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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

JÁ ESTÃO À VENDA NO MERCADO DE REPOSIÇÃO BRONZINAS PARA CARROS AUDI, RENAULT E VOLKSWAGEN, FABRICADOS PELA KS.



Já se encontram em todo o mercado nacional de reposição, os mais novos lançamentos KS na linha de bronzinas de biela e de mancal, que abrangem veículos das marcas Audi, Renault e Volkswagen.

Na Audi, a bronzina de biela KS é para o motor EA111 1.6L 8V do A3. Para a Volkswagen, as novas bronzinas de biela no mercado são aplicadas no motor EA111 1.6L Flex do Gol, Fox, Polo Hatch, Polo Sedan e Space Fox; no motor VHT 1.6L Flex do Gol, Fox, Saveiro e Voyage; e para o motor EA111 1.4 Flex da Kombi.

No caso da Renault, as bronzinas de biela e de mancal atendem o motor K4M 1.6L 16V do Clio, Twingo, Scenic, Laguna, Kangoo, Megane, Duster, Logan e Sandero; e o motor K7M 1.6L 8V do Clio, Scenic, Megane, Logan e Sandero.
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* Os produtos da marca KS são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motor Service Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

CIDADE DO AUTOMÓVEL - 2ª PARTE. DAMOS CONTINUIDADE À MATÉRIA DE TARCÍSIO DIAS, CUJA 1ª PARTE FOI PUBLICADA NO DIA 23/9 SOBRE O COMPLEXO QUE A VOLKSWAGEN POSSUI EM WOLFSBURG, NA ALEMANHA. VEJA VALORES PARA AS VISITAS À AUTOSTADT E INFORMAÇÕES IMPORTANTES A QUEM DESEJAR CONHECER ESSE PONTO TURÍSTICO. NA COLUNA AINDA NOTÍCIAS DO LANÇAMENTO DO TRACKER DA GM E DA EXPANSÃO DA AUDI NO PARANÁ. ASSISTA O VÍDEO.



MECÂNICA ONLINE® 


Nº 48 — 30 / 09 / 2013


A cidade do automóvel fica na Alemanha – Parte 2


Autostadt é uma das maiores atrações no mundo para quem gosta de carros
e fica localizada ao lado da fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha

Continuando a coluna do dia 23 de setembro, hora de saber mais sobre as atrações da cidade do automóvel e como ter a oportunidade de conhecer esse grande “parque de diversões” de gente grande.

Outras atrações da Autostadt incluem o KonzernWelt (mundo do Grupo), onde os valores do Grupo Volkswagen – segurança, responsabilidade social, atenção com o meio ambiente e qualidade – são vivenciados por meio de exposições e atividades interativas.

A exposição Level Green (mundo verde) traz 26 estações focadas na sustentabilidade e seus reflexos na sociedade, economia e estética. 

No CarDesign Studio, os visitantes podem conhecer todas as etapas do desenvolvimento de um modelo e, até utilizar computadores com uma interface especial para criar seus próprios veículos a partir de elementos usados em modelos reais. 

Os desenhos podem ser encontrados posteriormente e baixados na internet.

A Autostadt integra também as crianças e oferece uma área especial para convívio familiar, o MobiVersum, plena de oportunidades de diversão, exploração e descoberta. 

Há desafios, como conduzir diferentes tipos de veículos como triciclos em que todas as rodas viram em direções diferentes a carros com lagartas em vez de rodas, guiados por pedais. 

Dois personagens “extraterrestres”, Roli e Stella, mostram em um cinema 3D fatos e fenômenos de nossa vida diária e, como não poderia faltar, há uma autoescola em que as crianças a partir de cinco anos de idade podem aprender noções de direção e segurança em simuladores ou minicarros, passando por um teste para receber uma carteira infantil de habilitação.

Uma “saída” especial
A mais nova atração da Autostadt denomina-se Ausfahrt, palavra que, em alemão, significa “saída”. 

Inaugurada este ano, a Ausfahrt faz parte do caminho percorrido pelos clientes que retiram pessoalmente seus novos veículos Volkswagen junto à fábrica.

Com 15.000 m2, a nova atração é focada na densidade urbana. Dando continuidade à topografia e paisagem da Autostadt, a “Ausfahrt” se integra harmoniosamente ao ambiente do parque e da lagoa que a circundam. 

Um “circuito de honra”, com 315 metros, proporciona aos visitantes da Autostadt um local para treinar rebocando um trailer ou experimentar outros itens, inclusive sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito ou Start-Stop (desligamento e partida automáticos do motor quando o carro para) ou assistente de saída em subidas.Estão disponíveis 45 grandes espaços  no local onde, orientados por uma equipe de especialistas, os motoristas podem experimentar o sistema de estacionamento automático ou aprender a operar as estações de recarga para carros elétricos.

Os clientes que comparecem à Autostadt para retirar seus automóveis novos podem dirigi-los, nos primeiros metros, na área de treinamento da “Ausfahrt”, tirar suas dúvidas e configurar corretamente os sistemas do carro com a ajuda de especialistas antes de voltar às suas casas com segurança.

Os visitantes que não forem retirar um carro novo também poderão experimentar os novos sistemas na área da “Ausfahrt”, usando veículos fornecidos pela Autostadt. 

Também é possível testar sua habilidade off-road na trilha All-Terrain (todo-terreno) ou conferir seus tempos de reação em situações de condução potencialmente perigosas na pista de treinamento de segurança.

Horários
A Autostadt funciona 363 dias por ano, das 9h às 18h, fechando apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. O centro de entrega de carros zero-km abre aos compradores às 8h.

Refeições
Pelas diversas áreas e pavilhões estão distribuídos nove restaurantes e lanchonetes. Todos abastecidos com alimentos orgânicos, eles incluem uma steak house, pizzaria, cantina e um requintado restaurante de alta gastronomia.

Os ingressos são oferecidos por 15 euros para um dia e por 22 euros para acesso durante dois dias. 

Crianças e adolescentes (6 a 17 anos) custam seis euros para um dia e nove euros para os dois. 

