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segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




WTM Latin America reúne mais de 27 mil profissionais de 40 países

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) participa, a partir de 15 de abril a 17 de abril com estande próprio, da World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte. Em três dias de evento, o objetivo é promover o Destino Minas, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios e empregos. No “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, sabores e fazeres dos mineiros serão apresentados como atração turística, além do lançamento de rotas e novas iniciativas.

Estande de Minas na WTM

A participação na Feira WTM 2024 integra o programa Mais Turistas, fortalecendo a atividade no estado, e tem como parceiro o Centro Universitário UniBH. Devido à importância do evento no mercado de turismo, o Governo do Estado e o Sebrae Minas terão um estande na WTM. Oito receptivos vão oferecer aos visitantes produtos e serviços de destinos como as cidades históricas, o Geoparque Uberaba, os roteiros turísticos Rota das Artes, Rota Cafés do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro, e as regiões da Serra da Canastra, Serra da Mantiqueira, Campo das Vertentes e Cordilheira do Espinhaço.

Destaque também para o lançamento nacional do ExportaMinas, programa da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) cujo objetivo é diversificar as exportações dos produtos mineiros com foco na cozinha, e da plataforma “Invest Minas Tur”, que irá conectar investidores a potenciais parceiros.

Além de diversas ações para apresentar a culinária mineira, com um time de chefs de cozinha 100% feminino, a programação conta também com a mostra “São José – O artesão”, que esteve em cartaz no Palácio da Liberdade, durante a programação do Minas Santa 2024. O estande da Secult também marcará o encontro do jornalista e apresentador Zeca Camargo com o também jornalista e gestor cultural Afonso Borges, que irá anunciar o calendário dos festivais literários de Araxá, Paracatu e Itabira, organizados por Borges.



Novas rotas turísticas prioritárias de Minas Gerais serão apresentadas durante o evento, em uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secult, com o Sebrae Minas e o Sebrae Nacional: o Geoparque Uberaba, reconhecido recentemente como geoparque mundial pela Unesco, a Rota do Café do Cerrado Mineiro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e a Rota Bahia-Minas, que ganhará reforço para impulsionar o cicloturismo nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões impactadas com o fim das operações da extinta ferrovia que ligava Minas ao Sul da Bahia. Também estão previstas rodadas de negócios direcionadas para grandes players do trade turístico internacional, além de reuniões com criadores de conteúdos digitais e reuniões com representantes da Secult.

Cozinha Mineira - Ao longo dos três dias de WTM, a cozinha mineira será apresentada por um time 100% feminino. Serão três chefs mineiras cozinhando delícias típicas do estado, levando toda a mineiridade para São Paulo. A ação busca destacar e reconhecer a influência e o impacto das mulheres que sempre estiveram na vanguarda da culinária mineira. Na abertura da feira, na segunda-feira (15), será realizada a “Cozinha de Quintal”, com a chef Valdelícia Coimbra, uma homenagem à culinária caseira, com pratos preparados com ingredientes frescos e locais, muitas vezes cultivados no próprio quintal.

No segundo dia, será a vez da "Cozinha de Favela", com as chefs Maria da Consolação e Marlene Raimunda, do projeto Circuito Gastronômico de Favelas, acompanhadas da chef Primacota, de Araxá. Nesta ação, são destacadas a criatividade e a resiliência das comunidades de favelas, que conseguem criar pratos deliciosos e nutritivos mesmo com recursos limitados. Também na terça, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, comandará o Cozinha Viva, com o prato Risotto Uai com Costelinha ao Molho de Goiabada Defumada.

No terceiro e último dia de evento, na quarta-feira (17), será a vez da “Quitandas de Minas”, com as chefs Vânia de Paracatu e Tuquinha de Belo Vale. Essa ação ressalta o papel fundamental das mulheres na culinária mineira, que sempre se mostrou criativa, inclusiva, diversificada e democrática. Elas são conhecidas por suas deliciosas iguarias, perfeitas companhias para os premiadíssimos cafés mineiro. Quem passar pelo estande da Secult também poderá degustar produtos tipicamente mineiros como café, queijos, pães de queijo, azeite, doces e muito mais.

Mostra São José
Uma outra atração da feira será a mostra “São José – O artesão”. A exposição é um encontro de artesãos de diversos municípios mineiros, selecionados por meio de um chamamento público aos interessados em participar da homenagem à São José. Mais de 100 artesãos de diversos municípios do estado manifestaram interesse e a mostra ficou aberta ao público no Palácio da Liberdade, na segunda quinzena de março, como parte das atividades do programa turístico Minas Santa 2024. Na WTM, serão expostos cerca de 70 itens feitos por 54 artistas de 32 cidades mineiras.

Vinicius Rosa Rios, natural de Tiradentes, região central do estado, terá sua obra apresentada em São Paulo. A escultura dele, uma representação de São José, foi feita utilizando latão velho, madeira e alguns detalhes com papel-machê. O avô de Vinicius, José Balbino Rosa, conhecido como Nanoia, era um marceneiro renomado na região e uma grande inspiração para o artista. “Sou marceneiro, escultor, pintor e levo com muito orgulho a herança do meu avô. Para mim, é uma emoção poder homenagear meu avô e levo com muito orgulho essa tradição da arte na madeira, da tinta”, conta Vinicius.

A WTM
A 11ª edição da WTM Latin America, importante encontro que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, de segunda (15) a quarta-feira (17), reunirá mais de 27 mil profissionais, agentes e expositores de países como Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Itália, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, China, Holanda, México, Ruanda, Tanzânia, África do Sul, Austrália e Azerbaijão, num total de mais de 40 destinos. Entre as novidades a serem apresentadas pela WTM Latin America nesta edição está a Rota da Diversidade, iniciativa que tem o objetivo de incentivar inovações significativas, reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.

