Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 6 de abril de 2024

EBAA 2024: pelo menos 1.000 carros para exposição e venda estão sendo esperados no jardim da Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia. Evento acontece nos dias 30 de maio, 1 e 2 de junho com visitação gratuita e público estimado de 500 mil pessoas

 


A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia 2024 acontece entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público. 

Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações. 


São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior  Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.



Inscrição 

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 15 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.

“Águas de Lindóia" já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, finalizou Mingo Abonante, presidente do EBAA.


“A cidade de Águas de Lindóia já está se preparando para receber o evento e a maioria dos hotéis da cidade já estão lotados”, alerta Junior. 

O Brasil sedia o I Encontro Ibero-Americano de Cultura, no Rio de Janeiro, dias 8 e 9, e em Salvador nos dias 11 e 12 de abril

Museu de Arte do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro e Salvador, na Bahia, serão as cidades anfitriãs desse encontro, que ocorrerá de 8 a 12 de abril, para trocar experiências de cooperação e repensar o desenvolvimento da cultura regional.

Com a participação de mais de 50 especialistas de 19 países ibero-americanos, a agenda do encontro abordará tópicos como a contribuição da cultura e das Indústrias criativas ao desenvolvimento sustentável, a importância da educação artística e o fomento da diversidade cultural.

Para participar dos fóruns abertos da reunião, é necessária a inscrição neste link.

Brasília/Madri, 6 de abril de 2024 - A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) realizará o I Encontro Ibero-Americano de Cultura nos dias 8 e 9 de abril no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e nos dias 11 e 12 de abril na Casa das Histórias, em Salvador, na Bahia, com a participação de mais de cinquenta especialistas e autoridades culturais de 19 países da região.

Sob o lema "Cultura e desenvolvimento sustentável para a construção de uma agenda compartilhada", o encontro terá como objetivo facilitar espaços de geração de conhecimento que promovam a troca de experiências e boas práticas de cooperação e desenvolvimento de programas de cultura na Ibero-América. 

O encontro também buscará refletir sobre as oportunidades e os desafios que a região enfrenta na efetivação dos direitos culturais, procurando assegurar a participação da sociedade na vida cultural, gerar dados e estatísticas culturais e mecanismos para compreender melhor os efeitos da digitalização sobre o setor, entre outras questões.

A agenda do encontro incluirá reuniões de trabalho da equipe de especialistas da área de Cultura da OEI, bem como vários painéis abertos ao público com a participação de especialistas, autoridades e artistas ibero-americanos, como Márcio Tavares, Secretário Executivo do Ministério da Cultura do Brasil; Marcelo Calero, ex-Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador; Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú; João Jorge Rodrigues, Presidente da Fundação Palmares; Sinara Rubia Ferreira, Diretora-Geral do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB); Maria Marighella, Presidenta da FUNARTE; Eloisa Vaello, Chefe do Departamento de Cooperação e Promoção Cultural, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e Katti Osorio, Presidente do ICOMOS Panamá.

Os interessados em participar dos fóruns abertos ao público devem se registrar com antecedência por meio deste link.



Cultura ibero-americana: unidade na diversidade

Este primeiro Encontro Ibero-Americano de Cultura é um cenário de alto nível para oferecer insumos técnicos que ajudem a superar os desafios comuns da cultura ibero-americana nos 23 países que compõem a região, justamente quando a próxima Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura está prestes a ser realizada em Quito, Equador, e após o VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura realizado em Lisboa no ano passado.

Assim, a capital do Rio sediará dois fóruns que se concentrarão, por um lado, na educação artística como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma cidadania ibero-americana inovadora e criativa, consciente dos desafios do contexto atual e, por outro lado, em questões relacionadas ao fomento das indústrias criativas e culturais como motores do desenvolvimento econômico. 

De acordo com um relatório realizado pela OEI em colaboração com a CEPAL em 2019, as indústrias culturais representam entre 1,7% e 3,2% do emprego total na Ibero-América, gerando aproximadamente 2,25 trilhões de dólares, o que excede, por exemplo, o PIB do Brasil ou do Canadá.

Outros dois fóruns serão realizados em Salvador, que abordarão questões como diversidade cultural e decolonização, a partir de uma perspectiva afrodescendente nas políticas culturais, além de aprofundar o debate entre cultura e sustentabilidade, com foco na preservação do patrimônio cultural e natural, e na relação entre a cultura, saúde e longevidade.

Clique aqui para acessar a agenda do 1º Encontro Ibero-Americano de Cultura da OEI.

Casa das Histórias, em Salvador


Sobre a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI)

Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, a primeira organização intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, conta com 23 Estados membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria Geral em Madri.

Com mais de 650 projetos em andamento e mais de 400 acordos de cooperação ativos com entidades públicas, bancos multilaterais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. 

Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com uma média de mais de 12 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.

VAMOS TOMAR VINHO // Dicas de vinhos para eventos a céu aberto no Outono. O pôr do sol de outono é reconhecido como o mais bonito do ano. Para aproveitá-lo, a sommelière da Wine dá dicas de eventos a céu aberto e vinhos para cada ocasião





Com a chegada do Outono, a natureza nos presenteia com um fenômeno à parte: o pôr do sol outonal. Marcado por cores vibrantes e uma atmosfera singular, o período de temperaturas amenas pode ser aproveitado para confraternizar e fazer refeições a céu aberto. Para acompanhar a experiência, Thamirys Schneider, sommelière Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha uma seleção especial de vinhos para eventos ao ar livre.

Piquenique com as amigas

Para tornar o evento mais celebrativo, a sugestão é incluir um rosé, cuja cor faz referência ao próprio pôr do sol. O vinho pode ser harmonizado com alimentos leves e frescos, como tapas de queijo de cabra, saladas, mix de castanhas e canapés. Para a ocasião, uma boa sugestão é o Espumante Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Rosé Brut, proveniente da vinícola Undurraga, líder no segmento de espumantes no Chile.

“O rótulo é elaborado com a uva Pinot Noir, que amadurece por seis meses em tanques de aço inox em sur lie (sobre as borras), agregando maior complexidade aromática e gustativa, com delicada cremosidade, expressividade frutada e vibrante frescor”, diz a sommelière.

https://www.wine.com.br/prod26179.html

Jantar ao ar livre com a família

É um engano pensar que o vinho branco só é adequado para o verão. Se a ideia é aproveitar as cores do céu de outono para fazer um jantar ao ar livre com a família, a dica é incluir exemplares de vinhos brancos mais estruturados, que harmonizam muito bem com um risoto de limão siciliano com brie, por exemplo. Uma boa sugestão é o chileno Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Chardonnay 2022.

Trata-se de um chardonnay de clima frio com aromas complexos, que é cremoso e volumoso no paladar. Proveniente de vinhas de mais de 25 anos que amadurece por nove meses em barricas de carvalho francês sobre processo de batonnage, técnica que consiste em mexer as leveduras mortas do fundo do recipiente com uma vara de metal (bâton), com o objetivo de aumentar o contato do líquido com as borras para agregar maior complexidade, estrutura e cremosidade ao vinho.

https://www.wine.com.br/prod29512.html

Coquetel com colegas de trabalho

Para tornar um evento profissional mais leve e prazeroso, o momento é ideal para organizar um coquetel em ambiente aberto, servindo vinhos tintos - os franco favoritos dos brasileiros. A bebida pode ser harmonizada com canapés, queijos e embutidos. 

Aqui vale a pena apostar em exemplares com corpo médio e textura suculenta, como o chileno Montgras Special Edition Reserva Valle Central Cabernet Sauvignon 2022. A linha é uma edição limitada elaborada pela Viña MontGras, vinícola sustentável que investe em novas tecnologias capazes de traduzir o terroir do Vale Central chileno em vinhos ousados e autênticos.

“Esse rótulo da Cabernet Sauvignon é elegante, suculento e saboroso, sendo que 65% do vinho amadurece por seis meses em carvalho adquirindo complexidade e amaciando seus intensos taninos”, diz a sommelière.

https://www.wine.com.br/prod29878.html

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Ford Ranger Raptor chega mais equipada em nova versão: reboque de série, com capacidade para tracionar 2.240 kg, assistente inteligente de manobras Pro Trailer do reboque, alerta de ocupantes traseiros, motor 3.0 V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv e torque de 59,45 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Custa R$ 466.500




A Ford Ranger Raptor inaugurou o segmento de picapes de alta performance no Brasil. Ela foi lançada em novembro último e vendeu no mesmo dia todas as 400 unidades disponíveis. Agora, quem adquirir o “monstro das trilhas” vai levar uma versão mais equipada.

A nova Ranger Raptor adiciona preparação para reboque de série, aproveitando sua capacidade de tracionar até 2.240 kg. Além de engate, soquete de sete pinos para ligação elétrica e iluminação, o conjunto inclui o assistente inteligente de manobras Pro Trailer.

“O engate de reboque aumenta a versatilidade da Ranger Raptor para o transporte de equipamentos nas trilhas. O seu assistente inteligente de manobras Pro Trailer, acionado pelo seletor de tração, é o mesmo da F-150 e permite que até motoristas sem experiência manobrem o reboque com facilidade, seguindo as orientações na tela”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

A picape off-road também traz como novidade o alerta de ocupantes traseiros, ativado sempre que a ignição é desligada para evitar o esquecimento de crianças no veículo, e chega com preço de R$ 466.500.

A mais rápida do mercado



A Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, com chassi, motor, suspensão, rodas e pneus exclusivos. Inspirada nos veículos de competição do deserto, é a picape mais rápida do mercado, tanto na estrada como fora de estrada. Seu motor 3.0 V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv e torque de 59,45 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Ela tem transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva e paddle shifter, sete modos de condução e ajustes selecionáveis da direção e do som do escapamento. Outro destaque é a suspensão exclusiva com curso ampliado e amortecedores de competição Fox, de funcionamento ativo, que se adaptam às condições do terreno.

As rodas de 17” e pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, com perfil alto e 33” de diâmetro, o diferencial dianteiro e traseiro blocante, os ganchos de reboque e os protetores inferiores de alta resistência fazem parte do seu arsenal off-road. Além dos ângulos de entrada, saída, transposição e inclinação superdimensionados, ela é a picape com a maior capacidade de imersão da categoria, de 850 mm.