Tem também o pacote família (dois adultos + crianças até 17 anos): 38 / 57 euros por dois dias. 

Crianças com menos de seis anos não pagam ingresso. Estudantes e idosos (acima de 60 anos): 12 / 18 euros dois dias. 

Tours e atrações especiais, como visitas à fábrica e experiências de direção, são cobrados à parte.

Informações detalhadas (em inglês ou alemão) podem ser obtidas no link:
http://www.autostadt.de/en/visitor-information/

Entrevista em vídeo, em português, que realizamos na Autostadt:
http://youtu.be/w3Rsn4KQ0aw

MECÂNICA ONLINE

· Lançamentos Chevrolet
O mês de outubro reserva boas novidades da marca para o mercado brasileiro. Tudo começa com a apresentação do Tracker, a grande arma da General Motors para enfrentar o Ford EcoSport e Renault Duster. 

Já pela metade do mês, é a vez do renovado Agile e Camaro 2014, além da série especial Effect, um novo conceito de customização de veículos.

· Audi Brasil
A AUDI AG está desenvolvendo a capacidade necessária para a sua próxima fase de expansão. 

Em 2015, a montadora iniciará a produção em São José dos Pinhais, Paraná. Os novos modelos Audi Q3 e A3 Sedan serão fabricados na linha de montagem localizada nessa cidade. 

Para atingir esse objetivo, a empresa investirá aproximadamente 150 milhões de euros até 2015.

· Novo Focus
Carro mais vendido do mundo em 2012, com mais de 1 milhão de unidades, o Focus chega à terceira geração com uma nova plataforma global e tecnologias inéditas na categoria, como sistema de estacionamento automático e o primeiro motor flex do mundo com injeção direta de combustível. 

O seu lançamento faz parte da estratégia da Ford de contar somente com produtos globais no mercado brasileiro até 2015.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

sábado, 28 de setembro de 2013

FORD INICIA A VENDA NA PRÓXIMA SEMANA DO NOVO FOCUS, UM CARRO MODERNO, COM UM ACABAMENTO PRIMOROSO, EQUIPADO COM UM AMPLO PACOTE DE TECNOLOGIA DE SEGURANÇA E CONFORTO INVEJÁVEL. O CARRO QUE SURGE NAS VERSÕES HATCH E SEDAN VEM PARA OCUPAR UM ESPAÇO IMPORTANTE NO SEU SEGMENTO E CUSTA A PARTIR DE R$ 60.990, ATÉ MENOS DE R$ 82 MIL VALE A PENA CONHECER ESSA NOVIDADE DA FORD.


Um carro com sistema de estacionamento automático através de sensores ultrassônicos nos para-choques dianteiro e traseiro e nas laterais do veículo e movimento da direção controlado por computador, seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus e motor 2.0 Duratec Direct Flex, com injeção direta bicombustível e duplo comando de válvulas independente e variável, gerando 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e torque de 221/211 Nm, respectivamente - o primeiro flex com injeção direta no mundo.


Esse é o Novo Ford Focus 2014, que na próxima semana estará à venda nas concessionárias da marca em todo o Brasil, por valores a partir de R$ 60.990,00, nas versões hatch e sedan.

"A Linha Focus 2014 traz para os carros médios a tecnologia mais avançada voltada para a segurança, conforto e conveniência, a preços altamente competitivos", afirmou Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil. 




O cliente poderá escolher em qualquer dos modelos o motor 2.0 Flex com injeção direta ou 1.6 Flex com duplo comando de válvulas variável - os mais modernos motores do mercado em desempenho e economia de combustível, de acordo com a Ford.


O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de válvulas independente e variável, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm, respectivamente. Ele conta com o sistema "Easy-Start", que também dispensa o tradicional "tanquinho" na partida a frio.


O Novo Focus conta com transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem (de série no 2.0 e opcional no 1.6), suspensão traseira independente Multilink, piloto automático e limitador de velocidade eletrônico. 


O alto torque da versão 2.0 dá agilidade ao Sedan e uma pegada esportiva ao Hatch. A sonoridade do motor contribui para a sua condução empolgante. 

Toda a linha vem com SYNC Media System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes. 


Há também uma versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes. 

Entre os opcionais, oferece chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de Xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar. 


Seu design arrojado projeta esportividade, atitude e movimento, incluindo rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo. 

"A Ford investiu muito nesses modelos que serão produzidos na América do Sul. Foram mais de US$ 200 milhões na fábrica de Pacheco para trazer o que há de mais moderno no setor automotivo", disse o executivo. 




Versões e preços
O Hatch 1.6 S com transmissão manual, duplo airbag, freios ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema SYNC parte de R$ 60.990. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$ 66.990. 

O Hatch 1.6 SE acrescenta itens como quatro airbags, tela de 4,2 polegadas e bancos de couro, por R$ 63.990. 


Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$ 69.990, e acrescentando o motor 2.0 Duratec Direct Flex o preço é R$ 72.990. 

O Hatch Titanium 2.0 inclui câmera de ré, SYNC com tela de 8 polegadas e navegação e rodas de liga leve exclusivas, por R$ 79.990. 

O Sedan vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, nos catálogos S, SE e Titanium. 


O Sedan S dispõe de duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e SYNC Media System, por R$ 69.990. 

O Sedan SE custa R$ 74.990 e o Sedan Titanium sai por R$ 81.990. 

Tanto o Sedan como o Hatch contam com o pacote SE Plus, que por R$ 3.000 traz: seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro. 

O topo de linha Titanium também tem um pacote de opcionais Plus, composto por faróis de Xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, por R$ 8.000.





sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A LANCER CUP VOLTA AO AUTÓDROMO VELO CITTÀ PARA DISPUTADA FINAL DA MITSUBISHI, NO COMEÇO DE OUTUBRO


O autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), receberá a sexta e última etapa da Lancer Cup 2013, no sábado, dia 5 de outubro. 

Durante todo o campeonato, os pilotos gentlemen drivers protagonizaram disputas acirradas e ultrapassagens eletrizantes, mostrando muita técnica e perícia a bordo dos exclusivos Lancer Evo R de 306 cv.

Todos esses elementos, que tornam a competição tão especial, prometem estar presentes também na última etapa.

"A igualdade entre os Lancer Evo R e a inversão do gride na segunda corrida garantem disputas até à última volta entre todos os pilotos. Pudemos ver isso durante toda a Lancer Cup. Com certeza essa emoção estará presente nas duas últimas corridas", comenta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.


Na etapa anterior, Elias Jr. conseguiu um resultado surpreendente e venceu as duas corridas, se aproximando do líder Bruno Mesquita, deixando a decisão para a última etapa.

 "O Bruno ainda tem uma vantagem muito boa, mas o campeonato só acaba quando termina. Espero contar com a mesma sorte que tive na etapa anterior", comenta Elias Jr.

Elias Jr. soma 197 pontos na classificação geral, enquanto Bruno Mesquita tem 204 pontos. Elias Jr. só precisa repetir o último resultado para levar o troféu de campeão. 


Na Lancer Cup todos os carros são idênticos, um ingrediente que deixa a decisão do título ainda mais imprevisível. 

Categoria Premium
Na categoria Premium, destinada a pilotos com mais de 45 anos, Carlos Faletti, que venceu as duas corridas da última etapa, continua em primeiro na classificação geral.


Os pilotos têm duas sessões de treinos livres na sexta-feira (4), enquanto o sábado (5) será reservado para o treino classificatório e para duas baterias da prova, sendo a segunda com gride invertido até o oitavo colocado.

Lancer Evo Day
A data também é especial para proprietários de Lancer Evolution. No sábado (5), juntamente com a Lancer Cup, a Mitsubishi Motors promove o Lancer Evo Day. 

Na pista do autódromo Velo Città, os participantes podem testar seu próprio veículo e desfrutar de todo seu potencial.

"Não há lugar mais apropriado para aproveitar todas as qualidades do Lancer Evolution", garante o consultor William Brazão Fadul, que participa do evento desde sua primeira edição.

Para mais informações e inscrições: lancerevoday@mmcb.com.br.

Lancer Cup - Sit&Drive
Seguindo o formato de sucesso utilizado nas categorias L200 Triton da Mitsubishi Cup, a Mitsubishi Lancer Cup conta com o formato sit&drive. 

Nele, os veículos da competição são alugados para os pilotos, possuem mecânica e preparação idênticas e, durante a temporada, toda manutenção e apoio necessários são feitos pela equipe de mecânicos e engenheiros da marca dos três diamantes.

Para saber mais informações e como participar da Mitsubishi Lancer Cup, acesse o sitewww.lancercup.com.br ou envie um e-mail para lancercup@mmcb.com.br.


Mitsubishi Drive Club
O Mitsubishi Drive Club é o complexo automobilístico lançado em 2012 pela Mitsubishi Motors, em Mogi Guaçu (SP). 

O local abriga o exclusivo Autódromo Velo Città, o Mitsubishi Racing Center e uma pista off-road. 

Desta forma, os amantes do automobilismo têm ao alcance um local completo e de última geração, que engloba todos os tipos de modalidades, on e off-road, sendo o único no Brasil com essas características.


Mitsubishi Racing Center
Localizado dentro do complexo do Mitsubishi Drive Club, o Mitsubishi Racing Center é uma ampla área de convivência para pilotos e convidados. 

Com uma completa infraestrutura, o local conta com uma sala para realização de briefing, espaço para almoço e premiações, lounge para descanso dos pilotos, além de vestiários e loja com produtos de competição.

Autódromo Velo Città
O autódromo Velo Città, da Mitsubishi, está localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. 

Construído dentro dos padrões exigidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o local pode receber todos os tipos de competições oficiais.

Com 3.430 metros, cercado por matas preservadas e lagos, o traçado da pista conta com duas retas, sendo uma em descida seguida de uma curva em S e outra, mais longa, com quase 800m de extensão, que termina em uma curva travada para a esquerda. 

Considerada uma pista muito técnica, possui ainda 14 curvas em sentido anti-horário, tanto travadas quanto rápidas.

Clique aqui e assista ao vídeo da Mitsubishi Lancer Cup.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O BMW SPORTS TROPHY TEAM BRASIL VOLTA A COMPETIR, NESTE FIM DE SEMANA (28 E 29/9), COM CACÁ BUENO E ALLAN KHODAIR E ÁTILA ABREU E SÉRGIO JIMENEZ, NOS DOIS Z4 QUE DISPUTAM A FIA GT SERIES, NO CIRCUITO DE NAVARRA.


São Paulo, 26 de setembro de 2013 - O clima de evolução e confiança embala o BMW Sports Trophy Team Brasil para a quinta etapa de rodada dupla da FIA GT Series, que acontece neste final de semana (dias 28 e 29 de setembro) na cidade de Navarra, ao norte da Espanha. 

Como aconteceu na Eslováquia, a programação em solo espanhol também será mais curta. 

A realização dos treinos livres e a classificação para definição do grid será no sábado (28) e as duas corridas acontecem no domingo (29). 

O canal SporTV vai exibir a Corrida Classificatória ao vivo no SporTV 3 (5h15 de Brasília) e a Corrida Principal em VT no SporTV (11 horas). 

Cacá Bueno está confiante e acredita que o time pode brigar para estar entre os ponteiros. 

O pentacampeão da Stock Car quer encerrar sua participação na FIA GT Series com o pé direito. "Em Navarra, espero que possamos fazer um belo fechamento de ano, buscando um lugar no pódio. Essa será a última disputa do campeonato para três dos quatro pilotos que começaram o projeto. Não poderemos fazer a etapa de Baku, devido à mudança do calendário do FIA GT, que coincide com outro campeonato que disputamos aqui no Brasil, então é a nossa chance de fechar com chave-de-ouro", lembrou o carioca.


Em ritmo de estreia
Quem não vê a hora de acelerar o modelo BMW Z4 na FIA GT Series é o piloto Átila Abreu, que fará sua estreia pela equipe BMW Sports Trophy Team Brasil. 

