no mesmo período em que a judicialização do setor triplicou. Isso faz com que o Brasil seja o país com maior número de ações contra empresas aéreas no mundo, com 95% dos processos, que, na prática, representa aumento de custos.
“Esse ano vamos gastar mais de R$ 1 bilhão com despesas por causa de condenações na Justiça. Isso não está associado à prestação de serviço. É uma indústria que se formou”, disse.
Reflexo do país
A litigância excessiva descrita por Juliano Noman no setor aéreo é semelhante ao que o país vive como um todo. Segundo o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, o ano de 2025 já superou todos os anteriores em relação a ações ajuizadas na Justiça. O recorde anterior havia sido em 2024.
O AGU mostrou dados que revelam que o Brasil gasta 4 vezes mais com o Poder Judiciário do que a média mundial e tem 5 vezes mais processos que a União Europeia no campo cível e 7 vezes mais em matérias administrativas.
“Em 4 anos, aumentamos em 42,9% o número de novas ações. A litigância excessiva é irmã gêmea da insegurança jurídica. Isso afeta a confiança no estado e mostra que as relações podem não ser previsíveis quando temos uma litigância, que mostra um colapso do sistema de Justiça", disse.
Emirates busca talentos para carreiras em TI no Brasil
Eventos de recrutamento para as 200 vagas acontecerão no dia 12 de outubro no Rio de Janeiro e dia 31 de outubro em São Paulo
São Paulo, outubro – A Emirates está buscando profissionais da área de tecnologia da informação (TI) com interesse em desenvolver carreira no exterior. Por esse motivo, a companhia aérea irá promover dois eventos de recrutamento no Brasil no mês de outubro, um na cidade do Rio de Janeiro no dia 12 e outro em São Paulo no dia 31.
Mais de 200 vagas de tecnologia estarão disponíveis, abrangendo engenharia de software e engenharia técnica de software, DevOps, nuvem híbrida, entrega ágil, gestão técnica de produtos, ambiente de trabalho digital, segurança cibernética, arquitetura de TI, inovação e gestão de serviços.
Os roadshows de recrutamento acontecem após a campanha global do Grupo Emirates, que visa integrar 17.300 profissionais em 350 funções ainda neste ano fiscal. Este movimento estratégico reforça o compromisso do Grupo em elevar suas operações técnicas em todo o mundo e redefinir o futuro da aviação.
Para se candidatar e ser pré-selecionado para o evento de recrutamento, os candidatos devem se registrar aqui.
O que esperar do evento
Conheça os projetos
A equipe de TI do Grupo Emirates trabalha em projetos de ponta em B2C, B2B, funções de suporte e operações para mais de 40 marcas e empresas em Dubai e globalmente.
A equipe de arquitetura de dados desenvolve e mantém com eficiência softwares e sistemas que contribuem de forma real para ajudar a gerenciar operações, aumentar a receita, otimizar custos, maximizar a eficiência dos negócios e das pessoas e permitir o engajamento interno.
Alguns dos projetos recentes que a equipe de TI entregou incluem o lançamento da Classe Premium Economy, a otimização do serviço de buffet usando modelos de IA e a incorporação de biometria para check-in e habilitação do autoatendimento de despacho de bagagem, além dos sistemas de gestão de carga e recursos da Dnata.
Os funcionários da área de tecnologia têm grandes oportunidades de introduzir tecnologias avançadas e as mais recentes aplicações às operações aéreas, embarcar no desenvolvimento de interfaces flexíveis e fáceis de usar para o cliente, usar análise aprofundada de dados e implementar aprendizado de máquina e robótica em parceria com líderes do setor.
Ferramentas e Tecnologias
Algumas das ferramentas, tecnologias e padrões avançados disponíveis para a equipe de TI incluem serviços em nuvem, microsserviços, gerenciamento de APIs, streaming de eventos, robótica, DevOps, biometria, incluindo reconhecimento facial, desenvolvimento web e mobile nativo, mainframe – ALCS, ERP (aplicativos Oracle) e linguagens de programação modernas como ReactJS, Java full stack, .NET e Python.
Treinamento e Desenvolvimento
O treinamento inclui cursos aprofundados sobre uma variedade de ferramentas, tecnologias, assuntos técnicos e entrega ágil que auxiliam no aprimoramento de habilidades e no desenvolvimento de habilidades cruzadas.
Também inclui e-learning e apoia mulheres na área de tecnologia. Estes são complementados com sessões de compartilhamento de conhecimento, palestras técnicas, hackathons, codefests e bootcamps.
Os funcionários da área de tecnologia também podem fazer parte de uma comunidade ativa e robusta de programadores, um centro de engajamento de TI, uma academia de tecnologia, um fórum de segurança cibernética e até mesmo um sobre a prática de ciência de dados.
O Grupo Emirates
O Grupo tem uma reputação formidável por liderar a inovação em suas equipes e operações. O Grupo possui o Innovation Majlis e investiu no Intelak e no Aviation X-Lab – programas líderes do setor para startups. Também está focado no desenvolvimento de software e hardware para áreas operacionais críticas, robótica, estabelecendo sua presença no Metaverso e explorando outras tecnologias da Web 3.0.
O Grupo também revelou seu centro de inovação em aviação de última geração, o Ebdaa. Espaçoso, com mais de 3.200 m² e distribuído em três andares, o Ebdaa concentra-se em três tecnologias principais – Robótica, IA e Web 3.0.
A equipe de TI do Emirates Group é composta por um grupo robusto de 2.500 profissionais, composto por desenvolvedores de software, gerentes técnicos de produtos, arquitetos, gerentes de projeto, scrum masters, engenheiros de qualidade e especialistas em DevOps, nuvem e segurança cibernética.
A Emirates oferece salário e benefícios competitivos, elegibilidade para participação nos lucros, excelente seguro médico e de vida, frete com desconto, férias anuais e passagens aéreas para familiares próximos, além de passagens aéreas com grandes descontos para dependentes, familiares e amigos, para viajarem para 145 destinos na rede Emirates.
O cartão Emirates Platinum oferece aos funcionários uma variedade de privilégios e descontos em milhares de estabelecimentos, incluindo clubes, clínicas, instituições de ensino e lojas de varejo e hotelaria nos Emirados Árabes Unidos e globalmente.

.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário