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terça-feira, 12 de julho de 2016

COPPE/UFRJ INAUGURA, HOJE (13/7), UM SUPERCOMPUTADOR QUE REALIZA 226 TRILHÕES DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR SEGUNDO


A Coope/UFRJ inaugura, hoje, às 10 h, no Auditório da Coppe, Rua Moniz Aragão, nº 360, Bloco 1, Centro de Tecnologia 2 (CT), Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, um supercomputador, a que será dado o nome de Lobo Carneiro (foto), engenheiro civil especialista em cálculo estrutural, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fundador da COPPE — UFRJ, que Implantou a pós-graduação em Engenharia Civil no Brasil.

O equipamento é considerado o mais potente instalado em uma universidade federal do País. Com capacidade de 226 teraflops, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.

O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International - consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética, que junto com a sua capacidade para realizar operações remotas, segundo a Coppe, são algumas vantagens do supercomputador.


O sistema possibilita um monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segurança, temperatura e umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia. Foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância.

O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

A solenidade de inauguração que acontecerá no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, o CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; e o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe.

Após a cerimônia, o grupo irá conhecer o equipamento, que está instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Em seguida, haverá entrevista coletiva à Imprensa.

FORD MOSTRA EM VÍDEO COMO FUNCIONA O PILOTO AUTOMÁTICO ADAPTATIVO INTELIGENTE. ASSISTA O VÍDEO


A Ford divulgou um vídeo (veja neste link) que mostra o funcionamento do piloto automático adaptativo inteligente. 

Esta tecnologia semiautônoma é um dos recursos que aumentam o conforto e segurança em veículos como o Fusion, acelerando o carro na velocidade programada, mas também com a capacidade de frear para manter uma distância segura do veículo à frente.

“O Ford Fusion tem as tecnologias mais avançadas do mercado. O objetivo desse vídeo é divulgar equipamentos inteligentes que estão cada vez mais presentes em veículos no mundo. O Fusion traz essa tendência para modelos do segmento C/D, onde este produto é líder”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing do Produto.


Os comandos do piloto automático adaptativo inteligente do Fusion são feitos por teclas no volante. 

Para acioná-lo, basta ligar o botão “On-Off” e acelerar até a velocidade desejada, que é fixada ao se apertar o Set+ e tirar o pé do acelerador. 


O sistema mantém a velocidade e passa a monitorar constantemente o espaço à frente com o radar. 

Se um veículo lento é detectado, ele reduz automaticamente a velocidade para manter uma distância segura.

Um gráfico no painel com o desenho do carro indica a velocidade e a distância do veículo à frente representada por barras. Quando a pista fica livre, ele volta a acelerar dentro do limite determinado.

O sistema também permite ajustar a distância do veículo à frente, usando os dois botões com ícones de setas. 

O botão de cima encurta o espaço, quando se quer seguir o carro da frente mais de perto. 

O botão de baixo o aumenta. Nessa função, o motorista dispõe de quatro graduações, de acordo com o seu estilo de direção: uma barra representa a menor distância; duas barras, a distância padrão; três barras; e quatro barras, a maior distância, voltada para o conforto.

A qualquer momento, se o motorista frear, o piloto automático adaptativo é desligado e ele retoma o controle do acelerador. 

Há também a opção de usar o piloto automático no modo convencional, que só mantém a aceleração sem o recurso da frenagem automática. 


Esta seleção é feita na tela do painel, através do menu na sequência: Settings; Driver Assist; Cruise Control; Normal. No final, um aviso informa que o sistema de frenagem automática foi desligado.

A lista de recursos semiautônomos do Fusion, baseados em tecnologia de sensores, inclui também o sistema de estacionamento automático, o sistema de alerta ao motorista com câmera para detectar sonolência, o monitor de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado e o auxiliar de manutenção na faixa.


Assista o vídeo:

FORD PARTICIPA DO MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE LOGÍSTICA, EM PORTO ALEGRE, DE 12 A 14/7, EXIBINDO O CARGO TORQSHIFT COM TRANSMISSÃO AUTOMATIZADA, SEU CARRO-CHEFE DA LINHA



A Ford exibe na Transposul 2016, de hoje a 14 de julho, em Porto Alegre, RS, o seu grande lançamento, a linha Cargo Torqshift com transmissão automatizada de 10 ou 16 marchas, com uma série de recursos avançados para aumentar a produtividade da frota e o conforto do motorista. 

O Cargo 2429 Torqshift, carro-chefe da linha, pode ser visto no estande ao lado dos modelos Cargo 1419 e Cargo 3129, também mostrados em primeira mão.

“A Transposul é a feira mais importante do setor de transporte e logística do Sul do Brasil. A Ford está presente desde as primeiras edições e, este ano, traz grandes novidades para o evento”, diz Flávio Costa, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

O Cargo 2429 Torqshift, com tração 6x2 e peso bruto total de 23 toneladas, conta com dois anos de garantia e o preço mais competitivo da categoria, nas versões cabine simples e leito. 