Natural de Sorocaba, Abreu será o novo companheiro de Sérgio Jimenez a bordo do carro #21.

"Estou muito animado com a minha estreia na FIA GT Series, pois será o meu primeiro contato com um carro como o BMW Z4 e em uma pista desconhecida, o que em particular eu gosto muito. Além do mais, essa será a minha volta às pistas Europeias, depois de oito anos", salientou.


Confira os horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília): 
Sábado, dia 28 de setembro
5h às 6,20
h - Treino Livre 1

7,35
h às 8,50h - Treino Livre 2

12h às 13h - Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)

Domingo, dia 29 de setembro
4h às 4,20
h - Warm up

5,15
h às 6,15h - Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)

9,15
h às 10,15h - Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após quatro etapas (8 corridas)
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94

2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75

3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63

4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53

5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39

6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 36

7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31

8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30

9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29

10 R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29

AS ÁGUAS DE BRAGANÇA PAULISTA ESTARÃO AGITADAS, NESTE FINAL DE SEMANA, COM JET TOUR SEA-DOO DE QUE QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR, BASTANDO FAZER A INSCRIÇÃO PELO TELEFONE DA ORGANIZAÇÃO - INDICADO ABAIXO. VOCÊ PODE FAZER UM TEST-DRIVE NAS MOTOS AQUÁTICAS E O PASSEIO DE 80 KM, NO DOMINGO. O JET TOUR APOIA A CAMPANHA NAVEGUE SEGURO QUE PRIORIZA A SEGURANÇA NA MOBILIDADE AQUÁTICA.


São Paulo (SP) – O Jet Tour Sea-Doo navega pelas águas tranquilas da represa Jaguari, em Bragança Paulista (SP), neste domingo. 

A programação do final de semana inclui ainda test drive com as motos aquáticas da Sea-Doo no sábado, sendo que as atividades têm como base a Marina Estância Confiança.

“O local é frequentado por muita gente que tem motos aquáticas e barcos, a represa tem águas calmas e belas casas em volta. É um ótimo lugar para acelerar com segurança e sentir o equipamento”, disse Paulino Alvarez, o Kilha, responsável pelo levantamento do passeio. 


O evento é promovido pela Casarini, concessionária dos produtos BRP – o que inclui as motos aquáticas Sea-Doo . 

“O passeio de domingo terá cerca de 80 quilômetros e três horas de duração”, complementou.

Para participar do test-drive e do passeio, é necessário fazer inscrição no telefone 11 3392-3000 (com Cristina). 

O Jet Tour Sea-Doo apoia a Campanha Navegue Seguro e prioriza o uso dos equipamentos de segurança, além da apresentação de habilitação náutica por parte dos pilotos. 


O BRASIL É O ÚNICO PAÍS ONDE O USO DO DIESEL EM VEÍCULOS LEVES É PROIBIDO, ATÉ HOJE. NA EUROPA O NÚMERO DE AUTOMÓVEIS MOVIDOS A DIESEL É MUITO ELEVADO, DEVIDO AO MENOR CONSUMO E À DURABILIDADE DO MOTOR, EMBORA ELEVE O CUSTO DO CARRO SIGNIFICATIVAMENTE. PARA ACABAR COM ESSA PROIBIÇÃO, EMPRESAS E TÉCNICOS CRIARAM A CAMPANHA "APROVE DIESEL" QUE FAZ LOBY JUNTO ÀS AUTORIDADES PARA QUE OS AUTOMÓVEIS POSSAM USAR O COMBUSTÍVEL. FERNANDO CALMON CONTA COMO ESTÁ ESSA MOVIMENTAÇÃO.

Alta Roda 

Nº 752 — 26/9/13

Fernando Calmon

EXAGEROS ABOMINÁVEIS

Embora a atividade de lobby não seja regulamentada no Brasil, nada impede empresas se juntarem e, legitimamente e às claras, trabalhar por suas propostas.

Exemplo recente é a campanha Aprove Diesel, em vínculo muito próximo à SAE Brasil, organização de engenheiros da mobilidade. A entidade congênere, AEA, manteve-se neutra nesse assunto.

De fato, o Brasil é o único país em que uso do diesel em veículos leves não está autorizado por razões, no passado, de origem econômica. 

Aprove Diesel quer mudar essa situação e apresenta argumentos técnicos e ambientais no mínimo discutíveis. 

Primeiro ao afirmar que motores diesel modernos são muito superiores em termos de consumo de combustível. 

Este cenário já virou e os números apresentados estão distorcidos. Os de ciclo Otto (gasolina, etanol e flex) tiveram um salto tecnológico e continuarão a evoluir rapidamente.

Ao se comparar motores europeus modernos, de mesma potência, a diferença de consumo em relação à gasolina caiu de 25% para 12%. Há projeções para menos de 10%. 

Como um motor a diesel custa até 50% mais, em breve, estará inviabilizado na Europa para automóveis menores e baratos. 

Combustíveis europeus são muitos caros e isso ajudou na quilometragem mínima anual para amortizar a diferença de custo do veículo (quanto maior e menos accessível, melhor).

Quem acompanha lançamentos constata que novas gerações de motores são quase todas a gasolina, mais baratos de produzir. 

Fabricantes europeus despejaram muito dinheiro para “limpar” a sujeira do diesel com ajuda de muletas técnicas e, claro, querem convencer o resto de mundo a entrar nessa aventura.

No Japão e China, diesel é liberado para automóveis, mas sua participação, meramente simbólica. 
Na vizinha Argentina, menos de 3%. 

Nos EUA, só motores a gasolina estão no programa oficial de metas de redução de consumo, o que não deixa de ser uma “discriminação”, segundo o lobby de marcas europeias. 

Diesel é insubstituível em caminhões, razoável para utilitários e SUVs pesados, mas do petróleo vem também gasolina adequada aos veículos leves.

Onde entra o Brasil nessa história? O vilão ambiental do momento é o gás carbônico (CO2) e a única forma de combatê-lo é diminuir o consumo de combustíveis fósseis. 

