Toyota lança no mercado brasileiro a linha 2013 do Corolla, líder no segmento dos sedãs médios, trazendo como principal novidade a introdução da versão XRS, com visual mais esportivo. Com o objetivo de atender à demanda dos consumidores mais jovens, o novo Corolla XRS, que tem como base o Corolla XEi, agrega itens que proporcionam um visual mais arrojado, tanto no exterior como em seu habitáculo.
Novo visual
No exterior, destaque para a nova grade frontal, que apresenta moldura mais larga, com um único filete central e acabamento interior em forma de losango. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra e o spolier fixado na parte inferior do para-choque, que também agrega luzes de neblina.
No exterior, destaque para a nova grade frontal, que apresenta moldura mais larga, com um único filete central e acabamento interior em forma de losango. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra e o spolier fixado na parte inferior do para-choque, que também agrega luzes de neblina.
Na lateral, o Corolla XRS apresenta rodas com acabamento em tom grafite que, em conjunto com os spoilers, reforçam o aspecto arrojado do sedã, tornando-o mais esportivo.
A traseira do veículo também vem equipada com spoiler e ainda traz um aerofólio, que integra o brake light. A identificação visual do Corolla XRS conta com um logotipo especialmente preparado para esta versão, com letras em vermelho. Estes novos itens de aparência harmonizam com as lanternas de LED que equipam o modelo, proporcionando um efeito visual arrojado e, ao mesmo tempo, moderno.
O volante do Corolla XRS - que incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio seqüencial - privilegia a ergonomia ao dirigir e é novo com relação às versões regulares do modelo, apresentando acabamento reto em sua parte inferior, o que realça a esportividade do modelo.
Motor 2.0 153 cv
O Corolla XRS 2012 vem equipado com o consagrado motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex, um dos mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. De construção leve e compacta e com alta rigidez, esse propulsor adota bloco e cárter de alumínio.
A potência máxima é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, o que otimiza a performance com álcool.
Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, o motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex da Toyota utiliza velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível.
Também se fazem presentes no motor componentes que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para melhora do consumo.
O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão ao motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex do Corolla XRS um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.
O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão ao motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex do Corolla XRS um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.
O grande diferencial desse motor, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) na admissão e escape da câmara de combustão, que resulta em melhor desempenho e menor consumo.
Transmissão ainda de quatro velocidades
O Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais que podem ser feitas na alavanca de câmbio em posição ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
A tecnologia Super ECT analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.
Desempenho
O Corolla XRS acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos com álcool e em 11,8 segundos com gasolina. A retomada de 60 km/h a 100 km/h, condição típica de uma condução na estrada, é feita em 7,55 segundos com álcool e em 7,64 segundos com gasolina.
Transmissão ainda de quatro velocidades
O Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais que podem ser feitas na alavanca de câmbio em posição ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
Desempenho
O Corolla XRS acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos com álcool e em 11,8 segundos com gasolina. A retomada de 60 km/h a 100 km/h, condição típica de uma condução na estrada, é feita em 7,55 segundos com álcool e em 7,64 segundos com gasolina.
Os testes realizados seguem o padrão do Instituto Mauá de Tecnologia, a quem a Toyota encomendou a avaliação, e foram feitos com o ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo.
O consumo urbano do Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é de 6,17 km/l com álcool e 8,22 km/l com gasolina. Na medição de consumo rodoviário, o Corolla 2.0 obteve médias de 10,17 km/l com álcool e 12,84 km/l com gasolina.
Equipamentos
Com a chegada do novo modelo XRS, a linha Corolla 2013 contempla agora cinco versões e dois tipos de motorização, continuando a oferecer tudo o que motorista e passageiro precisam para uma vida confortável a bordo, sendo uma das mais completas gamas do segmento.
Desde a versão de entrada XLi, equipada com motor 1.8 16V Dual VVTi Flex, o Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20 mm) e profundidade (até 40 mm), tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas de 437 l.
Destaque na lista de conveniência, também disponível na versão de entrada, para o sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player com entrada auxiliar para iPhone e iPod, que reproduz arquivos de MP3 e WMA. Nesta versão, quatro alto-falantes de última geração garantem uma acústica perfeita.
A versão GLi é ainda mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia.
Equipamentos
Com a chegada do novo modelo XRS, a linha Corolla 2013 contempla agora cinco versões e dois tipos de motorização, continuando a oferecer tudo o que motorista e passageiro precisam para uma vida confortável a bordo, sendo uma das mais completas gamas do segmento.
A versão GLi é ainda mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia.
O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal, há sistema ABS de freios.
Outros itens importantes compõem a lista do Corolla GLi, como painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.
O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex e a nova versão XRS oferecem o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.
O Corolla mais equipado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenon com regulagem automática de altura e lavador.
Rodas e suspensão
A suspensão dianteira do Corolla XRS, assim como nas demais versões, é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto. A suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional).
As rodas que equipam o Corolla, nas versões GLi, XEi, XRS e Altis, são de liga leve, com 16 polegadas, revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.
Preços e cores
O Corolla XRS custa R$ 79.500,00 e está disponível nas cores preto e prata.
Os demais valores para o restante da linha Corolla 2013 são os seguintes:
XLi Manual = R$ 64.500,00
XLi Automático = R$ 68.500,00
GLi Manual = R$ 68.000,00
GLi Automático = R$ 71.500,00
XEi Automático = R$ 78.000,00
Altis Automático = R$ 87.800,00
Mercado
O Corolla, pela segunda vez consecutiva, foi o carro mais vendido no mundo. Em 2011, a Toyota comercializou 1,02 milhão de unidades do sedã médio, de acordo com estudo da Forbes, uma das revistas sobre economia mais respeitadas do mundo, elaborado em parceria com a consultoria IHS Global. Segundo o estudo, os consumidores de 150 países onde é vendido escolhem o Toyota Corolla por ser um carro com consumo eficiente de combustível e confiável. Além da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), o Corolla é produzido em mais 14 plantas da Toyota ao redor do mundo.
No mercado brasileiro, o Toyota Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP). Nos últimos 11 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em oito anos. Em 2011, a Toyota do Brasil vendeu 53.150 unidades do modelo, que obteve 25% de participação de mercado em seu segmento.
Comprimento (mm): 4.540
Largura (mm): 1.760
Altura (mm): 1.480
Vão livre mínimo do solo (mm): 160
Entre eixos (mm): 2.600
Peso em ordem de marcha (kg): 1.285
Volume do Porta Malas (L) 470
Capacidade do tanque (L): 60
Motor 2.0 Dual VVT-i 16V DOHC Flex
Potência máxima: (cv/rpm) 153 / 5.800 (E) e 142 / 5.600 (G)
Torque máximo: (kgf.m/rpm) 20,7 / 4.800 (E) e 19,8 / 4.000 (G)
Transmissão: Automática de quatro velocidades com shift gate e Super ECT +
shiftornic +paddle shift
1ª - 3.943
2ª - 2.197
3ª - 1.413
4ª - 1.020
Ré - 3.145
Diferencial - 2.923
Direção Eletro-assistida Progressiva (EPS)
Rodas Liga Leve R16
Pneus 205/55 R16
Freios:
Dianteiro Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiro Discos sólidos com ABS e EBD
Eixo de torção com barra estabilizadora
Relações de Transmissão
Mc Pherson com barra estabilizadora
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
ESTILO
Acabamento interno na cor prata
Aerofólio traseiro
Bancos e revestimento do volante em padrão couro* na cor preta com costuras em vermelho
Farol com máscara negra
Saias esportivas (frontal, lateral, traseira)
Manopla de câmbio em padrão couro* na cor preta
Volante cortado "D-shape" de três raios
Lanternas traseiras com LED
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Ar-condicionado integrado frio e quente automático e digital
Acendimento automático dos faróis
Banco traseiro bipartido/rebatível: 60/40
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos
Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
Descansa-braços dianteiro deslizante com dois compartimentos
Desembaçador do vidro traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador de velocidade
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron
Para-sol do motorista e do passageiro dianteiro com espelho de cortesia e luz
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control)
Porta-objetos no painel central e console central com porta-copos e porta-objetos com dois compartimentos
Porta-objetos na lateral do painel e nas portas dianteiras e traseiras
Porta-luvas com luz de LED
Sistema Bluetooth®
4 alto-falantes + 2 tweeters
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com indicador de direção e regulagem elétrica
Vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque e antiesmagamento
Volante com comandos integrados de áudio e de computador de bordo
SEGURANÇA
Airbag duplo frontal para motorista e passageiro dianteiro
Airbag lateral para motorista e passageiro dianteiro
Alarme com controle remoto
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Três apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
Barras de proteção nas portas
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança traseiros laterais de três pontos
Cinto de segurança traseiro central de três pontos
Chave com comandos integrados (trava das portas, abertura do porta-malas e alarme)
Chave com comando integrado de acionamento dos vidros
Faróis de neblina
Freio a disco nas quatro rodas com ABS (Anti-lock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution)
Imobilizador por código eletrônico na chave
Luz auxiliar de freio (brake light)
Trava de segurança nas portas traseiras
Travas elétricas com acionamento a distância
Trava automática das quatro portas ativada pelo movimento do veículo (após 20 km/h)
* itens em padrão couro: contêm partes de couro legítimo e de couro sintético.
EQUIPAMENTOS
Áudio com CD player, entrada para conexões USB e Aux-in, compatíveis com iPod®, iPhone®, CD-R/RW,
MP3 player, WMA (windows media audio) e AAC (advanced audio coding)
Computador de bordo com seis funções (relógio, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa)
Rodas e suspensão
A suspensão dianteira do Corolla XRS, assim como nas demais versões, é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto. A suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional).