Sua nova transmissão automatizada de 10 marchas conta com trocas inteligentes, piloto automático, função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel, assistência de partida em rampa e dois modos de direção: Performance e Economia.


Desempenho e economia
Comparada às automáticas convencionais, a transmissão automatizada da Eaton que equipa a linha Ford Cargo Torqshift tem como vantagens o menor custo de aquisição e reparo, a maior economia de combustível – que chega a 10% – e a facilidade de manutenção. 

Outro diferencial é o sistema de proteção da embreagem que aumenta em quatro vezes a durabilidade do conjunto.

Na função D (dirigir), ela seleciona a marcha de arranque adequada e faz uma troca otimizada. 

Na função M (manual), permite ao motorista assumir o controle e selecionar as marchas pelo botão na manopla em situações como rodagem fora de estrada ou subidas íngremes.

Na função L (“Low”), exclusiva da Ford, as marchas são reduzidas gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo. 

Além de segurar o veículo em declives, também é útil em situações como o acoplamento de colheitadeira, em manobra de ré.

Para o motorista, a transmissão automatizada oferece uma nova sensação de dirigir, com muito mais conforto e segurança. 

O piloto automático inteligente mantém a velocidade constante em subidas e descidas. E a assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em rampas com inclinação superior a 3%.

“Por nivelar a eficiência dos motoristas, o câmbio automatizado é uma tendência que vem crescendo em todo o mundo”, completa Costa.


NO SALÃO LATINO-AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS QUE ACONTECERÁ DE 1 A 3 DE SETEMBRO NO PAVILHÃO AMARELO, DO EXPO CENTER NORTE, EM SÃO PAULO, TERÁ DUAS PISTAS DE TEST-DRIVE PARA QUE OS VISITANTES POSSAM EXPERIMENTAR CARROS BICICLETAS, PATINETES, SKATES, SCOOTERS ELÉTRICOS OU HÍBRIDOS



11/07/2016 – As mais de 30 empresas que já aderiram ao Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, de 1º a 3 de setembro próximo, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, vão proporcionar também a experiência de pilotar carros, bicicletas, patinetes, skates, scooters, todos elétricos ou híbridos, durante a mostra que está em sua 12ª edição.

Ambas indoor, uma pista será destinada aos veículos híbridos e elétricos. Na outra, a pista Smart City, com bicicletas, patinetes, skates, scooters, entre outros equipamentos, todos elétricos. 


“Será uma maneira muito interessante de colocar o consumidor final em contato com as novas tecnologias de mobilidade. É certo que veículos elétricos e híbridos são uma minoria ainda, mas – de outra parte – é fundamental que os brasileiros conheçam os produtos de emissão zero ou de baixíssima emissão veicular. E que as cidades precisam ter alternativas de escolha, por reduções mais expressivas de gases de efeito estufa”, analisa Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE – Associação Brasileiro do Veículo Elétrico.


“A Toyota do Brasil, por exemplo, vai mostrar o recém-lançado Prius”, enfatiza Guggisberg. “BMW, Bosch, BYD, Compact Car, Club Car, Cooltra, CPFL, Eletra Bus, EP, Mercedes-Benz, Moura, Power Solutions, Schreder, Semikron, SI – Soluções Inovadoras, Tramontina, Volvo, entre outras, também prometem levar novidade ao Salão”, complementa.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

JÁ EM ATUAÇÃO EM 10 PAÍSES EUROPEUS, FINANCIANDO CARROS PEUGEOT, CITRÖEN E DS A FINANCEIRA PSA FINANCE EM PARCERIA COM O BANCO SANTANDER, ESTENDE SUA ATUAÇÃO À ALEMANHA E À ÁUSTRIA. A MONTADORA NÃO FAZ REFERÊNCIA À OPERAÇÃO DA FINANCIADORA NO BRASIL


No dia 10 de julho de 2014 foi anunciada a assinatura do acordo-quadro entre o Banco PSA Finance e Santander Consumer Finance (SCF e suas subsidiárias). 

As atividades da joint venture começaram no dia 1° de Julho na Alemanha e na Áustria. O acordo abrange parcerias em 11 países europeus, 10 dos quais estão agora em operação.

A joint venture irá fornecer financiamento no varejo para concessionárias Peugeot, Citroën e DS na Alemanha e na Áustria, bem como o financiamento de varejo para seus clientes. 

Essa parceria está ajudando a reforçar a competitividade do Banco PSA Finance nesses países.

O escopo planejado representa 85% do financiamento total do Banco PSA Finance em 31 de Dezembro de 2014.

O acordo-quadro prevê, ao todo, a criação de 10 joint ventures e uma parceria comercial na Europa. 

As primeiras duas joint ventures foram lançados na França e no Reino Unido, em fevereiro de 2015, e foram seguidas de outras três: Portugal, em agosto de 2015; na Espanha e Suíça, em outubro do mesmo ano. 

Em Janeiro de 2016, uma nova joint venture foi lançada na Itália, seguida por Holanda e Bélgica, em fevereiro e maio de 2016, respectivamente.

