Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 17 de março de 2012

TOYOTA CAMRY MAIS LONGO, CONFORTÁVEL E DE FRENTE NOVA, COM O MESMO MOTOR DE 277 CV, CHEGA AO BRASIL POR R$ 161 MIL



Fabricante poderosa do mundo asiático e uma das maiores do mundo, a Toyota lança no mercado brasileiro o novo luxuoso Camry, sétima geração do modelo global da marca presente em mais de 100 países e que fechou 2011 como o oitavo veículo mais vendido do mundo, segundo levantamento da revista Forbes, com 726 mil unidades comercializadas.

O novo Camry apresenta-se de desenho novo, mais elegante e sofisticado. Também ganhou um novo habitáculo, ainda mais espaçoso, e está mais recheado com itens de conforto e conveniência, que fazem deste sedã um ícone entre os veículos de luxo. Lançado em 1982, no Japão, o Camry tem conquistado os consumidores por sua durabilidade, qualidade e confiabilidade, que simbolizam o DNA da Toyota.



Design
O exterior do novo Camry é um exemplo da nova direção de desenho da Toyota. Na dianteira, o conjunto da grade frontal e dos faróis cria um movimento lateral que proporciona maior sensação de largura e evidencia o luxo e a atenção aos detalhes no sedã. A superfície elevada do capô e a área superior do para-choque, que é acentuada nos cantos, ressaltam a robustez do novo Camry.

O desenho lateral, com vincos proeminentes nas portas e com formato alongado, expressa uma estrutura limpa, com linhas definidas, que sintetizam a combinação entre conforto e fluidez dos movimentos. Além disso, as novas rodas de 17 polegadas proporcionam um visual luxuoso e moderno. Ainda na lateral, o novo Camry adota detalhes cromados nas maçanetas, em torno das janelas e no piso.




Na traseira, lanternas que se estendem horizontalmente e mesclam com a parte superior do para-choque e com os detalhes cromados da tampa do porta-malas, formando um conjunto com aparência bastante robusta. Os novos ângulos do teto garantem mais espaço e sensação de conforto aos ocupantes do banco traseiro.



Conforto interior
O interior do novo Camry vai ao encontro do que se espera de um veículo de luxo, combinando peças feitas também à mão com a tecnologia avançada da Toyota. Toda a construção do modelo foi feita com materiais diferenciados, caracterizada por cores e texturas contrastantes, que ajudam a refletir a luz que invade a cabine, enfatizando a percepção de sofisticação.



A Toyota adotou ainda tecnologia que absorve determinadas freqüências de ondas sonoras, o que torna a cabine do modelo altamente silenciosa.

O novo Camry mantém praticamente as amplas dimensões externas da geração anterior (cresceu 10 centímetros no comprimento e cinco na largura), mas as medidas do habitáculo foram ampliadas, graças ao reposicionamento do pedal do acelerador, dos bancos dianteiros (fixados mais à frente em comparação com a geração anterior) e do banco traseiro (fixado mais para trás em comparação com a geração anterior), o porta-malas oferece 507 litros (foto acima).



Na busca por maior espaço, também foram melhoradas a estrutura construtiva do habitáculo e o formato dos bancos dianteiros. Alguns resultados das melhorias que se refletem para os passageiros em comparação com a geração anterior do Camry são: aumento de 1,5 cm na largura do banco traseiro, de 4,6 centímetros no espaço para os joelhos dos passageiros do banco traseiro e de 1,5 centímetros na largura do encosto dos assentos dianteiros.



O novo Camry traz painel frontal em formato “T”, que privilegiou a correta disposição dos mostradores do painel de instrumentos e da ampla lista de equipamentos de conforto e conveniência. O desenho do para-brisas e do vidro traseiro foi pensado para proporcionar máxima visibilidade ao motorista.

A cor escura do acabamento interior (no revestimento do painel, no couro dos bancos e na lateral das portas), os novos detalhes cromados adicionados aos comandos do rádio e nas saídas do ar-condicionado, a adoção do padrão madeira em um tom mais escuro no volante, no console e manopla da alavanca de transmissão e nas laterais das portas reforçam o prestígio deste sedã da Toyota.

Equipamentos
O novo Camry mima motorista e passageiros com a sua extensa lista de itens de série. Uma das novidades dessa nova geração é o novo ar-condicionado de três zonas, com saída e controle individual também para os passageiros do banco traseiro (neste caso, localizada no descansa-braços do assento traseiro (foto acima), onde também pode-se regular o volume do som) e sistema plasmacuster com tecnologia Nanoe, que, além da função de limpeza do ar, cobre os íons com moléculas microscópicas de água, evitando o ressecamento da pele e dos cabelos, situação recorrente no uso do ar-condicionado. 

Outra novidade do Novo Camry é o ajuste elétrico de altura e profundidade da coluna de direção, que permite maior precisão na operação. O banco do motorista também pode ser ajustado eletricamente (foto ao lado), assim como o banco traseiro, que, nesta nova geração, é reclinável. Há ainda cortina de proteção solar no vidro traseiro, também com acionamento elétrico.

O novo Camry adota no painel central uma tela LCD de sete polegadas touch screen, que concentra a operação do sistema de som e também permite acesso a outras funções do veículo, como a nova câmera de ré e aos gráficos de velocidade e consumo de combustível médio.

O sistema de som do modelo também foi sensivelmente aprimorado, oferecendo áudio de primeira qualidade aos passageiros. Integrado ao som, além do CD Player (que reproduz também MP3 e WMA), o motorista dispõe de Bluetooth® e conectividade para iPod®, iPhone® e outros dispositivos móveis, por meio de entrada auxiliar e porta USB. 

