Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 29 de julho de 2019

V Prêmio de Jornalismo de Turismo “Comendador Marques dos Reis da Abrajet-Pará. Prêmios de R$ 12.000 por categoria. Inscrições abertas







Traduzir as belezas, encantos e peculiaridades do Pará por meio dos olhares e percepções dos profissionais da imprensa local, da Amazônia e demais estados brasileiros é a tônica maior do V Prêmio de Jornalismo de Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pará) que vai premiar os melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados em cada uma das categorias profissionais: jornalismo impresso, online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

Os candidatos ao prêmio poderão inscrever as reportagens publicadas até 31 de outubro de 2019, no site oficial da Abrajet-Pará - www.abrajetpara.com.br /ou no site www.encomtur2019.com.br. As matérias devem estar de acordo com os critérios de avaliação do regulamento. Nesta edição, serão premiados com R$ 12 mil os melhores trabalhos de cada categoria profissional.

Outra novidade é que os internautas e amantes da fotografia e do turismo poderão inscrever as imagens que captaram sobre os destinos paraenses na categoria “Mídias Sociais” e concorrer a um pacote turístico para o Arquipélago do Marajó, com passagens, hospedagem, alimentação e passeios turísticos para usufruir com acompanhante no período de baixa temporada. A iniciativa visa valorizar os destinos paraenses e incentivar o turismo interno.



A edição 2019 do prêmio será lançada oficialmente no dia 7 de agosto, em evento que reunirá convidados, parceiros e autoridades do trade turístico paraense e nacional, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, na Avenida Boulervard Castilhos França, em Belém. Além da exibição de um documentário sobre os 13 anos de atuação da Abrajet no Pará, será apresentado a programação do I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação em Turismo (I Encontur), com palestras no Teatro Sylvia Nunes e exposições sobre os produtos e serviços do trade paraense, nos dias 16 e 17 de novembro, no hall de eventos da Estação das Docas.

No dia 18 de novembro, o I Encontur apresenta os vencedores do V Prêmio de Jornalismo em Turismo e também fará a entrega da “Comenda Marques dos Reis”, criada para valorizar a qualidade dos serviços prestados pelo Trade Pará nas categorias: agência de viagem, companhia aérea, curso de turismo, espaço turístico, evento turístico, hotel ou pousada, guia de turismo, restaurante, transporte turístico fluvial ou terrestre.




Parcerias - O V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” resulta de visitas e articulações da diretoria da Abrajet-Pará aos representantes dos setores públicos e privados para falar sobre a importância da premiação para o turismo paraense e para a valorização da comunicação segmentada no turismo.

Entre os parceiros desta edição do prêmio, estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-Pa); deputada estadual Paula Gomes, da Frente Parlamentar de Turismo; Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Companhia de Turismo de Belém (Belemtur); Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Prefeitura de Salinas e Secretaria Municipal de Salinópolis; Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-PA); Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – Simineral; Associação PanAmazônia; Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Pousada dos Guarás.

A presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, defende a importância de premiação ser pautada junto a grandes eventos voltados para a divulgação do turismo paraense, como o I Encontur, que será realizado em parceria com a Setur. “O prêmio ‘Comendador Marques dos Reis’ sempre esteve ligado a um grande evento. Nascemos dentro da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), da Setur, depois lançamos a premiação no Publicom em Santarém (Encontro de Comunicação do Pará), organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e agora estaremos vinculados a um evento para discutir formas de melhorar o fluxo da comunicação para o turismo com representante de outros estados da Amazônia”, comentou ela.

Para isso, os associados da Abrajet Pará devem intensificar, até o mês de outubro, quando finaliza o prazo das inscrições, visitas em pelo menos nove estados brasileiros (Tocantins, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), além de fortalecer a divulgação na Grande Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Paragominas e Redenção (sul do Pará).

“Nossa aposta é intensificar a divulgação a nível nacional, reforçando as parcerias com os veículos de comunicação das seccionais vinculadas à Abrajet Nacional em outros estados, ampliando também a divulgação para outras regiões do Pará, para atrair mais inscrições nacionais e regionais”, informou Christina Hayne.

O Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor), os portais Rede Pará, Pará Trip e Prazer em Viajar, o programa Panorama Amazônico, a revista Turismo Total e as empresas de comunicação Pauta.Com e YetLab também apoiam a premiação e devem intensificar a divulgação.

Homenagem -  A premiação é uma homenagem a Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes do turismo paraense e pioneiro no segmento jornalismo especializado em turismo, a qual serve de inspiração para os que estão em busca de uma boa reportagem na área. Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim, mas desembarcou em Belém do Pará, em 1936, aos 14 anos.

Em 1948, ingressou no jornalismo na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo. Em 1954, passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte e foi o idealizador da Viagem da Primavera que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, em 1960, fato que culminaria com o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia, lhe condecorando com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. O Comendador faleceu em 28 de novembro de 2001, mas sem antes deixar seu legado na história do turismo do Brasil e de Portugal.

Edições - A primeira edição do Prêmio ocorreu em 2006, em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e apoio da Abrajet Nacional, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e da TAP Linhas Aéreas de Portugal. Nessa edição, a iniciativa, pioneira no Brasil, contou com a participação de cerca de 200 profissionais de comunicação do Brasil e exterior.

A segunda edição, no final de 2012 e início de 2013, manteve os parceiros unidos na missão de fortalecer o turismo como atividade econômica e foi inspirado no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, que deu as diretrizes do regulamento e premiação focando o desenvolvimento sustentável na Amazônia paraense. 

A terceira edição, em setembro de 2016, na Semana Mundial do Turismo, foi realizada novamente pela Abrajet Pará em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Comunicação (Secom) e apoio da Abrajet Nacional, Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), OS Pará 2000 (Estação das Docas e Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia) e Igama (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – Igama), Simineral, Agência Brasileira de Agências de Viagem- ABAV e outras parcerias que se mantiveram na quarta edição. Na ocasião, esta edição contou com o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará), que premiou os vencedores com valores pré estipulados.

A quarta edição teve o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom). A premiação ocorreu em 15 de novembro de 2017, em meio ao Encontro de Comunicação do Pará (Publicom) realizado na Estação das Docas e recebeu mais de 400 inscrições, com destaque para a qualidade dos trabalhos vencedores.

Serviço: As inscrições para o V Prêmio de Jornalismo de Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pará) podem ser feitas no site oficial da Abrajet Pará - www.abrajetpara.com.br e no site do I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação e Turismo – I Encomtur 2019, www.encomtur2019.com.br.  Os interessados podem inscrever as reportagens feitas no período de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019, nas categorias: jornalismo impresso, online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

domingo, 28 de julho de 2019

MINI acelera e cresce mais que o mercado no Brasil em 2019. Marca celebra aumento de 8,9% em vendas no primeiro semestre do ano.



No ano em que comemora o 60º aniversário do lançamento comercial do Mini clássico, no Reino Unido, e os 10 anos de presença no país, a marca britânica pertencente ao BMW Group registra crescimento em vendas no mercado brasileiro. 

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no primeiro semestre deste ano, a MINI acumula 793 veículos emplacados, ante 728 unidades vendidas em 2018, anotando um aumento de 8,9% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Considerando apenas o mês de junho deste ano, quando foram vendidos 134 veículos MINI, o crescimento é ainda mais expressivo em relação ao mesmo período de 2018: 26,2%. No mesmo período, o mercado premium nacional se manteve quase que estável quando comparado ao ano anterior.

“O cliente busca cada vez mais tecnologia, qualidade, personalização, exclusividade e diversão, todas características da MINI no mercado global presentes também no Brasil. O Go Kart feeling ganha novos adeptos e quero agradecer aos clientes, pela confiança e ao time – incluindo a Rede – pela entrega e compromisso”, destaca Rodrigo Novello, Diretor Comercial da MINI Brasil.


sábado, 27 de julho de 2019

Azul continua cobrando coerência na distribuição dos slots pela Anac e alerta para o subaproveitamento da oferta de assentos. Reforça a importância de maior competição na ponte aérea SP-RJ e SP-Brasília





São Paulo, 26 de julho de 2019 – Em meio ao anúncio da redistribuição dos slots (gerenciamento do tráfego aéreo) que não vêm sendo utilizados em Congonhas desde o encerramento das operações da Avianca Brasil no aeroporto, a Azul aplaude a decisão da agência reguladora mas alerta para o fato de que, sem providências adicionais, será inevitável a fragmentação dos voos entre várias empresas entrantes em Congonhas, subaproveitando a oferta de assentos e a receita da administração aeroportuária.

A empresa acredita que a abertura do aeroporto da capital paulista a uma série de novos entrantes aumenta o número de empresas presentes em Congonhas mas não acirra a competição. 


Operar slots em Congonhas com aeronaves menores e, consequentemente, com poucos assentos, representa um uso ineficiente desses valiosos recursos públicos, impedindo a entrada efetiva de qualquer novo concorrente na ponte aérea Congonhas-Rio e Congonhas-Brasília.

Preocupada com o uso eficiente da infraestrutura do terminal e também com a ampliação da oferta ao consumidor, a empresa reafirma sua confiança de que os órgãos reguladores darão novos passos na direção de aumentar a competição e viabilizar uma real concorrência, especialmente nas pontes aéreas.

Participe da mais importante feira internacional de turismo, o FESTURIS, que acontecerá de 7 a 10 de novembro, em Gramado. Até 30/7, desconto na hospedagem e de 50% na inscrição




Julho praticamente se foi, dando lugar ao seu sucessor agosto – augustus, assim chamado em latim, em homenagem ao imperador romano César Augusto –, que nas Ilhas Canárias, os Guanches o batizaram como Beñesmen e a igreja católica o tenha escolhido para as Vocações e do Santíssimo Sacramento. Mas agosto, independente dos nomes que recebeu revela que faltam três meses e alguns dias para a realização da mais importante feira de negócios de turismo da América do Sul, o FESTURIS, em Gramado, capital do turismo sustentável do Brasil.

O evento ganha a cada ano mais relevância nacional de internacional graças ao interesse que vem despertando no trade mundial, com a presença cada vez maior de empresas do trade dos quatro cantos do planeta. O organizadores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, andam pelo mundo vendendo o FESTURIS, mas não apenas ele, mas Gramado, o Rio Grande do Sul e o Brasil, com resultados espetaculares tanto para o evento que este ano terá estandes e visitantes aos milhares e para a cidade de 32 mil habitantes que recebe 2 milhões de turistas por ano.

Alguns dos participantes que estarão de 7 a 10 de novembro no FESTURIS:


SIGA Nossas REDES!
  









FAÇA SUA RESERVA!



Espaço Luxury 2019 terá as principais marcas e destinos do segmento


Espaço Luxury 2019 terá as principais marcas e destinos do segmento

Faltando menos de quatro meses para a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), que ocorre de 07 a 10 de novembro, o Espaço Luxury atingiu a marca de 80% dos estandes comercializados, mesclando a renovação à manutenção de grandes marcas do mercado de luxo. Operadoras, destinos, companhias aéreas, hotéis, DMCs, marcas nacionais e internacionais se reúnem em Gramado/RS para apresentar as principais tendências do segmento.
O Espaço Luxury segue crescendo e chega à quarta edição consecutiva. Neste ano, terá 360 m² e a comercialização está distribuída em quatro cotas: lounges, mesas internas, mesa bistrô e mesa garden. San Francisco assinará o Contemporâneo Bistrô Bar e a Movida Premium assina o Lounge Reception. Também são oferecidas oportunidades para ativação de marca no catálogo oficial de luxo, no painel externo e a possibilidade de realizar ações dentro do espaço.
“Criamos um conceito de luxo pensando em cada detalhe. Apenas buyers específicos para esse público, selecionados por meio de uma curadoria, terão acesso aos expositores. Conhecemos muito bem nossos buyers e assim garantimos a efetividade dos encontros entre eles e os expositores, inclusive oferecendo uma programação social exclusiva”, explica a executiva comercial, Kenia Jaeger.

Com um conceito singular, o Luxury sempre surpreende pela elegância e conforto dos ambientes de negócios, além de proporcionar encontros que resultam em ótimas negociações para os participantes. O credenciamento para buyers será aberto no dia 12 de agosto e os selecionados terão obrigações com o agendamentos de reuniões. No ano passado reuniu mais de 30 expositores e de 250 buyers de luxo de vários países.
“O Espaço Luxury se consolida cada vez mais no trade turístico nacional e internacional, sempre trazendo novos parceiros em suas rodadas de negócios. Em contrapartida também estamos muito felizes com a aceitação do mais novo lançamento do FESTURIS, o Espaço Wedding”, destaca o Luxury Manager, Marcelo Zingalli.

Formato de negócios aprovado pelas operadoras
Importantes operadoras de turismo, com atuação no mercado nacional e internacional, estão confirmadas no Espaço Luxury 2019. Entre elas: Hello Tourism Connections, Raidho, Mercatur, Kangaroo Tours, Uneworld e TempoVIP DMC Portugal.Teresa Perez se junta ao grupo e estará investindo pelo primeiro ano no evento. A efetividade do espaço para geração de negócios é confirmada pelos próprios expositores, que aprovam o conceito e o formato do Luxury.
“A seriedade com que a feira é organizada nos dá muita segurança e garante que consigamos conversar com todos os profissionais que visitam o Espaço. Realmente um formato de agendamento de reuniões que funciona, sempre desenvolvemos boas ideias e desenhamos lindas viagens", destaca a diretora de Relacionamento e Comunicação da Hello Tourism Connections, Taylise Fernandes.

Destinos internacionais e hotelaria investem forte no segmento luxo
Cada vez mais, marcas e destinos internacionais apostam no potencial do Turismo de Luxo. A Tailândiaretornará ao FESTURIS após um longo período. JordâniaNoruegaSeychellesBuenos Aires,Paradise CoastSt. Pete Clearwater e Grã Bretanha também estão confirmados. Os destinos oferecem oportunidades para diferentes gostos e públicos, que vão da praia ao deserto.
No segmento de transportes estarão as companhias aéreas Iberia, British Airways e Emirates. Norwegian e a Velle Representações oferecem oportunidades de navegação marítima. A Enterprise, que atua no mercado de aluguel de automóveis, e a April, empresa que oferece seguro de viagem luxo, também estão confirmadas.
Grandes marcas da hotelaria confirmam também seu espaço: RCD Hotels, Hotel Casa da Montanha, One & Only, Benchmark Resorts, Unique Garden, Belmond, Hotel e Spa do Vinho, Preferred, Castelo Saint Andrews, Kuara Hotel e Design Hotéis. Outra novidade é a Vacation Homes Collection (VHC), que trabalha com aluguel de casas e mansões em Miami e Orlando.
O espaço ainda está sendo comercializado, restando poucas opções de participação. Interessados podem consultar a disponibilidade de espaços pelo e-mail kenia@rossiezorzanello.com.br, ou pelo telefone (54) 3286-3313. SERVIÇO
31ª FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo
4º Espaço Luxury
De 07 a 10 de novembro de 2019
Gramado/RS
Serra Park
Informações: www.festurisgramado.com
O Espaço Luxury segue crescendo e chega à quarta edição consecutiva. Neste ano, terá 360 m² e a comercialização está distribuída em quatro cotas: lounges, mesas internas, mesa bistrô e mesa garden. San Francisco assinará o Contemporâneo Bistrô Bar e a Movida Premium assina o Lounge Reception. Também são oferecidas oportunidades para ativação de marca no catálogo oficial de luxo, no painel externo e a possibilidade de realizar ações dentro do espaço.
“Criamos um conceito de luxo pensando em cada detalhe. Apenas buyers específicos para esse público, selecionados por meio de uma curadoria, terão acesso aos expositores. Conhecemos muito bem nossos buyers e assim garantimos a efetividade dos encontros entre eles e os expositores, inclusive oferecendo uma programação social exclusiva”, explica a executiva comercial, Kenia Jaeger.

