Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // Terminal intermodal no aeroporto de Recife vai trazer mais conforto e acessibilidade para moradores e turistas // Aena lança Plano de Desenvolvimento Imobiliário e Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional do Recife // Nova rota entre Petrolina (PE) e Salvador (BA) amplia interiorização do transporte aéreo // ALTA e IATA ressaltam a importância de preservar a liberdade de escolha dos passageiros e a competitividade do setor aéreo em diálogo com o Congresso // Aeroporto de Palmas inicia nova rota para a cidade de Araguaína // Air Europa adiciona à sua frota seu segundo Boeing 737 MAX // Honda Aircraft Company se torna a primeira fabricante de jatos executivos superleves de turbina dupla a operar o HondaJet com combustível de aviação 100% sustentável

Foto: Wesley D'Almeida


Terminal intermodal no aeroporto de Recife vai trazer mais conforto e acessibilidade para moradores e turistas

Projetos ampliam infraestrutura, mobilidade e integração urbana e devem gerar 15 mil empregos diretos e indiretos em Pernambuco 

Terminal intermodal no aeroporto de Recife vai trazer mais conforto e acessibilidade para moradores e turistas que visitam o estado


O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, nesta segunda-feira (27), um novo pacote de R$ 640 milhões em investimentos para o aeroporto Internacional do Recife (Gilberto Freyre), voltado à modernização da infraestrutura dos modais de transportes e à criação de novos polos de desenvolvimento urbano e logístico em Pernambuco.
 

O anúncio foi feito pelo ministro Silvio Costa Filho, em evento realizado no terminal, e integra o conjunto de ações do Governo Federal para ampliar a capacidade operacional dos aeroportos brasileiros, estimular o turismo e gerar novas oportunidades de emprego e renda no país.
 

Os investimentos compreendem duas frentes principais: o Plano de Desenvolvimento Imobiliário, com aporte de R$ 580 milhões, e o Terminal Intermodal, com R$ 60 milhões, que juntos devem gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. As obras serão executadas pela concessionária Aena Brasil, responsável pela administração do aeroporto, em parceria com o Governo Federal.
 

Durante o evento, o ministro destacou que investir em infraestrutura é aplicar no futuro do Brasil e que o aeroporto do Recife simboliza a força do Nordeste na economia nacional. Segundo ele, o conjunto de obras representa um marco para o estado e um exemplo da visão integrada que o Governo Federal vem aplicando ao setor aéreo. 


“Esses investimentos representam melhorias não apenas para quem viaja, mas para quem trabalha, produz e vive aqui. Um aeroporto moderno é mais do que uma porta de embarque: é um motor de desenvolvimento econômico, de turismo e de criação de oportunidades para a população”, afirmou.
 

O prefeito do Recife, João Campos, destacou a relevância do anúncio para o futuro da cidade e do estado, classificando o projeto como transformador. Segundo ele, o plano é resultado de uma construção conjunta entre o município, o ministério e a concessionária, e tem potencial para mudar a realidade econômica do Nordeste. 


“O que foi apresentado hoje é algo disruptivo para a nossa cidade. Estamos falando de uma expansão da capacidade de atendimento ao turista, de novos serviços e da integração de plataformas logísticas que se conectam diretamente à atividade econômica e ao turismo. As obras vão transformar o Recife e consolidar o aeroporto como um ativo estratégico para a região”, afirmou.
 

O prefeito anunciou ainda a criação de um grupo permanente de trabalho entre a Prefeitura e a Aena, com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos, para acompanhar a implementação das ações de infraestrutura e licenciamento urbano vinculadas ao plano. “Esse é um sonho de consumo para qualquer cidade e, para o Recife, não é mais um sonho: é uma realidade”, completou.
 

O Plano de Desenvolvimento Imobiliário prevê o aproveitamento de 543 mil metros quadrados de áreas subutilizadas, com 1,3 milhão de metros quadrados de potencial construtivo, voltados à instalação de centros logísticos, empreendimentos comerciais, hotelaria e serviços. O objetivo é fomentar a economia, modernizar o entorno do aeroporto e promover a integração entre o terminal e a cidade.
 

