Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 12 de julho de 2016

COPPE/UFRJ INAUGURA, HOJE (13/7), UM SUPERCOMPUTADOR QUE REALIZA 226 TRILHÕES DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR SEGUNDO


A Coope/UFRJ inaugura, hoje, às 10 h, no Auditório da Coppe, Rua Moniz Aragão, nº 360, Bloco 1, Centro de Tecnologia 2 (CT), Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, um supercomputador, a que será dado o nome de Lobo Carneiro (foto), engenheiro civil especialista em cálculo estrutural, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fundador da COPPE — UFRJ, que Implantou a pós-graduação em Engenharia Civil no Brasil.

O equipamento é considerado o mais potente instalado em uma universidade federal do País. Com capacidade de 226 teraflops, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.

O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International - consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética, que junto com a sua capacidade para realizar operações remotas, segundo a Coppe, são algumas vantagens do supercomputador.


O sistema possibilita um monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segurança, temperatura e umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia. Foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância.

O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

A solenidade de inauguração que acontecerá no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, o CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; e o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe.

Após a cerimônia, o grupo irá conhecer o equipamento, que está instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Em seguida, haverá entrevista coletiva à Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.