Pessoal do Aprove Diesel esqueceu-se de dizer que as emissões desse gás poderão aumentar aqui e não diminuir. 

Etanol de cana-de-açúcar é praticamente neutro em CO2, no ciclo de produção/consumo. 

Então, automóveis que usam gasolina, com 25% de etanol, quase se equivalem aos a diesel em termos de CO2. E se utilizarem apenas etanol nem dá para comparar, mesmo com nosso atual atraso tecnológico.

Empresas que mostram posição antiCO2 na Europa, aqui mudam o discurso. Para dourar a pílula, acenam com a possibilidade de o País produzir biodiesel e diesel de cana.

Essas alternativas, porém, são inviáveis economicamente, se sabe não é de hoje. Mesmo o etanol mal consegue competir com a gasolina subsidiada.

Exageros nos argumentos sempre são abomináveis. Há pouco tempo, os engajados diziam que o Brasil estava em desacordo com a Declaração Universal de Direitos Humanos, da ONU, ao proibir o acesso dos cidadãos aos avanços do motor diesel. Pode?

RODA VIVA

EMBORA a Renault ainda esconda, há planos ambiciosos para o SUV compacto Captur além da importação, no início de 2014. 

Derivado da arquitetura do atual Clio francês, a empresa estuda nacionalizar o modelo com simplificações e lançá-lo aqui como próxima geração do Duster, em 2016. Afinal, a competição será cada vez maior nesse segmento.

ALINHADA ao cenário menos otimista para o mercado de veículos este ano, Abeiva (de importadores sem fábricas no País) rebaixou as previsões de vendas. 

Antes, projetava 120.000 unidades entre seus mais de 30 associados. Agora, com resultados até agosto computados, imagina algo em torno de 117.000 unidades, em 2013, independentemente da variação cambial.

CAIU o queixo da bancada do diesel, na Europa, após resultado obtido por um Focus com motor de 1 litro EcoBoost a gasolina. 

O carro completou uma viagem em estradas abertas, na Escandinávia, de pouco mais de 1.600 km, com um tanque de 55 litros. Obteve assim, 30,3 km/l, a uma velocidade média de 66,6 km/h, compatível com o tráfego normal.

BUSCA de menor peso nos veículos e economizar combustível chegou também aos vidros. 

Recurso é comum no automobilismo, pelo uso de acrílico, para ganhar em desempenho. 

Saint-Gobain Sekurit anuncia o primeiro para-brisa com vidro de menor espessura, mais leve e mesma resistência. 

Novo produto se enquadra no programa de eficiência energética Inovar-Auto.

MAIS um avanço técnico, visando menor consumo, foi revelado pela Garrett, fabricante de turbocompressores da Honeywell. C
hegará aqui em 2016. 

Seu funcionamento equivale a de um turbo de geometria variável com eficiência em qualquer regime de rotação. 

Esse recurso, até agora, era tão caro que só se aplicava no Porsche 911 Turbo. 
As coisas mudam...
___________________________________fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

RALLY CERAPIÓ QUE ACONTECE DE 26 DE JANEIRO A 1º DE FEVEREIRO DE 2014, JÁ TEM O PERCURSO LEVANTADO: NOS QUATRO DIAS DE PROVA OS PILOTOS PERCORRERÃO 330 KM DO CEARÁ AO MARANHÃO. INSCRIÇÕES ABERTAS.


Uma equipe técnica da Radical Produções terminou o levantamento do percurso da edição dos 27 anos do 
Rally Cerapió, percorrendo as trilhas cearenses, onde a prova vai começar no dia 26 de janeiro. 

De lá, a equipe seguiu todo o percurso do rali, que terá quatro dias de prova, para concluir todo o levantamento em Barreirinhas, no Maranhão, onde pela primeira vez a prova será encerrada. 


A equipe técnica deixou Fortaleza, no último dia 20, com destino a outro famoso litoral, a cidade de Jijoca, onde mais adiante fica Jericoacoara, um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro e região ideal para a prática do off-road. 

O levantamento desse primeiro dia foi concluído e terá predomínio de muito areal em dia longo para pilotos e navegadores, já que a previsão é de 330 km de percurso, onde o pernoite será em Jijoca. Esta etapa acontecerá no dia 28 de janeiro.

O segundo dia de levantamento foi de Jijoca às serras cearenses, onde o pernoite acontecerá na charmosa cidade de Viçosa, com seus belos jardins, clima ameno com muita neblina no raiar do dia. O percurso será mais light, com cerca de 180 km para os carros 4x4, etapa que acontecerá no dia 29 de janeiro.


De Viçosa, a prova segue rumo ao litoral do Piauí, onde a parada será em Parnaíba, porta de entrada para o único delta em mar aberto das américas, a poucos quilômetros de Luís Correia, cidade de praias de águas limpas e mornas. Dia também não muito extenso, com 170 km, que acontecerá no dia 30 de janeiro.

O último dia de levantamento foi no trecho entre Parnaíba e cidades do território maranhense, onde a parada final será em Barreirinhas, com chegada propícia para muita confraternização e comemorações, já que a premiação só ocorrerá no dia seguinte, dia 1º de fevereiro. Esse quarto dia de competição terá 250 km.


“Estamos estudando já para este levantamento uma maneira que possa viabilizar um percurso diferente das motos, para que tanto os carros como as motos cheguem quase simultaneamente nas cidades de pernoite e não em horários tão diferenciados. Vai depender das possibilidades nesse roteiro que deveremos concluir em seis dias”, destacou o diretor-geral Ehrlich Cordão.

Para a modalidade dos carros 4x4, podem participar aqueles que se inscreverem nas categorias Master, Graduado, Turismo e Expedição, esta última pode ter mais de duas pessoas por veículo e pelo menos cinco veículos inscritos. 