Já o Terminal Intermodal criará um espaço de múltiplos uso voltado à integração de modais de transporte e à mobilidade urbana, com áreas destinadas a veículos por aplicativo, vans e ônibus de turismo, além de cafés, lojas, sanitários acessíveis e uma central de resíduos. 


O projeto inclui ainda uma ciclovia, em parceria com a Prefeitura do Recife, e a requalificação da Praça Salgado Filho, preservando o traçado original do paisagista Burle Marx. Também está prevista a restauração de três murais do artista Lula Cardoso Ayres, em homenagem aos ciclos econômicos do estado. As obras têm início previsto para o segundo trimestre de 2026, com conclusão até o fim de 2027.
 

O secretário-executivo do MPor, Tomé Franca, ressaltou que o projeto vai muito além da ampliação da capacidade aeroportuária e representa uma transformação urbana no entorno do terminal. Ele lembrou que o papel do ministério é garantir que os investimentos em logística e transporte se traduzam em melhoria da qualidade de vida da população. 


“O que estamos falando aqui é de uma transformação urbanística que vai acontecer no entorno do aeroporto do Recife, gerando mais empregos, mais negócios e mais oportunidades para o povo do Recife e de Pernambuco. As ações do ministério têm como foco transformar a vida das pessoas para muito além de quem viaja de avião, é sobre desenvolvimento econômico, social e urbano”, afirmou.


Durante o evento, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, também destacou o impacto dos investimentos para o fortalecimento econômico para a região do Nordeste. “O nosso estado, como um dos mais populares em termos de turismo e com a realidade da região a cada dia mais forte, conseguirá fazer muitos negócios, gerar empregos e trazer uma realidade econômica diferente para toda a região”, afirmou.
 

Investimento em infraestrutura

O ministro lembrou ainda que mais de 5 mil colaboradores atuam diariamente no Aeroporto do Recife e que o empreendimento beneficiará diretamente toda a região metropolitana. “Estamos celebrando um investimento de mais de R$ 640 milhões, que vai gerar mais de 15 mil empregos e ampliar as oportunidades para milhares de famílias pernambucanas”, ressaltou.
 

Ele também mencionou que os resultados positivos do setor são fruto de uma política pública consistente. Citou os avanços do programa Investe + Aeroportos, que prevê R$ 4,5 bilhões em novos projetos no setor, e do AmpliAR, com R$ 1,25 bilhão destinado a aeroportos do Norte e Nordeste. Também lembrou o impacto de políticas como o Voa Brasil, que já alcançou 50 mil reservas de passagens a preços acessíveis, com o Nordeste respondendo por 40% das viagens e o Recife entre os destinos mais procurados.
 

“Esses resultados mostram que o país está voltando a crescer com equilíbrio. O Brasil voltou a investir e o Nordeste voltou a voar”, concluiu.




Aena lança Plano de Desenvolvimento Imobiliário e Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional do Recife 

  • Evento reuniu executivos da concessionária, o ministério de Portos e Aeroportos, autoridades locais, parceiros comerciais e representantes da sociedade civil 

  • Projeto imobiliário vai aproveitar áreas não operacionais e convertê-las em ambientes dinâmicos, com novos serviços e oportunidades para o público  

  • Um espaço de múltiplos usos será construído no antigo terminal de passageiros, integrado à Praça Salgado Filho, que será totalmente recuperada  


Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira (27) o Plano de Desenvolvimento Imobiliário e o projeto do Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional do Recife. 

O evento reuniu executivos da concessionária, o ministério de Portos e Aeroportos, autoridades locais, parceiros comerciais e representantes da sociedade civil. 

As novidades fazem parte da estratégia de transformar o entorno do aeródromo em um hub de logística e serviços, tornando o local mais atrativo para os passageiros e toda a população. 

“Esse lançamento representa um passo importante na consolidação do Aeroporto do Recife como um polo econômico e social. A Aena entende que os aeroportos devem ser espaços vivos, que impulsionam o desenvolvimento, conectam as pessoas e valorizam a cidade ao seu redor. 

Promover uma infraestrutura moderna, com um ambiente mais integrado e sustentável é fundamental para atingir esse propósito”, destacou Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil. 

O ambicioso Plano de Desenvolvimento Imobiliário traz um conceito de inovação urbana para áreas subutilizadas e não operacionais do aeroporto, transformando-as em espaços dinâmicos. 