A Ranger Raptor conta também com painel digital de 12,4”, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4”, navegador off-road, som da B&O e iluminação externa de 360°. Suas tecnologias incluem os exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito e assistentes de cruzamentos, manobras evasivas, permanência e centralização em faixa, entre outras.

Casino Lisboa estreia comédia "O Amante do Meu Marido"

 


No Auditório dos Oceanos, a partir de 1 de Maio

Casino Lisboa estreia comédia

"O Amante do Meu Marido"

 


O Casino Lisboa estreia, no próximo dia 1 de Maio, pelas 21 horas, a comédia "O Amante do Meu Marido" no Auditório dos Oceanos.  Trata-se de um divertido ciclo de espectáculos que terá como protagonistas Marta Andrino, Frederico Amaral, Rita Simões e Paulo Matos.

Asdrúbal sonhou toda a vida ser actor. A sua mulher Constança sempre ridicularizou esse sonho e quer que ele venha ajudá-la no seu novo negócio de lingerie “antes que cometa mais loucuras…”.

Determinado a seguir o seu sonho, Asdrúbal dá tudo de si numa audição que grava em vídeo para um papel muito especial… o de “bicha louca”. A sua mulher entra em casa nesse momento e assiste a tudo, ficando convencida de que Asdrúbal tem um amante chamado Arnaldo. Nesse mesmo dia bate à porta um homem distinto, um tal… Arnaldo que tenta seduzir a dona da casa por quem sente uma atracção irresistível.

A criada Marilyn, que sonha em vencer o concurso de misses do clube da freguesia e em encontrar o amor da sua vida, abre a porta e convence-se que aquele senhor vem à sua procura.

Constança acredita que este Arnaldo é o amante do seu marido e… a vingança serve-se fria! Os equívocos explodem numa escalada de peripécias hilariantes, com diálogos loucos e autênticas perseguições absurdas pela casa fora. Uma verdadeira “comédia de portas” delirante onde todos se enganam e se desenganam no final.

Ficha Técnica - Elenco: Marta Andrino, Frederico Amaral, Rita Simões e Paulo Matos | Texto: Rodolfo da Rocha Carvalho | Encenação: Paulo Matos | Produção: UAU e Tenda Produções

Ticketline - As reservas podem ser efectuadas:

https://ticketline.sapo.pt/evento/o-amante-do-meu-marido-82601

O Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa acolhe, a partir do próximo dia 1 de Maio, pelas 21 horas, a comédia "O Amante do Meu Marido". O ciclo de representações decorre, às Sextas-Feiras e aos Sábados às 21 horas, e aos Domingos, às 16 horas. M/12. Preços: De 20€ a 22,5€

Distinguido com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, o Casino Lisboa abre às 15h00 e encerra às 03h00. O acesso é livre, sendo que a partir das 22 horas, é para maiores de 14 anos, e maiores de 10 anos acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo é para maiores de 18 anos.

Motul se prepara para estreia da Motul 300 V Cup


São Paulo, abril de 2024 - Para reforçar seu comprometimento com o universo da velocidade, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, anuncia o lançamento da Motul 300V Cup, campeonato que marca a jornada da marca pelo mundo do automobilismo. O campeonato, que integrará o grid da GP300 no Moto1000GP, reforça a qualidade de entrega dos produtos Motul e demonstra sua expertise no universo de duas rodas.

Essa categoria foi desenvolvida em colaboração com o Moto1000GP, o principal campeonato de motovelocidade do Brasil reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Além de oferecer seu apoio ao esporte e aos atletas, a Motul enxerga essa iniciativa como uma estratégia para se aproximar ainda mais de seus consumidores.

A estreia da primeira etapa da Motul 300V Cup na GP300 acontecerá nos dias 27 e 28 de abril em Goiânia (GO), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, e simboliza um momento de grande importância para a empresa. O nome "300V" presta homenagem à rica história da Motul no automobilismo, lembrando suas notáveis 300 vitórias em competições oficiais, um feito alcançado em 1971, que deu origem ao produto 300V, reconhecido mundialmente por sua performance. 

"A Motul 300V Cup nasceu com o compromisso de impulsionar o esporte e valorizar os atletas. Oferecendo uma estrutura mais acessível aos pilotos, este campeonato representa uma chance ímpar de nos conectar com os consumidores”, afirma Mariano Perez, General Manager da Motul Brasil.


Estrutura da Motul 300V Cup

A Motul 300V Cup é uma categoria nacional de 300cc integrante do campeonato GP300, composto por oito etapas ao longo da temporada. Nesta categoria, as motos Yamaha YZF-R3 passam por preparação para competição e são tecnicamente padronizadas pela organização. O objetivo primordial é promover um ambiente de competição equilibrado e acessível para os pilotos, visando reduzir os custos envolvidos.

Cada piloto é encarregado de sua própria motocicleta, no entanto, um box de apoio estará à disposição para aqueles que não possuírem infraestrutura própria. Dentro deste espaço, os competidores terão acesso a uma ampla variedade de produtos Motul, garantindo assistência rápida e eficiente durante todo o evento.

Como já é habitual para a empresa, a Motul 300V Cup é um laboratório para testagem de produtos, coleta de amostras e geração de relatórios de desempenho para o mercado. A expectativa é que as corridas impulsionem o padrão de testes e desenvolvimento de produtos, com os pilotos de elite validando sua qualidade em condições reais de competição. 