O percurso também é válido para os inscritos na modalidade UTV, nas categorias Graduado e Novato e também para os quadriciclos, nas categorias graduado e Novato. As inscrições estão abertas no site www.cerapio.com.br.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ELIMINAR OS RUÍDOS CHATOS DO AUTOMÓVEL É MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA. FERRAMENTA LANÇADA PELA TECNOLOGIA QUANTUM AJUDA A DETECTAR BARULHOS QUE INCOMODAM ENQUANTO VOCÊ DIRIGE.


A Tecnologia Quantum já tem à vendas nas lojas especializadas o Analisador de Ruídos um aparelho específico para detectar aqueles ruídos estranhos e irritantes que incomodam tanto enquanto você dirige.

Trata-se de uma ferramenta exclusiva para oficinas, lojistas e profissionais que trabalham no setor automotivo e detecta barulhos, geralmente causados por pequenos erros na linha de montagem, instalação de sistemas de som, dilatação ou contração de peças e problemas na estrutura. 

Os ruídos aparecem no decorrer do tempo no capô, assoalho, por trás de portas e painéis, mas atualmente existem oficinas especializadas que utilizam ferramentas de diagnóstico para localizar a origem do barulho.

O Analisador de Ruídos Quantum permite uma inspeção minuciosa e detalhada no automóvel, auxiliando na localização exata da fonte do problema. 

Homologado e utilizado nas concessionárias Nissan, o Analisador de Ruídos Quantum já está presente nas melhores lojas do ramo.

FIAT SPA É INCLUÍDA PELO QUINTO ANO CONSECUTIVO NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DOW JONES

Como resultado do reconhecimento contínuo da liderança em sustentabilidade, a Fiat SpA, holding global que reúne as operações de automóveis, componentes e serviços do Grupo, foi incluída pelo quinto ano consecutivo nos Índices Mundial e Europeu de Sustentabilidade da Dow Jones. 

Dos 100 pontos possíveis, a empresa recebeu a nota 89. A média geral do setor automotivo foi de 61/100, de acordo com avaliação da RobecoSAM, especialista em investimento sustentável.

O desempenho econômico, ambiental e social do Grupo o coloca entre as principais empresas do mundo. 

A participação no Índice de Sustentabilidade Dow Jones está limitada a empresas consideradas best-in-class quando comparadas com a maioria dos seus pares em relação a critérios de sustentabilidade. 

No ranking mundial, 31 empresas do setor automotivo foram convidadas a participar do processo, mas apenas três foram admitidas. No índice europeu, sete empresas foram convidadas a participar, das quais três foram admitidas.

“Apesar de um cenário global cada vez mais competitivo, o Grupo manteve seu compromisso com a liderança responsável, reconhecendo que temos a obrigação moral de participar ativamente da construção do futuro de nossa organização e da sociedade. Ao promover uma cultura de responsabilidade, damos um sentido maior ao empreendimento que queremos criar”, afirma Sergio Marchionne, CEO da Fiat SpA.

O Grupo atingiu a pontuação máxima em diversas áreas principais da análise realizada pela RobecoSAM: na dimensão ambiental, por sua estratégia de mudança climática e políticas e gestão ambiental; e na dimensão social, nas áreas de desenvolvimento e gestão do capital humano, bem como saúde e segurança ocupacionais. 

A pontuação máxima também foi recebida para gestão de inovação, em conjunto com a melhor classificação no setor pelos relatórios sociais e gestão da cadeia de suprimentos.

No decorrer de 2012, o Grupo fez progressos consideráveis na oferta de soluções de mobilidade sustentável, reduzindo a pegada ambiental e impactando positivamente a sociedade, com destaque para a liderança da Fiat pelo sexto ano consecutivo entre as marcas mais vendidas na Europa com menor emissão de CO2 e o lançamento no mercado norte-americano do veículo elétrico Fiat 500e com emissão zero. 

Outros marcos foram a queda contínua da pegada ambiental nas fábricas no mundo inteiro, incluindo a redução de 230 mil toneladas de CO2 emitidas e a economia de 2 bilhões de metros cúbicos de água, além do investimento de € 21 milhões comprometidos com as comunidades locais por meio de iniciativas de incentivo ao desenvolvimento econômico, social e cultural, bem como o fortalecimento do diálogo com parceiros de negócio sobre as questões de sustentabilidade.

APÓS O MICO DO ÉTIOS, COPIADO DO VW CROSS FOSS, NO BRASIL. A TOYOTA ANUNCIA INVESTIMENTOS PESADOS, DA ORDEM DOS U$ 800 MILHÕES, NA ARGENTINA, PARA AMPLIAR FÁBRICA DESTINADA A EXPORTAÇÃO. A MERCEDES-BENZ LANÇA POR R$ 246 MIL O E 63 AMG 4MATIC. HÁ AINDA NA COLUNA DO NASSER NOTÍCIAS IMPORTANTES SOBRE A FIAT, A AUDI, A VW E MUITO MAIS.



Coluna nº 3913 de 25 de Setembro de 2013 
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O bem que a Toyota faz à Argentina

Com orgulho o governo argentino anunciou investimentos e planos não divulgados pela Toyota no Brasil. 

No parceiro do Mercosul a japonesa investirá 800 milhões de dólares para receber a nova geração IMV de suas picapes Hi Lux e do utilitário esportivo SW4.

Festa argentina não é pelo aporte, mas por sua missão. A Toyota de lá quer fazer 140 mil destes veículos após as obras em sua fábrica em Zárate, beirada de Buenos Aires. 

O volume é assemelhado à capacidade da marca em suas duas plantas brasileiras, onde faz Corolla e Civic, mas a diferença de propósitos é enorme. 

Num comparativo simploriamente numérico, o Brasil neste ano fará 143 mil veículos e exportará em torno de 26.500 – menos de 20% do total. 

No projeto argentino a relação é diferente. Das 140 mil unidades, a serem produzidas, as exportações são projetadas em 110 mil, grosso modo 70%, destinando-se a suprir toda a América Latina, a começar pelo Brasil, cliente maior.

Ao tornar sua empresa base de abastecimento continental, a Toyota dá empregos diretos e indiretos. 