O projeto conta com 543 mil de m² de área disponível e investimentos estimados em R$ 580 milhões, a serem realizados pelos operadores logísticos e imobiliários. 

O foco é em centros logísticos, comércio e hotelaria, entre outros serviços, ampliando a oferta e oportunidades no entorno do aeroporto, com previsão de geração de 15 mil empregos diretos e indiretos. 

O plano também visa melhorar a infraestrutura local, fomentar a economia e atender a demandas de moradores e passageiros, oferecendo uma gama diversificada de serviços, com espaços multifuncionais. 

Cada iniciativa será elaborada de acordo com o plano diretor municipal, garantindo um investimento urbano cuidadoso, com a adoção de práticas sustentáveis. A proposta será viabilizada em conjunto com parceiros e investidores.  

O conceito de aerotrópole, ou cidade aeroportuária, vem sendo explorado com sucesso em cidades como Madri, Barcelona, Paris e Miami, por exemplo, onde aeroportos são integrados ao tecido urbano, promovendo requalificação territorial e criando espaços que atraem uma diversidade maior de frequentadores. 

Além do Recife, a Aena pretende replicar o Plano de Desenvolvimento Imobiliário nos demais aeroportos administrados pela concessionária no país, conforme as características de cada localidade, a começar por Aracaju, Maceió e João Pessoa.  

Para mais informações, acesse o site: https://www.aenabrasil.com.br/pt/aeroportos/aeroporto-internacional-do-recife-guararapes-gilberto-freyre/real-estate-aena.html

INTERMODAL 

Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 60 milhões, a capital pernambucana também vai ganhar um espaço de múltiplos usos e um novo local de convivência conectado ao Aeroporto do Recife. 

O Intermodal foi pensado para oferecer mais conforto e comodidade aos usuários, facilitando o acesso ao aeroporto com um fluxo viário mais eficiente, sem congestionamentos. O início efetivo da primeira fase das obras está previsto para o segundo trimestre de 2026, com um prazo de conclusão até o fim de 2027. 

O projeto vai concentrar serviços de transporte, como veículos por aplicativos, e um intermodal para vans e ônibus de turismo. Outros destaques são uma área de doca, uma central de resíduos, exposição de obras de arte murais de Lula Cardoso Ayres, lojas, cafés e lanchonetes, além de sanitários acessíveis.  

Em paralelo, a Praça Salgado Filho será restaurada conforme o projeto paisagístico de Burle Marx e integrada ao antigo terminal de passageiros. O Intermodal ainda contemplará uma ciclovia, executada em parceria com a Prefeitura do Recife.

Azul inicia voos diretos e regulares entre Congonhas (SP) e Foz do Iguaçu

Nova rota terá duas operações diárias e reforça aposta da companhia no aeroporto paulistano, ampliando a conectividade com um dos principais destinos turísticos do Brasil

São Paulo, 27 de outubro de 2025
– A Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas no Brasil, iniciou neste domingo (26) a operação de sua nova rota regular e direta entre São Paulo (Congonhas) e Foz do Iguaçu (PR). Com duas operações diárias, a companhia passa a oferecer mais opções de conectividade entre a capital paulista e um dos destinos turísticos mais reconhecidos do país e do mundo.

Os voos serão realizados com aeronaves Embraer E2, que têm capacidade para 136 Clientes. A novidade faz parte da estratégia da companhia de ampliar sua presença no Aeroporto de Congonhas, que vem se consolidando como um importante ponto de partida também para viagens de lazer, e não apenas corporativas.

“Foz do Iguaçu é um dos destinos mais emblemáticos do turismo nacional e internacional, e conectar diretamente a cidade às operações da Azul em Congonhas é um passo estratégico. Essa nova rota reforça o compromisso da Azul com o desenvolvimento do turismo brasileiro e com o Estado do Paraná, com quem mantemos uma sólida parceria.Além disso, consolida Congonhas como um aeroporto cada vez mais plural, com malha que atende tanto ao público corporativo quanto ao de lazer”, afirmou Cesar Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

"A ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu foi homologada recentemente e se tornou um atrativo a mais para as companhias aéreas. Esse é um dos principais destinos do mundo e as novas conexões com São Paulo devem atrair mais turistas e novos negócios para a cidade", destacou o governador do Paraná, Ratinho Junior.