O painel de instrumentos do Camry é dotado da tecnologia Optitron, que regula a intensidade da luz de acordo com a iluminação externa e traz, nesta nova geração o indicador ECO Driving. O retrovisor interno é eletrocrômico, e os retrovisores externos são rebatíveis eletricamente e vem com desembaçadores.

Há ainda para-brisas com sensor de chuva, controle de   velocidade de cruzeiro, vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, direção com assistência elétrica, computador de bordo com sete funções (relógio, tempo de viagem, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), volante de quatro raios com comando do sistema de som e do computador de bordo. 

Segurança
No quesito segurança, o novo Camry é incomparável. São seis airbags, sendo dois frontais de duplo estágio, dois do tipo cortina, dois dianteiros laterais, dois traseiros laterais e um localizado abaixo do volante que tem a função de proteger o joelho do motorista.

O modelo conta com controle de tração (TRC) e estabilidade (VCS). Além de vir equipado com freios ABS nas quatro rodas, que também conta com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).


Os faróis de xenon, com lavadores e regulagem de altura, também são dotados de sistema de acendimento automático e do sistema ASF, que direcionam o facho de luz acompanhando as curvas.

Mecânica
O novo Camry mantém o consagrado motor V6 de 3.5 litros 24V Dual VVT-i. De construção leve e com alta rigidez, este motor adota bloco, cárter e cabeçote de alumínio. A potência máxima é de 277 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgf.m a 4.700 rpm.


O grande diferencial desse motor, assim como na família Corolla, é o duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i). A diferença do Dual VVT-i para o VVT-i é que o comando variável de abertura de válvula se faz presente nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, enquanto que no VVT-i apenas as válvulas de admissão têm funcionamento inteligente. O resultado se reflete em melhor desempenho e menor consumo e nível de vibração e ruído.

A transmissão do Camry é automática de seis velocidades com a possibilidade de trocas seqüenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.

Tanto a suspensão traseira quanto a dianteira do novo Camry são independentes, do tipo McPherson e foram totalmente adaptadas para as condições brasileiras de rodagem.


Cores e preços
À venda por R$ 161.000,00, o novo Camry está disponível nas cores preto sólido, preto Safira, cinza e branco perolizados e parta e bege metálicos.

Ficha técnica


Comprimento (mm): 4.815
Largura (mm): 1.820
Altura (mm): 1.480
Entre-eixos (mm) 2.775
Peso em ordem de marcha (kg): 1.540
Peso bruto total (kg): 2.100
Volume do Porta Malas (L): 504
Capacidade do tanque (L): 70
Motor: 2GR-FE
Configuração: 6 cilindros em V
Válvulas 24 válvulas com Dual VVT-i
Cilindrada (cm3): 3456
Potência máxima (cv/rpm): 277 / 6.200
Torque máximo (kgf.m/rpm): 35,3 / 4.700
Transmissão: Automática de 6 velocidades com modo sequencial (shiftronic) e controle eletrônico (Super ECT)
Suspensão dianteira Mc Pherson
Suspensão traseira Dual-link
Direção Assistência elétrica (EPS)
Rodas: Liga leve R17
Pneus: 215 / 55 R17
Freio Dianteiro: Disco ventilado
Freio Traseiro: Disco sólido
Sistemas de controle de frenagem: VCS, ABS, EBD e BAS

Elementos decorativos
Antena integrada ao vidro traseiro
Detalhes do interior em padrão couro e madeira
Escapamento duplo com ponteiras cromadas
Maçanetas externas, para-choques e retrovisores externos na cor do veículo
Grade frontal e maçanetas internas cromadas
Soleiras cromadas nas portas


Conforto e conveniência
Ar-condicionado automático e digital "Three Zone"
Ar-condicionado com sistema purificador de ar "Plasmacluster"e "Nanoe Technology"
Aviso sonoro para faróis ligados
Bancos dianteiros com regulagem elérica
Bancos traseiros reclináveis
Descansa-braços do banco traseiro com controles de inclunação do encosto, sistema de som, cortina retrátil e ar 
condicionado
Tela de LCD 7'' sensível ao toque com comando de áudio e configurações do veículo
CD Player com 6 auto-falantes, tomada USB e Aux-in, compatível com iPod, iPhone, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC
Coluna de direção com ajuste elétrico de altura e profundidade
Comando interno de abertura do porta-malas e tampa do tanque de combustível
Computador de bordo
Console dos bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos, descansa-braços e tomada 12V
Cortina retrátil para o vidro traseiro
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos eletroretráteis com desembaçador e regulagem elétrica
Faróis de Bi-xenon com lavador, regulagem automática de altura e sistema de acendimento automático
Sensor de chuva
Luz de leitura individual dianteira e iluminação traseira para leitura (2 pontos)
Painel de instrumentos Optitron
Controle automático de velociadde
Smart Entry: aproximando a chave do carro e segurando na maçaneta as portas e/ou porta-malas destravam
Start Button: sistema de ignição simplificado ao toque de um botão
Vidros elétricos com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque
Volante com comandos integrados de ar condicionado, áudio e computador de bordo

Segurança
Airbag duplo frontal de 2 estágios
Airbag lateral para motorista e passageiro dianteiro
Airbag tipo cortina
Barras de proteção nas portas laterais
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitador de força
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
Controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC)
Controle eletrônico de tração (TRC)
Faróis de baixo xenon
Faróis de neblina
Freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD e BAS (Brake Assist System)
Luz auxiliar de freio (brake light)
Luz de neblina incorporada à lanterna traseira
Sistema de alarme sonoro antifurto e imobilizador por código eletrônico na chave
Travas elétricas com acionamento a distância e controle na chave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.