Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

BYD Yangwang U9 Xtreme completa a volta no lendário circuito alemão de Nürburgring Nordschleife em menos de sete minutos se firmando como o carro elétrico mais rápido do mundo. O record do autódromo é do Porsche 919 Evo, que completou uma volta em 5 minutos e 19,55 segundos

 



O Yangwang U9 Xtreme, da divisão de carros de alta performance de BYD já detém o título de carro mais veloz do planeta ao alcançar a velocidade recorde mundial de 496,22 km/h no circuito de testes ATP Papenburg e agora o modelo da marca superesportiva premium da BYD estabelece um novo marco ao conquistar o recorde de volta para carros elétricos no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, conhecido como o “Inferno Verde”.

 

A equipe de engenharia da Yangwang realiza testes de longa duração no circuito de 20,832 km desde julho de 2024 e os dados coletados em pistas contribuíram diretamente para o desenvolvimento do U9 Xtreme. Em agosto de 2025 o modelo completou uma volta em Nürburgring Nordschleife em 6 minutos e 59,157 segundos, superando em mais de cinco segundos o recorde anterior da categoria e tornando-se o primeiro carro elétrico a romper a barreira dos sete minutos.
 

“Nos dedicamos a ultrapassar os limites do que é possível por meio da tecnologia e Nürburgring é um desafio lendário para carros e pilotos. É natural que nossos engenheiros busquem realizar seus sonhos ali e parabenizo toda a equipe por essa conquista extraordinária. A edição limitada do U9 Xtreme provou não ser apenas o carro mais rápido do mundo em linha reta, como também um veículo com desempenho e dinâmica excepcionais, capaz de quebrar recordes em um circuito repleto de curvas e variações”, celebrou Stella Li, vice-presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa.
 

O responsável pela volta recorde foi o piloto alemão Moritz Kranz, com ampla experiência em competições de GT e mais de 10 mil voltas completadas no circuito. “O Nürburgring Nordschleife é a pista mais exigente do mundo e o tempo alcançado é um verdadeiro testemunho da capacidade de desenvolvimento da BYD e da Yangwang. Sem o intenso trabalho da equipe para equilibrar uma plataforma elétrica de altíssima potência com um ajuste de chassi preciso, esse resultado não seria possível”, afirmou o piloto.
 

Yangwang U9 Xtreme
 



O Yangwang U9 Xtreme é construído sobre a primeira plataforma de 1.200V de alta tensão produzida em escala mundial, equipada com quatro motores de alto desempenho, cada um capaz de atingir 30.000 rpm. O conjunto entrega mais de 3.000 cv de potência, resultando em uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, um novo parâmetro global de desempenho.
 

Baseado na plataforma e⁴ e no sistema inteligente de controle de carroceria DiSus-X do atual Yangwang U9, a versão Xtreme introduz uma tecnologia de controle da carroceria para cenários de alto desempenho, equilibrando velocidade máxima e dinâmica de pista em um único veículo.
 

Para encarar os 20,832 km do icônico circuito de Nürburgring, conhecido por suas elevações e curvas desafiadoras, o U9 Xtreme recebeu um novo sistema de resfriamento, freios de liga de titânio com discos de carbono-cerâmica e pneus semi-slick GitiSport e·GTR² PRO, desenvolvidos em parceria com a Giti. Essas melhorias foram essenciais para o sucesso do modelo tanto no desafio de velocidade máxima quanto na conquista do recorde de volta completa no “Inferno Verde”.
 

O U9 Xtreme já está sendo comercializado em série limitada a 30 unidades e a primeira unidade foi vendida para o brasileiro Leo Sanchez, piloto e dono da farmacêutica EMS. Seu nome deriva da palavra inglesa “Extreme” (“extremo”, “máximo”), com ênfase na letra “X”, que simboliza o desconhecido. São qualidades que refletem a essência da Yangwang: encontrar prazer e propósito no explorar e nas inovações que surgem desse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.