O novo Camry apresenta-se de desenho novo, mais elegante e sofisticado. Também ganhou um novo habitáculo, ainda mais espaçoso, e está mais recheado com itens de conforto e conveniência, que fazem deste sedã um ícone entre os veículos de luxo. Lançado em 1982, no Japão, o Camry tem conquistado os consumidores por sua durabilidade, qualidade e confiabilidade, que simbolizam o DNA da Toyota.
Design
O exterior do novo Camry é um exemplo da nova direção de desenho da Toyota. Na dianteira, o conjunto da grade frontal e dos faróis cria um movimento lateral que proporciona maior sensação de largura e evidencia o luxo e a atenção aos detalhes no sedã. A superfície elevada do capô e a área superior do para-choque, que é acentuada nos cantos, ressaltam a robustez do novo Camry.O desenho lateral, com vincos proeminentes nas portas e com formato alongado, expressa uma estrutura limpa, com linhas definidas, que sintetizam a combinação entre conforto e fluidez dos movimentos. Além disso, as novas rodas de 17 polegadas proporcionam um visual luxuoso e moderno. Ainda na lateral, o novo Camry adota detalhes cromados nas maçanetas, em torno das janelas e no piso.
Conforto interior
O interior do novo Camry vai ao encontro do que se espera de um veículo de luxo, combinando peças feitas também à mão com a tecnologia avançada da Toyota. Toda a construção do modelo foi feita com materiais diferenciados, caracterizada por cores e texturas contrastantes, que ajudam a refletir a luz que invade a cabine, enfatizando a percepção de sofisticação.
O novo Camry mantém praticamente as amplas dimensões externas da geração anterior (cresceu 10 centímetros no comprimento e cinco na largura), mas as medidas do habitáculo foram ampliadas, graças ao reposicionamento do pedal do acelerador, dos bancos dianteiros (fixados mais à frente em comparação com a geração anterior) e do banco traseiro (fixado mais para trás em comparação com a geração anterior), o porta-malas oferece 507 litros (foto acima).
Na busca por maior espaço, também foram melhoradas a estrutura construtiva do habitáculo e o formato dos bancos dianteiros. Alguns resultados das melhorias que se refletem para os passageiros em comparação com a geração anterior do Camry são: aumento de 1,5 cm na largura do banco traseiro, de 4,6 centímetros no espaço para os joelhos dos passageiros do banco traseiro e de 1,5 centímetros na largura do encosto dos assentos dianteiros.
O novo Camry traz painel frontal em formato “T”, que privilegiou a correta disposição dos mostradores do painel de instrumentos e da ampla lista de equipamentos de conforto e conveniência. O desenho do para-brisas e do vidro traseiro foi pensado para proporcionar máxima visibilidade ao motorista.
O interior do novo Camry vai ao encontro do que se espera de um veículo de luxo, combinando peças feitas também à mão com a tecnologia avançada da Toyota. Toda a construção do modelo foi feita com materiais diferenciados, caracterizada por cores e texturas contrastantes, que ajudam a refletir a luz que invade a cabine, enfatizando a percepção de sofisticação.
A Toyota adotou ainda tecnologia que absorve determinadas freqüências de ondas sonoras, o que torna a cabine do modelo altamente silenciosa.
A cor escura do acabamento interior (no revestimento do painel, no couro dos bancos e na lateral das portas), os novos detalhes cromados adicionados aos comandos do rádio e nas saídas do ar-condicionado, a adoção do padrão madeira em um tom mais escuro no volante, no console e manopla da alavanca de transmissão e nas laterais das portas reforçam o prestígio deste sedã da Toyota.
Outra novidade do Novo Camry é o ajuste elétrico de altura e profundidade da coluna de direção, que permite maior precisão na operação. O banco do motorista também pode ser ajustado eletricamente (foto ao lado), assim como o banco traseiro, que, nesta nova geração, é reclinável. Há ainda cortina de proteção solar no vidro traseiro, também com acionamento elétrico.
O novo Camry adota no painel central uma tela LCD de sete polegadas touch screen, que concentra a operação do sistema de som e também permite acesso a outras funções do veículo, como a nova câmera de ré e aos gráficos de velocidade e consumo de combustível médio.
O sistema de som do modelo também foi sensivelmente aprimorado, oferecendo áudio de primeira qualidade aos passageiros. Integrado ao som, além do CD Player (que reproduz também MP3 e WMA), o motorista dispõe de Bluetooth® e conectividade para iPod®, iPhone® e outros dispositivos móveis, por meio de entrada auxiliar e porta USB.