No dia 10 de julho de 2014, foi anunciada a assinatura do acordo-quadro entre o Banco PSA Finance e Santander Consumer Finance (SCF e suas subsidiárias). 

As atividades da joint venture começaram no dia 1° de Julho na Alemanha e na Áustria. O acordo abrange parcerias em 11 países europeus, 10 dos quais estão agora em operação.

A joint venture irá fornecer financiamento no varejo para concessionárias Peugeot, Citroën e DS na Alemanha e na Áustria, bem como o financiamento de varejo para seus clientes. 

Essa parceria está ajudando a reforçar a competitividade do Banco PSA Finance nesses países.

1) O escopo planejado representa 85% do financiamento total do Banco PSA Finance em 31 de Dezembro de 2014.

Texto da Assessoria de Comunicação da PSA

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O LEXUS RX, O SUV MAIS VENDIDO NOS ESTADOS UNIDOS,VAI A SER IMPORTADO PARA O BRASIL PELA TOYOTA. A VERSÃO RX 350 CUSTARÁ R$ 337.350 E A RX 350 F-SPORT, R$ 352.950. A FIAT COMEMORA 40 ANOS DE BRASIL E A PRODUÇÃO DE 15 MILHÕES DE VEÍCULOS



Coluna nº 2.816 - 8 de Julho de 2016
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Lexus RX, o luxo dos SUV Toyota

Será pouco visto no Brasil, onde esta marca de luxo tem contida rede de revendedores, e é preferida por quem respeita e admira a qualidade em todas as suas aplicações. Inicia ser importada pela Toyota, administradora da operação Lexus no Brasil. 


Curioso e interessante, o SUV RX criou o segmento e é o mais vendido no mercado norte-americano. 

Lá os clientes descobriram a qualidade e a sobriedade construtiva, fazendo a indústria local segui-lo.

Para entender, é um amplo utilitário esportivo – 4,70 m, cerca de 2,80m entre eixos -, espaço interno para pessoas e bagagens. 

Tratamento decorativo sóbrio, couro, aplicações elegantes, nada forçado ou ocioso. 

Tudo tem lugar e função estética ou operacional. Nos EUA, concorre com modelos pelas luxuosas Cadillac ou Lincoln. Aqui, com BMW X5, Audi Q7, Mercedes G.

Estilisticamente suas linhas e cortes são susto explicável. Como criar identidade numa época de carros desenhados por computadores buscando eficiência aerodinâmica, sem ficar parecido com os demais? 

Como não entrar numa roubada, situação atual de algumas marcas sem conseguir uma assinatura visual?

É atrevido em seu cortes de planos, nas linhas laterais, na grade frontal corajosa, conseguindo agradar a clientes com idade superior à de Land Rover. 

Conseguiu fazer escola e impõe-se. Fosse coreano, seria execrado, imaginá-lo-iam parente do estilisticamente desgovernado Ssangyong. Sendo Lexus tem nível próprio.

Harmonia

O projeto de formulação inclui vanguarda de manufatura para agradar às demandas dos clientes. 

Na prática, cuidados como a pintura capaz de evitar pequenos arranhões, menores folgas entre as peças, ajustes mais precisos, perceptíveis na sensação física de conforto pela habitabilidade, pela rodagem macia, refinamentos nos órgãos mecânicos e sua suavidade operacional. 

Motor, V6, 3,5 litros, 305 cv de potência a elevadas 6.300 rpm, 38 m.kgf de torque. Tem sistema de variação de tempo de abertura nas 24 válvulas, e engenheiros da Lexus forçaram o conceito até compatibilizá-lo com o ciclo Atkinson. 

A diferença é realizar quase todo o ciclo de compressão com as válvulas de admissão abertas. 

Dizem os expertos, dá suavidade operacional, obtém melhor aproveitamento térmico e, consequentemente, menor consumo. 

Até agora, tal ciclo era aplicável apenas aos carros híbridos, como há no Brasil o Ford Fusion Hybrid, pois a dificuldade está nas rotações baixas e marcha lenta. Aparentemente o Lexus RX abre caminho tecnológico.

Transmissão automática com oito velocidades, tração nas quatro rodas exposta em tela exibindo a dosagem de torque aplicada em cada roda. 

Suspensão Mc Pherson frontal, multi braços na traseira, rodar suave, transmissão com mudanças sem se fazer lembrar, e latinidade de comportamentos. 

Da dona de casa querendo fazer economia com a posição ECO, à insandecida buscando colocar a cavalaria a suar com o programa o S+, endurecendo a suspensão, re-regulando os freios, dando pressão reativa aos amortecedores, fazendo o motor desenvolver potência máxima, dando mais precisão à direção, re mapeando o acelerador para respostas mais rápidas. 

Contato ao solo com imponentes rodas de aro 20” e pneus 235x55, limite mínimo de convivência com buracos nacionais.

Controles por ampla tela com mais de 30 cm e instrumentos digitais, mudando funções por mouse no console. 

Enfim, pacote adequado à missão de oferecer conforto, habilidades e visual – e personalidade em suas linhas marcantes.