A nova operação também integra o planejamento da alta temporada de verão 2025/2026, quando a companhia oferecerá mais de 3,6 mil voos extras e 520 mil assentos adicionais em todo o país.

O Aeroporto de Congonhas será um dos principais focos da operação especial, com 45% dos voos originalmente voltados ao público corporativo convertidos em rotas de lazer.

Foz do Iguaçu: destino de natureza e conexão internacional
Reconhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, Foz do Iguaçu é também um importante polo turístico e econômico do Sul do Brasil, com forte presença internacional devido à Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O destino combina ecoturismo, gastronomia, compras e cultura, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Confira os horários dos voos Congonhas – Foz do Iguaçu:

Congonhas (CGH) – Foz do Iguaçu (IGU)
*A partir de 26 de outubro*
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Congonhas
07h25
Foz do Iguaçu
09h10
Segunda a Sexta
12h05
13h55
Congonhas
07h10
Foz do Iguaçu
08h55
Sábados
12h05
13h55
Congonhas
06h30
Foz do Iguaçu
08h15
Domingos
11h25
13h15
Foz do Iguaçu
09h55
Congonhas
11h30
Segunda a Sexta
14h45
16h20
Foz do Iguaçu
09h50
Congonhas
11h25
Sábados
15h00
16h35
Foz do Iguaçu
09h00
Congonhas
10h35
Domingos
13h55
15h45
 

Foto Divulgação Gol

Nova rota entre Petrolina (PE) e Salvador (BA) amplia interiorização do transporte aéreo
 

Voos diretos entre as duas cidades também beneficiam municípios vizinhos e deslocamento entre as duas regiões
 

O novo trajeto também beneficia a cidade vizinha de Juazeiro (BA) e fortalece a integração do Vale do São Francisco
 

 

A nova rota aérea direta entre Petrolina (PE) e Salvador (BA), em funcionamento desde o final do mês de setembro, ampliou em 16% a oferta de voos e assentos no interior do estado de Pernambuco, segundo a Gol Linhas Aéreas, companhia responsável pelos voos entre as duas cidades, que têm três frequências semanais. A ligação direta entre o Sertão do São Francisco e a capital baiana visa reforçar a interiorização do transporte aéreo e ampliar a integração regional no Nordeste, além de oferecer aos passageiros mais agilidade e conforto para o deslocamento entre duas regiões, que têm grande relevância econômica, cultural e turística.

 

O novo trajeto também beneficia a cidade vizinha de Juazeiro (BA) e fortalece a integração do Vale do São Francisco, região que se destaca pelo agronegócio, pelo turismo e pela produção de vinhos.

 

“O Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estão apostando na aviação regional para ampliar a conectividade em todo o país e incluir cada vez mais pessoas. Essa nova rota é um exemplo disso, estimulando o turismo de passageiros e de negócios”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

 

Já o prefeito Simão Durando agradeceu a parceria e ressaltou a importância da conexão para o desenvolvimento local. “Quero parabenizar o ministro pelo trabalho e agradecer por essa conquista. Essa nova rota é muito importante não apenas para Petrolina, mas para todo o Vale do São Francisco. É uma oportunidade de integração com a Bahia, ampliando o turismo, os negócios e as conexões logísticas. Petrolina é a cidade que mais cresce no Nordeste, e essa conquista reforça o nosso potencial econômico”, afirmou.

 

Silvio Costa Filho adiantou ainda que o governo trabalha para ampliar as opções de voos regionais em Pernambuco. “Essa rota será muito estratégica para o desenvolvimento da região. Vai permitir que ainda mais baianos conheçam Petrolina. Nos próximos dias também devemos ter novidades sobre novos voos entre Petrolina e Recife. Ganha Petrolina e ganha todo o Nordeste”, completou.

 

Os voos de Salvador para Petrolina partem às 23h55 às segundas e quintas, chegando à 1h05 da madrugada, e aos sábados às 15h10, com chegada às 16h20. No sentido inverso, os voos de Petrolina para Salvador decolam às 2h às terças e sextas, pousando às 3h10, e aos sábados às 12h50, com chegada às 14h00. A operação é realizada com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.