Com um conceito singular, o Luxury sempre surpreende pela elegância e conforto dos ambientes de negócios, além de proporcionar encontros que resultam em ótimas negociações para os participantes. O credenciamento para buyers será aberto no dia 12 de agosto e os selecionados terão obrigações com o agendamentos de reuniões. No ano passado reuniu mais de 30 expositores e de 250 buyers de luxo de vários países.
“O Espaço Luxury se consolida cada vez mais no trade turístico nacional e internacional, sempre trazendo novos parceiros em suas rodadas de negócios. Em contrapartida também estamos muito felizes com a aceitação do mais novo lançamento do FESTURIS, o Espaço Wedding”, destaca o Luxury Manager, Marcelo Zingalli.


Formato de negócios aprovado pelas operadoras
Importantes operadoras de turismo, com atuação no mercado nacional e internacional, estão confirmadas no Espaço Luxury 2019. Entre elas: Hello Tourism Connections, Raidho, Mercatur, Kangaroo Tours, Uneworld e TempoVIP DMC Portugal.Teresa Perez se junta ao grupo e estará investindo pelo primeiro ano no evento. A efetividade do espaço para geração de negócios é confirmada pelos próprios expositores, que aprovam o conceito e o formato do Luxury.
“A seriedade com que a feira é organizada nos dá muita segurança e garante que consigamos conversar com todos os profissionais que visitam o Espaço. Realmente um formato de agendamento de reuniões que funciona, sempre desenvolvemos boas ideias e desenhamos lindas viagens", destaca a diretora de Relacionamento e Comunicação da Hello Tourism Connections, Taylise Fernandes.


Destinos internacionais e hotelaria investem forte no segmento luxo
Cada vez mais, marcas e destinos internacionais apostam no potencial do Turismo de Luxo. A Tailândiaretornará ao FESTURIS após um longo período. JordâniaNoruegaSeychellesBuenos Aires,Paradise CoastSt. Pete Clearwater e Grã Bretanha também estão confirmados. Os destinos oferecem oportunidades para diferentes gostos e públicos, que vão da praia ao deserto.
No segmento de transportes estarão as companhias aéreas Iberia, British Airways e Emirates. Norwegian e a Velle Representações oferecem oportunidades de navegação marítima. A Enterprise, que atua no mercado de aluguel de automóveis, e a April, empresa que oferece seguro de viagem luxo, também estão confirmadas.
Grandes marcas da hotelaria confirmam também seu espaço: RCD Hotels, Hotel Casa da Montanha, One & Only, Benchmark Resorts, Unique Garden, Belmond, Hotel e Spa do Vinho, Preferred, Castelo Saint Andrews, Kuara Hotel e Design Hotéis. Outra novidade é a Vacation Homes Collection (VHC), que trabalha com aluguel de casas e mansões em Miami e Orlando.

O espaço ainda está sendo comercializado, restando poucas opções de participação. Interessados podem consultar a disponibilidade de espaços pelo e-mail kenia@rossiezorzanello.com.br, ou pelo telefone (54) 3286-3313. SERVIÇO
31ª FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo
4º Espaço Luxury
De 07 a 10 de novembro de 2019
Gramado/RS
Serra Park
Informações: www.festurisgramado.com

FAÇA SUA RESERVA!

Coluna de Fernando Calmon: Elétricos, ousar ou esperar?




Fernando Calmon          

Nº 1.055 — 27/7/19





OUSAR OU ESPERAR



Pela primeira vez, uma fábrica de veículos elétricos faz um lançamento ambicioso no Brasil. Não que as pioneiras BMW (230 unidades vendidas em cinco anos) e Renault (cerca de 20 veículos, em sete meses) tenham fraquejado tanto até aqui. 

A primeira investiu na abertura de um corredor de abastecimento na rodovia Rio-São Paulo e a segunda acaba de iniciar estratégia na ilha de Fernando de Noronha. Jaguar, com seu I-Pace, foi discreta. 

Já a Nissan lança a segunda geração do Leaf com empenho explícito e meta informal de vender umas 200 unidades, no primeiro ano cheio, em uma rede de sete concessionárias (em cinco Estados e Distrito Federal).

A empresa japonesa construiu um elétrico experimental em 1947. O primeiro de série, o Leaf, de 2010, vendeu acumuladamente 400.000 unidades. Mesmo pioneiro no mundo e o mais comercializado, é um volume bastante modesto. 