Brasil adia para 2025 exigência de vistos para cidadãos da Austrália, Canadá e EUA



O turismo brasileiro necessita de mais estrangeiros, por ano a média é de cerca de 6 milhões visitantes estrangeiros que entram pelo país, seja por via terrestre ou aérea conforme o registro da Polícia Federal. Por decisão do Governo Federal a exigência do visto para três países seria cobrada a partir desse mês. Para incrementar o mercado de turista estrangeiro, a isenção de visto para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que desejam visitar o Brasil foi prorrogada para 10 de abril de 2025.

O adiamento do início da cobrança do visto tem como objetivo garantir a implementação completa do visto eletrônico, chamado e-Visa, disponível no endereço eletrônico: https://brazil.vfsevisa.com. A nova forma de solicitar o documento possibilita a praticidade e conveniência da emissão do documento 100% eletrônico, dispensando o comparecimento do interessado nos consulados brasileiros.

BH Airport com novas frequências para Lisboa e Bogotá

Comemorando os 40 anos de fundação, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está projetando o mês de abril mesmo sem nenhum feriado prolongado, será movimentado no BH Airport: a previsão é que circulem pelo terminal mais de 970 mil passageiros, o que representa um crescimento de 16% em relação a 2023. O número também supera o patamar do mesmo mês no período pré-pandêmico, representando um crescimento de 10% em relação a abril de 2019.



Segundo o gestor de Conectividade e Aviação, Clayton Begido, os números positivos são um reflexo do crescimento no número de viagens nos últimos meses, principalmente para atender a uma demanda reprimida desde o retorno das atividades turísticas pós-pandemia. A estimativa é que, em abril, o número de pousos e decolagens cresça 17% em relação ao mesmo mês no ano passado e 14% em relação a abril de 2019.

“O setor ainda se recupera das consequências da pandemia, mas agora já podemos falar em crescimento e de volta aos patamares pré-pandêmicos, como já demonstram os números do mês de abril. Além disso, é importante destacar o trabalho do BH Airport para a expansão de rotas, o que contribui para a atração de cada vez mais passageiros. Em 2023 ampliamos em 30% o número de destinos, fortalecendo as conexões de Minas Gerais com cerca de 70 destinos dentro e fora do país”, afirma.



De Minas para o mundo- Em abril, os passageiros também vão encontrar mais frequências de voos para o exterior. Desde o dia 31 de março, a TAP oferece mais uma frequência para Lisboa (Portugal), totalizando 7 voos semanais para o destino e tornando a rota oficialmente diária. No dia 1º de abril, a Avianca aumentou o número de voos para Bogotá (Colômbia), passando de 3 para 5 por semana.

Em 2023 o BH Airport alcançou a marca de 8 destinos internacionais, o que representou um crescimento de 4 vezes em relação a 2022. Além de Lisboa e Bogotá, o terminal tem voos recorrentes para Cidade do Panamá (Panamá), Willemstad (Curaçao) e Santiago (Chile), além de Buenos Aires, na Argentina, (previsto para retornar em julho) e Fort Lauderdale e Orlando, nos EUA (previstos para retornarem em junho).

Em breve, os amantes do Chile ainda terão mais seis voos semanais para Santiago. Em junho a Sky chega com três voos semanais para o destino e, em julho, a Latam vai aumentar a frequência dessa mesma rota, passando de três para seis vezes por semana.



Outros destinos atendidos - Além dos 8 destinos internacionais, o BH Airport oferece outros 52 domésticos e regionais, o que o torna o terceiro maior do Brasil em oferta de destinos no Brasil.

Em Minas Gerais, os destinos são: Araxá; Governador Valadares; Ipatinga; Juiz de Fora; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha. No Brasil, o terminal oferece os seguintes destinos: Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio de Janeiro - Galeão (RJ); Rio de Janeiro - Santos Dumont (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo - Congonhas (SP); São Paulo - Guarulhos (SP); Teresina (PI); Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).

Cobrança do couvert artístico



O Couvert Artístico é uma taxa cobrada por bares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem apresentações musicais ou artísticas ao vivo. Essa taxa visa a remunerar os artistas e cobrir os custos da apresentação.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o pagamento do couvert artístico é opcional, ou seja, o cliente tem o direito de escolher se deseja ou não pagar a taxa. Mas se o consumidor for informado de forma clara e prévia sobre a cobrança e fizer a escolha de permanecer no local para usufruir do serviço do entretenimento, então a cobrança é legítima e o Couvert Artístico passa a ser obrigatório.

Para que a cobrança do couvert artístico seja válida, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) juntamente com seu jurídico recomendam que o estabelecimento siga as seguintes regras: informar o cliente sobre a cobrança de forma clara e visível, em local de fácil acesso (como na entrada do estabelecimento, no cardápio ou na mesa); informar o valor do couvert ao cliente antes da consumação e repassar o valor integral ao artista ou grupo responsável pela apresentação. É necessário que o estabelecimento tenha alvará (licença municipal) para exibição de música ao vivo e, sobre o valor do couvert musical, deve-se pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) à municipalidade.

Capital mineira participa de eventos do turismo



A Belotur, representando o destino Belo Horizonte, estará presente em três importantes feiras do setor de turismo no mês de abril. Entre os dias 15 e 17, a empresa municipal participa da WTM Latin America, evento que acontece em São Paulo e busca posicionar a região como um dos destinos mais importantes da indústria mundial de viagens e turismo. Nos dias 19 e 20, o poder municipal estará presente na 8ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, que reunirá uma série de fornecedores internacionais em Pernambuco. Já nos dias 26 e 27, a capital mineira será a sede do Minas Travel Market (MTM), agenda que promete reunir mais de 2 mil profissionais do Turismo no Minascentro.



A participação da Prefeitura de Belo Horizonte na WTM representa uma grande oportunidade para o avanço na valorização da gastronomia mineira e na consolidação da capital como um importante destino turístico gastronômico. Durante o evento, no espaço da Belotur, inspirado nos tradicionais bares da cidade, haverá uma cozinha show ao vivo com a chef Tainá Moura, apresentando os pratos típicos mineiros, como o tropeiro, o torresmo, o fígado com jiló e o pão de queijo com pernil. Também haverá atividades em conjunto da Belotur com o Mercado Central, que completa 95 anos de fundação em 2024, e com a Lalka, primeira fábrica de balas e chocolates artesanais de Belo Horizonte.