ALTA e IATA ressaltam a importância de preservar a liberdade de escolha dos passageiros e a competitividade do setor aéreo em diálogo com o Congresso

 

São Paulo, Brasil - outubro de 2025 – A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e a Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) destacam as implicações do Projeto de Lei 5041/2025, que determina a inclusão obrigatória de bagagem de mão gratuita em voos nacionais e internacionais. Atualmente, a proposta está em tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados do Brasil.

 

As associações destacam que a medida reduz a liberdade de escolha do consumidor, impacta modelos de negócios diversos — incluindo os das companhias aéreas de baixo custo — e não considera plenamente os efeitos econômicos, operacionais e sociais dessas mudanças. O modelo de segmentação tarifária, amplamente praticado nos Estados Unidos, Europa e América Latina, permite que o consumidor escolha pelos serviços que deseja pagar ao viajar, promovendo liberdade de precificação, alinhamento com padrões internacionais e passagens aéreas mais acessíveis.

 

Liberdade tarifária beneficia passageiros e setor
 

“A inclusão obrigatória de serviços pelos quais o passageiro deve pagar, mesmo que não utilize, limita a flexibilidade e eleva os custos. O setor aéreo permanece comprometido em proteger os direitos e a escolha do passageiro com transparência e respeito às regulamentações, mas as políticas também devem garantir a sustentabilidade econômica das companhias aéreas, que operam sob elevados custos de combustível, infraestrutura e impostos”, afirma Peter Cerdá, Vice-Presidente Regional da IATA para as Américas e CEO e Diretor Executivo da ALTA.

 

A liberdade tarifária, praticada globalmente, permite que o passageiro escolha pagar apenas pelos serviços que utilizará, democratizando o acesso ao transporte aéreo. Ao limitar essa flexibilidade, o PL 5041/2025 pode, paradoxalmente, elevar os custos médios das passagens e prejudicar justamente os consumidores mais sensíveis ao preço.

 

O setor aéreo ressalta que a liberdade comercial é essencial para inovação e para oferecer passagens mais acessíveis, alinhando o Brasil às melhores práticas globais de aviação. Além disso, a gestão do espaço limitado nos compartimentos da cabine é crucial para a pontualidade dos voos. Cobrar por bagagem de mão maior também é uma medida de eficiência. “Quando o volume de malas excede a capacidade, ocorrem atrasos no embarque, estresse na tripulação e até a necessidade de despachar itens no portão, impactando a experiência de todos os passageiros”, comenta Cerdá. 

 

Impactos econômicos e regulatórios

 

As associações alertam que a introdução dessas obrigações sem diretrizes operacionais claras pode aumentar a incerteza regulatória, um desafio antigo para a aviação brasileira. Mudanças frequentes e custosas desestimulam investimentos e operadores internacionais, enquanto países vizinhos com regras mais previsíveis atraem companhias de baixo custo, ampliando conectividade, concorrência e opções para os consumidores.

 

O transporte aéreo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento econômico do Brasil. Em 2023, o setor apoiou 1,9 milhão de empregos no país e gerou USD 46,4 bilhões em contribuição econômica, equivalente a cerca de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) total do país. Após um 2024 desafiador, marcado por severas inundações no sul do Brasil, o setor de transporte aéreo do país demonstrou notável resiliência e agora está em rota de recuperação. 


Entre janeiro e setembro de 2025, o tráfego doméstico de passageiros cresceu 9,2% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o tráfego internacional no período mencionado aumentou 17,7%. 


Apesar do bom desempenho do país, análises de outros mercados sugerem que tais medidas podem levar a aumentos nas tarifas básicas, o que pode comprometer o crescimento futuro do mercado e restringir a potencial contribuição do setor para a economia brasileira — particularmente em termos de PIB e emprego.

 

O setor defende que o debate legislativo seja inclusivo e baseado em dados, considerando todos os impactos econômicos e sociais. “Garantir o equilíbrio entre a proteção do consumidor e a sustentabilidade do setor é essencial para manter viagens aéreas acessíveis, eficientes e competitivas, apoiando o desenvolvimento econômico do Brasil”, conclui Cerdá.