“Estamos totalmente dedicados a aprimorar constantemente nossos lubrificantes, utilizando as corridas do campeonato como um ambiente de teste de alta performance. Na Motul, somos líderes no setor de produtos e profundamente apaixonados por esportes automobilísticos. É por isso que nossa equipe se empenha em elevar a Motul 300V Cup a um padrão de excelência no mundo dos campeonatos de duas rodas”, diz Perez.

Mercado Livre

Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca por meio da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: https://loja.mercadolivre.com.br/motul.

Sobre a Motul

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões. 

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.295 — 5/4/2024

 


Primeiro trimestre fecha com

bons resultados de vendas

 


O crescimento dos licenciamentos de veículos leves e pesados de janeiro a março deste ano foi de 9,1% com destaque para automóveis e comerciais leves, a faixa principal do mercado, que avançou 10,7% sobre o primeiro trimestre de 2023. Foram vendidas no total 514.517 unidades. Informações são da Fenabrave, entidade que reúne concessionárias de todos os segmentos.

José Andreta Jr., seu presidente, manteve previsão de aumento na comercialização de 12% frente ao ano passado, patamar superior ao esperado pela Anfavea (6%). “O crédito vem se expandindo em razão da tendência de estabilização da inadimplência. Ainda não chegamos à normalidade de 60 a 70% de vendas financiadas, o que depende de maior redução de atrasos nas prestações. No entanto, ainda poderemos rever para cima as nossas previsões”, destacou.

O executivo lembra que se o primeiro semestre consolidar a recuperação, o crescimento maior em 2024 se confirmaria porque em média o segundo semestre historicamente aponta resultados 30% maiores em relação ao primeiro. O Marco de Garantias prosperou depois que o Congresso derrubou o veto presidencial ao processo acelerado de retomada do bem financiado, mas ainda por honrar.

Este Marco terá efeito a médio prazo com a oferta de juros de financiamento menores para os bons pagadores, um instrumento há muito tempo aplicado no exterior e que, obviamente, deu certo.

 

Porsche demonstra no Brasil a opção da gasolina sintética

O projeto começou em 2022 no Chile, na usina de Haru Oni, localizada no extremo sul do país andino. Ali continua se produzindo em escala pré-industrial a gasolina sintética, em inglês denominada e-fuel (em tradução livre, combustível pró-ambiente). A iniciativa envolve a Porsche e outros parceiros a partir de água que pode ser salgada (retirada do mar ou fonte subterrânea) e energia elétrica de fonte eólica que no local apresenta ventos bastante fortes e contínuos.

CO2 ou dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa que está elevando a temperatura do planeta, é capturado da atmosfera. Eletricidade gerada pelo vento separa hidrogênio do oxigênio contido na água (H2O) no processo chamado eletrólise. Então combina-se hidrogênio e CO2 para criar combustível líquido 100% neutro em carbono.

Combustível obtido ao fim do processo tem exatamente as mesmas características físico-químicas da Super E10 (mistura de 90% de gasolina e 10% de etanol), amplamente utilizada na Europa e EUA em motores a combustão interna (MCI) de ciclo Otto. O processo é complexo e caro, viável apenas em regiões de ventos fortes e constantes a exemplo da costa do Nordeste brasileiro.

A fabricante alemã tem interesse em autorizar e-fuel em seus carros com MCI. Pode depender do preço ao consumidor regulado pela carga fiscal que os governos impuserem à gasolina “ecológica” frente ao produto de origem petrolífera. Hoje a planta-piloto produz 130.000 litros por ano. No longo prazo, 550 milhões de litros/ano.

Para comprovar a viabilidade técnica do produto a Porsche Brasil importou do Chile 600 litros desta gasolina e convidou jornalistas para dirigir seis de seus modelos (do 911 ao Cayenne) abastecidos exclusivamente com este e-fuel. Entre São Paulo (SP) e Mairiporã (SP), ida e volta, foram quase 100 km, incluída subida de serra. Nenhuma hesitação ao acelerar ou qualquer mudança perceptível de desempenho neste trajeto, em impressões ao dirigir sem cronometragem ou aferição de consumo.

Numa pequena amostra fornecida do combustível, cheiro e aspecto são quase iguais aos das bombas nos postos, pois aqui o teor de etanol na gasolina varia entre 25% e 27% (gasolina Premium e comum, respectivamente).

 

Honda CR-V Advanced Hybrid só não atrai mais pelo preço alto

A primeira boa impressão do híbrido pleno CR-V é o seu estilo de acordo com a proposta de um SUV moderno. Na frente, nenhuma peça cromada. No teto, as indefectíveis barras longitudinais são tão discretas que não fariam falta, se eliminadas. Rodas de 19 pol. têm desenho elaborado, mas pintadas de preto escondem um pouco do seu aspecto. E na traseira as lanternas de desenho sinuoso agradam, embora lembrem as da Volvo. A saída de escapamento do lado esquerdo está lá apenas para compor o visual (funcional só a do lado direito).

Com distância entre eixos 40 mm maior (agora 2.700 mm) satisfaz também quem viaja no banco traseiro que desliza longitudinalmente, ajusta ângulo do encosto e tem assoalho quase plano apesar da tração 4x4 permanente. Na melhor condição o volume do porta-malas chega a ótimos 581 litros (VDA). Na frente os dois bancos têm regulagens elétricas e adequada sustentação lateral. Controle do ar-condicionado é feito de modo correto por botões e uma grelha no painel substitui as saídas de ar convencionais.

Tela multimídia de 9 pol. espelha navegadores Android Auto e Apple CarPlay. Ao acionar o comando de seta para o lado direito uma câmera amplia a retrovisão, superpondo-se ao mapa de navegação, mas basta apertar um botão na própria alavanca para desligá-la. É preciso certa concentração para não perder uma informação relevante.

Em segurança passiva o CR-V destaca-se pelos 10 airbags, sendo dois de joelho (motorista e acompanhante).

Ponto de destaque é a dinâmica do CR-V. Motor a combustão interna (MCI), gasolina, 2-litros, aspiração natural, 147 cv, 19,4 kgf·m e um elétrico de 184 cv, 34,2 kgf·m, além de um motor de partida/gerador integrado para carregar a pequena bateria de 1,1 kW·h. Potência combinada de 207 cv (torque combinado tecnicamente não pode ser medido).

O SUV arranca com o motor elétrico, mas de forma automática. A Unidade de Controle de Potência administra o funcionamento coordenado dos três motores. Ao motorista cabe escolher entre três modos de condução (Econômico, Normal e Esporte).

Preço: R$ 352.900. Difícil concorrer com produtos chineses, mas a japonesa tem a força de sua marca.

 

Ituran aposta em IA para agilizar combate a roubo e furto

No tradicional balanço de atividades no Brasil, a multinacional israelense Ituran apresentou um plano de negócios estruturado em etapas sucessivas. Para 2024 prevê crescimento de 13% da base de clientes que procuram os serviços de rastreamento contra roubo e furto. Seu produto agregado de rastreamento e seguro agora inclui modelos elétricos e híbridos, além de uma nova oferta voltada ao público das classes C e D que possuem carros mais antigos e de menor valor.

Vai investir em expansão do uso de Inteligência Artificial (IA) para melhorar a detecção de ocorrências e agilizar a recuperação de diferentes tipos de veículos: carros, picapes, motos, caminhões, barcos e maquinário agrícola. Opera com três tecnologias: comunicação por satélite, radiofrequência (imune a aplicação de bloqueios por parte de criminosos) e rede de telefonia celular (ideal para aéreas urbanas).

Com ajuda da rede de telefonia 5G a Ituran montou um sistema avançado de telemetria em tempo real para os 911 da Porsche Carrera Cup. A solução brasileira é considerada a de maior eficiência entre os 27 países que organizam estas competições monomarca.

Hyundai apresenta Nexo pela primeira vez no Brasil durante Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável, nos dias 8 e 9 de abril, em Piracicaba. Um SUV médio de 183 cv e quase 700 km de autonomia


São Paulo, 5 de abril de 2024 – A Hyundai apresentará suas principais soluções voltadas ao hidrogênio renovável durante o “Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono”, que será realizado nos dias 8 e 9 de abril, no Engenho Central, em Piracicaba (SP). Esse movimento reforça o compromisso global da marca em impulsionar a transição para uma economia de energia limpa e sustentável, promovendo soluções inovadoras de hidrogênio em toda a cadeia de valor.

Um dos principais destaques da Hyundai no evento será o Nexo, veículo movido a hidrogênio, que estará em exposição no Brasil pela primeira vez. SUV de porte médio, o Hyundai Nexo tem potência combinada de 183 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, e oferece uma autonomia de 666 quilômetros (ciclo WLTP). O veículo incorpora ainda tecnologias inovadoras, como a purificação de ar durante a rodagem, o que garante uma experiência de condução ainda mais limpa e saudável.

 

A Hyundai também está expandindo suas soluções em hidrogênio para além dos veículos de passeio, incluindo caminhões, ônibus, bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada. Essa abordagem integrada visa acelerar a transição energética e estabelecer uma sociedade baseada no hidrogênio.

 

“Sempre estivemos na vanguarda do desenvolvimento do uso do hidrogênio, alcançando inúmeras conquistas pioneiras, como a produção em massa dos primeiros veículos com célula de combustível do mundo. O ix35, lançado em 2013, é um exemplo dessa inovação no mercado global e o Nexo, que poderá ser visto durante o seminário, é o modelo com protagonismo mundial atualmente”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.

 

Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2024, realizada em janeiro deste ano, em Las Vegas, Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company, destacou a visão da empresa em seu discurso de abertura. "O hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo, e disponível em todos os lugares". Essa percepção visionária reflete o compromisso da marca em criar um futuro mais sustentável para a mobilidade, com foco na neutralidade de carbono até 2045.

 

Sob esta diretriz, a marca investe em soluções de hidrogênio em toda a sua cadeia de valor, desde a produção até o consumo final, acreditando que o hidrogênio é a chave para a energia limpa do futuro. De acordo com esse direcionamento corporativo, a empresa se compromete em promover o uso de 100% de energia renovável em suas fábricas, globalmente, até 2045, e estende esse desafio às subsidiárias até 2050.

 

A Hyundai Motor Brasil está alinhada com essa visão global e tem o potencial de adotar essas inovações não apenas nos futuros veículos a serem produzidos, mas também na produção do combustível limpo. Com isso, a Hyundai reafirma seu compromisso em impulsionar a mobilidade sustentável no Brasil e em todo o mundo.

 

SERVIÇO

Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono

Data: 08/04, das 9h às 18h, e 09/04, das 9h às 17h

Local: Teatro Erotides de Campos - Engenho Central de Piracicaba

Endereço: Avenida Maurice Alain, 454, Nova Piracicaba – Piracicaba (SP)

Mais informações no link: seminariodehidrogenio.com.br/


 

Moraes sobe para 3° e vê pódio mais próximo na Europa.Na terceira etapa do Mundial de Rally Raid, brasileiro chegou a liderar o dia, mas teve um pneu furado no final da especial




A sexta-feira (05/04) da etapa europeia do Mundial de Rally Raid, a terceira do campeonato, marcou o retorno de Lucas Moraes para a terceira posição do acumulado geral da prova. O terceiro dia de atividades teve o desafio mais longo da etapa: mais de 700 km entre Grândola, em Portugal, e Badajoz, na Espanha.
Ao todo, 388 km do percurso foram cronometrados. Foi o dia o mais agitado do rally até então, com muitas trocas de liderança e alguns sustos para os pilotos, incluindo Moraes, que corre com a equipe principal da Toyota Gazoo Racing.

Apesar do incidente, bons resultados – O trajeto de Lucas Moraes e seu navegador, o espanhol Armand Monleon, começou com uma disputa no top-5. O pelotão se encontrava separado por três minutos de diferença, mas isso mudaria ao longo dia, com o brasileiro sendo mais rápido que seus adversários em diversos momentos.
Com mais da metade da prova e na liderança, Moraes teve o pneu de seu carro furado. O ritmo, consequentemente, caiu. Mesmo assim, o brasileiro, que foi destaque no Dakar em 2024, conseguiu finalizar a especial em segundo lugar na classe Ultimate e quarto entre todos os carros.
O resultado refletiu diretamente na classificação geral do rally: Moraes, que chegou ao terceiro dia de prova em sexto lugar na classificação acumulada, subiu para terceiro, com uma diferença de 4min59s para os líderes, o catari Nasser Al-Attiyah e o francês Edouard Boulanger. Com isso, o brasileiro chega cada vez mais perto do pódio da etapa, que se encerra no domingo (07/04).



"Pódio seria sensacional" – “Essa prova tem se mostrado bastante difícil e com surpresas ao longo do percurso. Então falar de resultado agora é bastante prematuro”, disse o brasileiro. “Se repetirmos o ritmo de hoje nos próximos dias, acredito que temos boa chance de terminar no pódio, o que seria sensacional”, pontuou o piloto, que disputa sua primeira temporada completa no Campeonato Mundial.

Neste sábado, os competidores deixam a Espanha e retornam à Grândola, em Portugal, onde está o acampamento-base. Os carros vão lutar contra o relógio em cerca de 270 km, enquanto o percurso total é de 550 km.

Lucas Moraes é bicampeão do Rally dos Sertões, e disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã da competição.

Resultados desta sexta-feira:
Top-5 da 4ª especial de um total de 6 – Grândola até Badajoz – 388 km
1º - Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, 03h31min47s
2º - Rokas Baciuska (LIT) / Oriol Vidal (ESP) – Can-AM Factory Team, +1min45s
3º - Luís Portela Moraes (POR) / David Megre (POR) – G Rally Team, +1min47s
4º - Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +1min49s
5º - João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – X-Raid Mini JCW Team, +2min07s

Top-5 geral da etapa após a 4ª especial
1º - Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, 06h34min21s
2º - João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – X-Raid Mini JCW Team, +4min39s
3º - Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +4min59s
4º - Carlos Sainz (ESP) / Alex Haro (ESP) – X-Raid Mini JCW Team, +6min31s
5º - Rokas Baciuska (LIT) / Oriol Vidal (ESP) – Can-AM Factory Team, +11min35s

Top-6 do Campeonato Mundial de Rally Raid após a 4ª especial
1º - Carlos Sainz (ESP), 82 pontos
2º - Nasser Al-Attiyah (CAT), 78 pontos
3º - Guerlain Chicherit (FRA), 64 pontos
4º - Ghislain de Mevius (BEL), 62 pontos
5º - Yazeed Al Rajhi (SAU), 59 pontos
6º - Lucas Moraes (BRA), 51 pontos

Programação da prova:
5ª especial – 06/04 – Badajoz até Grândola – 270 km
6ª especial – 07/04 – Grândola até Grândola – 130 km

Botafogo Praia Shopping, inaugura hoje pista de patinação com 200 m2





Rio de Janeiro, abril de 2024 – O Botafogo Praia Shopping recebe, a partir desta sexta-feira (05/04), uma pista de patinação com 200 m² e mais de 48 mil microlâmpadas de LED. A Space Roller conta, ainda, com um mascote inflável de 3 metros de altura, perfeito para selfies de crianças e adultos 

A pista ficará no estacionamento do 7º piso do shopping, entre 05 de abril e 31 de julho, e funcionará de 11h a 22h, entre segunda e sábado, e de 12h às 21h, aos domingos e feriados. O período de 30 minutos de patinação custará R$ 45. No aplicativo do shopping haverá cupons com benefícios exclusivos para o Roller. O app está disponível para download na Apple Store, para iOS, e na Play Store, para dispositivos Android
 
Com um espírito vibrante e uma atmosfera que remete à cultura "street", a patinação é mais do que um esporte, é um fenômeno cultural que cativa praticantes há décadas e movimenta grandes empreendimentos comerciais, como shoppings e galerias. O Space Roller, produto do Grupo Iceland, mergulha na essência dos patins de rodas, trazendo de volta a febre dos anos 80 e 90 em pistas espaçosas e uma infraestrutura completa, repleta de elementos visuais que remetem à cultura pop urbana. 