Os receptivos ‘HT Happy Travel’ e ‘Sensações Turismo’ farão parte da comitiva belo-horizontina no evento, divulgando roteiros exclusivos da cidade, com destaque especial para o Conjunto Moderno da Pampulha. Outro importante momento da WTM será o lançamento do projeto ‘Rota da Diversidade’, que irá abranger iniciativas que promovam o Turismo LGBT+, o Afroturismo e o Turismo 60+. As ações selecionadas receberão destaque no mapa da feira com o selo da ‘Rota da Diversidade’ e terão a oportunidade de participar de ações exclusivas, que serão divulgadas posteriormente. A Belotur inscreveu o roteiro ‘Belos Horizontes Negros’, da empresa Sensações Turismo, juntamente com o Guia LGBTQIAPN+, para participar da ação.

“É com grande alegria e entusiasmo que destacamos a presença de Belo Horizonte na WTM, uma das mais importantes agendas do setor de turismo do continente, que abre o calendário das grandes feiras no país. A gastronomia e o Conjunto Moderno da Pampulha serão mais uma vez apresentados ao mercado mundial, destacando o que a capital mineira tem de melhor em roteiros exclusivos, do tradicional ao contemporâneo. O grande objetivo da nossa participação é mostrar que Belo Horizonte não é uma cidade de passagem, e sim um destino com diversas possibilidades e experiências autênticas. Destaco também a MTM, que terá a capital mineira como anfitriã, reforçando o posicionamento da nossa cidade como um importante destino de eventos de grande porte”, comenta Marina Simião, diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur.



Com o tema ‘The Future is Open. Be The Change’, a WTM Latin America 2024 reunirá o trade do turismo de todo o mundo em 3 dias repletos de inovação, aprendizado e muito networking. Será uma oportunidade para que destinos, operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de tecnologia, e outros players do mercado tenham acesso a produtos exclusivos e lançamentos dos maiores nomes do turismo global.

8 ª Rodada de Negócios da Foco Operadora - Na 8ª Edição, a ‘Rodada de Negócios’ da Foco Operadora se estabeleceu como a maior agenda de turismo da região Nordeste, reunindo os melhores agentes de viagens dos mercados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Ceará e Pernambuco. Com a participação de mais 600 profissionais de todo o país e mais de 100 expositores, vindos não só do Brasil, mas também da América do Sul e Europa, a ‘Rodada de Negócios’ se consolidou como um ponto de encontro essencial para aqueles que desejam fazer transações no ramo do turismo.

A participação da capital mineira na agenda será como destino expositor, destacando Belo Horizonte como uma cidade surpreendente, apresentando os roteiros gastronômicos, os grandes eventos da cidade, como o Carnaval e Arraial, e o programa ‘Belo Horizonte Receptiva’, iniciativa que visa promover o turismo local através das agências de receptivo e guias de turismo. A Belotur terá um balcão exclusivo para atender os agentes participantes, oferecendo uma capacitação de 20 minutos para os profissionais interessados.

A importância da presença da Prefeitura de Belo Horizonte na agenda se deve a continuidade do trabalho de promoção que está sendo feito diretamente com agentes e operadoras, colocando o destino na prateleira dos principais atores do segmento, considerando principalmente o Nordeste como um importante polo emissor de turistas para a cidade.

Minas Travel Market - Nos dias 26 e 27 de abril ocorrerá no Minascentro a primeira edição da Minas Travel Market (MTM), evento que substitui o antigo Salão do Turismo de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Inspirado e idealizado pelos mesmos criadores do Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza, uma das maiores feiras de turismo do continente, a MTM promete ser um sucesso e reunir grandes nomes do setor. Nesta primeira edição, a capital mineira será a cidade anfitriã e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, está apoiando a iniciativa.

O poder municipal terá um destaque especial no evento, apresentando experiências exclusivas de Belo Horizonte em uma área de 140 metros quadrados, localizada entre os estandes 70 e 79. Como ocorrerá na WTM, serão promovidos roteiros distintos da cidade, destacando dois dos mais notáveis patrimônios belo-horizontinos: o Conjunto Moderno da Pampulha e a Gastronomia.

Praia Bonita Resort em Praia de Camurupim

A apenas alguns passos da deslumbrante Praia de Camurupim, encontra-se o Praia Bonita Resort, um verdadeiro refúgio de tranquilidade e diversão em Nísia Floresta, no litoral do Rio Grande do Norte. Com sua localização privilegiada, pé na areia e próxima à encantadora Lagoa de Arituba, este resort oferece uma experiência única para quem busca relaxamento e entretenimento em meio à natureza da região.



Para aqueles que desejam aproveitar ao máximo sua estadia, o Praia Bonita Resort apresenta uma promoção especial: um pacote de 5 dias e 4 noites a partir de R$ 1.248,00 para 2 adultos e 2 crianças de até 12 anos, com café da manhã incluso. Uma oportunidade imperdível para desfrutar de momentos inesquecíveis em família. A promoção é válida de 01/04 a 31/08, com exceção para o período entre 20/06 e 20/07.

Além disso, durante sua estadia, os hóspedes têm acesso a uma variedade de atividades e comodidades. Recreadores estão disponíveis para entreter as crianças, enquanto o parque aquático oferece diversão refrescante para todas as idades. À noite, os visitantes podem desfrutar de um emocionante mini show temático, com couvert artístico incluso.