Duas versões. RX 350 a R$ 337.350 e RX 350 F-Sport, R$ 352.950.

És tímido? De pouca paciência? Compre um Renault Duster branco. Com o Lexus RX sempre induzirá a explicações no condomínio, no clube, no serviço.

Lexus RX bem construído, confortável, hábil, diferente.


40 anos, 15 milhões de Fiat brasileiros
Operando industrialmente no Brasil desde 1976, Fiat comemora 40 anos com muitas conquistas. 


Maior, ter fendido a, acredite, proibição de instalação de novas fábricas de automóveis no Brasil. 

Outra, igualmente imponente, ter obtido maior produção sob o mesmo teto. E, idem, realizado a mineirização entre fornecedores, levando-os para Minas Gerais, industrializando o estado.

Outras conquistas, no campo dos produtos, importante foi inovar com o motor em posição transversal; as menores folgas entre partes móveis; de relevo, criar no Brasil, picape leve sobre plataforma de automóvel, caso do atual picape Strada. 


Idem para versões Adventure, também copiadas por outras montadoras, e o bloqueio seletivo da transmissão, o sistema Locker – deveria chamar-se 4x1... – ainda exclusividade da marca.

Mais
Operação buscando o ideal ecológico, programas sociais para melhorar condições de vida e futuro no entorno da fábrica, e conquistas mercadológicas:


primeira marca nacional a apresentar tampa traseira em vidro – Mobi; 

idem para duas portas traseiras em picape – Toro; 
disponibilizar Stop&Start; 
primeiro picape cabine estendida, três ou quatro portas; 
sistema Blue&Me de comunicação e entretenimento; 
capacidade de queimar quatro combustíveis – o Tetrafuel; 
air bags laterais – Marea, 1999; 
primeiro auto recall, rodas leves do Uno 1,5; idem para air bag – Tipo 1996; 
computador de bordo – Prêmio, 1995; primeiro popular com ar condicionado de fábrica – Mille 1994; 
turbo de série, Uno Turbo 1994; democratização das 16 válvulas – Tempra, 1993; 
primeiro 1.0 nacional; 
pioneirismo no álcool combustível, 147 – 1979.


Fiat 147. Á época uma revolução no mercado nacional (Internet)


Luz diurna vale como farol baixo 
Denatran - Departamento Nacional de Trânsito, acatou protestos da sociedade e baixou entendimento sobre a Lei 13.290, tornando obrigatório uso das luzes da farol baixo nas estradas. 

Órgão entendeu, os sistemas de iluminação diurno, ditos DLR, por focos LED, equipamento de automóveis mais recentes, devem ser considerados como atendendo à Lei.

Roda-a-Roda

Panamera – Sedã esportivo Porsche Panamera chegará em novembro bastante renovado – motores, transmissões, conteúdo e aparência. 

Plataforma mantida e aperfeiçoada. Frente se identifica com novo 911.

Opções – Tração integral, transmissão de 8 marchas e duas embreagens, dois motores: V6, 2,9 litros, 440 cv, na versão S, e V8, 4,0 litros, turbo, 550 cv. 


Segue a Mercedes, aplicando os turbos no V do motor. Suspensão a ar, painel assemelhado a smartphone, botões e comandos substituídos por toque em tela de 30 cm. Versões para o Brasil indefinidas em conteúdo e preços.

Hiper – Aston Martin e Red Bull se uniram em projeto de automóvel topo de linha, rival do Bugatti Chiron e seus 1.500 cv. 


Projeto AM-RB 001 é para 2018, em 99 unidades. Destas, 25 para competição. Preço imaginado acima de E 3M.

Endosso - Na formulação, ícones do setor: Adrian Newey chefe da equipe Red Bull de Fórmula 1, David King, VP da Aston, e Marek Reichman, designer chefe.


Negócio – Motorização Mercedes V12 – marca tem 5% do negócio.


Detalhes – Cada item será estudado sob o ponto de vista funcional; ser o carro mais estável; relação peso/potência 1:1 = 900 cv de potência e 900 kg de peso; velocidade final hoje objetivada, 320 km/h. Plotado Chiron faz 420 km/h.


Caminhos - Há diferença básica entre os produtos: o Bugatti é desenvolvido por engenheiros da Volkswagen. O AM-RB por construtores de Fórmula 1.



Ilustração do AM-RB 001


Verdade – Para fugir das dúvidas lançadas sobre a indústria automobilística sobre o consumo – GM, Nissan e Mitsubishi foram surpreendidas com dados otimistamente falsos – PSA fez acordo com duas ONGs e a auditoria do internacionalmente respeitado Bureau Veritas. 


Auditoria - Veículos das marcas Citroën e Peugeot serão aplicados nas condições definidas por normas de consumo – lotação, altitude, cidade, subúrbios, estrada, e os resultados aferidos, comparados com os dados oficiais. 


De volta – Kia definiu voltar a montar o caminhãozinho Bongo em sua linha industrial no Uruguai. Interrompera a operação para compatibilizar estoque e consumo. Em setembro, nas revendas da marca.


Mercado – Para viabilizar operações na fábrica catarinense recém inaugurada, BMW geriu exportar 1.000 unidades de seu modelo X1 aos EUA.


Novo – Salão de Paris, setembro, nova geração do Ford Fiesta. Maior, mais largo, distância entre eixos aumentada. Previsão de produção, setembro 2017.


Projeto – Nomeando Steve St Angelo CEO – executivo maior – para América Central, do Sul e Caribe, Toyota abriu o leque a suprir mercados com produtos Mercosul: exportará argentinos picapes Hi-Lux e utilitários SW4. 


Prevê aumentar atividade industrial em 30%, compensando queda de compras do mercado brasileiro, maior cliente.

Idem – Por idêntica razão, Nissan nacional passou a enviar automóveis March e Versa 1.6 ao Paraguai, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. Após, Argentina.

Ocasião – Dentro da mudança interna para drenar pesadas perdas na América Latina e limpar pátio para a próxima linha 2017, Ford instiga vendas: Focus Fastback e Hatch, descontos respectivos de R$ 9.900 e R$ 8.500; Fusion, R$ 10.000; EcoSport R$ 5.700.


Civic – 10ª série, iniciando nova geração do Honda Civic chegará aos revendedores ao final de agosto. 


Mais comprido e largo, cara agressiva abusando de linhas e ângulos, motor 1,5 litro, quatro cilindros, 16 v, variador para abertura de válvulas, turbo alimentador. Versão de topo. Abaixo, o atual motor 2,0 atmosférico. 

Fora – Reduzir cilindrada, volume e peso dos motores, compensando com aumento de potência por turbo e tecnologia é o caminho dos fabricantes – e definidor de atualização. Nocivo na história é, exceto Volkswagen, os demais são importados.


Mercado – Mercado de importados 0 Km deu meia-trava na queda: as 18 marcas filiadas à Abeifa venderam 2.788 unidades, em junho, 3,4% acima de maio. Mas, comparando primeiros semestres 2016 x 2015, baixou 45,4%.


Usados – Mercado de usados cresce, e anúncios no sítio Webmotors mais: entre janeiro e maio, 70% relativamente a idêntico período em 2015.


Novos – De 0 km situação idêntica, indicando ter atingido o fundo do poço e iniciado recuperação. 


Primeiro semestre foi menor 26,3% ante igual período em 2015, mas, em relação a maio, houve modesto e esperançoso crescimento de 2,6%. 

Atraso - Como referência numérica, a teoria econômica do governo Dilma devastou números. 


A produção regrediu aos volumes de 2004 e as montadoras funcionam com menos da metade da capacidade industrial.

Diesel – MWM, fabricante independente no Mercosul fornecerá motores à XCMG, líder no mercado chinês em máquinas para o segmento industrial. 


Diesel, Série 10 – 4.10 TCA, 100 cv de potência para escavadeira feita pela XCMG em Pouso Alegre, MG. Não informou volume, prazo ou valor do contrato.

Mais – Volvo entrou no mercado de geração de energia por sua divisão Penta, de motores marítimos e industriais, produzindo em Curitiba motores diesel de seis cilindros e 13 litros. 


Brasil tem hoje déficit energético de 50 TWh. Tem financiamento Finame, e Volvo quer exportá-los a Equador, Bolívia e Paraguai.

Social – Rumo, concessionária de ferrovias, criou programa Todo Dia é Dia de Árvore, organizando plantio em municípios cruzados por suas linhas em RS, SC, MT, MS e SP. Integra sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas.


Invenção – Neste mês patente de vulcanização da borracha comemora 172 anos. Inventor por acaso o norte americano Charles Goodyear misturou enxofre com borracha, abrindo caminho. 


Fábrica e marca nada tem a ver com o inventor. Uso do sobrenome é homenagem.

Tema – Outro filminho Shell da série Um carro não conta só km, conta histórias. Neste, a relação entre o fotógrafo de aventuras Daniel Cotelessa e seu picape Mitsubishi. Mescla lubrificantes para motor Helix com produção de conteúdo relevante aos consumidores, diz Leila Prati, diretora de desenvolvimento da petroleira.


Antigos – Portal e.commerce www.arsenalcar.com.br, atacadista de partes para veículos em produção e descontinuados, tem-nas para nacionais antigos: Kombi, Fusca, Opala, Chevette, Corcel, Escort... 


Sítio não exibe área exclusiva para colecionáveis, mas basta procurar por marca. Preços razoáveis.

Mais – Criou o SOS Peças, inédito e gracioso. Pelo 0800.277.3625, consumidor liga, informa peça demandada, e a Arsenalcar busca-a pelo País. 


Generosa? Sabida: vendas a carros descontinuados são 19% do faturamento.


Paulinho (e), KG e Maurício. Agora, parece, a novela acaba.



Presente – Maurício Marx, herdeiro e executivo da paixão antigomobilística através de seu Universo Marx, aceitou terminar longa restauração do Karmann-Ghia do compositor/cantor Paulinho da Viola. 