Seu projeto na Argentina é muito mais interessante para o país, relativamente à atuação da empresa no Brasil, mercado cinco vezes maior que o do vizinho. 

Projeta o governo de dona Cristina Kirchner, surfando na boa notícia em difícil época eleitoral, as exportações da Toyota, em 2015, representarão 1,2 bilhão de dólares.

Registro de crescimento, em 2005 a Toyota fazia circa 15.000 unidades anuais, crescendo quase 1.000% num período aproximado de 10 anos.

Cross, o próximo Etios
Tentando correr atrás do Hyundai HB20, sua referência de mercado, lançado em data próxima, mas de quem tomou surra desanimadora por má recepção, a Toyota insiste no Étios. 

Não pode desistir, não tem tempo hábil para mudanças externas. Ao lançamento, enquanto o HB20 escriturava filas, seu Etios sobrava na fábrica e nos revendedores, provocando crescentes descontos para desovar os imprevistos estoques, e um relançamento disfarçado, corrigindo as críticas da Imprensa e reclamações dos compradores. 

Além destas alterações, a Toyota criou novidade para aproveitar o 13º salário, as festas de final de ano e as férias, quando a razão é usualmente embaçada pela emoção, e pretende aumentar vendas com a versão Cross.

Nada novo ou criativo, segue o receituário criado pela Fiat, inventora do sub segmento, seguido com amplidão, mesclando a fórmula aviada pela dita coreana em sua versão S do HB20, e busca socorro no VW CrossFox, situando o carro no topo da tabela, e aplicando pintura sólida, mais barata que a metálica oferecida pelo HB20.

Fórmula conhecida, pouco criativa, uma polegada a mais em distância livre ao solo, apliques de plástico nas laterais, revestimento no para choques frontal para sugerir ser peça resistente, arcos no teto, adesivos, spoiler, rodas aro 15”, em liga leve.

Função prática, nenhuma e tão desconhecido quanto improvável ganho em performance para o sugerido pelo nome.

Furo pelo sítio Autoblog.ar, autor das fotos.


Etios Cross. Mira o HB 20, mas na decoração copia o VW CrossFox




Roda-a-Roda

Finíssimo – Mercedes-Benz fechou o leque da Classe E – seu sedã médio – vendendo o E 63 AMG 4MATIC. Sopa de letras indica modelo, cilindrada do maior motor anteriormente oferecido, agora V8 e 5.500 cm3. AMG é ramo Mercedes de versões especiais.

4Matic – De tração total, 1/3, 2/3. Fórmula correta, valente com injeção direta, um turbo em cada lado do V. 

Faz 557 cv de potência, torque camional, circa 70 quilos, câmbio automático 7v, de 0 a 100 km/h em 3,7s. Corta a 250 km/h.

Técnica - Para tê-lo com segurança, monumental pacote de desenvolvimento mecânico e segurança eletrônica. 

Turbos soldados ao coletor de admissão, compactando o motor. A pleno giram a 185 mil rpm e sopram 1.750 kg de ar/h.

Acerto - Carro, motor, transmissão, suspensão reguláveis por botão, a gosto do condutor – economia, performance, conforto... Aro 19”, talas 9 e 9,5” na traseira. US$ 246 mil.

Classe E, 557 cv, tração na 4, 0 a 100 km/h em 3,7s. Sedã esportivo

É ele – Materializou-se o protótipo do mini Jeep, sobre a plataforma longa de Fiat 500.Tratam-no informalmente Jeepster – carro alegre sobre plataforma de Rural, quase produzido no Brasil. Mini utilitário esportivo da Fiat poderá ser pernambucano.

Enzima – Anúncio da Audi do fazer sedã A3 e utilitário esportivo Q3; obras e contratação de pessoal pela BMW; acicatam Mercedes a fechar contas para nova fábrica a sedã CLA e suv GLA. 

Duas regiões disputam: Campinas, SP – não é a antiga fábrica de ônibus Mercedes -, e Joinville, SC. Definição em dias.

Adeus – Série Last Edition, final da Kombi, enfeitada, duas cores, a R$ 85 mil, definida em 600 unidades, dobrou. 

Demanda eleva a 1.200. 100% de erro na previsão – lembra os exatos cálculos federais nos micados leilões da BR 262 e exploração do Pré-Sal, no campo de Libra...

Razões – Trato de veículo de coleção. Aos locais, lembrança dos tempos de implantação da indústria automobilística, 1957. 

A estrangeiros ecos do passado. Nossa Kombi é o modelo T1 e ½. A atual é a Transporter 6ª geração.

Referência – Para a Coluna acaba a Regra de Três da realidade de preços. A Kombi permitia olhar o passado, comparar seus valores com Aero Willys, Simca, Gálaxie, Opala, Santana, Tempra, sucessores, saber da relatividade neste País sem referências.


– Renault anunciou investimentos na Argentina, quinto mercado da marca, buscando voltar a liderar vendas. 

Diz o governo, redesenho de modelos – Kangoo e Fluence -, chegada de novos – hatch Fluence -, e novos automóveis e utilitários. Argentina quer exportar à América Latina. Brasil maior cliente.

Impasse – Freio no anúncio do aplicar R$ 2,5 bilhões pela GM, para novo carro compacto em São José dos Campos, SP. 

Cizânia com metalúrgicos da região gerou Quebra pau resultando fórmula perdedora: transformou o Corsa Classic em Zumbi, morto pela fábrica, mas em produção para esticar o acordo enquanto rola um programa de demissões voluntárias.

Carrinho do Rio – Confusão com mão de obra e acordo com a Peugeot podem mudar local e produto. 

Seria em plataforma comum na fábrica francesa em Porto Real, RJ, na mesma Dutra, 140 km em direção norte. E sem problemas.

Por anotar – Curioso, ano pré-eleitoral, marketing em lugar de ações construtivas, nem governador de SP ou Rio, ou candidatos a Presidente, ajudam em decisão. É ocasião em tempos de fazer festa com foguete alheio.