Para garantir o conforto e a conveniência dos hóspedes, o Praia Bonita Resort oferece opções de refeições para todos os gostos. Pacotes de refeições com buffet, sobremesas e bebidas não alcoólicas inclusas estão disponíveis por R$ 350,00 para 4 jantares ou R$ 650,00 para 4 almoços e 4 jantares. Pais que desejarem adquirir o pacote de refeições para crianças de 8 a 12 anos terão um desconto de 50% para os menores. Além disso, há a possibilidade de comprar refeições avulsas, pizzas, sanduíches ou optar pelo menu executivo.

Os serviços diários de entretenimento e lazer, das 09h às 17h, garantem que não haja um momento de tédio durante a estadia. E para maior flexibilidade, cada diária adicional ou redução acrescenta ou diminui o valor do pacote de hospedagem com café em 20%. informações: WhatsApp (084) 98823-9090 e www.praiabonita.com

Santa Casa BH destaca em transplantes de órgãos

Em 2023, ano em que o Brasil registrou o melhor resultado em transplantes de órgãos na última década (só entre janeiro e setembro, foram 6.766, segundo o Ministério da Saúde), a Santa Casa BH se consolidou como o segundo maior hospital transplantador cardíaco do país. Ao todo, 31 pacientes ganharam um novo coração, graças à solidariedade de doadores anônimos, o que equivale a uma média de 2,5 cirurgias por mês. Esse número também representa um recorde anual da própria instituição, desde que os transplantes cardíacos começaram a ser feitos, em 2019. Considerando os demais órgãos sólidos (rins, fígado, córnea), além de tecidos, células e medula óssea, a Santa Casa BH realizou 355 transplantes, no último ano.



O ranking anual de hospitais é divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Segundo a entidade, a Santa Casa BH, que é a maior instituição transplantadora de Minas Gerais, figurou em segundo lugar no cenário nacional, juntamente com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, em Brasília. Em primeiro lugar, ficou o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor).

Para o médico coordenador do programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH, Dr. Silvio Amadeu de Andrade, alcançar esse resultado é uma prova tangível do compromisso contínuo da instituição com a vida e o bem-estar dos pacientes.

“O programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH foi instituído com o propósito de oferecer um serviço de excelência, sendo referência não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. Assim como todo o setor de Transplantes, nosso corpo clínico e assistencial atua de ponta a ponta, desde a efetiva abordagem de familiares de potenciais doadores de múltiplos órgãos internados na instituição, passando pela realização dos transplantes e indo até o acompanhamento dos pacientes por toda sua vida”, explica Dr. Sílvio.

Toda a expertise adquirida pelos profissionais do transplante cardíaco da Santa Casa BH fez com que o programa despontasse rapidamente no cenário nacional. “O feito de ser o segundo hospital que mais realizou transplantes cardíacos no Brasil, em 2023, é ainda mais notável, se considerarmos que o programa teve início há relativamente pouco tempo, em 2019. Naquele ano, fizemos 14 transplantes, quatro anos depois, apresentamos um crescimento de 121,4%. É uma grande conquista e estamos muito orgulhosos. Mais do que números, isso significa que ajudamos a devolver a esperança e a salvar a vida de pacientes com doenças cardíacas graves”, ressalta o médico coordenador.

Nesse cenário de crescimento do número de transplantes cardíacos, a Santa Casa BH, reforçando seu posicionamento de levar saúde de ponta para todos, está comprometida em difundir as melhores práticas e compartilhar conhecimento com outros profissionais de saúde. Para isso, neste ano, o maior hospital transplantador de Minas Gerais abriu uma vaga de fellowship em transplante cardíaco - treinamento especializado com duração de um ano -, por meio de um edital da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, com o objetivo de proporcionar ao médico a oportunidade de agregar conhecimento e estagiar no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para aprimorar sua experiência.



Excelência em transplantes - Comprovando a excelência do serviço, a Santa Casa BH recebeu, também no ano de 2023, o selo Nível A em transplantes, concedido pelo Ministério da Saúde. A certificação, que é a qualificação máxima concedida a hospitais de todo o Brasil que integram o Sistema Nacional de Transplante (SNT), é baseada na análise de indicadores relativos a volume, segurança e qualidade da assistência prestada, com o intuito de aperfeiçoar os mecanismos de controle dos procedimentos.

A classificação tem, ainda, o objetivo de estabelecer o custeio diferenciado para a realização de transplantes de órgãos e células, em conformidade com o desempenho de cada instituição.



Como se tornar um doador de órgãos - Até o início de 2024, não havia forma oficial reconhecida de uma pessoa informar aos seus familiares a sua intenção de ser doadora de órgãos. No entanto, no último dia 2 de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto com os cartórios, lançou a campanha “Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém”, que instituiu uma forma eletrônica, segura e gratuita de manifestar esse desejo. Para se cadastrar, basta preencher um formulário, pelo aplicativo “e-notariado” ou pelo site: https://aedo.org.br/

Informações para a coluna enviar para 
 @sergiomoreira63

Peugeot comemora Prêmio Melhor Revenda concedido ao 208 e ao e-Expert



A PEUGEOT acaba de inaugurar sua lista de troféus de 2024 em dose dupla. O e-208 e o e-Expert foram reconhecidos no Prêmio Melhor Revenda, certificação realizada pelo KBB (Kelley Blue Book), empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, e pela revista Quatro Rodas.

O e-208 foi eleito na categoria Elétrico de Acesso, que considerou os preços de suas gamas, tecnologias de série embarcadas, posicionamento no portfólio da fabricante e proposta de marketing para determinar se cumpre o papel de modelo de entrada da marca.


A performance do PEUGEOT e-208 é garantida por um motor que entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos.

Já o e-Expert se consagrou na categoria Furgão Comercial Elétrico, que analisou modelos com carroceria do tipo van, de porte médio e/ou grande, com peso bruto total limitado a 3.500 kg, exclusivamente dedicados ao transporte de carga, independentemente da marca, porte ou motorização, movidos a propulsão puramente elétrica.

Com 330 km de autonomia (WLTP) e 289 km (Inmetro) e muita versatilidade, o e-Expert constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios. O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh.

Para a edição deste ano, a comissão de seleção analisou 116 modelos em 23 diferentes categorias e premiou os automóveis e comerciais leves que tiveram a menor desvalorização entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

domingo, 14 de abril de 2024

Citroën promove ação Test Drive Premiado. Promoção ocorrerá até o dia 27 de julho em todas as concessionárias da marca e vale para o Novo C3 e Novo Aircross



Um bom café, uma viagem e um carro novo na garagem. É com essa proposta de um combo perfeito que a Citroën inicia, nesta sexta-feira, o Test Drive Premiado para os modelos Novo Citroën C3 e Novo SUV Citroën Aircross em todas as suas versões.

De 12/4 a 27/7, quem for realizar o test drive de um dos modelos em qualquer uma das mais de 170 concessionárias Citroën espalhadas pelo Brasil, poderá se cadastrar na promoção de imediato, por meio de um QR Code localizado dentro do veículo. Após o preenchimento dos dados, o cliente automaticamente concorrerá a um prêmio instantâneo e poderá ganhar, na hora, uma cafeteira Nespresso.

os clientes que efetuarem a compra do Novo Citroën C3 ou do Novo SUV Citroën Aircross, concorrerão a cinco viagens com acompanhante para um destino nacional de sua escolha, em resort all inclusive por até três noites, contemplando passagens, traslados, alimentação e hospedagem para todos os dias, seguindo o regulamento divulgado no site da campanha.

Para participar dessa etapa, é preciso cadastrar a nota fiscal de compra do veículo, a data da compra, o nome da concessionária e o modelo do veículo adquirido no www.testdrivepremiadocitroen.com.br. Os sorteios ocorrerão a partir do final do mês de maio.

Recentemente, o Novo Citroën C3 conquistou o Prêmio Melhor Revenda, certificação realizada pelo KBB (Kelley Blue Book) e pela Quatro Rodas, na categoria Hatch Compacto de Acesso. Já o Novo Citroën Aircross, com seu amplo espaço interno e extensa lista de acessórios, está disponível em versões de cinco e sete lugares, todas equipadas com o premiado motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio CVT de sete marchas.

O Novo C3 parte de R$ 75.790. O Novo Aircross está disponível a partir de R$ 99.990 e ainda oferece as três primeiras revisões grátis. Verifique a concessionária mais próxima em https://www.citroen.com.br/concessionarias.html. Os regulamentos estão disponíveis em https://www.testdrivepremiadocitroen.com.br/regulamentos.

Motul lista os cinco diferentes tipos de transmissão de veículos e


Empresa compartilha ainda quais as recomendações de óleos lubrificantes específicos para cada sistema

São Paulo, abril de 2024- O mercado automotivo está em constante evolução, impulsionado pela demanda dos consumidores, mudanças nas regulamentações e avanços tecnológicos. Neste contexto, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, lista os cinco tipos de transmissão disponíveis no mercado brasileiro e o melhor lubrificante para atender as necessidades de cada um deles.

1- Transmissão manual: está se tornando menos comum devido à preferência por transmissões automáticas. Quanto ao lubrificante ideal, as montadoras exigem uma variedade de graus de viscosidade SAE, mas há uma tendência crescente para produtos de baixa viscosidade em todos os sistemas, incluindo câmbio manual.

2- Transmissão automatizada: A recomendação de lubrificantes para esse tipo de transmissão varia de acordo com o fabricante e as especificações do veículo.

3- Transmissão de dupla embreagem: amplamente utilizada em veículos leves, oferece trocas de marchas mais rápidas e eficiência na economia de combustível. Para garantir o desempenho ideal, recomenda-se o uso de lubrificantes da embreagem úmida que resistam à oxidação e altas temperaturas, além de fornecer atrito suficiente para evitar o deslizamento e a perda de torque.

4- Transmissão continuamente variável (CVT): construído com duas polias de tamanho variável interligadas por correia ou corrente, este sistema proporciona uma infinidade de relações de marcha. É conhecido pela suavidade e eficiência, com a transferência de torque realizada por embreagens úmidas ou conversor de torque. O Multi CVTF é o produto padrão para a maioria dos câmbios CVT no mercado nacional, exceto em casos específicos indicados pela montadora.

5- Transmissão automática convencional: combina sistemas hidráulicos, eletrônicos e mecânicos para proporcionar trocas de marchas suaves e eficientes. É comumente equipado com conversor de torque e requer lubrificantes específicos para atender suas demandas. Para esse sistema, a Motul possui uma linha com lubrificantes de alto desempenho e aplicáveis a diferentes montadoras.

Especificações de cada transmissão

Devido à vasta gama de sistemas automotivos disponíveis, a seleção adequada do momento e do tipo ideal para a troca do lubrificante pode ser uma fonte de incerteza tanto para os motoristas quanto para os mecânicos. Para garantir a aplicação correta do produto, é aconselhável consultar o manual do proprietário ou o manual de serviços para identificar a especificação exigida.

“É fundamental examinar a ficha técnica do produto para garantir que ele esteja em conformidade com as especificações mencionadas. Para mais detalhes, a Motul disponibiliza fichas técnicas em nosso Guia de Produtos. A empresa oferece uma vasta seleção de lubrificantes de alta qualidade, meticulosamente formulados para atender às exigências individuais de cada sistema mencionado”, afirma Danilo Silva, Engenheiro de Aplicações da Motul Brasil.

Para saber mais sobre este tema, confira demais explicações no Blog dentro do Motul Expert: https://motulexpert.com.br/conheca-os-tipos-de-transmissao-e-os-lubrificantes-indicados-para-cada-um/ 

sábado, 13 de abril de 2024

Show da Madonna vai movimentar R$ 293,4 milhões na economia e dar aos cariocas um retorno 30 vezes maior do que o valor investido pela prefeitura em patrocínio. Investimento municipal de R$ 10 milhões será recuperado somente com a arrecadação de ISS do mês de maio, com o impacto provocado pelo evento

 


O show da Madonna, na Praia de Copacabana, no dia 4 de maio, irá movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio em patrocínio. 


