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quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Palestrante do Meeting Festuris doa 100 unidades de livro para Apae. Instituição comercializará exemplares durante o Festuris


O professor mestre em sociologia das organizações e especialista em marketing, Luiz Fernando Reginato doou ao Festuris 100 unidades do livro "Capital humano. Vencendo a competição pelos talentos: estratégia, método e casos", a obra também foi escrita por Miriam De Marchi.

Os exemplares serão vendidos aos participantes no estande da APAE, pelo valor de R$25,00. A quantia arrecadada será toda revertida à instituição para utilização em projetos sociais.

O livro Capital Humano, produzido em Gramado, reúne conceitos e métodos inovadores da gestão dos talentos, praticados em importantes empresas nacionais e internacionais. Pelo seu ineditismo, segundo o autor, o livro foi reconhecido pela ABRH-RS com o prêmio Top Ser Humano. 

“A singularidade da obra integra fundamentos do marketing de relacionamento com clientes na gestão do capital humano, resultando em ganhos de fidelização, performance e realização humana”, esclarece Reginato.

Luiz Reginato (foto ao lado) também é um dos nomes confirmados para palestrar no maior palco de conteúdo do turismo da América Latina. Em sua palestra: Capital Humano - a Chave da Reconexão entre Humanos & Negócios, inovação, gestão, métodos e estratégia, serão alguns dos temas abordados.

Sobre o Festuris
O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. 

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia.

O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O patrocínio do Festuris e da CVC e o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra.

Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miróh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. 

Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.



FALTAM 8 DIAS PARA O FESTURIS - Gol Linhas Aéreas fará o plantio da Árvore da Integração no Festuris



A Gol, maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, atua com uma política de sustentabilidade tendo compromisso e iniciativas em relação ao desenvolvimento do planeta. Essa é uma das razões pela qual a empresa será a homenageada nesta 35ª edição do Festuris, no projeto Árvore da Integração.

Para marcar este reconhecimento, um representante da empresa irá plantar uma muda de Araucária, árvore nativa da Serra Gaúcha, durante o evento. A ação será realizada na área externa do Serra Park, em frente ao pavilhão Araucária, no sábado, dia 11, às 14 horas.



Projeto Árvore da Integração

O Projeto Árvore da Integração foi lançado em 2015, sendo uma ideia trazida pelo Fórum Ibero-americano de Periodistas de Turismo. A iniciativa veio ao encontro do trabalho realizado pelo Festuris envolvendo o meio ambiente. A ação tem como vértice, lançar um olhar sobre as boas iniciativas públicas e privadas de sustentabilidade, que têm contribuído para o desenvolvimento do turismo em seus destinos.

Sobre o Festuris
Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. 

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia.

O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O patrocínio do Festuris e da CVC e o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. 

Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. 

O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO - TAAG leva a África para o FESTURIS de Gramado // MTur, Governo de Sergipe e GOL alinham ações para retorno de voos ao estado do Rio de Janeiro, BH e Salvador // Quase 190 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto RioGaleão e 3,5 milhões por todo o Brasil, no Feriadão // LATAM inaugura em Florianópolis a sua sexta rota entre Brasil e Chile com voos diários // American Airlines terá mais voos para o Brasil // Azul inicia voo Curitiba - Montevideo

TAAG leva a África para o FESTURIS. Companhia promove seus mais de 20 destinos na África e Europa durante a 35ª edição da Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado/RS, nos dias 9 a 12 de novembro 

 


São Paulo, 1 de novembro de 2023 – Com o objetivo de reforçar a presença da TAAG – Linhas Aéreas de Angola no Brasil, a companhia participa da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo (Festuris), que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante os dias 9 a 12 de novembro,

 

Com um estande de 24m², a TAAG vai promover seus destinos domésticos e internacionais. Partindo do Brasil, via Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), e com conexão em Luanda, capital da Angola, é possível conhecer as belezas naturais do país em 12 províncias cobertas pela linha aérea. 


Além das escalas na Angola, a TAAG conecta o Brasil a oito cidades do continente africano, como Cape Town, Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Ponta Negra (República do Congo) e Lagos (Nigéria) num conjunto de destinos exóticos e experiências de turismo diversificadas (lazer, cultura, histórico, aventura, etc).  


A companhia também leva seus passageiros a Lisboa e Madri com voos directos, além de múltiplas conexões para cidades europeias (via Madri) em voos compartilhados. 