Sem carro – Mais um Dia Mundial Sem Carro, ganha adeptos, mas não ganha soluções, nem agentes oficiais, ou projeto para se tornar realidade no substituir o uso do carro por opções, como as bicicletas, a sangue ou elétricas. Em Brasília, bicicleata com patrocínio do Denatran. Apenas festiva.

Tentativa – A Caloi, ex-nacional, faz campanha digital. Neste ano, irônica, foi “Apoiamos a criação de carros em cativeiro”. 

Exibe carros atrás das grades das casas e prédios, feras que não podem conviver com a sociedade, e fomenta uso de bicicletas. 

Em (www.caloi.com); Youtube (http://youtu.be/VcWyiA3cgow), Face (www.facebook.com/MovimentoCaloi).

Sim – Fernando Scherer, nadador, contratado pela Chery, chinesa chegante, para anunciar Celer e QQ, em liquidação por respectivos R$ 29.990 e R$19.990.

Linha - Inglesa de origem, controlada por fundos de investimento, Aston Martin faz campanha para valorizar usados, melhorar demanda, valor, distância a modelo novo.

E daí...? - Em anúncio, moça de ótima distribuição de massas e volumes, em sensual descompromisso, ao lado de pequeno texto: “Você sabe que não foi o primeiro. Mas isto realmente importa ? “


Por pensar, ser o primeiro influi?


Mão no bolso – Em corte de despesas GM fechou todos os escritórios regionais. Executivos trabalharão em casa. 

Em Brasília, exceção, sala pequena para acompanhar ações no governo. Vendas 2014 dirão dos resultados.

Misto quente – O furgão Fiorino vai-se com o Mille. Substituto exclusivo na Fiat Br, emenda novo Uno, até Coluna B, a meia plataforma do picape Strada, reforçado, eixo traseiro para trabalho, mola mono folha semielíptica longitudinal.

+ - Fiorino lidera segmento ante concorrentes Renault, Peugeot e Citroën. A parte Strada permitirá mais carga, com mudança do motor: 1.4 Fire, recalibrado a melhor torque em baixas rotações e uns 85 cv. Novembro.

Corrida – Mudanças por fatias dos clientes Kombi, mercado presenteado aos chineses. Resta saber se aguentam o tranco.

Rede - Chinesas buscam regiões de boa renda para implantar revendas. Em Ribeirão Preto, SP, Saucer Motos é Lifan. 

Vender novo SUV X60 e assistir aos não mais importados 320 e 620, novos micos.

Mais – Em Itu, próxima a S Paulo, revendedor Michelin inaugura Tool Motors, da recente Rely, com picape e van. Em 60 dias, Sorocaba.

Mercado – Ofertas, atrações, promoções para fomentar vendas no final do ano, unidades 2012 – de algumas marcas -, ou 2013, para livrar-se de estoque.

Conselho – Vai comprar? Informe-se, evite carro descontinuado. Se nacional barato, veja só com air bags, almofadas de ar, e ABS. Sem, nada feito. 

Obrigatórios após janeiro, à hora de vender, sem eles será mico sem liquidez. Ninguém quererá.

Mais uma – Nova revista de motos, a Motosport, abordagem elegante. Da Market Press Editora, no mercado desde 1994, equipe especializada.

Foco – A usuários de motos grandes, maior crescimento no mercado, conteúdo à altura, projeto gráfico, valor à fotografia, medidas de revista de mesa. Edu Viotti, editor, faz revista sobre vinhos, é ex-veículos na Folha de São Paulo.

Registro – Há tempo a Editora Sisal analisou o mercado, público, e aferiu: o segmento das motos de trabalho arrasava os demais. 

Fez revista adequada a usuários das Honda CG 125 e que-tais. Levou tremenda trombada, não vendeu: tal público não consome leitura e informação.

Nacional – Orbived, novo selante de silicone auto vulcanizável, substitui juntas de papel velumóide, cortiça e feltro usadas para juntar, selar, calafetar, encher espaços entre superfícies - bombas d’água, de óleo, e nos antigos, de gasolina.

E, ... – De R$ 5 e R$ 8 no varejo, e em três cores. Vermelha resiste mais.

Aula – Lembra antiga Revista Sesinho: diverte, instrui, educa. É a Autoclasica, maior exposição de veículos antigos no Continente, em Buenos Aires, 11 a 14 de outubro, segunda, feriado lá. 

Brasileirada visitante em peso. Previsão 800 veículos superiores. Aston, Lamborghini, Porsche 911, Mercedes Pagoda, e Chevrolet Corvette homenageados por aniversários. Da terra, Sport Protótipos.

Gente – Vilmar Fistarol, CEO de compras das empresas Fiat e membro do Grupo Gestor da matriz, trabalho. 

OOOO Incorpora presidência da Fiat Industrial, guarda-chuva para Case Construction, Case IH, New Holland, FPT e Iveco na América do Sul. 

OOOO Buraco aberto pela saída ab rupta de Marco Mazzu, há menos de ano no cargo, por razões pessoais, incertas, não sabidas. 

OOOO Fistarol chegou à Fiat em jipe Campagnola, engatou a primeira reduzida e, em 22 anos tem invejável cartel de resultados nacionais e internacionais. 

OOOO Havendo bolsa de apostas à sucessão de Cledorvino Belini, hoje capo di tutti capi abaixo do Equador, banque-o. 

OOOO Rogério Louro, 36, jornalista, nova mesa. 

OOOO Deixou a PSA, holding Peugeot+Citroën, foi-se para a Nissan. Gerência. 

OOOO A japonesa muda sua estrutura para crescer. 

OOOO Wolfgang Hatz, 54, e Uwe-Karsten Städter, 57, alemães, executivos, mantidos. 

OOOO Porsche esticou por cinco anos seus contratos como diretores. 

OOOO Razões maiores, manter condições de alinhar-se, sem inibição tecnológica, com a Volkswagen, controladora do grupo. 

OOOO Na prática, crescer sem ser assunto na briga dos primos acionistas majoritários – Porsche na Porsche, e Piech, na Volkswagen, acionistas um na outra. OOOO Família poderosa.
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