Os reflexos do evento na cidade estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que leva em consideração os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. 


O levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) mostrou ainda que somente com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio o montante aplicado já será recuperado. 

 

Segundo a organização do evento, o público estimado é de pelo menos 1 milhão de pessoas, entre cariocas e moradores da região metropolitana, turistas nacionais e estrangeiros. 


Para o fim de semana do show, vai haver muitos voos extras, vindo de várias cidades do Brasil, além do aumento de passageiros na rodoviária, bem como uma forte ocupação hoteleira. Em alguns bairros, como Copacabana, local do show, a ocupação deve ficar perto dos 100%.

 

–  O Rio continua na agenda internacional de grandes eventos, o que impacta diretamente a economia da cidade. Em 2023, o resultado foi significativo, com muitos cariocas e turistas aproveitando calendário intenso de eventos culturais e de negócios. 


Em 2024 não está sendo diferente, por isso esperamos grande movimentação na economia e a continuidade do impacto positivo do setor – disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio (SMDUE), Chicão Bulhões.  

 

A pesquisa da Prefeitura estimou um aumento da arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) de 20%, em comparação com maio de 2023, de atividades relacionadas ao show, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, além de serviços de artistas, que são bastante impactadas positivamente por grandes eventos. 


Com isso, espera-se que em maio de 2024 a arrecadação de ISS desses setores seja de R$ 60,9 milhões, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Ou seja, com base nesses dados, o investimento público para o show da Madonna pode ser retornado para a Prefeitura, na mesma magnitude, com aumento da arrecadação de impostos. 

 

Com base em dados da organização do evento, compilados pela SMTUR, a exposição na mídia internacional do show da Madonna no Rio, após o anúncio oficial, alcançou em termos publicitários US$ 43,9 milhões – o equivalente a R$ 217,6 milhões (mais de 20 vezes o investimento da Prefeitura). 


Isso quer dizer que a Prefeitura do Rio, caso fizesse uma campanha de publicidade na imprensa internacional, teria que gastar mais de R$ 200 milhões, conquistados, espontaneamente, com a oficialização do show.

 

– O show gratuito da Madonna em Copacabana tem um impacto gigantesco para nossa cidade. Com certeza este será um dos maiores eventos de visibilidade internacional do Rio, movimentando nossa economia, atraindo turistas do Brasil, América Latina e do mundo todo. E é com enorme alegria que receberemos de braços abertos todos os turistas, para juntos com os cariocas, dançarmos na areia da praia mais famosa do mundo” comenta Daniela Maia, secretária de turismo da cidade do Rio de Janeiro – destacou a secretária de Turismo, Daniela Maia.

 

O evento marca o encerramento da turnê da cantora pop norte-americana. Além dos efeitos econômicos diretos que espetáculos como esse exercem sobre a economia local, também existem os indiretos, com impactos culturais e de imagem para a cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que esse show memorável transforme uma das praias mais conhecidas internacionalmente na maior pista de dança do mundo.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.296 — 11/4/2024

 


Elon Musk sabe exatamente o

que não quer: elétrico básico

 


O dono da Tesla, da empresa de foguetes SpaceX e do X (ex-Twitter) gosta também de criar polêmicas e nem se intimida. A mais recente, na área automobilística, foi a tentativa de desacreditar a maior agência noticiosa do mundo, a britânica Reuters. A Wikipédia aponta que a empresa fundada em 1851 pelo alemão Paul Julius Reuter tem 14.000 funcionários, em 204 cidades e distribui informações em 19 línguas.

No começo deste mês publicou uma extensa informação, tendo três diferentes fontes de referência, sobre a desistência da Tesla de construir um carro elétrico de entrada que custaria em torno de US$ 25.000 (R$ 127.000). E ainda adiantou que a marca americana investiria apenas em um robotáxi.

A resposta de Musk, sul-africano naturalizado americano e agora rebaixado pela Forbes de primeiro para segundo homem mais rico do mundo, foi de forma destemperada: “Reuters mentiu (de novo).” Ações da Tesla chegaram a cair de preço e depois se recuperaram.

Atualmente seu modelo mais barato é o Tesla 3 que custa US$ 39.000 (R$ 198.999) nos EUA. Concorrer em uma faixa de preço 36% inferior com os subsídios abertos e ocultos aplicados na China para veículos elétricos certamente se trata de um desafio hercúleo.

O automóvel de uso familiar e de menor preço pode ser até uma opção futura. Musk já afirmou que pretende, um dia, vender 20 milhões de veículos por ano, o dobro do grupo Toyota em 2023. Se conseguir alcançar essa escala de produção, talvez mude de ideia (de novo...). Hoje, com 1,8 milhão de unidades comercializadas no ano passado, tudo indica o descarte do elétrico básico.


Produção de veículos estagnou no primeiro trimestre

De janeiro a março o Brasil fabricou 538.000 unidades entre veículos leves e pesados, um aumento simbólico de 0,4% em relação ao mesmo período de 2023. Independentemente da sazonalidade o resultado não é bom, mas a Anfavea espera recuperação nos próximos trimestres e manteve sua previsão de que 2024 apresentará crescimento de 6% sobre o ano passado.

A produção não depende apenas das vendas internas (alta de 9,1%) em razão do comportamento das exportações que ficaram 28% menores. Também houve aumento das importações apesar da greve do Ibama nos portos. No primeiro trimestre deste ano a participação de veículos do exterior no mercado brasileiro foi de 17,5%, a maior dos últimos quatro anos.

Apesar da base comparativa muito baixa os veículos elétricos puxaram a venda dos importados no primeiro trimestre, porém o ritmo pode diminuir em razão do aumento do imposto para modelos sem produção local. Até meados de 2026 a taxa atual de 15% estará em 35%, mas por outro lado tornará rentável a fabricação no Brasil, mesmo que baterias e motores continuem vindo do exterior.