Baía de Luanda


O visual do estande da TAAG na feira vai apresentar seu rebranding que conjuga uma série de símbolos inspirados em Angola, país de origem da companhia, além das novas linhas da Marca, que trazem sinais de modernidade e dinamismo, alinhados com a visão internacional e dinâmica de crescimento e expansão que caracteriza a TAAG.

 

Além disso, o visitante que ir ao estande poderá ter a experiência de estar em um dos aviões da TAAG, já que o local foi projetado e inspirado no interior das aeronaves.

 

A TAAG voa para o Brasil há mais de 30 anos e, atualmente, conta com cinco frequências semanais saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Mais informações pelo site.


MTur, Governo de Sergipe e GOL alinham ações para retorno de voos ao estado. Cia aérea se comprometeu em retomar trechos suspensos do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) à capital sergipana

A partir de dezembro, o estado de Sergipe terá voos diários, sem escalas, com trechos do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). A informação foi confirmada por representantes da companhia aérea em reunião com a Secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, e com o governador do estado, Fábio Mitidieri.

“Temos dialogado amplamente com as companhias aéreas. Saímos dessa reunião muito felizes, com ações a serem implementadas. Eu queria, todos os dias, receber parceiros comprometidos e que pensam o turismo como uma mola propulsora do nosso país, verdadeiros embaixadores do nosso setor”, enfatizou Ana Carla Lopes.

Os voos estavam suspensos por conta de ajustes operacionais da cia aérea e da redução da oferta de viagens da empresa. O governador de Sergipe comemorou o retorno dos voos que serão importantes, especialmente nessa época do ano, alta temporada no Brasil. “Importante esse compromisso firmado pela GOL. Obrigada pelo suporte e apoio do Ministério do Turismo nessa agenda que é importante para nosso estado”, ressaltou Fábio Mitidieri.

Ampliar a conectividade aérea, ligando os destinos nacionais e facilitando o deslocamento de viajantes a todas as regiões do país, é uma das prioridades do Ministério do Turismo. Recentemente a Pasta lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”, realizado em parceria com Ministério de Portos e Aeroportos, a ABEAR e empresas aéreas, para impulsionar o setor de viagens no país. Para a temporada a alta temporada de verão, foram anunciadas 94 novas rotas que ligarão, principalmente, destinos da região Nordeste.


Quase 190 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto RioGaleão no Feriadão

 


O RIOgaleão espera uma movimentação de 184 mil passageiros de hoje (1/11) até segunda-feira (6/11). O número é 81% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Ao todo, serão recebidos 1.124 voos. 


Em 2022 foram 618 pousos e decolagens registrados no feriado de Finados. Desse total, 15.342 passageiros estão vindo em 116 voos extras por conta da final entre Fluminense e Boca Juniors que acontece no dia 4 de novembro no Maracanã.



Setor aéreo deve movimentar mais de 3,5 milhões de passageiros durante o feriadão. Aquecimento do setor bate recorde e supera em 29,6% o feriado de Nossa Senhora Aparecida

 

Os aeroportos do país estarão movimentados durante o feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro, quando mais de 3,5 milhões de passageiros irão cruzar o Brasil rumo aos mais variados destinos. Os números apontam um crescimento de 29,6% em relação ao feriado anterior. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Turismo, com base em dados das administradoras dos terminais aéreos nacionais.
 

O fluxo intenso nos aeroportos reflete o aquecimento da economia e a maior contribuição do turismo para impulsionar o crescimento do país. O ministro do Turismo, Celso Sabino, fala que a expectativa é que neste final de ano os números do setor sejam ainda mais positivos. "Com os feriados de novembro e as festas de fim de ano, a movimentação turística no país tende a ser maior. Essas datas abrem oportunidades para atrair visitantes e contribuir com a economia brasileira”, afirmou.
 

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, prevê a circulação de 690 mil passageiros durante o feriado prolongado, entre os dias 1º e 6 de novembro de 2023. Outro terminal que estará movimentado será o de Viracopos, em Campinas (SP), onde deve passar aproximadamente 246 mil viajantes.
 

Já os locais administrados pela CCR nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte deverão atrair cerca de 230 mil turistas. O maior número deverá ser registrado em Curitiba, onde são esperadas 70 mil pessoas neste período. Na sequência, aparecem Goiânia, com previsão de 40 mil embarques e desembarques, e Foz do Iguaçu, com expectativa de 28 mil viajantes.
 

Os 17 aeroportos operados pela Infraero devem receber 190,4 mil passageiros durante o período entre a véspera e o retorno do feriadão. Estão previstos 1.728 voos no período, entre pousos e decolagens.


Entre os destinos mais procurados estão cidades do Nordeste, como Salvador, João Pessoa, Recife, Porto Seguro, Natal e Fortaleza, além do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, Vitória e cidades do interior de São Paulo.
 

DICAS – Para não correr o risco de perder o voo, a recomendação é chegar ao aeroporto com antecedência de pelo menos, duas horas antes do horário de partida do avião. Isso ajuda a evitar contratempos, como filas demoradas no check-in e no controle de segurança, permitindo que o passageiro embarque de maneira mais tranquila.
 

Sempre que possível, não esqueça de fazer o check-in online. Muitas companhias aéreas oferecem essa facilidade, o que não apenas economiza tempo no aeroporto, mas também proporciona maior comodidade aos viajantes.


LATAM inaugura em Florianópolis a sua sexta rota entre Brasil e Chile com voos diários

 

São Paulo, 1º de novembro de 2023 - Mais eficiente e competitiva, a LATAM inaugurou nesta quarta-feira (1º/11) o voo direto Florianópolis-Santiago. A sexta rota da companhia entre Brasil e Chile deve movimentar mais de 81 mil passageiros por ano. 


Esta é a primeira vez que a empresa opera o voo de forma regular, e não mais somente durante a alta temporada de fim de ano. O novo voo é operado diariamente em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy) com duração média de 3h46.

 

Na prática, o voo Florianópolis-Santiago direto reduz em 50% o tempo da viagem aérea entre as cidades na comparação com um voo com conexão. Atualmente, a LATAM também opera voos diretos entre Santiago e os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (44 vezes por semana), Rio de Janeiro/Galeão (17 vezes por semana), Porto Alegre (4 vezes por semana), Curitiba (3 vezes por semana) e Belo Horizonte/Confins (3 vezes por semana).

 

O novo voo da LATAM decola de Florianópolis às 17h30 (hora local) de segunda, terça, quinta e domingo, e às 14h25 (hora local) nos demais dias da semana. Em Santiago, decola às 13h19 (hora local) de segunda, terça, quinta e domingo, e às 10h14 (hora local) nos demais dias da semana.
 

Atualmente, a LATAM opera voos diretos entre Florianópolis e os aeroportos de São Paulo/Congonhas (50 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (31 voos semanais), Rio de Janeiro/Santos Dumont (14 voos semanais) e Brasília (6 voos semanais).

 

Crescimento

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País.
 

A LATAM conecta o Brasil com 90 destinos no exterior em voos próprios. Em 2023, inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles, São Paulo-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago. Também começou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago), e com Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima). Ainda neste ano, vai começar a conectar o Brasil com Aruba (via Lima).

LATAM começa a voar para Atlanta em mais um avanço da sua Joint Venture com a Delta

 

Rota Lima-Atlanta da LATAM Peru se conecta facilmente com São Paulo-Lima e possibilita ainda a conexão com a Delta para mais 143 destinos nos Estados Unidos e Canadá
 

Atlanta é o sexto destino do grupo LATAM nos Estados Unidos depois de
Los Angeles, Boston, Nova York, Miami e Orlando

 

Em mais um avanço da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, o grupo LATAM acaba de inaugurar o seu sexto destino nos Estados Unidos depois de Los Angeles, Boston, Nova York, Miami e Orlando. Isso porque a LATAM Peru inaugurou nesta semana a rota Lima-Atlanta com três voos semanais. O novo voo se conecta facilmente com a rota São Paulo-Lima. Além disso, a partir de Atlanta os clientes da LATAM podem embarcar em outros 780 voos diários da Delta para mais 143 destinos na América do Norte.

 

Segundo Manuel van Oordt, CEO da LATAM Airlines Peru"esta inauguração nos permite ampliar a oferta de destinos. Graças à aliança com a Delta, estamos oferecendo maior conectividade e benefícios, como acúmulo conjunto de pontos nos programas de fidelidade das duas companhias e acesso a mais de 50 salas Delta Sky Club nos Estados Unidos e cinco lounges da LATAM na América do Sul".

 

“A Delta tem o prazer de receber a LATAM em seu maior hub, seja para descobrir Atlanta como destino ou para se conectar facilmente com os inúmeros destinos que atendemos. Esta nova frequência de Lima para Atlanta, juntamente com os voos existentes, são a maneira perfeita de comemorar nosso primeiro ano de colaboração para transformar as viagens entre a América do Norte e a América do Sul, melhorar a conectividade e fornecer uma experiência líder do setor para nossos clientes"afirma Alex Antilla, vice-presidente para a América Latina da Delta Air Lines“Os clientes de ambos os continentes têm agora ainda mais formas de descobrir as maravilhas destas regiões”, finaliza.

 

O voo Lima-Atlanta da LATAM Peru decola às 12h (hora local) da quarta, sexta e domingo, com pouso programado para às 20h10 (hora local). No sentido inverso, o voo Atlanta-Lima decola às 23h45 (hora local) nas mesmas datas, com pouso estimado para as 5h40 do dia seguinte.


American Airlines alcançará um calendário de inverno recorde para operação internacional e crescimento no Brasil

 

Os novos destinos internacionais lançados neste inverno incluem Governor's Harbour, Bahamas (GHB), a partir de 3 de fevereiro; Tijuana, México (TIJ), a partir de 15 de fevereiro; e Ocho Rios, Jamaica (OCJ), a partir de 24 de fevereiro.

 

O serviço sazonal para Auckland, Nova Zelândia (AKL) foi retomado em 26 de outubro e para Montevidéu, Uruguai (MVD) em 29 de outubro.

 

DestinoNotas de Serviço
Auckland, Nova Zelândia (AKL)O serviço diário sazonal para Dallas/Fort Worth (DFW) foi lançado em 26 de outubro e o serviço diário de regresso a Los Angeles (LAX) foi lançado em 20 de dezembro.
Montevideo, Uruguai (MVD)O serviço sazonal para Miami (MIA) funcionará três vezes por semana a partir de 30 de outubro, aumentando para diário de 21 de dezembro a 8 de janeiro.
Governor’s Harbour, Bahamas (GHB)O serviço funcionará duas vezes por semana para Miami (MIA) e inicia em 3 de fevereiro.
Tijuana, México (TIJ)O serviço diário para Phoenix (PHX) iniciará em 15 de fevereiro.
Ocho Rios, Jamaica (OCJ)O serviço funcionará duas vezes por semana para Miami (MIA) e terá início em 24 de fevereiro.


Calendário de inverno recorde


Além de atingir um marco para toda a sua operação internacional neste inverno, incluindo um crescimento recorde de 10% para a América Latina e Caribe e de 28% para a Europa, a American irá operar horários recorde em vários destinos internacionais, incluindo Cancún, no México (CUN), Auckland, na Nova Zelândia (AKL) e Roma, na Itália (FCO).

 

Em Cancún, por exemplo, a American efetuará até 40 voos diários para 18 destinos nos EUA, incluindo novos voos sazonais para Pittsburgh (PIT), Nashville (BNA) e Cincinnati (CVG). Isto representará um crescimento de 6,4% em relação ao ano anterior.

 

Em Auckland, a American irá operar 51% a mais de sua capacidade do que no ano anterior, com a companhia aérea a operar rotas sazonais a partir de Dallas/Fort Worth (DFW) e Los Angeles (LAX).

 

Além disso, em Roma (FCO), a American oferecerá 119% de capacidade adicional, com serviço alargado a partir de DFW e serviço durante todo o ano a partir de PHL.

 

Outros mercados internacionais dignos de nota para o inverno de 2023-2024:

  • Argentina: A American operará 21% a mais de capacidade em Buenos Aires (EZE) em relação ao ano anterior, com uma operação que inclui até três voos diários para Miami (MIA) e 10 voos semanais para Nova York (JFK), além de um voo diário para Dallas/Fort Worth (DFW).
  • Bahamas: A American continua a reforçar o serviço entre os Estados Unidos e as Bahamas com novos voos para Governor's Harbour (GHB) e horários crescentes em todo o país. A American voará para seis pontos com 20 voos na alta temporada.
  • Brasil: A American operará 28% mais capacidade no Rio de Janeiro (GIG), com até 13 voos semanais para JFK e MIA. Além disso, a companhia aérea planeja operar até cinco voos diários de São Paulo (GRU) para MIA, DFW e JFK.
  • Costa Rica: Durante a época alta de inverno, a American aumentará a sua operação em San Jose (SJO) e na Libéria (LIR), operando até 13 voos diários e representando um aumento da capacidade de lugares em 18%.
  • República Dominicana: A American planeja operar até 26 voos diários a partir dos seus cinco destinos no país, incluindo um aumento da sua operação em Punta Cana (PUJ), Puerto Plata (POP) e Santiago (STI). Com essas frequências adicionais, a American aumentará sua capacidade no país em mais de 26% em relação ao ano anterior.
  • Irlanda: A American oferecerá 144% mais lugares em Dublin (DUB), com um serviço alargado durante todo o ano a partir de DFW e um reinício sazonal antecipado dos voos para Charlotte (CLT), juntamente com o serviço existente para Filadélfia (PHL).
  • Espanha: A American operará até oito voos diários na alta temporada de Barcelona (BCN) para MIA, JFK e PHL em fevereiro, bem como de Madrid (MAD) para DFW, JFK, MIA, PHL e CLT, o que representa um aumento de 37% da capacidade em relação ao ano anterior.


Azul inicia operação entre Curitiba e Montevidéu



São Paulo, 1 de novembro de 2023 – A Azul realizou na  terça-feira (31), o primeiro voo entre a capital do Paraná, Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. Essa operação representa mais um passo na expansão da presença internacional da companhia, que em 2023 inaugurou rotas para Paris, Curaçao, Orlando e Fort Lauderdale.   

    

Durante o evento de lançamento, a aeronave Embraer E2 da companhia foi apresentada com uma nova adesivagem que traz a frase "Visite o Paraná" com o objetivo de incentivar o turismo na região. 


Desde que começou a operar no Uruguai, em 2015, a Azul já transportou mais de meio milhão de Clientes entre os dois países. Apenas esse ano tivemos um aumento de 4% em relação a 2022 e pretendemos fechar 2023 com um crescimento de 20%.   

   

Atualmente, a Azul oferece voos que ligam Montevidéu diretamente das regiões sul, por meio de Porto Alegre e agora, Curitiba, sudeste pela cidade Campinas em São Paulo e também do Nordeste do Brasil, pelo hub da companhia em Recife. A Azul também é a única empresa brasileira que opera diretamente para o balneário de Punta Del Este, com opções de voos saindo de São Paulo e Porto Alegre.      

   

Os voos para Montevidéu serão operados três vezes por semana em aeronaves Embraer E2 com capacidade para transportar até 136 clientes. As decolagens acontecerão às 12h da capital paranaense, às terças, quintas, sábados e domingos.


A volta será realizada nos mesmos dias, decolando do Uruguai às 15h10. Além de Curitiba, a Azul opera voos para Montevidéu a partir de Recife, Campinas e Porto Alegre. Para clientes que desejam ir diretamente para o balneário de Punta Del Este, há opções de voos saindo de Guarulhos e Porto Alegre.     


Curitiba (CWB) – Montevidéu (MVD)   
*A partir de 31/10*     

Origem     

Saída     

Destino     

Chegada     

Frequência     

Curitiba     

11:55     

Montevidéu     

14:10     

Terças, quintas, sábados e domingos     

Montevidéu     

15:10     

Curitiba     

17:25     

Terças, quintas, sábados e domingos     



BYD bate mais um recorde de vendas outubro e faz projeção otimista para o fechamento do acumulado de 2023 no Brasil. No mundo, a greentech também alcança novos patamares e ultrapassa pela primeira vez a marca de 300 mil veículos vendidos em um único mês

BYD elétrico Dolphin teve 1.366 emplacamentos, em outubro


(01/11/2023) – A BYD segue fazendo história nos mercados onde atua. A cada mês, a greentech conquista novos marcos expressivos em vendas no mundo todo. Em outubro, a companhia registrou o emplacamento de 2.732 veículos no Brasil, chegando à 13ª colocação no ranking geral entre todas as marcas e já acumula 8.805 carros emplacados em 2023. O líder para outubro foi novamente o BYD Dolphin, modelo que, sozinho, teve 1.366 unidades emplacadas. A projeção é fechar este ano com 15 mil veículos emplacados.

 

BEVs MAIS EMPLACADOS - BRASIL


Fonte: ABVE

 

Mundialmente a marca também tem motivos de sobra para comemorar, pois ultrapassou a marca de 300 mil unidades comercializadas pela primeira vez em sua história, marca alcançada poucos dias depois de divulgar seus resultados financeiros positivos para o terceiro trimestre, com lucro recorde de US$ 1,42 bilhão.

 

Analisando nacionalmente o mercado dos veículos 100% elétricos, a marca mantém sua liderança pelo terceiro mês consecutivo e ostenta 72% de participação de mercado, com 1.632 veículos emplacados, número que representa mais do que o dobro da soma de todas as outra marcas de carros elétricos concorrentes. No recorte dos carros PHEV a BYD também é líder, com 34% do mercado e 1,1 mil carros emplacados entre os híbridos plug-in apenas com uma unidade deste tipo, o Song Plus DM-i, que também é o líder geral da marca no acumulado do ano, com 4.266 carros emplacados.

 

PHEVs MAIS EMPLACADOS - BRASIL


Fonte: ABVE


Evolução constante

Os números em constante crescimento refletem o crescimento da aceitação dos veículos elétricos pelos consumidores nacionais. A pesquisa feita pela ferramenta NPS Prism, da Bain & Company, revelou que um quarto dos proprietários de carros no País consideraria migrar para um veículo elétrico. Para se ter ideia, entre os 42% dos que pensam em mudar de veículo, 61% consideram adquirir um elétrico, o que representa cerca de 25% dos entrevistados.

 

A eletrificação vem alcançando cada vez mais espaço ente os consumidores e nós fazemos parte dessa mudança de maneira direta e incisiva. Tecnologia, custo-benefício e a busca por veículos sustentáveis são alguns dos fatores que refletem um momento especial para esse tipo de produto”, destaca Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD no Brasil.

Acarajé é Patrimônio e Valor Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. ACM Neto, então prefeito de Salvador, negou a homenagem e esse título em 2017. Mas a Prodetur Salvador e a ABAM comemorarão o Dia Nacional da Baiana do Acarajé em 25 de novembro.

Foto: Divulgação Alerj

A Assembleia Legislativa fluminense tomou, no último dia 25 de outubro, uma iniciativa inusitada que tornou a Produção e a Comercialização do Acarajé Patrimônios de Valor Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, quando o acarajé é conhecidamente uma tradição baiana, embora seja vendido em vários pontos do Rio. Seria de bom tom que a Assembleia Legislativa do Bahia analiasse com atenção e carinho essa matéria. Entretanto, só o Rio de Janeiro protege o acarajé.

A iniciativa foi dos deputados Renata Souza e Dani Monteiro (PSOL) e Átila Nunes (MDB), autores da Lei 10.157/23, sancionada pelo governador e teve o apoio da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM) que publicou uma nota em seu perfil no Instagram defendendo a aprovação da lei pelo parlamento fluminense.

O mais estranho dessa história é que o então prefeito de Salvador, ACM Neto, em 2017, vetou projeto do vereador Sílvio Humberto (União) que tornava o acarajé Petrimônio Imaterial de Salvador. 

O acarajé é um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê, é uma especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira, especiaria tradicionalíssima de Salvador cujo nome vem da língua africana iorubá, onde ‘akará’ quer dizer “bola de fogo” e ‘jé’ significa “comer” e é uma e iguaria baiana. Mas, o soteropolitano ACM Neto que comandava o município não honrou sua cidade. 

Associação das Baianas de Acarajé

A ABAM ressalta e defende que o Estado da Bahia e a prefeitura de Salvador se posicionem e tomem as medidas efetivas de defesa do acarajé, tema que causou um certo acirramento de opiniões nas redes sociais quando o legislativo fluminense tomou essa frente.


Enretanto, a ABAM, lançou, na terça-feira, dia 31 de outubro, às 11h, no Memorial das Baianas de Acarajé, na Praça da Cruz Caída, a campanha “Dia da Baiana Feliz” que tem o propósito de fortalecer a entidade e dar apoio à categoria das Baianas de Acarajé, símbolos do Brasil, que enfrentam cotidianamente problemas de saúde e qualidade de vida, falta de condições de trabalho e de apoio institucional. 

Apoiada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal da Reparação, no âmbito do Prodetur Salvador, a campanha realizará várias ações. A primeira delas é a venda, de 31 de outubro a 25 de novembro, de um voucher de R$ 10,00, que dará direito a um acarajé completo que poderá ser trocado em 24 tabuleiros de baianas espalhados por Salvador, nos dias 25 e 26 de novembro. Este voucher poderá ser adquirido em tabuleiros, bares e restaurantes e diversos tipos de outros empreendimentos e terá sua renda revertida para a ABAM.


Dia 25 de novembro é o Dia Nacional da Baiana de Acarajé e até lá, durante o mês de novembro, outras ações celebrarão este ofício que existe há mais de 400 anos, e que hoje é fonte de renda no Brasil para mais de 10 mil profissionais – a grande maioria delas mulheres afrodescendentes. 

Na Bahia são cerca de oito mil. A partir do dia 17 de novembro fotos em tamanho grande de 40 baianas de acarajé que atuam em Salvador, realizadas pelo fotógrafo Mário Edson, serão expostas em lugares públicos, como praças, no Rio Vermelho e no Pelourinho. Nas fotos com dimensão de 80cm por 1,6m, além do rosto da baiana homenageada, o seu nome e as informações sobre onde encontrar seu tabuleiro. 

Missa festiva e entrega de kits

No dia 25 de novembro, às 10h da manhã, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos abre suas portas e celebra uma missa especial em homenagem às baianas de acarajé. 

Após a cerimônia, conduzida por Padre Lázaro Muniz, e que contará com a presença do prefeito Bruno Reis, as baianas sairão em cortejo rumo à Praça da Cruz Caída, acompanhadas pelo grupo percussivo Tambores e Cores, do Mestre Pacote. 

Chegando à sede da ABAM será realizado um almoço para 400 convidados. Neste dia também haverá uma série de três shows. Durante a festa a Prefeitura de Salvador entregará 50 dos 580 kits que serão doados às baianas,  compostos de um tabuleiro de jacarandá, um ombrelone (sombreiro), uma vestimenta (Richelieu 100% algodão), duas caixas térmicas, uma placa de sinalização, cinco colheres de polietileno, uma lixeira e um protetor de fogareiro. Até o dia 1 de dezembro os outros 530 kits serão entregues. 


“Não se pode falar em Salvador e da Bahia sem se lembrar da baiana e do seu acarajé. Não tem como desvincular as imagens, então nada mais justo do que a Prefeitura homenagear e valorizar este ofício tão importante culturalmente e que também sustenta tantas famílias”, declara o diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, que afirma que a Prefeitura deseja fazer um grande evento e dar mais estrutura para estas trabalhadoras desenvolverem seu ofício da maneira melhor possível, dando um melhor atendimento para os clientes, não só os visitantes, mas também os soteropolitanos. 

Rita Santos, presidente da ABAM, associação que trabalha há 32 anos pela categoria, afirma que a campanha Dia da Baiana Feliz acontece pela primeira vez e será de muita ajuda para a associação. “Nossa festa já faz parte do calendário brasileiro. Nossa campanha ajudará a ABAM a trabalhar pelas baianas de acarajé.  Segundo Rita, para a festa virão baianas de toda a Bahia e de outros estados.

“Neste dia podemos conversar sobre este ofício maravilhoso e renovar nossas forças  para as batalhas do dia a dia. Queremos pedir à sociedade que colabore com estas mulheres que dão este cheiro de dendê à nossa cidade e levam adiante este legado ancestral com muita garra”, diz emocionada.

A ABAM e o Memorial das Baianas funcionam como um só corpo, movimentando as ações que tem como foco a preservação do Ofício das Baianas e a manutenção da história, memória e acervos das primeiras empreendedoras do Brasil, as Baianas de Acarajé. Com pouco – praticamente nenhum – amparo do poder público, na condição de informalidade, mulheres e, mais recentemente, homens, no geral, de camadas menos favorecidas, se espalham pelas ruas, fazendo do acarajé um meio de vida. 


Vinculada, de início, à obrigação religiosa para com os santos do candomblé, a venda do acarajé, nas ruas de Salvador, passou a ser normatizada pelo Decreto Lei Municipal 12.175/ 98. As baianas, que no decorrer do século XIX saiam a oferecer seus quitutes de porta em porta, com os tabuleiros na cabeça, têm, hoje, que assentá-los em local fixo e cumprir determinações que passam pela higiene do local e preparo dos alimentos, dimensões do tabuleiro e uso da vestimenta típica, imprescindível para conseguir a licença expedida pela prefeitura. 

A atividade das baianas de acarajé foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2005 no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

Assessoria de Imprensa da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor – Doris Pinheiro – 71 98896-5016



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