(Foto: Motiva)



Aeroporto de Palmas inicia nova rota para a cidade de Araguaína

Operada pela Gol, os voos terão três frequências semanais


Palmas, outubro de 2025 - Agora o Aeroporto de Palmas (PMW), administrado pela Motiva, conta com uma nova rota com destino ao Aeroporto Regional de Araguaína (AUX), operada pela companhia GOL Linhas Aéreas. A solenidade do voo inaugural foi realizada na noite de ontem (22), antes da decolagem para Araguaína, que contará com três frequências semanais. O evento teve a presença de autoridades, ações de boas-vindas aos passageiros e entrega de brindes.

As partidas de Palmas ocorrerão sempre às quartas, sextas e domingos, às 23h55, com chegada a Araguaína às 0h50 do dia seguinte (voo G3 2166). Já as saídas de Araguaína serão às segundas, quintas e sábados, às 2h45, chegando a Palmas às 3h45 (voo G3 2167).

Com a nova rota, o Aeroporto de Palmas passa a conectar de forma ainda mais eficiente a capital tocantinense a Araguaína, um importante centro econômico e de turismo.

“Nós, da Motiva, estamos muito satisfeitos em viabilizar essa nova rota, que aproxima ainda mais o Tocantins. A ligação direta entre Palmas e Araguaína reduz o tempo de viagem, estimula o turismo e fortalece os negócios da região. Com essa nova operação, os passageiros de Araguaína e do norte do Estado ganham mais facilidade para chegar aos principais centros do país, por meio das conexões disponíveis em Palmas, o que reforça o papel do aeroporto como um importante elo de integração regional”, explica Silvio Nogueira, gerente do Aeroporto de Palmas.


Sobre o Aeroporto de Palmas

É a principal porta de entrada do Tocantins, incluindo o Parque Estadual do Jalapão, com voos para os principais centros do país. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Boeing 737 MAX. Divulgação.

Air Europa adiciona à sua frota seu segundo Boeing 737 MAX

A companhia receberá este ano um total de quatro unidades como parte do acordo de leasing com a AerCap, até alcançar vinte aeronaves em meados de 2028.


A Air Europa incorporou à sua frota o segundo Boeing 737 MAX. A companhia aérea, que se tornou a primeira empresa espanhola a operar esse modelo, continua apostando fortemente na inovação por meio da renovação de suas aeronaves de curta e média distância. Esta variante do avião de corredor único mais vendido da história representa um avanço notável em conforto, eficiência e sustentabilidade, graças a um design e equipamentos que melhoram significativamente o desempenho da aeronave em comparação com a geração anterior.

Este 737-8 é o segundo dos encomendados à AerCap, o maior arrendador de aeronaves do mundo em todos os níveis, com quem a Air Europa mantém uma estreita relação de colaboração. Está previsto que outras duas unidades sejam incorporadas ainda este ano, e mais dez ao longo de 2026, até completar vinte unidades em meados de 2028.

A Air Europa começou a incorporar os 737-8 para cobrir rotas continentais de média distância e, posteriormente, de forma eventual, outras de curta distância entre destinos nacionais. Com isso, continua o processo de renovação de frota da companhia aérea, que há alguns anos unificou sua frota exclusivamente com modelos da Boeing.

O novo Boeing 737 MAX 8 representa um avanço em seu segmento. Além de atender aos mais exigentes padrões de qualidade e segurança, oferece uma melhoria significativa em sustentabilidade. Com aerodinâmica otimizada graças ao seu design, possui dois motores LEAP-1B, que permitem um alcance de até 3.500 milhas, o que aumenta a eficiência do desempenho da aeronave. Tudo isso, aliado ao uso dos sistemas mais avançados para calcular as rotas mais adequadas em cada momento, permite uma redução de até 20% no consumo de combustível e evita a emissão de até 3,6 milhões de toneladas de CO₂ por ano. Com isso, a companhia avança rumo ao seu objetivo de reduzir essas emissões em 30% até 2030, em relação aos níveis de 2015.

Em termos de conforto, o novo avião da família 737 MAX representa uma melhora significativa em relação à concorrência. Construído com 90% de materiais reutilizáveis e com estrutura e componentes mais leves — como os assentos —, possui janelas 20% maiores, iluminação LED dinâmica e compartimentos de bagagem superiores com capacidade muito maior para os 189 passageiros que pode transportar.