De janeiro a março ficou assim a distribuição (%) das vendas entre automóveis e comerciais leves: gasolina, 4,5; elétricos, 2,9; híbridos, 2,4; híbridos plugáveis, 2,1; flex, 78,1 e diesel, 10. Deve-se notar que os dois tipos de híbridos somados, 7.476 unidades no primeiro trimestre, ainda estão 22% acima dos 6.132 elétricos no mesmo período.

Os estoques totais nas fábricas e concessionárias atingiram 36 dias, em março contra 35, em fevereiro. Isso apesar de promoções e incentivos que estimularam a demanda, provocando estabilização ou até queda de preços em alguns modelos e versões.

Um estudo do Webmotors entre usuários da sua plataforma apontou que 83% dos entrevistados têm a intenção de comprar ou trocar de carro em 2024. Entre estes 22% visam um modelo zero quilômetro, 60% um usado e 18% ainda estão em dúvida.


Picape S10 2025 recebe mudanças estéticas e mecânicas

Em fase de pré-lançamento, a Chevrolet S10 2025, primeira picape média fabricada no Brasil (1995), recebeu modificações externas, internas e no trem de força. Não se trata de nova geração, mas uma mudança marcante disponível em maio. A estratégia de pré-venda agrega três versões, todas de cabine dupla e com itens sem custo adicional como protetor de caçamba e uma divisória para acomodação de carga.

As maiores mudanças foram na parte dianteira: grade de radiador, capô, para-lamas, para-choque, logotipos, faróis e lanternas agora em LED. Há novos pneus e rodas de liga de alumínio, estas com maior offset, o que permitiu pequeno aumento das bitolas. Para-lama traseiro e acabamento inferior das portas também mudaram. Atrás, as lanternas são iguais, mas com iluminação parcial em LED.

Interior recebeu a central multimídia de 11 pol. mais moderna com Wi-Fi nativo, portas USB-A e USB-C, já existente no monovolume Spin, que se junta ao quadro de instrumentos digital de 8 pol. Agora o volante é regulável em altura e distância. Bancos dianteiros mais anatômicos e melhora nos apoios laterais complementam as mudanças, incluindo isolamento acústico melhorado.

Motor diesel Duramax ganhou 7 cv e 1 kgf·m (207 cv/52 kgf·m), ficou até 13% mais econômico e com menor nível de ruído. Graças também ao novo câmbio automático, que passou de seis para oito marchas, o consumo homologado Inmetro é de 9,5/11.4 km/l (cidade/estrada).

Preços se mantiveram: R$ 281.900 (Z71), R$ 292.800 (LTZ) e R$ 302.900 (High Country).

 

BMW terá híbrido plugável na sua fábrica brasileira

O primeiro modelo premium e híbrido plug-in produzido na América do Sul está programado para entrar em linha na fábrica de Araquari (SC) no último trimestre deste ano. Será o quinto produto nacional e se juntará aos X1, X3 e X4, além do Série 3, já produzidos no País.

Reiner Braun, presidente do BMW Group América Latina, afirmou que a fabricante regula rigorosamente sua produção à demanda. “Como, no ano passado, alcançamos um recorde de 25% de mix de vendas de modelos híbridos e elétricos no mercado brasileiro e o X5 o terceiro modelo mais vendido do nosso portfólio, foram duas das razões para decidirmos agora pela produção aqui do X5 Plug-in Hybrid.”

Em dezembro de 2023, a empresa já havia anunciado aumento de 10% na capacidade de produção no Brasil, a partir de 2024, para o total de 11.000 unidades/ano. Sua fábrica catarinense é bastante flexível e está nos planos, inclusive, colocar em linha um modelo elétrico desde que a procura justifique o investimento.


Festa comemora 60 anos do Mustang

A Ford Brasil preparou uma programação digna do 60º aniversário de um ícone da indústria e da cultura pop. O Mustang estrelou filmes, séries, foi assunto de músicas, jogos e outros produtos, em suas sete gerações e mais de 100 versões. Inspirou a criação de mais de 300 clubes de proprietários ao redor do mundo.

Entre as ações estão a doação de um Mustang, em cor exclusiva e especialmente customizado por Alan Mosca, para que uma ONG organize um leilão com fins beneficentes.

Uma grande festa noturna em 13 de maio no autódromo de Interlagos prevê mais de 300 carros em desfile pelo circuito. Para os mais aficionados há uma Experiência de Pista individual desde um teste normal até uma volta rápida.

A marca reafirma que o cupê de quatro lugares continuará em linha e unicamente com motor V-8. Os dois principais concorrentes diretos do modelo (Chevrolet Camaro e os Dodge Challenger e Charger) terão apenas motores elétricos.

Jeep® day: marca celebra seu legado. Jeep® foi responsável por elevar o segmento de SUVs no País nos últimos anos

 

O Jeep Wills desempenhou um papel importantíssimo na II Guerra Mundial

sexta-feira, 12 de abril de 2024

9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia. O maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil e acontece entre 30 de maio e 2 de junho




A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia 2024, já tem data confirmada,ocorrerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.


Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações.


São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.


Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.


Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.


Inscrição

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 12 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.


“Águas de Lindóia" já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, finalizou Mingo Abonante, presidente do EBAA.


“A cidade de Águas de Lindóia já está se preparando para receber o evento e a maioria dos hotéis da cidade já estão lotados”, alerta Junior.

Lua de mel na Ilha da Madeira: conheça cinco experiências para vivenciar a dois. Arquipélago é destino perfeito para casais graças aos hotéis charmosos, restaurantes românticos e atrações perfeitas para curtir a sós



Passeio de barco pela Ilha é obrigatório

Maio é considerado o mês das noivas no Brasil e, por isso, muitos casamentos são realizados no país nesta época. Logo depois, vem a tão esperada viagem romântica, a lua de mel. 

A Ilha da Madeira, famoso arquipélago português, vem se tornando um destino cada vez mais buscado pelos pombinhos que desejam curtir dias tranquilos em um destino surpreendente. 


Com lindas paisagens, hotéis de alto padrão e passeios românticos, a Madeira é uma verdadeira joia rara para iniciar a vida a dois. Além disso, o destino também conta com temperaturas amenas durante todo o ano, praias lindas, florestas subtropicais e uma gastronomia de dar água na boca. Conheça cinco experiências imperdíveis para fazer a dois na Madeira durante a lua de mel - ou em qualquer outra época do ano. 

Visitar o Jardim Botânico 

Vale a pena reservar algumas horinhas para fazer um delicioso passeio de mãos dadas pelo Jardim Botânico da Madeira, localizado na Quinta do Bom Sucesso, a três quilômetros de distância de Funchal, capital da ilha. 

O local abriga mais de duas mil plantas exóticas, vindas de todos os continentes, algumas até já se encontram em extinção em seus locais de origem. O Jardim Botânico é o cenário perfeito para garantir lindas fotos da viagem e ainda ter a vista de diversos ângulos da cidade. 

Fazer um passeio de barco


A Madeira é cercada pelo Oceano Atlântico e uma das melhores formas de se conectar com o mar é por meio de um passeio de barco, que pode ser feito em grupo ou de forma privativa. 

Os casais que buscam mais exclusividade podem contratar um iate ou veleiro. Há saídas para passeios de barco em várias partes da ilha, como Funchal, Calheta e Machico. É só escolher o destino e se aventurar em alto mar!

Reservar um jantar romântico em um dos restaurantes com estrelas Michelin


A gastronomia da Ilha da Madeira é um show à parte Os casais irão encontrar muitos pratos à base de frutos do mar, ingredientes locais e frescos, além de vinhos perfeitos para harmonizar com cada prato. 

O destino conta com dois estabelecimentos premiados com estrelas Michelin: o Il Gallo D’Oro e o Restaurante William. Em ambos os restaurantes é possível desfrutar de um jantar romântico e de uma verdadeira experiência gastronômica de alto padrão.

Brindar a viagem com o vinho Madeira


Seja em algum restaurante, no hotel ou durante um passeio, o famoso vinho Madeira é a bebida perfeita para brindar a nova fase de vida a dois. O destino é reconhecido mundialmente pelos seus vinhos, que são de altíssima qualidade e aromas intensos. Uma das formas de apreciar de perto o vinho é fazendo um tour guiado no Blandy's Wine Lodge, localizado em Funchal, capital da ilha, que conta com mais de 600 barris da bebida, além de uma loja com várias opções de vinhos para levar na mala. 

Desfrutar de um dia incrível no hotel


Outro ponto forte na Ilha da Madeira é o setor hoteleiro. De hotéis de ultra luxo a opções mais acessíveis, a hospitalidade está presente em todos os meios de hospedagens. O madeirense sabe receber os hóspedes como ninguém - e adoram fazer isso. 

No destino há várias opções de hotéis quatro e cinco estrelas, com quartos espaçosos, ambiente exclusivo ideal para um pouco de romance e serviço de alta qualidade. 

Além disso, muitos hotéis também oferecem serviços especiais para casais, como forma de tornar a estada ainda mais agradável e inesquecível, incluindo tratamentos e massagens nos spas. 

Na Madeira há excelentes spas dentro dos hotéis, que oferecem desde massagens e tratamentos corporais a reflexologia, aromaterapia, terapia de pedras e muito mais.

 

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.

Preço médio dos carros usados sobe e atinge maior patamar desde junho de 2023. Com alta de 3,37% no mês no ticket médio, mercado se mostra aquecido com margens em alta e giro de estoque em queda


O ticket médio de vendas dos carros usados atingiu R$ 81.596 no mês de março deste ano, o maior valor desde junho de 2023. Em relação ao mês anterior, o valor médio cresceu 3,37%, comprovando o bom momento vivido pelo mercado. No período, a margem bruta se manteve acima dos 11% e o giro do estoque caiu para 38 dias, depois de dois meses em alta. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU).


“Desde dezembro de 2023, estamos vendo um aquecimento forte do mercado de usados. No primeiro trimestre de 2024, houve um crescimento das vendas de 5,2% sobre o ano passado, de acordo com a Fenabrave. Este movimento elevou a margem bruta das concessionárias que se encontra acima da média do último trimestre de 2023, quando ficou entre 10,4% e 10,7%”, explica Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
 

Desde junho de 2023, quando atingiu R$ 81.596, o ticket médio dos usados não ficava acima de R$ 80 mil, o que evidencia o aumento da demanda por carros mais caros e a alta dos preços dos usados. “Em poucos momentos no ano passado o ticket médio ficou acima de R$ 80 mil, basicamente entre março e junho de 2023. Isso não necessariamente quer dizer que os preços dos usados estão em alta, mas também demonstra que o brasileiro está disposto a pagar mais para adquirir modelos mais novos ou mais sofisticados também”, observa.


Já o retorno sobre o investimento (ROI) das concessionárias atingiu 70% em março. O destaque fica com a Honda, com um ROI de 113%. Chevrolet e Hyundai foram as redes de concessionárias que registraram uma melhor taxa de conversão (avaliação versus venda), com 19%.


A amostra do estudo engloba 2.633 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$ 1,4 bilhão de vendas anuais.
 

Mais rentáveis


Pelo segundo mês consecutivo, o Fiat Argo foi o carro mais rentável, com preço médio de R$ 65 mil, pouco acima de fevereiro (R$ 64 mil). A margem do modelo ficou em 12,3% e o giro médio de estoque em 33 dias. O Honda HRV, que tem mês a mês figurado nas primeiras posições, subiu do terceiro para o segundo lugar, com um valor médio de R$ 130 mil, acima dos R$ 128 mil em fevereiro. Já o Toyota Yaris, registrou queda do preço médio, de R$ 86 mil para R$ 85 mil e recuou da segunda para a terceira posição no ranking.


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