Conversível nº 150, raro pelas 177 unidades aqui produzidas, Marx tem horizonte: 11 de novembro. Dia seguinte, comemorando 74 anos, Paulinho quer andar de KG.

Exercício – Dito Paulinho é tenaz. Já tentou restaurações anteriores e numa delas descobriu-se apenas mero fato midiático. Agora, parece, vai. 


O KG esteve parado por 34 anos; tem boa estrutura; e demandados chaves duplicatas originais, manual do proprietário, cópia da Nota Fiscal.

História – Detran/SP informa ter registrados 84 exemplares de Romi-Isetta, pequeno automóvel produzido em imaginadas 3.000 unidades entre 30 de junho de 1956 e 1º dezembro de 1961. 


Não alcançava a legislação de incentivo do GEIA, e por isto inviabilizado pelo maior custo de produção.

Gente – José Rezende, o Mahar, jornalista, homenagem póstuma. 


OOOO Nome do Troféu Clássico do Mês aos encontros do Puma Clube do Rio de Janeiro. OOOO
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SUBARU PARTICIPA DO FESTIVAL DO JAPÃO QUE ACONTECE DE HOJE A DOMINGO (10) NO SÃO PAULO EXPO EXHIBITION & CONVENTION CENTER.




São Paulo, 8 de julho de 2016 - A SUBARU participa da edição 2016 do Festival do Japão, que acontece entre 8 e 10 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, antigo Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), expondo toda a robustez, inovação, performance e versatilidade da sua linha de veículos, além de oferecer condições especiais para a compra de modelos 0 km da marca.

Essa será a segunda vez que a marca estará presente no maior festival de cultura japonesa do mundo, fora do Japão, e que, segundo estimativa dos organizadores, deverá ser visitado por cerca de 180 mil pessoas.

No estande com 234 m², a SUBARU apresentará a atual linha de veículos no Brasil, importados com exclusividade e comercializados no País pela CAOA. 


Entre os modelos expostos estarão: Impreza Sedan, Outback, o crossover SUBARU XV, o Forester XT Turbo - best seller de vendas da marca no País, o Legacy, sedan premium símbolo de conforto, requinte, segurança e desempenho, além dos esportivos SUBARU WRX e WRX STI, que trazem a tradição de performance e conforto da marca para o dia-a-dia.

A SUBARU também oferecerá, aos visitantes do Festival do Japão, condições de vendas especiais e exclusivas.

Atualmente, a SUBARU conta com 12 concessionárias no País, instaladas nas cidades de Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Recife (PE), Brasília (DF) e Curitiba (PR), onde os consumidores podem conhecer de perto toda a linha comercializada no Brasil, além de participar do test-drive em um dos principais modelos da marca.

Sobre o Festival do Japão
O Festival do Japão, realizado pela KENREN (Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil), é considerado o maior festival de cultura japonesa do mundo e integra o Calendário Turístico do estão de São Paulo.

O objetivo do festival é preservar e divulgar a cultura japonesa, além de manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.

Para isso, são promovidos shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional das províncias japonesas, exposições culturais, entre outras atividades.

Na edição deste ano, o Festival do Japão terá o tema central “Cultura e Esporte – Uma Vida Saudável”, lembrando o espírito olímpico e homenageando as culturas e os esportes que andam em conjunto.

De acordo com a organização, são esperadas cerca de 180 mil pessoas nos três dias de realização do evento (8, 9 e 10 de julho).

Serviço:
19º FESTIVAL DO JAPÃO

Local:
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km: 1,5
São Paulo (SP)

Quando:
Sexta-feira
(08/07/2016)
das 12h às 21h

Sábado
(09/07/2016)
das 10h às 21h

Domingo
(10/07/2016)
das 10h às 18h

Mais informações:

http://www.festivaldojapao.com/

RENAULT DO BRASIL, UM ANO APÓS A INAUGURAÇÃO DA SUA FÁBRICA, LANÇA EM NOVEMBRO SEU PRIMEIRO VEÍCULO COMPACTO DE PRODUÇÃO LOCAL. O NOVO CLIO TERÁ DUAS VERSÕES DE MOTORIZAÇÃO (1.0 E 1.6) E TODAS EQUIPADAS COM AIRBAG DUPLO DE SÉRIE. OUTRA NOVIDADE É QUE O CARRO SERÁ OFERECIDO APENAS COM CARROCERIA DE CINCO PORTAS. O NÍVEL DE ACABAMENTO TAMBÉM ESTABELECE UMA NOVA REFERÊNCIA NOS CARROS NACIONAIS DESSA FAIXA DE MERCADO. A RENAULT TAMBÉM INOVA NO PLANO DE MANUTENÇÃO POIS A PRIMEIRA REVISÃO DO NOVO CLIO ACONTECE AOS 40.000 KM, COM TROCA DE ÓLEO AOS 20.000 KM. ANTES, O NOVO CLIO SERÁ APRESENTADO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO, EM OUTUBRO



Florianópolis, 8 de julho de 2016 - A chegada do Novo Clio à rede autorizada Renault, na segunda quinzena de novembro, vai provocar uma profunda reflexão no merc
ado brasileiro de automóveis.

Pela primeira vez, um modelo do conhecido segmento dos "populares" sairá de fábrica equipado com o que existe de mais sofisticado em termos de tecnologia de segurança aplicada.

O duplo airbag, original em todas as versões do modelo, é um forte indicador do elevado nível de segurança que a Renault quer implantar no Brasil.


Para Luc-Alexandre Ménard, presidente da Renault do Brasil, essa postura demonstra a seriedade com que a montadora decidiu tratar do tema segurança.


Segundo ele, a decisão de produzir em linha um equipamento tão sofisticado foi a maneira que a Renault do Brasil encontrou para oferecer o mesmo nível de segurança a todos os clientes vão comprar o Novo Clio.

"Se esse equipamento é oferecido como opção, nem todos poderão desfrutar dos seus benefícios", explica.

Além do maior nível de segurança, o Novo Clio, o segundo veículo a ser produzido pela Renault do Brasil (o primeiro é o Scénic, lançado em março desse ano), traz também elevado padrão de acabamento.

Vários acessórios de conforto e praticidade, encontrados apenas como opcionais nos veículos desse segmento, são originais de produção na linha do Novo Clio.


O fato de ser oferecido apenas com cinco portas, por exemplo, confere ao modelo mais conforto e a melhor relação custo/benefício na sua categoria.

Maior volume de vendas da Renault "É um conceito completamente novo e geralmente encontrado em carros situados nas faixas superiores do mercado", salienta Alain Margaritopol, Vice-presidente Comercial da Renault.

Batizado pela Renault como "o pequeno grande carro brasileiro", o Novo Clio está planejado para ser o maior volume de vendas da empresa no Brasil.

Para o próximo ano, a Renault prevê comercializar 32.000 unidades do Novo Clio, sendo que 70% das vendas serão das versões RL e RN equipadas com motor 1.0, e 30% das versões RN e RT equipadas com motor 1.6.

Ainda segundo Alain Margaritopol, o plano da Renault para o ano 2000 é de vender um volume total perto de 80.000 veículos.

"Com a chegada do Novo Clio, nossa projeção para o próximo ano é defender uma participação de 5 % do mercado total brasileiro", sublinhou Alain. Desse total, 2.0% vão ser representados pelas vendas do Novo Clio.


O Novo Clio será montado na mesma linha de produção do Scénic, na Fábrica Ayrton Senna, localizada na cidade de São José dos Pinhais (PR).

No segmento dos veículos equipados com motor 1.0, os conhecidos "populares", o Novo Clio 1.0 (RL e RN) terá uma participação de 2,8% do mercado específico.

No fechamento desse ano, a Renault espera acumular um volume total de cerca de 35.000 unidades comercializadas, quase o dobro do volume que vendeu no ano passado, quando comercializou 19.100.

Este ano, o destaque comercial da Renault está sendo o Scénic, que deverá fechar o ano com 16.000 unidades em circulação.

Com essa performance, a Renault quer reforçar sua posição como montadora nacional.


Com apenas um ano de mercado, a Renault do Brasil está atrás apenas das quatro grandes marcas tradicionais com uma participação de 2,6% do mercado total.

"Elaboramos uma estratégia de crescimento progressivo. Até o ano de 2005 nosso planejamento é ocupar uma fatia de 10% do mercado total de automóveis", analisa Alain.

Paralelamente aos planos de crescimento das vendas, a Renault do Brasil vem trabalhando na expansão da sua rede de concessionários autorizados.

Dos 52 pontos de vendas que atuavam no final do ano passado, a Renault deverá fechar 1999 com cerca de 100 concessionários espalhados por todo território nacional.

Atualmente, a rede possui 80 pontos de vendas em plena atividade e a meta da Renault até o final do ano é inaugurar dois novos endereços pôr semana. No fim do ano 2000 serão 150 concessionários.


Índice de nacionalização de 70%
Para Daniel Cavé, diretor de Marketing da Renault do Brasil, o Novo Clio é um automóvel com personalidade forte que vai revolucionar o conceito de carro pequeno no Brasil.

"O Novo Clio deverá transformar-se em referência para o mercado e para as outras marcas", afirma.

O Projeto de produção do Novo Clio no Brasil levou dois anos desde o estudo de viabilização até início de fabricação.

Segundo Pierre Jean Montanié, diretor do Projeto e responsável por todas as etapas de desenvolvimento do carro, o Novo Clio sai da linha de montagem com um índice de nacionalização de 70%.

"Quando o carro começar a receber os motores produzidos aqui, esse índice saltará para 85%", comemora.


O Novo Clio será oferecido em duas opções de motores: 1.0 litro (de 59 cv de potência e 8,3 mkgf de torque máximo) e 1.6 litro (de 90 cv e 13,5 mkgf de torque máximo), ambos com cabeçote de oito válvulas (em liga leve) e injeção multiponto sequencial.

O motor 1.0 foi construído exclusivamente para o mercado nacional, assim como a caixa de transmissão, desenvolvida especialmente para as condições brasileiras.