Sobre a Air Europa

No ar desde 1986, a Air Europa é uma companhia aérea espanhola, membro da aliança SkyTeam. A frota da empresa, composta por 57 aeronaves, é uma das mais modernas e sustentáveis do setor, integrada por modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737 que garantem máxima eficiência e conforto aos passageiros. A Air Europa voa para mais de 55 destinos em todo o mundo e tem uma posição estratégica no hub do aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, conectando a Europa e a América. A companhia se destaca por seu firme compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, bem como por sua aposta na inovação através da incorporação das tecnologias mais avançadas para a digitalização e otimização de seus processos. Além disso, a Air Europa oferece um elevado nível de excelência aos seus passageiros e figura habitualmente entre as companhias aéreas mais pontuais do continente europeu.




Honda Aircraft Company se torna a primeira fabricante de jatos executivos superleves de turbina dupla a operar o HondaJet com combustível de aviação 100% sustentável
 


A Honda Aircraft Company anunciou hoje que se tornou a primeira fabricante de jatos executivos superleves de turbina dupla a utilizar o HondaJet em um voo de teste bem-sucedido executando uma mistura 100% de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF).
 

Um modelo de produção HondaJet foi abastecido com uma mistura de combustíveis Ésteres e Ácidos Graxos, Querosene Parafínico Sintético (HEFA-SPK) e Querosene Aromático Sintético Hidrodesoxigenado (HDO-SAK) e sobrevoou a área de Greensboro (Carolina do Norte, Estados Unidos) antes de pousar com sucesso na sede global da empresa, no Aeroporto Internacional Piedmont Triad. 

Este voo de teste representa o ápice de esforços significativos realizados por uma equipe de engenharia da Honda Aircraft Company, em cooperação com a GE Honda Aero, uma joint venture entre a General Electric e a Honda responsável pelo projeto dos motores HF120 equipados no HondaJet. A Honda Aero, Inc., por meio dessa joint venture, produz o motor em Burlington, Carolina do Norte.
 

As aeronaves HondaJet atualmente em serviço foram operadas por clientes com misturas SAF aprovadas de até 50%. A GE Honda Aero concluiu com sucesso os testes do motor HF120 em solo, utilizando misturas de combustível 100% SAF em 2022 e 2023, proporcionando uma demonstração antecipada da viabilidade do recente voo de teste do HondaJet.
 

"Estamos imensamente orgulhosos de nossa equipe de engenharia da Honda Aircraft Company levar adiante nosso compromisso com o futuro da aviação, demonstrando que o HondaJet é capaz de operar em uma mistura 100% SAF", disse Amod Kelkar, vice-presidente sênior e diretor comercial da Honda Aircraft Company. "Essa conquista é um passo para alinhar nossas atividades de negócios com a meta global da Honda de descarbonizar nossas atividades de negócios até 2050."
 




A engenharia exclusiva da fuselagem do HondaJet permitiu que ele mantivesse o status nos últimos dez anos como o jato mais eficiente de sua classe. O design do HondaJet se concentrou em manter o fluxo laminar em toda a aeronave, o que oferece uma melhoria de até 20% na economia de combustível em relação a aeronaves comparáveis. A Honda Aircraft Company recebeu o Credenciamento do Departamento de Voo Sustentável da National Business Aviation Association (NBAA) em outubro de 2024.

Sobre a Honda Aircraft Company

A Honda Aircraft Company é uma subsidiária integral da American Honda Motor Co., Inc. responsável pela pesquisa, desenvolvimento, vendas, marketing, atendimento ao cliente e fabricação do inovador HondaJet Elite II. Fundada em 2006, a sede mundial da Honda Aircraft está localizada na Carolina do Norte. 


Em 2023, a empresa anunciou planos para desenvolver e produzir o HondaJet Echelon, sua mais nova aeronave de 11 ocupantes que será oferecida junto com o HondaJet Elite II. As entregas cumulativas do HondaJet ultrapassaram 250 unidades globalmente, em 2024. 


A Honda Aircraft continua a promover o espírito de desafio original da Honda, incorporado no slogan global da marca Honda "The Power of Dreams: How We Move You".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.