Na segunda geração, de 2017, ganhou pique em desempenho e autonomia. Não se trata, porém, de um automóvel, como o Tesla ou BMW i3, de chassi específico.
Ainda assim, empolga com a capacidade de acelerar, pois disponibiliza 90% de um impressionante torque de 32,6 kgfm em apenas 1 décimo de segundo. 

Aliás, todos os elétricos têm essa característica: desempenho de esportivo. Silêncio a bordo, então, nem se fala. Mas se prepare para ouvir ruídos de várias origens à medida que o carro envelhecer.

O Leaf tem três modos de condução: normal, econômico e com leve regeneração ao inverter função do motor para desacelerar e recarregar a bateria. Muito interessante é o sistema de alta regeneração, acionado por um botão. Fácil de acostumar no uso urbano (em estrada, menos útil), quase dispensa o pedal do freio e a bateria agradece. Há um ótimo pacote de assistência semiautônoma ao motorista.

Peca, contudo, pela falta de itens como ajuste de distância do volante, automatização dos vidros elétricos (só o do motorista desce a um toque, mas não sobe), espaço para cabeça atrás, bateria volumosa no meio do assoalho e estepe por acesso externo do bom porta-malas de 435 litros. Estilo agrada, mas algo além em ousadia seria desejável para o conceito do produto.

Apesar do aspecto novidade e sem emissões locais de poluentes, é difícil assegurar viabilidade. O preço de R$ 195.000, que já inclui cabos e carregador de parede, limita até os entusiastas. Claro, ajuda a eletricidade mais em conta que combustível líquido. 

Na média, o brasileiro roda 12.000 km/ano, sendo 45% em cidade. Economizaria, nos cálculos da Nissan, cerca de R$ 5.000/ano ou algo além, incluindo-se revisões baratas. Mas preço de revenda e substituição das baterias, mesmo que durem até 10 anos, são empecilhos difíceis de projetar, no momento.

Autonomia em cidade pode passar de 300 km, se usar o modo de alta regeneração. Como todo elétrico, porém, estrada e velocidade maior (e constante) prejudicam o alcance. Neste caso, algo entre 150 e 200 km são números prudentes entre pontos de recarga. 

Há três outras referências para ficar atento: em postos, 40 minutos de 20% a 80%; carregador residencial, 8 horas de 0 a 100%. Numa emergência, em tomada comum de 127 V (75% do total no Brasil) são 40 horas ou 20 horas em 220 V.

Portanto, há obstáculos – do preço cerca de duas vezes maior aos tempos de recarga e autonomia limitada – que, no caso do Brasil e suas dimensões continentais, indicam prudência. Mesmo no exterior levantam-se vozes, até na Europa, sobre migração lenta e aquém do esperado, salvo possíveis dois extremos do mercado: subcompactos e SUVs de maior tamanho e custo.

ALTA RODA

CÚPULA do Mercosul, semana passada em Buenos Aires, parece ter chegado a um consenso para, finalmente, acabar os regimes de intervenção e implantar livre comércio entre os dois sócios principais, Brasil e Argentina. Ainda não há data para retirada de todos os entraves. Mas há sentimento de urgência, após acordo do bloco com a União Europeia.

FCA inaugurou em Betim (MG) seu centro de testes de segurança. É terceira fabricante a executar aqui colisões frontal, lateral e posterior contra barreira fixa e poste para atender normas atuais e futuras. Agora, a fabricante está apta a executar todo o desenvolvimento, desde conceito inicial, desenho, protótipos e avaliações de campo até validação de segurança.

QUANDO a moda pega, difícil qualquer fabricante resistir. EcoSport FreeStyle adotou teto, grade e colunas pintadas em preto, além de apliques nesta cor nos faróis de neblina. Pena ter perdido luzes diurnas em LED, enquanto ganhava rack de teto reestilizado. Agradável, no dia a dia, é mesmo a combinação do tricilindro de 1,5 L e câmbio automático de 6 marchas.

SEGUNDO a Aptiv, uma plataforma de atuação ativa toma decisões 34.000 vezes mais rápido que um ser humano. Equipamentos como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistente de tráfego, alerta de ponto cego e assistente de faixa de rodagem comandam ações concluídas em até meio segundo, algo como o piscar de olhos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.