Ao todo são quatro versões de acabamento, sendo duas para o motor 1.0 (RL e RN), e duas para o motor 1.6 (RN E RT).


FORD ECOSPORT TEM VENDA ESPECIAL COM BÔNUS OU TAXA ZERO EM ATÉ 36 MESES. O BÔNUS CHEGA A R$ 5.700. A VERSÃO 1.6 SE AUTOMÁTICA E FREESTYLE, MANUAL, R$ 69.990


A Ford promove uma venda especial do EcoSport 2017 durante o mês de julho, com bônus de até R$5.700 no preço à vista, ou financiamento com taxa zero em até 36 meses, mais entrada. 

As versões 1.6 SE automática e 1.6 FreeStyle manual, campeãs de vendas da linha, nessa promoção saem pelo mesmo preço de R$69.990 à vista, ou financiadas com taxa zero em 24 meses. Outra opção é o financiamento com taxa zero em 36 meses, por R$72.490.

O utilitário esportivo é equipado, em todos os modelos, com direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e espelhos elétricos com piscas integrados, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15”. 

Tem também sistema multimídia SYNC com comandos de voz para áudio e telefone, AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e assistência de emergência.

O EcoSport 1.6 Automático tem motor TiVCT de 131 cv e transmissão sequencial de seis velocidades com dupla embreagem. 

A versão FreeStyle 1.6, com motor de 115 cv e transmissão manual, traz visual diferenciado com grade dianteira, capa dos retrovisores e rodas de liga leve de 16” na cor cinza London Grey, além de sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros e abertura e fechamento global.

A linha 2017 do EcoSport também tem manutenção mais econômica, com o novo plano de três revisões a cada 12 meses ou 10.000 km durante os três anos de garantia, que reduz em cerca de 17% os custos para o cliente.

“A promoção do mês de julho vale para toda a linha EcoSport 2017, com condições que tornam ainda mais atraente a compra do carro que é um ícone de robustez, design e versatilidade”, diz Ana Paula Salles, supervisora de Marketing da Ford.


HONDA PARTICIPA, PELA 15ª VEZ CONSECUTIVA, DO 19º FESTIVAL DO JAPÃO QUE ACONTECE NO SÃO PAULO EXPO EXHIBITION & CONVENTION CENTER, DE 8 A 10 DE JULHO


A Honda é presença confirmada na 19ª edição do Festival do Japão, maior evento de celebração da cultura japonesa na América Latina, e preparou para os visitantes uma mostra que revela a diversidade de atuação da marca no país.

O festival, que acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes), de 08 a 10 de julho, é promovido pela KENREN - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, e tem o objetivo de divulgar e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

“O Festival do Japão é um evento representativo para todos os que se identificam com a cultura nipônica. Essa é uma celebração que transcende as fronteiras dos dois países e da qual a Honda, que em sua filosofia valoriza as diversidades culturais, se orgulha em participar”, afirma Roberto Akiyama, vice-presidente Comercial da Honda Automóveis.

No estande da marca, o público poderá conferir o design e as tecnologias da consagrada linha de automóveis comercializada no mercado brasileiro, com destaque para o Honda HR-V, o SUV mais vendido no primeiro semestre de 2016.


Entre as motocicletas, estarão expostas a NC750X, modelo recém-apresentado com inovações que privilegiam o conforto e a segurança da pilotagem, e a scooter SH300i, opção ideal para os deslocamentos urbanos com praticidade e estilo diferenciado.


De sua linha de produtos de força, a companhia exibe o potente, compacto e leve gerador EU10i, e também a roçadeira UMK435T, ideal para uso doméstico e trabalhos leves.

A divisão de serviços financeiros da Honda, que reúne as atividades do Consórcio Honda, Seguro Honda e Banco Honda, participará do evento com uma equipe apta a apresentar as condições de aquisição de carros e motos, efetuar simulações e auxiliar na contratação dos demais serviços.


E, enquanto aguarda os responsáveis conferirem as atrações da Honda, o público infantil se diverte no Clubinho Honda. 

O espaço terá atividades recreativas com foco na transmissão de orientações e dicas para uma convivência harmoniosa e segura no trânsito. 

Monitores especializados apresentarão, de forma lúdica, as leis de trânsito vigentes e a sinergia entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Compromisso com a 
comunidade japonesa
A participação da Honda no Festival do Japão faz parte de um programa de apoio às iniciativas promovidas pela colônia japonesa no Brasil.

Além de preservar o legado construído pela comunidade nipônica e dar amplitude aos projetos sociais desenvolvidos por diversas entidades, o apoio da fabricante visa celebrar as relações de amizade construídas ao longo de mais de cem anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses em solo brasileiro.

A influência mútua entre as culturas do Brasil e Japão resulta em um intercambio cultural e comercial diversificado, que enobrece e agrega valor à história dos dois países.

Serviço
19º Festival do Japão
Datas e horários:
08/07 - das 12h00 às 21h00
09/07 - das 10h00 às 21h00
10/07 - das 10h00 às 18h00
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
(antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo

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