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segunda-feira, 19 de março de 2012

CHERY DO BRASIL TEM NOVO ASSESSOR DE IMPRENSA. SÉRGIO DUARTE ASSUME A COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

A SD&PRESS Consultoria, de Sergio Duarte, responsável pelo relacionamento com a mídia da Chery China e Chery International,  informa que assume também, a partir de hoje, 19 de março, a assessoria de imprensa da Chery Brasil.
À equipe de atendimento, formada pelas jornalistas Mariana Larsson e Priscila Fabi, além de contar com a participação direta do próprio Sergio Duarte, o Blog do Arnaldo Moreira deseja muito sucesso nesse novo desafio.
Colocamo-nos ao dispor para cooperar com esse trabalho que, com certeza, será profícuo e desenvolverá a presença da Chery no Brasil.

domingo, 18 de março de 2012

ALUNOS DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU, EM PORTUGAL, CONSEGUIRAM INSTALAR UM MOTOR ELÉTRICO NUM VOLVO 450 QUE FAZ 100 KM COM APENAS R$ 3,30

Alunos finalistas da Escola Superior de Tecnologia, de Viseu, em Portugal, transformaram um Volvo, modelo 450, em um veículo que percorre 100 km gastando apenas 1,40 Euro (R$ 3,30),substituindo o motor a gasolina por um potente e inovador motor elétrico de 15 KW que é abastecido numa tomada normal. A notícia foi dada pela TVI, no seu Jornal Nacional. 


Assista o vídeo e tire suas conclusões:


https://mail.google.com/mail/ca/?ui=2&ik=51b18ca103&view=att&th=13627f11daab88fd&attid=0.1&disp=safe&realattid=c43ca847d60682b2_0.1&zw

sábado, 17 de março de 2012

RENAULT LANÇA SÉRIE LIMITADA DO CLIO R.S. RED BULL RACING RB7, MAS APENAS PARA A EUROPA


Após ter obtido o título de campeã do Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1, conquistado em 2011 com a equipe Red Bull Racing, a Renault Sport lança, na Europa, a série limitada Clio R.S. Red Bull Racing RB7:
-- Um veículo dedicado à performance (chassi tipo Copa Clio, rodas pretas de 18’’ modelo Interlagos, R.S. Monitor) coroado com um design imponente,
-- Os primeiros quatros países de comercialização dessa série limitada serão França, Espanha, Suíça e Bélgica, com início dos pedidos em 14 de março, na França.

“O Clio R.S. Red Bull Racing RB7, se assemelha a bólido de competição com um look radical, inclui os equipamentos mais recentes desenvolvidos pelos profissionais da Renault Sport Technologies. Esperto e ousado, a série limitada Clio R.S. Red Bull Racing RB7 tem como atrativo principal o seu design impactante: uma homenagem à relação entre a Renault Sport Technologies e a Renault Sport F1, em parceria com a equipe Red Bull Racing!”, comemora Jean-Maxime Boulanger, Gerente de Produto do Clio Renault Sport.

Um design imponente e tecnologias de ponta
A série limitada Clio R.S. Red Bull Racing RB7, oferece o que há de melhor aos apaixonados por esporte e competição. Rodas pretas de 18’’ modelo Interlagos, montadas com pneus Bridgestone RE050A, os mesmos utilizados no Mégane R.S. Trophy, que bateu o recorde da Nordschleife em Nürburgring, em junho de 2011. A cor Negro Profundo da carroceria valoriza a aplique “F1”, as capas dos retrovisores e o difusor na cor Amarelo Sirius.

Um motor de 2.0 litros e 203 cavalos com configuração otimizada entrega mais de 100 cavalos por litro. Um adesivo quadriculado no teto, marca registrada da Renault Sport, destaca a esportividade do veículo. Nas portas, os adesivos laterais “Red Bull Racing” remetem às cores da escuderia.

Todos estes atributos externos contribuem para valorizar o design radical e imponente do Clio R.S. Red Bull Racing RB7.


Equipamentos internos no topo da esportividade
A agressividade e esportividade do Clio R.S. Red Bull Racing RB7 são realçados pelos equipamentos internos que destacam a excelência do veículo. Ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, cartão-chave tipo mãos livres, bancos tipo poltrona Recaro amarelos, pomo da alavanca de marchas com o logo “Renault Sport”, placa numerada personalizada, caixa de conexão de áudio, além do exclusivo sistema R.S. Monitor, um verdadeiro item de orientação à direção embarcado, que fornece informações em tempo real sobre o bólido (tempo de 0 a 100 Km/h, por exemplo, além de outros indicadores que permitem adaptar o estilo de condução). 



Todos estes equipamentos fazem do Clio R.S. Red Bull Racing RB7 uma verdadeira joia em termos de tecnologia e esportividade. Este veículo ilustra com maestria as transferências de tecnologias obtidas pela Renault na Fórmula 1 (a Renault é fornecedora de motores para as escuderias Red Bull Racing, Lotus, Caterham e Williams na temporada 2012) para os carros produzidos em série.

A Série Limitada Red Bull Racing RB7 é a primeira de toda uma gama de veículos Renault Sport, comercializada em primeira mão com o Clio R.S, sendo posteriormente estendida para o Twingo R.S. e o Mégane R.S.

A saga Clio R.S.
Produzido em Dieppe (França) desde o início de sua comercialização, no segundo semestre de 2006, o Clio R.S. é vendido hoje em quatro continentes: Europa, Ásia, África e Oceania. Desenvolvido pela Renault Sport Technologies, o Clio R.S. sempre teve como objetivo ser uma referência em testes comparativos de veículos esportivos. 



Esta filosofia levou a um aperfeiçoamento do carro com o decorrer dos anos. O Clio R.S. beneficia-se de vários avanços, principalmente uma reestilização, ocorrida em 2009. Séries especiais, como a Clio R.S. Ange & Démon, o R.S. 20th Anniversary ou a versão emblemática Gordini R.S. não param de movimentar sua presença comercial em todos os mercados.

TOYOTA CAMRY MAIS LONGO, CONFORTÁVEL E DE FRENTE NOVA, COM O MESMO MOTOR DE 277 CV, CHEGA AO BRASIL POR R$ 161 MIL



Fabricante poderosa do mundo asiático e uma das maiores do mundo, a Toyota lança no mercado brasileiro o novo luxuoso Camry, sétima geração do modelo global da marca presente em mais de 100 países e que fechou 2011 como o oitavo veículo mais vendido do mundo, segundo levantamento da revista Forbes, com 726 mil unidades comercializadas.

O novo Camry apresenta-se de desenho novo, mais elegante e sofisticado. Também ganhou um novo habitáculo, ainda mais espaçoso, e está mais recheado com itens de conforto e conveniência, que fazem deste sedã um ícone entre os veículos de luxo. Lançado em 1982, no Japão, o Camry tem conquistado os consumidores por sua durabilidade, qualidade e confiabilidade, que simbolizam o DNA da Toyota.



Design
O exterior do novo Camry é um exemplo da nova direção de desenho da Toyota. Na dianteira, o conjunto da grade frontal e dos faróis cria um movimento lateral que proporciona maior sensação de largura e evidencia o luxo e a atenção aos detalhes no sedã. A superfície elevada do capô e a área superior do para-choque, que é acentuada nos cantos, ressaltam a robustez do novo Camry.

O desenho lateral, com vincos proeminentes nas portas e com formato alongado, expressa uma estrutura limpa, com linhas definidas, que sintetizam a combinação entre conforto e fluidez dos movimentos. Além disso, as novas rodas de 17 polegadas proporcionam um visual luxuoso e moderno. Ainda na lateral, o novo Camry adota detalhes cromados nas maçanetas, em torno das janelas e no piso.




Na traseira, lanternas que se estendem horizontalmente e mesclam com a parte superior do para-choque e com os detalhes cromados da tampa do porta-malas, formando um conjunto com aparência bastante robusta. Os novos ângulos do teto garantem mais espaço e sensação de conforto aos ocupantes do banco traseiro.



Conforto interior
O interior do novo Camry vai ao encontro do que se espera de um veículo de luxo, combinando peças feitas também à mão com a tecnologia avançada da Toyota. Toda a construção do modelo foi feita com materiais diferenciados, caracterizada por cores e texturas contrastantes, que ajudam a refletir a luz que invade a cabine, enfatizando a percepção de sofisticação.



A Toyota adotou ainda tecnologia que absorve determinadas freqüências de ondas sonoras, o que torna a cabine do modelo altamente silenciosa.

O novo Camry mantém praticamente as amplas dimensões externas da geração anterior (cresceu 10 centímetros no comprimento e cinco na largura), mas as medidas do habitáculo foram ampliadas, graças ao reposicionamento do pedal do acelerador, dos bancos dianteiros (fixados mais à frente em comparação com a geração anterior) e do banco traseiro (fixado mais para trás em comparação com a geração anterior), o porta-malas oferece 507 litros (foto acima).



Na busca por maior espaço, também foram melhoradas a estrutura construtiva do habitáculo e o formato dos bancos dianteiros. Alguns resultados das melhorias que se refletem para os passageiros em comparação com a geração anterior do Camry são: aumento de 1,5 cm na largura do banco traseiro, de 4,6 centímetros no espaço para os joelhos dos passageiros do banco traseiro e de 1,5 centímetros na largura do encosto dos assentos dianteiros.



O novo Camry traz painel frontal em formato “T”, que privilegiou a correta disposição dos mostradores do painel de instrumentos e da ampla lista de equipamentos de conforto e conveniência. O desenho do para-brisas e do vidro traseiro foi pensado para proporcionar máxima visibilidade ao motorista.

A cor escura do acabamento interior (no revestimento do painel, no couro dos bancos e na lateral das portas), os novos detalhes cromados adicionados aos comandos do rádio e nas saídas do ar-condicionado, a adoção do padrão madeira em um tom mais escuro no volante, no console e manopla da alavanca de transmissão e nas laterais das portas reforçam o prestígio deste sedã da Toyota.

Equipamentos
O novo Camry mima motorista e passageiros com a sua extensa lista de itens de série. Uma das novidades dessa nova geração é o novo ar-condicionado de três zonas, com saída e controle individual também para os passageiros do banco traseiro (neste caso, localizada no descansa-braços do assento traseiro (foto acima), onde também pode-se regular o volume do som) e sistema plasmacuster com tecnologia Nanoe, que, além da função de limpeza do ar, cobre os íons com moléculas microscópicas de água, evitando o ressecamento da pele e dos cabelos, situação recorrente no uso do ar-condicionado. 

Outra novidade do Novo Camry é o ajuste elétrico de altura e profundidade da coluna de direção, que permite maior precisão na operação. O banco do motorista também pode ser ajustado eletricamente (foto ao lado), assim como o banco traseiro, que, nesta nova geração, é reclinável. Há ainda cortina de proteção solar no vidro traseiro, também com acionamento elétrico.

O novo Camry adota no painel central uma tela LCD de sete polegadas touch screen, que concentra a operação do sistema de som e também permite acesso a outras funções do veículo, como a nova câmera de ré e aos gráficos de velocidade e consumo de combustível médio.

O sistema de som do modelo também foi sensivelmente aprimorado, oferecendo áudio de primeira qualidade aos passageiros. Integrado ao som, além do CD Player (que reproduz também MP3 e WMA), o motorista dispõe de Bluetooth® e conectividade para iPod®, iPhone® e outros dispositivos móveis, por meio de entrada auxiliar e porta USB. 

O painel de instrumentos do Camry é dotado da tecnologia Optitron, que regula a intensidade da luz de acordo com a iluminação externa e traz, nesta nova geração o indicador ECO Driving. O retrovisor interno é eletrocrômico, e os retrovisores externos são rebatíveis eletricamente e vem com desembaçadores.

Há ainda para-brisas com sensor de chuva, controle de   velocidade de cruzeiro, vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, direção com assistência elétrica, computador de bordo com sete funções (relógio, tempo de viagem, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), volante de quatro raios com comando do sistema de som e do computador de bordo. 

Segurança
No quesito segurança, o novo Camry é incomparável. São seis airbags, sendo dois frontais de duplo estágio, dois do tipo cortina, dois dianteiros laterais, dois traseiros laterais e um localizado abaixo do volante que tem a função de proteger o joelho do motorista.

O modelo conta com controle de tração (TRC) e estabilidade (VCS). Além de vir equipado com freios ABS nas quatro rodas, que também conta com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).


Os faróis de xenon, com lavadores e regulagem de altura, também são dotados de sistema de acendimento automático e do sistema ASF, que direcionam o facho de luz acompanhando as curvas.

Mecânica
O novo Camry mantém o consagrado motor V6 de 3.5 litros 24V Dual VVT-i. De construção leve e com alta rigidez, este motor adota bloco, cárter e cabeçote de alumínio. A potência máxima é de 277 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgf.m a 4.700 rpm.


O grande diferencial desse motor, assim como na família Corolla, é o duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i). A diferença do Dual VVT-i para o VVT-i é que o comando variável de abertura de válvula se faz presente nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, enquanto que no VVT-i apenas as válvulas de admissão têm funcionamento inteligente. O resultado se reflete em melhor desempenho e menor consumo e nível de vibração e ruído.

A transmissão do Camry é automática de seis velocidades com a possibilidade de trocas seqüenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.

Tanto a suspensão traseira quanto a dianteira do novo Camry são independentes, do tipo McPherson e foram totalmente adaptadas para as condições brasileiras de rodagem.


Cores e preços
À venda por R$ 161.000,00, o novo Camry está disponível nas cores preto sólido, preto Safira, cinza e branco perolizados e parta e bege metálicos.

