O equipamento é considerado o mais potente instalado em uma universidade federal do País. Com capacidade de 226 teraflops, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.
O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International - consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética, que junto com a sua capacidade para realizar operações remotas, segundo a Coppe, são algumas vantagens do supercomputador.
O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.
A solenidade de inauguração que acontecerá no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, o CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; e o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe.
Após a cerimônia, o grupo irá conhecer o equipamento, que está instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Em seguida, haverá entrevista coletiva à Imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário