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sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Orquestra Audi toca o tema de Star Trek como nenhuma outra, ao som de três dos mais potentes motores do mundo: Audis R8, SQ5 e TT RS. Assista os vídeos


Assista o vídeo desse incrível som:



Uma mais potentes orquestras de sempre, e com a garantia de que não vai derrapar das melodias graças à utilização do sistema de tração integral quattro…


A Audi foi, pelo sétimo ano consecutivo, patrocinadora oficial da cerimônia dos Emmys, que promoveu de forma bastante invulgar e pioneira, através de três anúncios em que reproduziu temas famosos de séries de televisão.

Os “Três Tenores” foram neste caso os modelos esportivos R8, SQ5 e TT RS, que prestaram homenagem à (provavelmente) mais famosa saga de ficção científica da televisão, Star Trek, bem como a bastante conhecida Cheers.

Um momento que lhe apresentamos nos vídeos seguintes, aqui fica um dos mais invulgares concertos de sempre, que mostra também as maravilhas que a eletrônica dos automóveis já permitem…

A harmonia entre os instrumentos e os motores é fantástica:


Fonte: Motor 24

10 marcas ausentes do Salão de Frankfurt, marcado pelas marcas que apostam no futuro automotivo mundial


Alta Roda                        

Nº 959 —  22/9/17

Fernando Calmon




VIAGEM AO FUTURO

Ausência de dez marcas no maior salão de automóveis do mundo, o de Frankfurt até o próximo dia 24, levou ao debate se esse tipo de exposição estaria em crise. Há exagero nessa suposição. 

Maioria das desistentes nada tinha a mostrar ou sua presença é fraca no mercado alemão. Claro que organizadores de exposições precisam reagir, mas os salões ainda atraem multidões, despertam sonhos e indicam tendências.

Daqui para frente alternativas de mobilidade, conectividade e novas tecnologias responsáveis por mudanças disruptivas no modo como os veículos são dirigidos e tipo de propulsão, tendem a deixar visitantes ainda mais interessados sobre o futuro.

Eles se dividem entre o Bugatti Chiron W-16, que exibe num telão ser capaz de acelerar de zero a 400 km/h e parar em pouco menos de 42 segundos, e o minúsculo smart Fortwo que terá apenas propulsão elétrica ao final desta década.

Sem esquecer de híbridos, como o supercarro esporte Project One apresentado pela Mercedes-Benz. Motor a gasolina vem da F-1 e a potência combinada com quatro elétricos supera 1.000 cv. 

Apenas 275 unidades serão produzidas ao preço estimado, na Europa, de € 2,275 milhões (R$ 8,5 milhões). Para contrastar, a marca alemã exibiu ao seu lado o EQA, visão de um futuro Classe A elétrico.

Audi, por sua vez, embalada pelo novo A8, primeiro modelo no mundo homologado no nível 3 de automação (motorista não precisa tocar em pedais e volante até 65 km/h), apresentou dois automóveis conceituais. 

O Elaine tem nível 4 e mantém os comandos apenas para situações específicas, enquanto o Aicon se enquadra no nível 5 de autonomia absoluta, sem pedais e volante. Ambos são muito elegantes, sem rompantes estilísticos.



BMW indicou como será o seu futuro elétrico i5, sedã-cupê grande de quatro portas, ainda sem todas as definições de desenho. 

Outros dois cupês demonstram que os carros convencionais estarão presentes ainda por bom tempo. Tanto Z4 quanto Série 8 enchem os olhos pelo equilíbrio de linhas.

Em atitude de virar a página do triste episódio dos motores Diesel fora dos limites de emissões, revelado na edição anterior do Salão de Frankfurt (2015), a Volkswagen continuou a defender suas soluções movidas a bateria. Mostrou versões evoluídas do monovolume Sedric e do crossover I.D. Crozz II, este bem mais próximo da versão definitiva. A empresa pretende lançar 30 modelos elétricos e eletrificados até 2025 na maior guinada técnica de sua história.

Modelos de mecânica tradicional também eletrizam a audiência. Caso do inteiramente novo Ferrari Portofino, conversível de teto retrátil rígido sucessor do California T e motor V-8 de 600 cv. 

Bentley Continental GT também estreia nova geração, de estilo ainda mais apurado e motor W-12 de 635 cv. A Porsche destaca a terceira geração do “utilitário” esporte Cayenne responsável pela febre de SUV irradiada entre concorrentes diretos e indiretos. SUV Jaguar E-Pace é um dos estreantes no Salão.

Dacia Duster surgiu em nova geração que vai inspirar o Renault homônimo produzido no Paraná, dentro de dois anos, com as devidas adequações ao mercado brasileiro. Já o Citroën C3 Aircross impressionou bem por ser um todo novo SUV compacto de linhas modernas e equilibradas, mas sem previsão de produção aqui

RODA VIVA

TOYOTA confirmará na próxima semana expansão de modelos produzidos no Brasil. Depois de muitas negativas anunciará oficialmente o Yaris (hatch) e Vios (sedã) que estarão à venda no segundo trimestre de 2018 na concorrida faixa dos compactos entre R$ 50.000 e R$ 75.000. Não utilizarão, porém, a plataforma TNGA que estreia no novo Corolla apenas em 2019.

SIMPÓSIO
Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), em sua 25ª edição semana passada em São Paulo, focou na necessidade de o Brasil se inserir na rota tecnológica mundial de veículos híbridos e, em etapa mais distante, elétricos. Equação bem difícil de resolver pois tudo é muito caro. Voltou à baila a pilha a hidrogênio (energia elétrica a partir de etanol).

AUDI TT RS tem desempenho muito forte com o motor 5-cilindros (único a gasolina em produção no mundo), 2,5 litros turbo, 400 cv e tração 4x4. 

Em autoestradas alemãs encarou modelos mais potentes por ser menor e mais leve. Vai de 0 a 100 km/h em 3,6 s, apenas um décimo de segundo a mais do que, por exemplo, o Ferrari Portofino de potência 50% superior.

RECURSOS de segurança como seis airbags, ESC (controle de trajetória), faróis e luzes diurnas de LED estão na atualização de meia geração do Fit 2018. 

Para-choques maiores (2 cm na frente 8 cm atrás) vão além da função estética, pois protegem melhor a carroceria em pequenas colisões. De R$ 58.700,00 a R$ 80.900. Aumento foi inferior aos itens agregados.

MARCAS japonesas continuam a desenvolver motores de ciclo Otto de alta tecnologia, independentemente dos elétricos. 

Em 2016, a Infiniti (divisão de luxo da Nissan) e agora a Toyota apostam em taxas de compressão variáveis. É recurso ideal para motores flex. Mazda avançou mais com redução de 30% no consumo de gasolina ao adotar ciclo misto (Otto e Diesel).

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Audi Aicon, sem volante, sem pedais e mostradores, totalmente elétrico e autonomia de 800 km com uma única carga de bateria e calçado com rodas de 26 polegadas. Possui sensores de radar e lazer que enxergam no escuro e dá adeus a faróis de longo alcance. Nestes carros do futuro os acidentes também serão uma coisa do passado



Com o Audi Aicon, uma visão de design de quatro portas, a marca dos quatro anéis apresenta um Audi autônomo do futuro - sem volante ou pedais. 


Como um conceito de design, o 2+2 de quatro portas dá um salto audacioso para o futuro para mostrar o design externo e interno das próximas décadas. 

O demonstrador de tecnologia une, de forma visionária, as inovações ligadas à transmissão, suspensão, digitalização e sustentabilidade. 


O Aicon também é projetado para operação puramente elétrica e deverá cobrir distâncias entre 700 e 800 quilômetros com apenas uma carga de bateria.

Estudo de design, demonstrador de tecnologia, conceito de mobilidade: o Audi Aicon aproveita todas as possibilidades oferecidas por um sedã autônomo de luxo do futuro com uma consistência sem precedentes. 

Como estudo de design, o 2+2 de quatro portas dá um salto audacioso para mostrar o design externo e interno das próximas décadas. 

O modelo tecnológico une, de forma visionária, as inovações ligadas à transmissão, suspensão, digitalização e sustentabilidade.


E, como conceito de mobilidade, o Audi Aicon mostra o mundo do futuro, no qual as vantagens do transporte individual de porta-a-porta são combinadas com o ambiente luxuoso de uma cabine de primeira classe de aeronave. 

Um interior sem volante ou pedais que pode oferecer todos os confortos da moderna eletrônica de comunicações e uma perfeita ergonomia - simplesmente de primeira classe.

Basta apenas um olhar: parecendo um taxi robô reduzido à pura funcionalidade, o conceito autônomo oferece tudo. Sua presença é impossível de ignorar, e seu exterior sugere o espaçoso conforto oferecido aos passageiros e as aspirações técnicas de alto nível. 

O Audi Aicon é uma espiada naquilo que será um automóvel de prestígio de amanhã que desperta os desejos de clientes exigentes.


Pura presença – o exterior
O Audi Aicon é espetacular visto de qualquer ângulo. Suas dimensões o colocam no nível superior dos automóveis de luxo do segmento D: 5,444 metros de comprimento, 2,100 metros de largura e 1,566 metros de altura. A distância entre eixos é de 3,470 metros, 24 cm maior do que na versão longa do novo Audi A8.

O elemento central do exterior é a cabine. Grandes superfícies de vidro na parte dianteira e traseira, bem como as janelas laterais significativamente convexas criam uma imagem de amplo espaço para os viajantes. 

Uma borda distinta corre como uma linha dura ao longo das superfícies das janelas laterais do Aicon até a coluna D – pela primeira vez no design automotivo. 

Esta linha enfatiza o comprimento do carro e efetivamente reduz o volume aparente da cabine em relação ao da carroceria toda. As laterais escurecidas sobem repentinamente em direção à parte traseira, fazendo com que pareça que o carro esteja mergulhando.

Os para-lamas fortemente acentuados enfatizam o DNA quattro da Audi, ao mesmo tempo em que constroem uma ponte para as últimas criações de produção dos designers da marca. 


As rodas gigantes de 26 polegadas são colocadas o mais para fora possível. Elas ressaltam a impressionante presença do carro.

Os designers reduziram as extremidades dianteira e traseira para um mínimo de linhas e focaram em superfícies grandes e ininterruptas. 

Tal como acontece com o carro-conceito Audi e-tron Sportback, a frente do Aicon apresenta o Singleframe hexagonal invertido, uma característica típica da próxima geração de carros elétricos da Audi. 

A silhueta acentuadamente inclinada de toda a frente evoca uma sensação de avançar - esta, também, é uma linha típica da carroceria dos carros esportivos.


Emoção e informações – a tecnologia da iluminação LED
Estão ausentes os faróis e as unidades de iluminação convencionais tanto na frente como na traseira deste carro. 

Em vez disso, existem superfícies de exibição totalmente digitais que compõem centenas de segmentos de pixels triangulares. São recriações tridimensionais do símbolo Audi AI.

Agrupados em torno do Singleframe estão grandes campos de luz, nos quais - como na parte traseira - mais de 600 pixels 3D estão dispostos no espaço. 

As grandes áreas e a alta contagem de pixels permitem versáteis imagens, animações e visualizações de informações em qualquer cor. 


O Audi Aicon não está mais vinculado a um estilo de luz diurna, mas pode se adaptar à situação de condução e até aos seus passageiros. A personalização é ilimitada.

Os segmentos de iluminação cortados horizontalmente para a esquerda e para a direita do Singleframe parecem olhos e podem ser expandidos para se parecerem com olhos arregalados ou apertados para um aspecto agressivo. 

Se o carro detecta pessoas atravessando ou outros obstáculos na estrada, ele literalmente faz contato visual com eles e os segue com seus “olhos”.

O Audi Aicon suporta seus ambientes inteligentemente e usa animações em suas superfícies de exibição para alertar os transeuntes ou ciclistas de situações perigosas. 

Os modos de condução, como o platooning (em grupos de veículos), a condução urbana ou a condução à velocidade de passos, podem ser visualizados. 


Listas horizontais de luz se movem de baixo para cima quando o carro acelera, e na direção oposta durante a frenagem. Sua velocidade aumenta ou diminui em sincronia com a do carro.

Os carros do futuro expandirão sua esfera de comunicação com o ambiente. O Audi Aicon usa módulos de projetores para iluminar a estrada e os arredores em alta resolução e projetar sinais no chão. 

Isso permite que ele comunique avisos e informações do veículo para as pessoas e outros seres vivos que não tenham visão direta do carro.

Uma coisa que um veículo de condução autônoma do futuro definitivamente não precisará mais são os faróis de longo alcance. 

O sistema de sensores de radar e laser do novo veículo também “enxerga” o suficiente, mesmo no escuro, e pode encontrar o caminho de forma confiável e detectar eventuais obstáculos a tempo. 

Enquanto isso, os passageiros podem usar os serviços prestados pelo myAudi ou até mesmo fechar um pouco os olhos. 

Quando os passageiros saem do Audi Aicon no escuro, é ativado um “ajudante de luz”: um minidrone com uma lanterna ilumina com segurança o caminho para o usuário.


Espaço, forma, função – o interior
O conceito possui portas opostas que se abrem para frente e para trás. Não existe uma coluna B. Toda a largura do interior é, portanto, exposta aos passageiros à medida que entram no carro. 

No interior, as linhas das superfícies decorativas e os elementos funcionais são marcadamente horizontais. Tornando-se mais leve de baixo para cima, o interior reforça a impressão de um espaço único, e a falta de um volante e de um painel clássico criam uma sensação de abertura e espaço.

Isso é destacado pelas grandes superfícies de vidro, o teto transparente e o perfil de cintura baixa. Sem mencionar a geometria especial das janelas laterais. 
A sua metade superior inclina-se claramente para fora, de modo que a largura máxima fique na altura dos olhos.

O interior aparenta ser especialmente grande quando os dois assentos dianteiros individuais são empurrados completamente para trás. O Audi Aicon é um 2+2 lugares. Um assento estofado de dois lugares está integrado no painel traseiro. 



Os dois assentos dianteiros são projetados para oferecerem o máximo conforto e a amplitude ideal. Os passageiros podem se deslocar até 50 cm para frente e para trás entre as posições máximas. 

Os assentos não deslizam sobre trilhos, mas sobre uma plataforma coberta por um tapete alto que pode ser movido longitudinalmente, no qual os pés dos passageiros também descansam. 

A altura da plataforma é variável, de modo que também pode ser usada como um apoio para as pernas. As almofadas e os encostos dos assentos podem ser ajustados de forma contínua para alcançar uma posição confortável de trabalho ou de repouso.

Os assentos individuais também podem ser girados em até 15 graus. Girar os assentos para fora torna ainda mais fácil para os passageiros entrarem. 

Girá-los para dentro torna mais fácil para os passageiros conversarem e interagirem. Se os passageiros se voltam para trás, os apoios de cabeça dobram-se como um colar e se transformam em braço.


A arquitetura dos assentos é a reinterpretação automotiva de uma peça de mobiliário clássica, a espreguiçadeira. A almofada e o encosto estão visualmente separados uns dos outros. 

Duas conchas externas suportam elementos de estofamento de cor clara que parecem travesseiros com uma superfície acolchoada. Os apoios laterais do encosto são sutilmente inclinados para fornecer suporte suficiente em curvas.

É claro que também existe espaço suficiente para a bagagem no veículo de longo curso Audi Aicon. Graças ao design que poupa espaço na unidade elétrica, existem um compartimento de armazenamento na frente e outro na traseira do veículo, com uma capacidade total de aproximadamente 660 litros. O Aicon também oferece várias opções de armazenamento no compartimento dos passageiros.

Flexível – operações e comunicações
A mudança de paradigma frequentemente citada no mundo automotivo aparece claramente no Audi Aicon. Basta um olhar para perceber que faltam todos os controles e mostradores. Volante, pedais, grupos de botões e instrumentos – nada disso. 

Em vez deles, somente superfícies largas e ininterruptas. Os passageiros são envolvidos pelo apoio de braços suavemente curvo ao longo das portas, que sobe ligeiramente de trás para frente. Em vez de um painel na frente deles, uma generosa prateleira e a tela central abaixo do para-brisa.

O interior vem à vida rapidamente quando os passageiros entram. Linhas iluminadas de LEDs definem acentos coloridos na área das portas. A tela dianteira acende com uma mensagem de boas-vindas. 

PIA, o empático assistente eletrônico do veículo, reconhece o passageiro pelo seu celular e ativa todas as configurações pessoais. 


Existem configurações personalizadas para o ar condicionado e a posição do assento, a cor da luz interior e o layout do sistema de infotainment

O sistema de navegação aguarda que seja dada a informação de um destino, e todos os canais de comunicação acessíveis estão prontos para uso, conectados através do padrão mais rápido disponível.

As interfaces de controle de posicionamento ​​variável no trilho da porta são novas. Dependendo da posição dos assentos, que podem ser deslocados em até 50 centímetros, os elementos de toque e a tela ergonomicamente perfeitamente posicionados estão disponíveis no envoltório digitalizado. 

A sua mão encontra instintivamente o caminho para os painéis de controle sensíveis ao toque. Os passageiros podem definir as configurações mais importantes tocando com os dedos sem terem que se sentar em seus assentos ou se inclinarem para a frente. 

A operação também é interativa. O sistema PIA está muitas vezes um passo à frente dos passageiros e oferece serviços antes que possam escolhê-los ativamente.

Existem vários modos de entrada disponíveis para se engajar com o carro. Além da camada tátil-manual, também existem o controle de voz e o rastreamento ocular, nos quais sensores na parte dianteira do interior rastreiam a direção na qual o passageiro está olhando. 

O passageiro olha para um elemento de controle na área da tela principal dianteira para selecioná-lo e faz ajustes finos usando sua mão ou voz.

A gama completa de serviços oferecidos pela moderna eletrônica de comunicações está disponível o tempo todo no Audi Aicon. 

Os viajantes podem relaxar e assistir a um filme ou navegar na web. As videoconferências são uma outra opção, assim como a interação nas redes sociais. 

Dependendo da posição do assento, os passageiros podem usar a grande tela frontal como a superfície de exibição ou uma imagem virtual heads-up exibida acima dela no para-brisa.

Os painéis de vidro do teto podem bloquear a luz solar, caso se deseje. Seu nível de transparência muda após a aplicação de uma tensão elétrica. 

Elementos de iluminação OLED integrados permitem uma precisa iluminação de disposição, ou então a iluminação uniforme do interior quando se entra ou sai do carro, por exemplo.

O Audi Aicon abre um novo mundo de mobilidade para seus passageiros. Livres das tarefas de condução, eles podem escolher como passar seu tempo no carro. 

Trabalhando, se comunicando ou simplesmente relaxando e até mesmo cochilando: qualquer coisa é possível enquanto o carro encontra o seu caminho de forma autônoma e segura.


Otimizado para o longo percurso – transmissão e suspensão
A própria forma do Audi Aicon revela que se trata de um carro de outro mundo, um automóvel do futuro. A tecnologia utilizada no veículo-conceito também foi sistematicamente projetada para este mundo. 

Ela pressupõe uma infraestrutura de transporte na qual dirigir carros autonomamente seja comum em qualquer rua. Os usuários da estrada estão conectados uns aos outros e com os seus arredores.

Isso também significa que o trânsito será menos agitado e fluirá de maneira mais suave no futuro do que se possa imaginar hoje. 

Mesmo em limites de velocidade moderados, longas distâncias podem ser cobertas a uma velocidade constante alta de cerca de 130 km/h. 

Os passageiros experimentam a viagem em uma confortável velocidade de cruzeiro sem constantes frenagens e acelerações.

Os acidentes também serão uma coisa do passado, graças aos sistemas de sensores altamente avançados e à rede. Os passageiros de um automóvel como o Audi Aicon não precisarão de sistemas clássicos de retenção. 

Eles também experimentarão uma sensação física de liberdade durante a viagem, que em 2017 ainda parece algo visionário.

A motorização e o veículo inteiro também foram adequadamente adaptados a este novo mundo de mobilidade. 

Uma unidade elétrica altamente eficiente fornece a dinâmica do Audi Aicon. Um total de quatro motores elétricos estão localizados na área dos eixos dianteiro e traseiro. 

As unidades de armazenamento de energia estão integradas na área abaixo do piso. Estas são baterias de corpo sólido com uma capacidade de energia consideravelmente maior do que as baterias de íon de lítio.

Os quatro motores elétricos produzem um total de 260 kW e 550 Nm. Cada um aciona uma roda, permitindo uma tração eletrônica, variável, quattro, em todas as rodas. 

A aceleração máxima teve um papel menos importante na especificação do que a eficiência máxima e, portanto, também a autonomia. 

Esta estratégia operacional também é buscada pelo grupo motopropulsor e as unidades de freio elétrico, que utilizam a recuperação cinética para recuperar energia. 

A construção leve da carroceria de múltiplos materiais e a aerodinâmica otimizada também ajudam o Audi Aicon a percorrer entre 700 e 800 quilômetros com uma única carga.

Mesmo o carregamento foi reduzido ao mínimo. Graças a um sistema de alta tensão de 800 volts, a unidade de bateria do Aicon pode ser carregada até 80% da capacidade em menos de 30 minutos.

O carro também está equipado com uma unidade de carga por indução, ou seja, sem fio. O Aicon administra ambos sem um motorista. 

Em uma AIZone, ele pode parar em um posto de carregamento por conta própria e carregar sua bateria sem qualquer assistência humana.

Como um verdadeiro quattro, o Audi Aicon oferece um amplo desempenho e, mesmo autonomamente, sempre chega ao seu destino em segurança, independentemente das condições climáticas ou da superfície da estrada. 


A suspensão foi projetada para o máximo de conforto. As unidades de molas e amortecedores pneumáticos suavizam as irregularidades da superfície da estrada. 

E os atuadores elétricos em todas as quatro rodas neutralizam ativamente qualquer inclinação da carroceria, seja ao fazer curvas, acelerar ou frear. 

Como um sistema de suspensão totalmente ativo, ele também otimiza as qualidades da suspensão adaptativa a ar. O Audi Aicon literalmente desliza até mesmo através de grandes buracos.

O Aicon freia principalmente por meio de recuperação cinética e, desta forma, recarrega as baterias. Os engenheiros de desenvolvimento deslocaram os freios de disco das rodas para uma posição próxima à transmissão. Isto melhora a aerodinâmica nas rodas, já que não há necessidade de refrigeração nas rodas, que está sempre associada à turbulência. 

Outro efeito secundário é a redução das massas não suspensas, que os passageiros do Aicon percebem como uma resposta de amortecimento particularmente sensível às irregularidades da superfície da estrada.

As unidades de eixo e motorização do Audi Aicon são simétricas, ou seja, idênticas na frente e na traseira. Componentes mecânicos, como o eixo de direção ou a hidráulica de direção, foram eliminados. 

2O carro está, portanto, equipado com um sistema de direção em todas as rodas sem comprometer o espaço disponível e, portanto, o compartimento dos passageiros. 

Um efeito positivo para as qualidades práticas do Audi Aicon: apesar da grande distância entre eixos de quase 3,47 metros, o carro é extremamente ágil devido aos dois eixos orientáveis ​​- o raio de rotação de apenas 8,50 metros está abaixo daquele de um carro pequeno, tornando o Audi Aicon adequado para a condução no centro da cidade.

O Audi Aicon está bem preparado em todos os aspectos para sua principal tarefa: oferecer um máximo de conforto, tecnologia de comunicações e liberdade aos seus ocupantes durante uma longa viagem. 

Ele une os escopos para a condução autônoma em um ambiente urbano e na rodovia com uma faixa sem precedentes para uma unidade elétrica. 

O Aicon será seguido por outros modelos multitalentos da Audi, cada um com sua própria disciplina especializada, garantindo que a gama de veículos da marca dos quatro anéis permaneça tão diversificada quanto fascinante.

Donos de Ford EcoSport 2018 já podem adquirir acessórios exclusivos com Selo de Originalidade




A Ford apresenta mais uma novidade para o EcoSport 2018: uma linha de acessórios exclusivos, desenvolvidos para personalizar e aumentar a funcionalidade do utilitário esportivo com garantia de qualidade e originalidade. 


Os novos itens incluem capa de estepe rígida, kit mecânico e elétrico para engate de reboque, kit assoalho inteligente do porta-malas, bandeja protetora do porta-malas, pedaleira esportiva, travessa de teto, friso lateral, calha de chuva e protetor de cárter.

Assim como o EcoSport, os novos acessórios foram desenvolvidos no Brasil para atender todos os mercados globais onde o SUV será vendido. 

Criados em parceria com fornecedores, eles foram testados e validados pela Ford para atender as características de design e funcionalidade do produto. 


Além disso, vêm com o Selo de Originalidade, que garante a autenticidade e preserva a garantia do veículo.

A nova linha se soma aos demais acessórios que já estavam disponíveis e são compatíveis com o EcoSport 2018, tais como: antena esportiva, espelho retrovisor com câmera de ré, dispositivo antifurto para rodas, capas de estepe de vinil, bagageiro de teto, estribo tubular, cadeirinha PET para animais, soleiras em LED, suporte para bicicleta, rede porta-objetos do porta-malas, geladeira e aquecedor portátil.


Beleza e funcionalidade
“A linha de acessórios do EcoSport oferece várias opções para personalizar e valorizar o veículo sem perder a sua originalidade”, diz Alexandre Capitanio, supervisor de Desenvolvimento de Acessórios da Ford.


Entre os itens de estilo, o destaque é a nova capa de estepe rígida com design diferenciado, de fácil instalação em todas as versões do veículo. 

O novo friso lateral, com logo EcoSport em baixo relevo e acabamento texturizado preto, também valoriza o design e protege a porta contra pequenas batidas e arranhões. 


Já a calha de chuva permite a circulação de ar sem abertura total dos vidros. Fabricada em material acrílico de alta resistência com acabamento fumê, tem design aerodinâmico e fácil instalação com auto-adesivo.


Na cabine, o pedal esportivo produzido em alumínio e borracha para modelos com transmissão manual tem visual esportivo e aumenta o conforto.


O assoalho inteligente do porta-malas, novidade introduzida nas versões FreeStyle e Titanium do EcoSport 2018, também pode ser instalado em outros modelos do veículo através de kit exclusivo. 

Com uma plataforma que suporta até 317 kg, ele permite criar um compartimento escondido de 52 litros para guardar objetos, ou formar uma superfície plana com o banco traseiro rebatido para facilitar o transporte de volumes maiores. 

Para proteger o porta-malas contra o derramamento de líquidos, areia da praia e outros materiais, há ainda uma nova bandeja protetora em borracha, de fácil remoção e limpeza.

Também bastante útil, o novo protetor de cárter em plástico de alta resistência atende as versões 1.5 e 2.0 do EcoSport, com abertura para o escoamento de óleo.


Para o transporte de pequenas carretas com até 550 kg, o engate de reboque pode ser instalado sem a necessidade de modificações na estrutura do EcoSport, usando os furos pré-existentes na longarina. 

O kit elétrico, composto por módulo, chicote e conector, controla a sinalização e iluminação do veículo e deve sempre ser instalado em conjunto com o engate.

Versão conversível do BMW 430i, já à venda nas concessionárias da marca em todo o País, tem preço sugerido de R$ 294.950.



Dotado de esportividade e estilo individual inconfundíveis, o novo BMW Série 4 Cabrio Sport 2017/2018 acaba de estrear nas concessionárias autorizadas BMW do País, repleto de novidades. 


Entre as principais, novas rodas de liga leve esportivas Star Spoke, de 19 polegadas; novos materiais de acabamento interno e itens inéditos, como faróis de LED e preparação para Apple CarPlay. O preço sugerido do BMW 430i Cabrio Sport é de R$ 294.950.

De características marcantes, este conversível ostenta contornos exteriores que agregam um perfil sofisticado e dinâmico. 

O design frontal é surpreendente e atrai olhares de quem cruza o seu caminho, principalmente, por conta do refinamento no acabamento e da presença da grade de duplo rim, identidade visual da marca. 

A capota rígida retrátil, que pode ser acionada com o simples toque de um botão, reforça o charme e a exclusividade do modelo. 

O porta-malas, por sua vez, é de fácil acesso mesmo com a capota rebaixada e, além de oferecer espaço para até 370 litros de bagagens, estabelece uma combinação harmônica com as formas do veículo.

Assim como a parte externa, o interior do BMW Série 4 Cabrio Sport contempla em um só ambiente elevados padrões de refinamento ao mais completo conjunto de recursos tecnológicos disponíveis em um automóvel BMW. 

Sob este ponto de vista, os materiais utilizados nos revestimentos ganham especial destaque. Além de peças feitas em alumínio Carbon Dark com detalhes em Pearl Gloss Chrome, o couro Dakota predomina nos assentos e guarnições internas das portas.


Motor surpreendente
Sob o capô do BMW Série 4 Cabrio Sport está acomodado um motor de quatro cilindros, 2 litros, com tecnologia TwinPower Turbo e capaz de entregar 252 cv de potência, a 5.200 rpm, e torque máximo de 350 Nm, entre 1.450 e 4.800 rpm. 

E toda esta força pode ser percebida no momento em que se toca o pedal do acelerador, que precisa de apenas 6,3 segundos para levar o carro de 0 (zero) a 100 km/h. 

O conjunto motriz integra ainda com transmissão automática de oito marchas, com alavancas posicionadas atrás do volante para efetuar trocas de marcha, e tração traseira, um dos legados da marca bávara.

A satisfação de se estar ao volante de um BMW Série 4 Cabrio Sport também é evidenciada pela presença da tecnologia Efficient Dynamics, uma das inovações mais importantes da história do BMW Group e voltada para uma condução mais sustentável em termos de emissões e consumo de energia. 

No caso do conversível, as funcionalidades englobam o BMW Driving Experience com função Eco Pro - capaz de reduzir o gasto de combustível em até 20% -, Sistema Auto Start/Stop, Regeneração de Energia de Frenagem e Função Coasting, em que o motor é desacoplado da transmissão quando o motorista tira o pé do acelerador, entre velocidades de 45 e 130 km/h, contribuindo também para a redução do consumo de combustível e emissões.


Equipamentos de série e segurança
O cardápio de tecnologias é extenso e inclui dispositivos como controle de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiro (com câmera traseira) e de chuva, defletor de ar, bancos elétricos esportivos com memória e cinto de segurança integrado aos assentos dianteiros, e pacote de luzes internas. 

O modelo conta ainda com assistente de farol alto, cuja função é alternar fachos de luz baixa ou alta conforme a presença de veículos à frente ou em sentido contrário, e Comfort Access, que permite acessar o veículo e acionar a ignição sem utilizar a chave, e abrir o porta-malas automaticamente movimentando o pé sob o para-choque traseiro.

A lista de equipamentos de série traz, entre outros itens, sistema de segurança de capotamento, quatro airbags – duplos frontais e laterais dianteiros –, freios a disco ventilado com ABS, e controles de estabilidade e tração e pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat.

Alta conectividade
Assim como outros modelos da gama BMW, o 430i Cabrio Sport vem com um pacote completo de conectividade e que agrega, entre outros equipamentos, Apple CarPlay, capaz de transferir a interface do iPhone para a tela do sistema de infotainment do veículo por meio de uma conexão sem fio; sistema de Navegação Professional – que inclui leitor de CD, DVD, entrada USB e HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio e tela de alta resolução de 8,8 polegadas –, chamada de emergência inteligente (por meio do toque de um botão ou chamado automático em caso de colisão grave), BMW Teleservices (que informa a necessidade de serviços baseado em condições de uso do carro), Serviços ConnectedDrive (acesso a notícias online e por meio de apps BMW) e Concierge (suporte e informações ao cliente 24h/dia e 7 dias/semana), informação de trânsito em tempo real, pacote avançado de telefonia com Bluetooth e interface USB, além de serviços remotos, para utilização de funcionalidades do veículo remotamente, por meio de smartphones Android e iOS. 

O equipamento de som tem qualidade surround e é fornecido pela empresa especializada em sistemas profissionais de áudio Harman Kardon.

Cores e revestimentosO BMW Série 4 Cabrio Sport é oferecido na rede de concessionárias com nove opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino) e oito de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacial, Cinza Mineral, Azul Imperial, Vermelho Melbourne, Branco Imperial, Snapper Rocks Blue e Sunset Orange). 

Já o interior do modelo possui várias combinações de revestimentos de couro Dakota e costuras nas cores preto, marrom, vermelha e Oyster.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A Chevrolet abriu a pré-venda do seu Equinox, um SUV médio de luxo mais moderno, completo e potente da categoria nas concessionárias, por R$ 149.900. Veja a lista com os principais conteúdos de série. Pelos itens oferecidos em relação ao preço, e com seu motor 2.0 turbo de 262 cv e 37 kg de torque, e o câmbio automático de nove marchas, o Equinox vem fazer sombra aos SUVs Renegade e Compass, da Jeep, Audi Q3 e até Q5, e SUVs da Toyota, Honda, etc.


São Caetano do Sul – O Equinox é o lançamento mais aguardado do ano da Chevrolet, marca líder em inovação e vendas do mercado brasileiro. 

O SUV será oficialmente apresentado em outubro, mas já pode ser reservado a partir desta quarta-feira (20) na rede de concessionárias. Para isso, está sendo divulgado o preço de lançamento do produto: R$ 149.900.

Nessa faixa, o Equinox aponta como o SUV médio de luxo com o melhor conjunto quanto a design, segurança, itens de conforto e mecânica. 

O motor é o mais forte e potente da categoria: 2.0 turbo de 262 cavalos e 37 kgfm de torque. Já a transmissão, inédita na linha Chevrolet, é automática de nove marchas, calibrada para a máxima eficiência energética. As rodas são de alumínio de 19 polegadas.


O segmento de SUV é o que mais cresce no mercado e, com a chegada do Equinox, a Chevrolet passará a ter três produtos complementares, atualizados e altamente competitivos. O Equinox ficará posicionado entre o Tracker e o Trailblazer.

“O consumidor de SUV médio busca cada vez mais tecnologia, sofisticação e segurança para a família, mas a escolha depende muito da percepção de valor que o produto transmite para ele. O Equinox é o SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo e está chegando ao Brasil como o modelo mais completo, espaçoso e potente em sua faixa de preço, onde se concentra aproximadamente metade das vendas do segmento”, explica Hermann Mahnke, Diretor de Marketing da Chevrolet.


Acabamento refinado

Equinox contará com conteúdo inédito e acabamento refinado. Será a estreia no mercado brasileiro da versão Premier, a mais sofisticada da linha Chevrolet no mundo. 

A versão premier é caracterizada pela ampla aplicação de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento.

No caso do Equinox Premier, os bancos são revestidos com material e acabamento especiais, como couro perfurado e as costuras duplas. 

O painel também segue o mesmo requinte de execução, com acabamentos “soft touch” (macios ao toque) que são aplicados em outras áreas de contato também.

Peças decoradas com metalização acetinada podem ser vistos, por exemplo, nas saídas de ar, nas molduras centrais do quadro de instrumentos, no console e no volante revestido em couro.


O assento do motorista possui regulagem elétrica com memórias, enquanto o sistema de áudio traz alto-falantes de alta definição da marca Bose.

O ar-condicionado oferece opção de temperatura diferente para os ocupantes dianteiros, dutos traseiros e a possibilidade de acionamento remoto com a ignição para que a cabine inicie seu processo de refrigeração antes mesmo do embarque dos passageiros.

Pacote completo
Outro destaque do Equinox é sua lista de itens de segurança. O modelo vem equipado com frenagem automática de emergência; alertas sensorial, luminoso e sonoro de colisão; assistente de permanência na faixa e de estacionamento; além de alerta de ponto cego.

O novo SUV da Chevrolet conta ainda com tampa do porta-malas com acionamento elétrico por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de telemática OnStar, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay e tecnologia de carregamento wireless de smartphones.


Do lado de fora do veículo, vale ressaltar os faróis Full LED inteligentes (sistema que altera o facho alto de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário) e o teto solar panorâmico com acionamento elétrico, enquanto as rodas de 19 polegadas trazem design único e face com acabamento diamantado. 

O mesmo efeito cromado se aplica nos insertos dos para-choques e nas duas ponteiras aparentes do escapamento -uma em cada extremidade do veículo.

Já a tração é integral, do tipo AWD, e pode funcionar nos modos 4x2 e 4x4, dependendo da condição de rodagem e parâmetros de segurança. O ajuste manual é feito por meio de um seletor no console central do painel.

Lista dos principais itens de série, por categoria

Segurança

• Acionamento do freio de estacionamento elétrico, através de botão no console central
• Airbag duplo, lateral e de cortina
• Alerta de colisão frontal
• Alerta de movimentação traseira
• Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
• Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro
• Alerta vibratório de segurança no banco do motorista
• Assistente de permanência na faixa
• Controle de tração
• Controle eletrônico de estabilidade
• Farol alto adaptativo
• Faróis dianteiros tipo projetor em LED
• Frenagem automática de emergência
• Indicador de distância do veículo da frente
• Indicador de vida útil do óleo
• Lanterna em LED
• Luz de condução diurna/ Luz de posição em LED
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
• Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")
• Sistema de tração integral (AWD)

- Aparência, conforto, conveniência e conectividade
• Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento com ajuste do ângulo de abertura
• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
• Alavanca no porta-malas para rebatimento dos bancos traseiros
• Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED
• Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
• Controles de áudio e telefonia no volante
• Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
• Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
• Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto
• Banco do motorista com 2 memórias de posição
• Banco traseiro com encosto ajustavel em inclinação, bipartido e rebatível para assoalho plano
• Câmera de ré com linhas-guia
• Carregador wireless para smartphone
• Chave presencial eletrônica
• Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
• Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos
• Controlador de velocidade de cruzeiro
• Direção elétrica progressiva
Easy Entry - abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
Easy Park - sistema de estacionamento semi-automático para vagas paralelas e perpendiculares
• Entradas USB dianteiras e traseiras
• Escapamento duplo com ponteira cromada
• Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
• Espelho retrovisor interno eletrocrômico
• Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", navegador integrado, Android Auto e Apple CarPlay
• OnStar (Concierge, Emergência, Segurança, App, Navegação, Diagnóstico avançado)
• Partida sem chave
• Para-brisa com isolamento acústico
• Rack de teto
• Roda de alumínio aro 19" com acabamento exclusivo
• Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
• Sistema de Grade Ativa do radiador ("Active Grille Shutters")
• Sistema de partida do motor por controle remoto "Remote Start System" (com acionamento do Ar-Condicionado, se ligado)
• Sistema de redução de ruído externo
• Sistema premium Bose de áudio com cinco alto-falantes, dois Tweeters
• Sistema Stop/Start (desligamento e acionamento automático do motor em paradas do veículo)
• Spoiler traseiro
• Teto solar elétrico panorâmico
• Transmissão automática de nove velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
• Trava elétrica das portas com acionamento na chave
• Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
• Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium

Já imaginou um Porsche Cayenne Turbo S Diesel rebocando um avião Airbus A380 de 285 toneladas, um dos maiores aviões do mundo? Pois foi isso exatamente que aconteceu no Aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Assista o vídeo



COLUNA
MECÂNICA ONLINE® 


20 | SETEMBRO | 2017 |



Carro esportivo reboca um Airbus A380
a maior aeronave comercial do mundo


Quem nunca teve curiosidade ao observar os carros que puxam e empurram os aviões nos aeroportos? Utilizados no procedimento de pushback, são eles os veículos mais legais em um aeroporto. Uma coisa “pequena” como aquela tem uma força que não imaginamos.


Empurram e puxam tanto aeronaves de pequeno e médio porte quanto os maiores aviões que existem. Isso tudo sem forçar o motor até o limite, possibilitando parar e acelerar novamente, sem impulso.


Em alguns aeroportos, principalmente os que operam aeronaves de até médio porte, são utilizados tratores. No entanto, não se trata de qualquer trator: o ideal é um trator pesado, a fim de que ele tenha aderência o suficiente para empurrar ou puxar a aeronave, sem escorregar ou ocorrer alguma coisa fora do normal.


Além do trator, em alguns lugares fora do Brasil, são utilizados caminhões Unimog. Esse caminhão é do tipo off-road, produzido pela Mercedes-Benz. 


Os primeiros modelos surgiram pouco depois da Segunda Guerra Mundial, e deveriam atender ao setor da agricultura, num papel mais polivalente que um trator tradicional.

Com design inconfundível de carroceria baixa e um perfil que caiba debaixo de uma aeronave, sem risco de danificá-la ou mesmo ao próprio veículo. 


Sem contar também os modelos que usam engate externo, ou se prendem ao trem de pouso dianteiro, e também os modelos que engatam nos trens de pouso principais.


A fim de que eles tenham tração para empurrar ou rebocar uma aeronave de grande porte, o veículo de pushback tem que ser pesado, podendo ser acrescentado um lastro em seus compartimentos. 


A tração de um veículo de pushback que vemos frequentemente para aeronaves de médio porte, por exemplo, é de mais ou menos 75.000 lbf, aproximadamente 101 Nm de torque.

Com esses dados, ficou mais fácil entender o desafio que a Air France e a Porsche tinham pela frente para estabelecerem um um novo recorde mundial. Um Porsche Cayenne rebocar com êxito um Airbus A380 da Air France de 285 toneladas.



O carro, dirigido pelo técnico da Porsche GB, Richard Payne, rebocou a aeronave a uma distância de 42 metros no H6, hangar de manutenção da Air France, no aeroporto de Paris - Charles De Gaulle, superando o recorde mundial anterior de 115 toneladas.

A Air France disponibilizou ao projeto o seu hangar de engenharia de última geração e uma das 10 aeronaves Airbus A380 de sua frota. O hangar de 60.000 metros quadrados, especialmente concebido para hospedar a aeronave, é habitualmente o local que concentra toda a atividade de engenharia e manutenção da frota da Air France. O contraste entre as duas máquinas era impressionante.


O Porsche Cayenne (4,8 metros de comprimento) estava ligado ao maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380 (73 metros de comprimento) por meio de um acessório especial na barra de reboque padrão da Cayenne.


O título foi alcançado por um Cayenne S Diesel, produzindo 385 hp e 850 Nm de torque. O feito foi então repetido utilizando um Porsche Cayenne Turbo S.

"Conseguimos - estou tão aliviado! Normalmente não chegamos a esse ponto para a testar os limites de nossos carros, mas acho que ficamos bem próximos. Posso dizer que foi um trabalho difícil, mas o Cayenne não falhou e funcionou muito bem. Meus espelhos retrovisores refletiam Airbus, o que foi interessante”, afirmou Richard Payne, técnico da Porsche GB.

"Nossos carros podem ir além do que nossos clientes esperam - eles são projetados para serem resistentes. Mas mesmo assim, o que o Cayenne fez foi notável - nós dirigimos o carro de Londres até aqui - e eu planejo levá-lo para casa novamente, depois de ter rebocado um A380. O crédito deve ir para a equipe, em Stuttgart, que desenvolveu o carro - eles fizeram um trabalho completo. Também estou muito grato à Air France e aos seus engenheiros pela generosidade ao permitir-me rebocar a bela aeronave", salientou.


Gery Mortreux, vice-presidente Executivo da Air France Industries acrescentou: "Como a Porsche, a KLM Engineering & Maintenance da Air France Industries prospera na excelência e empurra fronteiras da engenharia. Foi uma honra acolher o Porsche no nosso hangar, no Charles de Gaulle, que é habitualmente o lar dos engenheiros que trabalham na nossa frota de 10 Airbus A380 - um dos aviões mais sofisticados do mundo. Esta conquista é uma nova ilustração da maneira como a AFI KLM E & M é capaz de se adaptar a requisitos específicos, e a paixão que colocamos em cada desafio que assumimos. Foi divertido e emocionante ver as duas máquinas juntas - nossos engenheiros ficaram intrigados e impressionados. Parabéns à Porsche pelo feito notável.

"Eu verifiquei algumas tentativas de registro incríveis durante meu tempo no Guinness World Records, mas assistir uma Porsche Cayenne rebocar um dos maiores aviões no mundo definitivamente classifica como entre os mais espetaculares. Meus parabéns para todos os envolvidos na realização deste feito incrível", afirmou Pravin Patel, do Guinness World Records.


Nota - De acordo com as regras aplicadas pelo Guinness World Records, o teste foi supervisionado por engenheiros independentes da UTAC CERAM. 

Depois que o registro foi ajustado, o desempenho testado e o exame de cada componente principal e sistema eletrônico no veículo foi executado para fornecer a certificação que o carro é de produção padrão.


Vídeo relacionado


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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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