"Com a pista de patinação, queremos trazer um pedacinho da magia dos anos 80 e 90 para o shopping, criando um espaço onde as pessoas possam se divertir, criar memórias e reviver um pouco daquela sensação de liberdade sobre rodinhas. Estamos ansiosos para ver sorrisos e momentos especiais nesse cenário vibrante e cheio de energia!", disse Juliana Haddad, gerente de Marketing do Botafogo Praia Shopping. 

Os patins do Space Roller são não apenas uma forma de lazer, mas também garantem conforto para os praticantes de todas as idades, disponíveis em uma variedade de tamanhos para atender a todos os estilos e preferências. Além disso, o espaço oferece o Space Car, um carrinho de passeio infantil que proporciona total acessibilidade para os pequenos exploradores. 

Com um cenário lúdico incrível, iluminado por LEDs neon, globo giratório e uma estrutura com aproximadamente 48 mil microlâmpadas de LED, o Space Roller proporciona uma experiência única para seus visitantes; o espaço é um convite para momentos inesquecíveis e muita diversão em família. 

Serviço 
Pista de Patinação Space Roller 
Onde: Estacionamento do 7º piso - Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400  
Quando: Entre 05 de abril e 31 de julho 
Horário de Funcionamento: 11h a 22h, entre segunda e sábado; 12h a 21h, aos domingos 
Preço: R$ 45 por meia hora de patinação. 
Cupons: Disponíveis no app do Botafogo Praia Shopping após a inauguração do espaço 

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Renault é novamente patrocinadora premium do Roland-Garros Junior Series by Renault que acontece em Paulo Paulo, de 3 a 7 de abril no Clube Socieade Harmonia de tênis


Dando continuidade ao novo posicionamento da marca, a Renault é a patrocinadora premium da segunda edição do Roland-Garros Junior Series by Renault, que acontece de 3 a 7 de abril, nas quadras de saibro do tradicional clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.

 

Para divulgação do início do campeonato juvenil, a Renault e a Confederação Francesa de Tênis promoveram no dia 2 de abril, um evento nas quadras de saibro do Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, com a presença de Fernando Meligeni, Juan Martin Del Potro e Teliana Pereira, ex-atletas profissionais de tênis, e Alexandre Pato, jogador de futebol, além dos atletas da nova geração do tênis Sol Larraya, Isabeli Andreola, Sofia Barbosa, Luis Augusto Miguel e Faustino Boffelli.

 

O evento é composto por cinco desafios em duplas formadas entre atletas do futebol e do tênis, uma alusão a campanha “Ace para o Futuro” que estreou em agosto de 2023. O filme teve como palco um terrão transformado em uma quadra de tênis de saibro pela semelhança de cor e textura, e contou com a presença de Fernando Meligeni a bordo do Renault Megane E-Tech 100% elétrico.
 

Essa ação está baseada em um propósito da marca de democratização do esporte no Brasil, estando em linha com o projeto global Give me 5, promovendo o esporte em áreas públicas. Em 2023 a Renault já inaugurou duas quadras de saibro no Parque Ibirapuera, duas quadras de saibro no Parque Jacintho Alberto, também administrado pela Urbia, e reformou a quadra do Céu Campo Limpo, entre outras ações.
 

“Este ano, a Renault consolida sua presença no território do tênis no Brasil com a segunda edição do Roland-Garros Junior Series. Desde o ano passado iniciamos uma série de iniciativas com o objetivo de democratizar o tênis no país e impulsionar as futuras gerações do esporte. Inauguramos quatro quadras de saibro em parques públicos de São Paulo, promovemos um torneio interclubes e contribuímos, por meio do Instituto Renault, para o desenvolvimento da prática do esporte em comunidades”, explica Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.

 

Desde 2022 a Renault é patrocinadora premium do tradicional torneio de tênis Roland-Garros. A parceria tanto lá fora como aqui se baseia em dois pilares: a mobilidade sustentável e a responsabilidade social.

 

Em seu segundo ano na capital paulista, o Roland-Garros Junior Series se tornou um dos mais relevantes da categoria no continente. “A experiência que temos em organizar torneios internacionais nos permite oferecer aos melhores jogadores juniores da América Latina um evento de primeira classe”, explica Amélie Mauresmo, diretora de Roland-Garros.

 

Sobre o Roland-Garros Junior Series by Renault

Esta edição do Roland-Garros Junior Series by Renault é novamente formada por 32 atletas, sendo 16 meninos e 16 meninas, todos com menos de 16 anos de 11 diferentes países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e tem transmissão diária exclusiva no Brasil através dos canais ESPN e pelo Star+ para toda a América do Sul.