Ficha técnica


Comprimento (mm): 4.815
Largura (mm): 1.820
Altura (mm): 1.480
Entre-eixos (mm) 2.775
Peso em ordem de marcha (kg): 1.540
Peso bruto total (kg): 2.100
Volume do Porta Malas (L): 504
Capacidade do tanque (L): 70
Motor: 2GR-FE
Configuração: 6 cilindros em V
Válvulas 24 válvulas com Dual VVT-i
Cilindrada (cm3): 3456
Potência máxima (cv/rpm): 277 / 6.200
Torque máximo (kgf.m/rpm): 35,3 / 4.700
Transmissão: Automática de 6 velocidades com modo sequencial (shiftronic) e controle eletrônico (Super ECT)
Suspensão dianteira Mc Pherson
Suspensão traseira Dual-link
Direção Assistência elétrica (EPS)
Rodas: Liga leve R17
Pneus: 215 / 55 R17
Freio Dianteiro: Disco ventilado
Freio Traseiro: Disco sólido
Sistemas de controle de frenagem: VCS, ABS, EBD e BAS

Elementos decorativos
Antena integrada ao vidro traseiro
Detalhes do interior em padrão couro e madeira
Escapamento duplo com ponteiras cromadas
Maçanetas externas, para-choques e retrovisores externos na cor do veículo
Grade frontal e maçanetas internas cromadas
Soleiras cromadas nas portas


Conforto e conveniência
Ar-condicionado automático e digital "Three Zone"
Ar-condicionado com sistema purificador de ar "Plasmacluster"e "Nanoe Technology"
Aviso sonoro para faróis ligados
Bancos dianteiros com regulagem elérica
Bancos traseiros reclináveis
Descansa-braços do banco traseiro com controles de inclunação do encosto, sistema de som, cortina retrátil e ar 
condicionado
Tela de LCD 7'' sensível ao toque com comando de áudio e configurações do veículo
CD Player com 6 auto-falantes, tomada USB e Aux-in, compatível com iPod, iPhone, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC
Coluna de direção com ajuste elétrico de altura e profundidade
Comando interno de abertura do porta-malas e tampa do tanque de combustível
Computador de bordo
Console dos bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos, descansa-braços e tomada 12V
Cortina retrátil para o vidro traseiro
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos eletroretráteis com desembaçador e regulagem elétrica
Faróis de Bi-xenon com lavador, regulagem automática de altura e sistema de acendimento automático
Sensor de chuva
Luz de leitura individual dianteira e iluminação traseira para leitura (2 pontos)
Painel de instrumentos Optitron
Controle automático de velociadde
Smart Entry: aproximando a chave do carro e segurando na maçaneta as portas e/ou porta-malas destravam
Start Button: sistema de ignição simplificado ao toque de um botão
Vidros elétricos com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque
Volante com comandos integrados de ar condicionado, áudio e computador de bordo

Segurança
Airbag duplo frontal de 2 estágios
Airbag lateral para motorista e passageiro dianteiro
Airbag tipo cortina
Barras de proteção nas portas laterais
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitador de força
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
Controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC)
Controle eletrônico de tração (TRC)
Faróis de baixo xenon
Faróis de neblina
Freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD e BAS (Brake Assist System)
Luz auxiliar de freio (brake light)
Luz de neblina incorporada à lanterna traseira
Sistema de alarme sonoro antifurto e imobilizador por código eletrônico na chave
Travas elétricas com acionamento a distância e controle na chave.


sexta-feira, 16 de março de 2012

DUPLA FEMININA DA RENAULT DO BRASIL - UMA DELAS BRASILEIRA - PARTICIPA DO RALLYE DES GAZELLES QUE SAI, AMANHÃ (17) DE PARIS E VENCERÁ 2.500 KM PELO DESERTO ATÉ 31 DE MARÇO.



A brasileira Assiane Adada e a francesa Valérie Vilatte comporão a equipe da Renault do Brasil que participará da 22ª edição do Rallye Aïcha des Gazelles, maior competição feminina de rali no mundo, que começa, amanhã, dia 17, partindo de Paris, na França. As competidoras vão encarar 2.500 quilômetros de deserto até 31 de março, chegando à cidade de Essaouira, antiga Mogador, na costa atlântica do Marrocos, tendo como aliados apenas mapas e bússolas.

A Renault já participa da competição há alguns anos, apoiando colaboradoras que desejam participar desta corrida 100% feminina. É, no entanto, a primeira vez que a Renault do Brasil marca presença e será representada pela engenheira Assiane Adada (única brasileira a participar da competição) e Valérie Vilatte, analista de engenharia e desenvolvimento de produto. Elas pilotarão um Duster 4 x 4 e se dividirão entre as funções de piloto e navegador. A previsão é de dirigirem até 17 horas por dia, dependendo da etapa da prova.

Para participar, a dupla aprendeu técnicas de pilotagem nas dunas e de navegação com bússolas e mapas, uma vez que o uso de GPS não é permitido pelas regras da competição. São participantes de 33 países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, França e Canadá.

Espírito de equipe, resistência e capacidade de adaptação das competidoras estarão em teste, numa disputa em que não basta acelerar para percorrer cerca de 2.500 quilômetros. É preciso também ter técnica para conduzir o veículo com regularidade e economia de combustível, visto que se trata de um rali certificado pela ISO 14001 e com forte preocupação ecológica.