As rodas que equipam o Corolla, nas versões GLi, XEi, XRS e Altis, são de liga leve, com 16 polegadas, revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.
O Corolla XRS custa R$ 79.500,00 e está disponível nas cores preto e prata.
Os demais valores para o restante da linha Corolla 2013 são os seguintes:
XLi Manual = R$ 64.500,00
XLi Automático = R$ 68.500,00
GLi Manual = R$ 68.000,00
GLi Automático = R$ 71.500,00
XEi Automático = R$ 78.000,00
Altis Automático = R$ 87.800,00
O Corolla, pela segunda vez consecutiva, foi o carro mais vendido no mundo. Em 2011, a Toyota comercializou 1,02 milhão de unidades do sedã médio, de acordo com estudo da Forbes, uma das revistas sobre economia mais respeitadas do mundo, elaborado em parceria com a consultoria IHS Global. Segundo o estudo, os consumidores de 150 países onde é vendido escolhem o Toyota Corolla por ser um carro com consumo eficiente de combustível e confiável. Além da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), o Corolla é produzido em mais 14 plantas da Toyota ao redor do mundo.
No mercado brasileiro, o Toyota Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP). Nos últimos 11 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em oito anos. Em 2011, a Toyota do Brasil vendeu 53.150 unidades do modelo, que obteve 25% de participação de mercado em seu segmento.
COROLLA XRS 2013
FICHA TÉCNICA
Comprimento (mm): 4.540
Largura (mm): 1.760
Altura (mm): 1.480
Vão livre mínimo do solo (mm): 160
Entre eixos (mm): 2.600
Peso em ordem de marcha (kg): 1.285
Volume do Porta Malas (L) 470
Capacidade do tanque (L): 60
Motor 2.0 Dual VVT-i 16V DOHC Flex
Potência máxima: (cv/rpm) 153 / 5.800 (E) e 142 / 5.600 (G)
Torque máximo: (kgf.m/rpm) 20,7 / 4.800 (E) e 19,8 / 4.000 (G)
Transmissão: Automática de quatro velocidades com shift gate e Super ECT +
shiftornic +paddle shift
1ª - 3.943
2ª - 2.197
3ª - 1.413
4ª - 1.020
Ré - 3.145
Diferencial - 2.923
Direção Eletro-assistida Progressiva (EPS)
Rodas Liga Leve R16
Pneus 205/55 R16
Freios:
Dianteiro Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiro Discos sólidos com ABS e EBD
Eixo de torção com barra estabilizadora
Relações de Transmissão
Mc Pherson com barra estabilizadora
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
ESTILO
Acabamento interno na cor prata
Aerofólio traseiro
Bancos e revestimento do volante em padrão couro* na cor preta com costuras em vermelho
Farol com máscara negra
Saias esportivas (frontal, lateral, traseira)
Manopla de câmbio em padrão couro* na cor preta
Volante cortado "D-shape" de três raios
Lanternas traseiras com LED
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Ar-condicionado integrado frio e quente automático e digital
Acendimento automático dos faróis
Banco traseiro bipartido/rebatível: 60/40
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos
Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
Descansa-braços dianteiro deslizante com dois compartimentos
Desembaçador do vidro traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador de velocidade
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron
Para-sol do motorista e do passageiro dianteiro com espelho de cortesia e luz
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control)
Porta-objetos no painel central e console central com porta-copos e porta-objetos com dois compartimentos
Porta-objetos na lateral do painel e nas portas dianteiras e traseiras
Porta-luvas com luz de LED
Sistema Bluetooth®
4 alto-falantes + 2 tweeters
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com indicador de direção e regulagem elétrica
Vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque e antiesmagamento
Volante com comandos integrados de áudio e de computador de bordo
SEGURANÇA
Airbag duplo frontal para motorista e passageiro dianteiro
Airbag lateral para motorista e passageiro dianteiro
Alarme com controle remoto
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Três apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
Barras de proteção nas portas
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança traseiros laterais de três pontos
Cinto de segurança traseiro central de três pontos
Chave com comandos integrados (trava das portas, abertura do porta-malas e alarme)
Chave com comando integrado de acionamento dos vidros
Faróis de neblina
Freio a disco nas quatro rodas com ABS (Anti-lock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution)
Imobilizador por código eletrônico na chave
Luz auxiliar de freio (brake light)
Trava de segurança nas portas traseiras
Travas elétricas com acionamento a distância
Trava automática das quatro portas ativada pelo movimento do veículo (após 20 km/h)
* itens em padrão couro: contêm partes de couro legítimo e de couro sintético.
EQUIPAMENTOS
Áudio com CD player, entrada para conexões USB e Aux-in, compatíveis com iPod®, iPhone®, CD-R/RW,
MP3 player, WMA (windows media audio) e AAC (advanced audio coding)
Computador de bordo com seis funções (relógio, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa)
limdo carro que ficou...quero um desse!! toyota e toyota sempre the beste of the best
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