 

Diferentemente da edição 2023, ao invés de um formato eliminatório (“knock-out”) desde o início da competição, em 2024 os atletas são divididos em quatro grupos com quatro jogadores. Essa mudança tem como intuito principal ampliar o tempo de quadra e, consequentemente, as chances de cada um dos participantes em alcançar o objetivo principal: o wild card para Paris.


Além da experiência em poder disputar o Roland-Garros Junior na capital francesa, o Roland-Garros Junior Series by Renault também proporciona aos 32 tenistas classificados o encontro e os conselhos de Juan Martín Del Potro, como mais uma forma de dar oportunidades de desenvolvimento aos jovens atletas.

 

Del Potro e os jovens talentos têm agendas em comum e a oportunidade uma troca de experiências, que, aliás, é uma das principais motivações para a existência do Roland-Garros Junior Series by Renault, já que, de acordo com o ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), cerca de 75% do Top100 é composto por jogadores europeus ou norte-americanos. Restando, desta forma apenas 25% para jovens jogadores do restante do planeta.

 

O tenista argentino, que chegou a ser o #3 no Ranking ATP, duas vezes medalhista olímpico e duas vezes semifinalistas de Roland-Garros (2009 a 2018), é o embaixador da competição pela segunda vez.

 

O torneio é fruto de uma colaboração entre a Federação Francesa de Tênis (FFT), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Stellantis abre inscrições para o Programa Estelar Jovem Aprendiz 2024 que começa já em maio. Candidatos precisam ter ensino médio, ter entre 18 e 24 anos, residir nas regiões das vagas disponíveis. Inscrições no site: https://programaestelar.com.br/


quarta-feira, 3 de abril de 2024

AVIAÇÃO EM PAUTA // 8 erros que você deve evitar ao comprar passagens aéreas // Conheça Marrakech, novo destino operado pela Air Europa // Azul bate marca de 6 milhões de clientes transportados e mais de 66 mil voos em Navegantes, em 13 anos // Boeing destaca parcerias // Fretamento de aeronaves cresce em Minas Gerais, mas falta de oferta de rotas comerciais regionais e cancelamentos são frequentes

 


8 erros que você deve evitar ao comprar passagens aéreas 

Comprar passagens aéreas pode parecer uma tarefa simples, mas alguns detalhes fazem a diferença no valor pago e na experiência de voo. Pensando em auxiliar os viajantes, a AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas, listou oito erros frequentemente cometidos no momento da compra dos bilhetes.
 

Confira:
 

1. Não comparar preços: concordar com a primeira oferta e comprar os bilhetes sem comparar preços é um erro clássico. Existem diversas plataformas e companhias aéreas com valores distintos e significativos para o mesmo destino. Aceitar a primeira opção também pode fazer com que detalhes da viagem passem despercebidos, como conexões não desejadas ou erros de digitação ao preencher as informações pessoais. Sempre compare valores e certifique-se que as informações dos bilhetes estão corretas para evitar transtornos.
 

2. Falta de antecedência: comprar passagens aéreas em cima da hora é outra falha grave na rotina de quem deseja viajar de avião. Além de estar mais suscetível a erros, ao inserir informações e escolher as escalas, a falta de planejamento prévio pode elevar o valor da viagem. Planeje seu passeio com antecedência.
 

3. Desconhecer outras opções de aeroportos: muitas pessoas têm o hábito de pousar somente no aeroporto principal do destino, desconhecendo opções disponíveis na mesma cidade ou em municípios vizinhos. Esteja atento a possíveis rotas alternativas vantajosas para sua viagem. Garanta que sua documentação esteja de acordo com o local em que irá decolar ou pousar.
 

4. Não usar alertas de preço: com auxílio da tecnologia, é possível saber quando o valor de uma passagem pretendida está mais em conta. Ao não utilizar essas ferramentas, o viajante pode perder grandes oportunidades de economizar o valor a ser pago nos bilhetes.
 

5. Não limpar os cookies do navegador: após pesquisas frequentes por um determinado voo ou destino, os portais das companhias e agências de viagens podem entender o seu interesse como uma certeza de compra, ajustando os preços exibidos. Limpar os cookies faz com que essa memória seja apagada, aumentando a chance de encontrar passagens mais atrativas. Antes de fechar a compra, realize uma última busca depois de limpar os cookies.
 

6. Não checar restrições e políticas: além da origem, destino e data da viagem, é necessário ler e entender as políticas e restrições de cada companhia ou agência em que irá realizar a compra dos bilhetes. Observe os detalhes de remarcação de voo, taxas, regras de bagagem de mão e despachada e os termos e condições. Não seja surpreendido com pedidos de alterações negados ou cobranças adicionais.
 

7. Deixar passar oportunidades de promoção: não estar atento aos períodos de promoções de passagens pode fazer com que o passageiro pague um valor muito mais alto para o mesmo voo. Vale o alerta: desconfie de ofertas imperdíveis, com preços absurdamente abaixo dos comuns. Confira todos os detalhes da passagem e agência antes de fechar a compra.
 

8. Nome ou sobrenome errado: pode parecer simples, mas uma falta de atenção pode causar sérios transtornos na hora do voo. Nomes abreviados ou sobrenomes trocados podem resultar no impedimento do embarque. Leia mais de uma vez as informações preenchidas no site da companhia ou agência em que deseja adquirir as passagens.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.