“Estamos convencidos de que a diversidade é um fator-chave para a competitividade. O Rallye des Gazelles é uma prova extremamente exigente e requer as mesmas capacidades excepcionais das mulheres da Renault para os desafios diários de nosso segmento”, opina Carlos Tavares, vice-presidente de Operações da Renault.

Mulheres com tudo
Para chegar ao Marrocos, Assiane e Velérie venceram uma seleção com 220 candidatas do mundo inteiro. A dupla integra a rede Women@Renault, um plano lançado em março de 2010 com o intuito de reforçar a diversidade entre os colaboradores da marca no mundo inteiro.

Seis equipes do Women@Renault vão participar desta edição do Gazelles. Provenientes do Brasil, México, Polônia e França, as 12 participantes representam setores diferenciados da empresa: engenharia, manufatura e comercial.

“Durante o processo de seleção, elas também demonstraram que seu compromisso com esta difícil corrida está baseado em valores adotados pela Renault e traduzidos no plano Women@Renault: determinação e profissionalismo, espírito de equipe e companheirismo”, afirma Claire Martin, diretora de Responsabilidade Social da empresa.

Articulado em três níveis: evolução dos processos de recursos humanos (RH), mobilização dos talentos femininos e mudança de percepção, o projeto tem como objetivo recrutar 30% de mulheres para os cargos técnicos e 50% para os perfis comerciais. A intenção é garantir que, para cada função gerencial em aberto, pelo menos uma mulher faça parte da lista de candidatos potenciais.

Para envolver os colaboradores em torno deste plano, a Diretoria de Responsabilidade Social da empresa organiza a rede comunitária em torno de uma plataforma web 2.0: o Women@Renault. Hoje, esta é a rede social mista mais importante da empresa, contando com mais de três mil membros e presente em nove países.



Presença feminina na Renault:
* 17,3% dos funcionários da Renault são mulheres (em 1999, eram 10%);
* 30% de mulheres no Comitê Executivo do Grupo;
* 17% de mulheres no Comitê de Direção da Renault (em 2009, eram 12%);
* 34% de mulheres vendedoras de veículos novos na rede Renault França (30% em 2010) e 29% na Europa (em 2010, eram 23%);
* 43% dos vendedores de veículos novos da marca Dacia são mulheres;
* 50% dos colaboradores que trabalham na linha de montagem do veículo elétrico Twizy em Valladolid (Espanha) são mulheres;
* Recrutamento: igualdade nas funções de suporte, 24% nas funções técnicas e de engenharia (França).


CAMPEONATOS ESTADUAIS DE MARCAS E ARRANCADA VOLTAM A DAR VIDA AO AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ, NO RIO DE JANEIRO

 Foto: Jô Rocha 
Com uma vitória e um terceiro lugar na rodada de abertura, Jorge Cláudio Schuback lidera o campeonato de Marcas com 44 pontos, oito à frente de Marcelo Costa. O terceiro colocado com 34 pontos é Rodrigo de Paoli. Campeão da temporada passada e vencedor da prova de abertura, João Scalabrin só ocupa a quarta colocação, com 26 pontos, depois de ter enfrentado uma quebra na segunda corrida.

(CONFIRA OS HORÁRIOS DAS PROVAS ABAIXO)

O regulamento, com três fases e pontuação crescente em cada uma delas, é uma garantia de competitividade da primeira à última etapa do campeonato com 18 corridas e três descartes. Além da entrada do safety car na metade de cada prova, a fim de reagrupar o grid, vale também lembrar que a ordem de largada da segunda corrida do dia leva em conta o resultado da primeira, sendo que os oito primeiros têm a ordem invertida. Ou seja, o oitavo larga na pole, com o vencedor e o segundo colocados dividindo a quarta fila do grid.



Veja os horários do fim de semana:

Estadual de Marcas

SÁBADO - 17/03/12


Das 08:00 às 12:00 h.   - Treino Livre

Das 08:00 às 12:00 h.   - Pesagem de pilotos e verificação de indumentárias

Das 08:00 às 12:00 h.   - Lacração de pneus / vistoria de segurança

As 12:10 h.                   - Briefing

Das 12:50 às 13:00 h.   - Treino Classificatório

OBS: APÓS O TREINO CLASSIFICATÓRIO, OS PNEUS FICARÃO EM PODER DOS COMISSÁRIOS TÉCNICOS.

Até as 14:30 hs. - Entrega dos pneus nos box da vistoria técnica

DOMINGO - 18/03/12


Das 08:00 às 08:15 h  - Warm-up

Das 08:25 às 09:45 h - Treino Livre Força Livre

As 09:55 h      - Abertura da saída de box 
As 10:05 h      - Fechamento da saída de box
As 10:10 h      - Placa de 5 minutos
As 10:15 h      - Largada da 3ª prova - 20 voltas ou no máx. 35 minutos
As 10:50 h      - Podium

Das 11:00 às 12:20 h - Treino Livre Força Livre

As 12:30 h      - Abertura da saída de box 
As 12:40 h      - Fechamento da saída de box
As 12:45 h      - Placa de 5 minutos
As 12:50 h      - Largada da 4ª prova - 20 voltas ou no máx. 35 minutos
As 13:40 h      - Podium

Estadual de Arrancada

SÁBADO - 17/03/12

Das 11:00 às 14:30 h.   - Inscrições e Vistoria Técnica
Das 14:15 às 15:45 h.   - Treino Livre
Das 16:00 às 17:30 h.   - Provas

DOMINGO - 18/03/12

Das 11:00 às 14:30 h.   - Inscrições e Vistoria Técnica
Das 14:15 às 15:15 h.   - Treino Livre
Das 15:30 às 17:30 h.   - Provas
As 17:45 h.                  - Premiação

PATRICK GONÇALVES, VÍTOR GENZ, RAPHAEL ABBATE E RODRIGO HANASHIRO SÃO OS GRANDES NOMES PARA A TEMPORADA MINI CHALENGE DESTE ANO


O MINI Challenge Brasil tem tudo para repetir uma temporada eletrizante. Pelo menos é o que prometem os competidores que já confirmaram presença no grid das 24 corridas previstas para o novo campeonato que se inicia no dia 25 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo. Ao todo, serão oito rodadas triplas.

Em 2011, 34 pilotos competiram nas etapas do MINI Challenge Brasil. Oito carros diferentes cruzaram a linha de chegada na frente nas 16 etapas – sendo que sete vitórias foram obtidas por duplas e nove, por pilotos competindo individualmente. Ao todo, 21 pilotos estiveram no alto do pódio. São números que mostram que o nível de competitividade da categoria está entre os mais altos do esporte. 


As estatísticas indicam ainda que o campeão do ano passado, Patrick Gonçalves, teve uma rotina dura para garantir o título e o prêmio destinado ao melhor do ano: disputar, no circuito francês de Paul Ricard, uma prova do MINI Trophy, badalado evento internacional da marca.

Para 2012, a confirmação de competidores como Vitor Genz (atual vice-campeão e vencedor de três provas no ano passado), Raphael Abbate (terceiro colocado em 2011) e Rodrigo Hanashiro (quarto colocado e ganhador de duas corridas da temporada anterior) sinaliza outro ano de prognóstico imprevisível.

“A única coisa garantida é que teremos muitos vencedores ao longo da temporada, como aconteceu em 2011”, aposta Martin Fritsches, Diretor da MINI Brasil. “O que tenho visto nos bastidores é muita empolgação de quem já está confirmando a participação. Com 24 corridas no ano e um equipamento tão equilibrado, certamente vários deles poderão comemorar vitórias. 


Essa é uma marca do nosso campeonato – a competitividade. Será um ótimo ano”, conclui Fritsches. Entre os nomes confirmados destacam-se também Franco Giaffone, Rolf Gemperli e Cristian Mohr – pilotos que ocuparam o pódio ou venceram corridas em 2011.

Grandes novidades – A temporada 2012 do MINI Challenge começou com novidades muito interessantes para os competidores. Um dos segredos do sucesso do MINI Challenge Brasil é seu custo. Mas esse atrativo ficou ainda melhor neste ano: o valor total da temporada caiu de R$ 220 mil em 2011 para R$ 160 mil. Proporcionalmente, como cada evento conta com três corridas, o custo por prova será de apenas R$ 6.665, incluindo pneus e seguro.

Também chamou a atenção dos pilotos o recém anunciado pacote de televisão. Mais abrangente e variado, ele agora conta com a emissora de TV por assinatura BandNews. A transmissão ao vivo e na íntegra pela BandSports, também por assinatura, continua como opção para o público.

A BandSports mostrará os oito eventos completos e também exibirá 16 reprises. O canal fará ainda boletins na 1ª e 2ª edições de seu programa noticioso, o BandSports News, além de mostrar a categoria no programa especializado Super Motor, exibido às quartas-feiras. Já a BandNews exibirá ao longo do ano 16 compactos de cinco minutos com os melhores momentos das provas, sempre no programa Band Esporte Clube.
Temporada 2012 do MINI Challenge, com oito rodadas triplas:
1ª rodada – 24 e 25/3  Autódromo José Carlos Pace, São Paulo (SP)
2ª rodada – 14 e 15/4 – Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR)
3ª rodada – 19 e 20/5 – Autódromo Internacional Velopark, Nova Santa Rita (RS)
4ª rodada – 30/6 e 1º/7 – Autódromo Internacional Ayrton Senna, Londrina (PR)
5ª rodada – 14 e 15/7 – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Rio de Janeiro (RJ)
6ª rodada – 4 e 5/8 – Autódromo José Carlos Pace, São Paulo (SP)
7ª rodada – 20 e 21/10 – Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais (PR)
8ª rodada – 10 e 11/11 – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Brasília (DF)