O painel de instrumentos do Camry é dotado da tecnologia Optitron, que regula a intensidade da luz de acordo com a iluminação externa e traz, nesta nova geração o indicador ECO Driving. O retrovisor interno é eletrocrômico, e os retrovisores externos são rebatíveis eletricamente e vem com desembaçadores.
No quesito segurança, o novo Camry é incomparável. São seis airbags, sendo dois frontais de duplo estágio, dois do tipo cortina, dois dianteiros laterais, dois traseiros laterais e um localizado abaixo do volante que tem a função de proteger o joelho do motorista.
O modelo conta com controle de tração (TRC) e estabilidade (VCS). Além de vir equipado com freios ABS nas quatro rodas, que também conta com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).
Mecânica
O novo Camry mantém o consagrado motor V6 de 3.5 litros 24V Dual VVT-i. De construção leve e com alta rigidez, este motor adota bloco, cárter e cabeçote de alumínio. A potência máxima é de 277 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgf.m a 4.700 rpm.
A transmissão do Camry é automática de seis velocidades com a possibilidade de trocas seqüenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.
Tanto a suspensão traseira quanto a dianteira do novo Camry são independentes, do tipo McPherson e foram totalmente adaptadas para as condições brasileiras de rodagem.
À venda por R$ 161.000,00, o novo Camry está disponível nas cores preto sólido, preto Safira, cinza e branco perolizados e parta e bege metálicos.
Ficha técnica
Comprimento (mm): 4.815
Largura (mm): 1.820
Altura (mm): 1.480
Entre-eixos (mm) 2.775
Peso em ordem de marcha (kg): 1.540
Peso bruto total (kg): 2.100
Volume do Porta Malas (L): 504
Capacidade do tanque (L): 70
Motor: 2GR-FE
Configuração: 6 cilindros em V
Válvulas 24 válvulas com Dual VVT-i
Cilindrada (cm3): 3456
Potência máxima (cv/rpm): 277 / 6.200
Torque máximo (kgf.m/rpm): 35,3 / 4.700
Transmissão: Automática de 6 velocidades com modo sequencial (shiftronic) e controle eletrônico (Super ECT)
Suspensão dianteira Mc Pherson
Suspensão traseira Dual-link
Direção Assistência elétrica (EPS)
Rodas: Liga leve R17
Pneus: 215 / 55 R17
Freio Dianteiro: Disco ventilado
Freio Traseiro: Disco sólido
Sistemas de controle de frenagem: VCS, ABS, EBD e BAS
Elementos decorativos
Antena integrada ao vidro traseiro
Detalhes do interior em padrão couro e madeira
Escapamento duplo com ponteiras cromadas
Maçanetas externas, para-choques e retrovisores externos na cor do veículo
Grade frontal e maçanetas internas cromadas
Soleiras cromadas nas portas
Conforto e conveniência
Ar-condicionado automático e digital "Three Zone"
Ar-condicionado com sistema purificador de ar "Plasmacluster"e "Nanoe Technology"
Aviso sonoro para faróis ligados
Bancos dianteiros com regulagem elérica
Bancos traseiros reclináveis
Descansa-braços do banco traseiro com controles de inclunação do encosto, sistema de som, cortina retrátil e ar
condicionado
Tela de LCD 7'' sensível ao toque com comando de áudio e configurações do veículo
CD Player com 6 auto-falantes, tomada USB e Aux-in, compatível com iPod, iPhone, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC
Coluna de direção com ajuste elétrico de altura e profundidade
Comando interno de abertura do porta-malas e tampa do tanque de combustível
Computador de bordo
Console dos bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos, descansa-braços e tomada 12V
Cortina retrátil para o vidro traseiro
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos eletroretráteis com desembaçador e regulagem elétrica
Faróis de Bi-xenon com lavador, regulagem automática de altura e sistema de acendimento automático
Sensor de chuva
Luz de leitura individual dianteira e iluminação traseira para leitura (2 pontos)
Painel de instrumentos Optitron
Controle automático de velociadde
Smart Entry: aproximando a chave do carro e segurando na maçaneta as portas e/ou porta-malas destravam
Start Button: sistema de ignição simplificado ao toque de um botão
Vidros elétricos com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque
Volante com comandos integrados de ar condicionado, áudio e computador de bordo
Segurança
Airbag duplo frontal de 2 estágios
Airbag lateral para motorista e passageiro dianteiro
Airbag tipo cortina
Barras de proteção nas portas laterais
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitador de força
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
Controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC)
Controle eletrônico de tração (TRC)
Faróis de baixo xenon
Faróis de neblina
Freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD e BAS (Brake Assist System)
Luz auxiliar de freio (brake light)
Luz de neblina incorporada à lanterna traseira
Sistema de alarme sonoro antifurto e imobilizador por código eletrônico na chave
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário