Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 16 de março de 2012

DUPLA FEMININA DA RENAULT DO BRASIL - UMA DELAS BRASILEIRA - PARTICIPA DO RALLYE DES GAZELLES QUE SAI, AMANHÃ (17) DE PARIS E VENCERÁ 2.500 KM PELO DESERTO ATÉ 31 DE MARÇO.



A brasileira Assiane Adada e a francesa Valérie Vilatte comporão a equipe da Renault do Brasil que participará da 22ª edição do Rallye Aïcha des Gazelles, maior competição feminina de rali no mundo, que começa, amanhã, dia 17, partindo de Paris, na França. As competidoras vão encarar 2.500 quilômetros de deserto até 31 de março, chegando à cidade de Essaouira, antiga Mogador, na costa atlântica do Marrocos, tendo como aliados apenas mapas e bússolas.

A Renault já participa da competição há alguns anos, apoiando colaboradoras que desejam participar desta corrida 100% feminina. É, no entanto, a primeira vez que a Renault do Brasil marca presença e será representada pela engenheira Assiane Adada (única brasileira a participar da competição) e Valérie Vilatte, analista de engenharia e desenvolvimento de produto. Elas pilotarão um Duster 4 x 4 e se dividirão entre as funções de piloto e navegador. A previsão é de dirigirem até 17 horas por dia, dependendo da etapa da prova.

Para participar, a dupla aprendeu técnicas de pilotagem nas dunas e de navegação com bússolas e mapas, uma vez que o uso de GPS não é permitido pelas regras da competição. São participantes de 33 países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, França e Canadá.

Espírito de equipe, resistência e capacidade de adaptação das competidoras estarão em teste, numa disputa em que não basta acelerar para percorrer cerca de 2.500 quilômetros. É preciso também ter técnica para conduzir o veículo com regularidade e economia de combustível, visto que se trata de um rali certificado pela ISO 14001 e com forte preocupação ecológica.

“Estamos convencidos de que a diversidade é um fator-chave para a competitividade. O Rallye des Gazelles é uma prova extremamente exigente e requer as mesmas capacidades excepcionais das mulheres da Renault para os desafios diários de nosso segmento”, opina Carlos Tavares, vice-presidente de Operações da Renault.

Mulheres com tudo
Para chegar ao Marrocos, Assiane e Velérie venceram uma seleção com 220 candidatas do mundo inteiro. A dupla integra a rede Women@Renault, um plano lançado em março de 2010 com o intuito de reforçar a diversidade entre os colaboradores da marca no mundo inteiro.

Seis equipes do Women@Renault vão participar desta edição do Gazelles. Provenientes do Brasil, México, Polônia e França, as 12 participantes representam setores diferenciados da empresa: engenharia, manufatura e comercial.

“Durante o processo de seleção, elas também demonstraram que seu compromisso com esta difícil corrida está baseado em valores adotados pela Renault e traduzidos no plano Women@Renault: determinação e profissionalismo, espírito de equipe e companheirismo”, afirma Claire Martin, diretora de Responsabilidade Social da empresa.

Articulado em três níveis: evolução dos processos de recursos humanos (RH), mobilização dos talentos femininos e mudança de percepção, o projeto tem como objetivo recrutar 30% de mulheres para os cargos técnicos e 50% para os perfis comerciais. A intenção é garantir que, para cada função gerencial em aberto, pelo menos uma mulher faça parte da lista de candidatos potenciais.

Para envolver os colaboradores em torno deste plano, a Diretoria de Responsabilidade Social da empresa organiza a rede comunitária em torno de uma plataforma web 2.0: o Women@Renault. Hoje, esta é a rede social mista mais importante da empresa, contando com mais de três mil membros e presente em nove países.



Presença feminina na Renault:
* 17,3% dos funcionários da Renault são mulheres (em 1999, eram 10%);
* 30% de mulheres no Comitê Executivo do Grupo;
* 17% de mulheres no Comitê de Direção da Renault (em 2009, eram 12%);
* 34% de mulheres vendedoras de veículos novos na rede Renault França (30% em 2010) e 29% na Europa (em 2010, eram 23%);
* 43% dos vendedores de veículos novos da marca Dacia são mulheres;
* 50% dos colaboradores que trabalham na linha de montagem do veículo elétrico Twizy em Valladolid (Espanha) são mulheres;
* Recrutamento: igualdade nas funções de suporte, 24% nas funções técnicas e de engenharia (França).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.