TOYOTA LANÇA O COROLLA XRS COM VISUAL ESPORTIVO DESTINADO AOS CONSUMIDORES MAIS JOVENS. CUSTA R$ 79.500,00




Toyota lança no mercado brasileiro a linha 2013 do Corolla, líder no segmento dos sedãs médios, trazendo como principal novidade a introdução da versão XRS, com visual mais esportivo. Com o objetivo de atender à demanda dos consumidores mais jovens, o novo Corolla XRS, que tem como base o Corolla XEi, agrega itens que proporcionam um visual mais arrojado, tanto no exterior como em seu habitáculo.

Novo visual
No exterior, destaque para a nova grade frontal, que apresenta moldura mais larga, com um único filete central e acabamento interior em forma de losango. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra e o spolier fixado na parte inferior do para-choque, que também agrega luzes de neblina. 


Na lateral, o Corolla XRS apresenta rodas com acabamento em tom grafite que, em conjunto com os spoilers, reforçam o aspecto arrojado do sedã, tornando-o mais esportivo.

A traseira do veículo também vem equipada com spoiler e ainda traz um aerofólio, que integra o brake light. A identificação visual do Corolla XRS conta com um logotipo especialmente preparado para esta versão, com letras em vermelho. Estes novos itens de aparência harmonizam com as lanternas de LED que equipam o modelo, proporcionando um efeito visual arrojado e, ao mesmo tempo, moderno.


No interior, a esportividade e elegância do Corolla XRS são ressaltadas pelos assentos e manopla de câmbio com acabamento em couro preto perfurado, sendo que o acabamento dos assentos apresenta costura vermelha. Os tapetes exclusivos da versão também trazem o logo “Corolla” na cor vermelha. 




O volante do Corolla XRS - que incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio seqüencial - privilegia a ergonomia ao dirigir e é novo com relação às versões regulares do modelo, apresentando acabamento reto em sua parte inferior, o que realça a esportividade do modelo.

Motor 2.0 153 cv 
O Corolla XRS 2012 vem equipado com o consagrado motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex, um dos mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. De construção leve e compacta e com alta rigidez, esse propulsor adota bloco e cárter de alumínio. 


A potência máxima é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, o que otimiza a performance com álcool.

Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, o motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex da Toyota utiliza velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. 


Também se fazem presentes no motor componentes que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para melhora do consumo.

O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão ao motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex do Corolla XRS um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.


O grande diferencial desse motor, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) na admissão e escape da câmara de combustão, que resulta em melhor desempenho e menor consumo.

Transmissão ainda de quatro velocidades
O Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais que podem ser feitas na alavanca de câmbio em posição ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante.



A tecnologia Super ECT analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.


Desempenho
O Corolla XRS acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos com álcool e em 11,8 segundos com gasolina. A retomada de 60 km/h a 100 km/h, condição típica de uma condução na estrada, é feita em 7,55 segundos com álcool e em 7,64 segundos com gasolina. 


Os testes realizados seguem o padrão do Instituto Mauá de Tecnologia, a quem a Toyota encomendou a avaliação, e foram feitos com o ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo. 



O consumo urbano do Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é de 6,17 km/l com álcool e 8,22 km/l com gasolina. Na medição de consumo rodoviário, o Corolla 2.0 obteve médias de 10,17 km/l com álcool e 12,84 km/l com gasolina.

Equipamentos
Com a chegada do novo modelo XRS, a linha Corolla 2013 contempla agora cinco versões e dois tipos de motorização, continuando a oferecer tudo o que motorista e passageiro precisam para uma vida confortável a bordo, sendo uma das mais completas gamas do segmento.



Desde a versão de entrada XLi, equipada com motor 1.8 16V Dual VVTi Flex, o Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20 mm) e profundidade (até 40 mm), tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas de 437 l.



Destaque na lista de conveniência, também disponível na versão de entrada, para o sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player com entrada auxiliar para iPhone e iPod, que reproduz arquivos de MP3 e WMA. Nesta versão, quatro alto-falantes de última geração garantem uma acústica perfeita.

A versão GLi é ainda mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. 


O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal, há sistema ABS de freios.



Outros itens importantes compõem a lista do Corolla GLi, como painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.



O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex e a nova versão XRS oferecem o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.



O Corolla mais equipado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenon com regulagem automática de altura e lavador.

Rodas e suspensão

A suspensão dianteira do Corolla XRS, assim como nas demais versões, é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto. A suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional).

As rodas que equipam o Corolla, nas versões GLi, XEi, XRS e Altis, são de liga leve, com 16 polegadas, revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.


Preços e cores
O Corolla XRS custa R$ 79.500,00 e está disponível nas cores preto e prata.

Os demais valores para o restante da linha Corolla 2013 são os seguintes:

XLi Manual = R$ 64.500,00
XLi Automático = R$ 68.500,00
GLi Manual = R$ 68.000,00
GLi Automático = R$ 71.500,00
XEi Automático = R$ 78.000,00
Altis Automático = R$ 87.800,00




Mercado
O Corolla, pela segunda vez consecutiva, foi o carro mais vendido no mundo. Em 2011, a Toyota comercializou 1,02 milhão de unidades do sedã médio, de acordo com estudo da Forbes, uma das revistas sobre economia mais respeitadas do mundo, elaborado em parceria com a consultoria IHS Global. Segundo o estudo, os consumidores de 150 países onde é vendido escolhem o Toyota Corolla por ser um carro com consumo eficiente de combustível e confiável. Além da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), o Corolla é produzido em mais 14 plantas da Toyota ao redor do mundo.

No mercado brasileiro, o Toyota Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP). Nos últimos 11 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em oito anos. Em 2011, a Toyota do Brasil vendeu 53.150 unidades do modelo, que obteve 25% de participação de mercado em seu segmento.




COROLLA XRS 2013

FICHA TÉCNICA

Comprimento (mm): 4.540
Largura (mm): 1.760
Altura (mm): 1.480
Vão livre mínimo do solo (mm): 160
Entre eixos (mm): 2.600
Peso em ordem de marcha (kg): 1.285
Volume do Porta Malas (L) 470
Capacidade do tanque (L): 60
Motor 2.0 Dual VVT-i 16V DOHC Flex
Potência máxima: (cv/rpm) 153 / 5.800 (E) e 142 / 5.600 (G)
Torque máximo: (kgf.m/rpm) 20,7 / 4.800 (E) e 19,8 / 4.000 (G)
Transmissão: Automática de quatro velocidades com shift gate e Super ECT +
shiftornic +paddle shift
1ª - 3.943
2ª - 2.197
3ª - 1.413
4ª - 1.020
Ré - 3.145
Diferencial - 2.923
Direção Eletro-assistida Progressiva (EPS)
Rodas Liga Leve R16
Pneus 205/55 R16
Freios: 
Dianteiro Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiro Discos sólidos com ABS e EBD
Eixo de torção com barra estabilizadora
Relações de Transmissão
Mc Pherson com barra estabilizadora
Suspensão dianteira
Suspensão traseira 


ESTILO
Acabamento interno na cor prata
Aerofólio traseiro
Bancos e revestimento do volante em padrão couro* na cor preta com costuras em vermelho
Farol com máscara negra
Saias esportivas (frontal, lateral, traseira)
Manopla de câmbio em padrão couro* na cor preta
Volante cortado "D-shape" de três raios
Lanternas traseiras com LED


CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Ar-condicionado integrado frio e quente automático e digital
Acendimento automático dos faróis
Banco traseiro bipartido/rebatível: 60/40
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos
Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
Descansa-braços dianteiro deslizante com dois compartimentos
Desembaçador do vidro traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador de velocidade
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron
Para-sol do motorista e do passageiro dianteiro com espelho de cortesia e luz
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control)
Porta-objetos no painel central e console central com porta-copos e porta-objetos com dois compartimentos
Porta-objetos na lateral do painel e nas portas dianteiras e traseiras
Porta-luvas com luz de LED
Sistema Bluetooth®
4 alto-falantes + 2 tweeters
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com indicador de direção e regulagem elétrica
Vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque e antiesmagamento
Volante com comandos integrados de áudio e de computador de bordo


SEGURANÇA
Airbag duplo frontal para motorista e passageiro dianteiro
Airbag lateral para motorista e passageiro dianteiro
Alarme com controle remoto
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Três apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
Barras de proteção nas portas
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança traseiros laterais de três pontos
Cinto de segurança traseiro central de três pontos
Chave com comandos integrados (trava das portas, abertura do porta-malas e alarme)
Chave com comando integrado de acionamento dos vidros
Faróis de neblina
Freio a disco nas quatro rodas com ABS (Anti-lock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution)
Imobilizador por código eletrônico na chave
Luz auxiliar de freio (brake light)
Trava de segurança nas portas traseiras
Travas elétricas com acionamento a distância
Trava automática das quatro portas ativada pelo movimento do veículo (após 20 km/h)
* itens em padrão couro: contêm partes de couro legítimo e de couro sintético.


EQUIPAMENTOS
Áudio com CD player, entrada para conexões USB e Aux-in, compatíveis com iPod®, iPhone®, CD-R/RW,
MP3 player, WMA (windows media audio) e AAC (advanced audio coding)
Computador de bordo com seis funções (relógio, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa)




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