Neto do primeiro Cinquecento, lançado há mais de 50 anos, em 1957, o novo Fiat 500, produzido na fábrica da Crhysler (hoje, da Fiat), em Toluca, no México, que o livra de parte dos pesados impostos cobrados no Brasil dos veículos importados.
As diferenças, como se pode constatar nas fotos acima, entre o Fiat 500 antigo e o novo são gritantes.
A simplicidade e a timidez do vovô esvaíram-se, não tanto no tamanho, mas no porte, presença e arrojo do Cinquecento 2011.
O novo Fiat 500 que já é comercializado nos Estados Unidos, Canadá e México, chega ao Brasil com novos equipamentos de série.
O novo Fiat 500 que já é comercializado nos Estados Unidos, Canadá e México, chega ao Brasil com novos equipamentos de série.
Bem, na medida em que não tive ainda oportunidade de testar esse simpático carrinho, é melhor mostrar o que a Fiat diz:
"A gama do novo Fiat 500 é muita completa. Traz duas motorizações, três diferentes tipos de câmbios e cinco versões, além de uma série especial, a Prima Edizione, de apenas 500 exemplares numerados, que chega junto com a linha 2012, na versão Sport Air. Custará R$ 50.400,00".
Dois motores e três câmbios
O Fiat 500 vem com duas motorizações: 1.4 EVO Flex, 88 cv e o novo 1.4 16V Multiair a gasolina:
§ O motor 1.4 16V representa a primeira aplicação da tecnologia multiair – inventada e patenteada pela Fiat Powertrain – em um modelo Fiat no Brasil;
§ As versões dotadas de motor 1.4 16V multiair podem ser equipadas com câmbio automático sequencial AISIN, de 6 marchas;
§ O Fiat 500 também é o primeiro a receber a combinação de motor 1.4 EVO Flex e câmbio Dualogic®.
Veja a performance da cada versão dos novos Cinquecento:
O mais rápido é Sport Air Multiair (sistema que controla a entrada de ar e da combustão, garantindo o controle dinâmico da entrada de ar, cilindro por cilindro, através do acionamento eletro-hidráulico das válvulas, um mecanismo muito mais preciso do que o utilizado nos motores convencionais) 1.4l 16V, motor a gasolina, de 105 cv, câmbio mecânico.
Chega aos 183 km/h e leva 10,2 s de 0 a 100 km/h.
É também o mais econômico: faz 13,7 km/l na cidade e 17,5 km/h, na estrada.
Os automáticos: Lounge e Sport Air Multiair 1.4 16V, 105 cv, têm velocidade de ponta de 179 km/h, de 0 a 100 km/h demoram 12,6 s e gastam um pouco mais: 12,3 km/l na cidade e 16,5 km/l, na estrada.
Os automáticos: Lounge e Sport Air Multiair 1.4 16V, 105 cv, têm velocidade de ponta de 179 km/h, de 0 a 100 km/h demoram 12,6 s e gastam um pouco mais: 12,3 km/l na cidade e 16,5 km/l, na estrada.
Os flex Cult têm duas versões, ambas com motores 1.4 flex, de 88 cv, mas de 8V.
Atingem velocidade máxima de 172 km/h, com etanol e 170 km/h, com gasolina.
Um tem câmbio Dualogic (automatizado, sem embreiagem) e, o outro, câmbio mecânico.
Veja o consumo em ambas as versões: gasolina, na cidade, 14,3 km/l e, na estrada, 17,9 km/l.
Um tem câmbio Dualogic (automatizado, sem embreiagem) e, o outro, câmbio mecânico.
A versão de motor a gasolina faz de 0 a 100 km/h em 12,2 s, e a etanol, em 11,8 s.
Com etanol, 9,6 km/l, na cidade, e, 11,8 km/l, na estrada.
Muita tecnologia no câmbio
O câmbio automático sequencial de seis marchas oferece o máximo de conforto e prazer ao dirigir com menos consumo de combustível.
Veja algumas de suas características:
• Quatro modos de funcionamento: Eco, Sport, Winter e Manual;
Muita tecnologia no câmbio
O câmbio automático sequencial de seis marchas oferece o máximo de conforto e prazer ao dirigir com menos consumo de combustível.
Veja algumas de suas características:
• Quatro modos de funcionamento: Eco, Sport, Winter e Manual;
• Conversor de torque com lock-up de última geração;
• Função Kick-Down;
• Brake Assist: reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas com funcionamento integrado ao ABS;
• Adaptação inteligente ao modo de condução: - Sensor Up-down Slope para adaptação do veículo à inclinação
- Função Cornering, que impede o avanço das marchas em curvas
- Função Fast-Off, que inibe a troca de marcha desnecessária quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador
• Funções Neutral Control e Auto Learning, para redução de consumo de combustível.
Pequeno, mas seguro
Nos itens de segurança ativa e passiva, muita tecnologia:
Até sete air bags: dois na frente, dois window bags, dois side bags e um knee bag.
Este último evita lesões aos joelhos do motorista em caso de impacto.
ESS (Emergency Stop Signaling, ou sinalização de frenagem de emergência).
ESS (Emergency Stop Signaling, ou sinalização de frenagem de emergência).
Em uma frenagem brusca, as luzes indicadoras de direção são acionadas de forma intermitente, avisando outros motoristas da situação e ajudando a evitar colisões.
O ESS é acionado se, em uma velocidade superior a 50 km/h, a desaceleração for maior do que 7m/s² e o pisca-alerta estiver desligado.
Ele continuará funcionando até que a desaceleração atinja 2,5 m/s².
ABS. O sistema antitravamento dos freios do Fiat 500 entra em ação quando o travamento das rodas, e consequente derrapagem dos pneus, é iminente.
Ele atua controlando a pressão nas pinças, impedindo o travamento, reduzindo a distância de frenagem e facilitando o controle veicular pelo motorista.
Hill Holder
Hill Holder
O dispositivo proporciona segurança e conforto, pois, com o carro parado em uma via inclinada, a pressão no circuito de freio é mantida por alguns segundos após o motorista liberar o pedal de freio.
Assim, o veículo não desce enquanto o motorista controlar a embreagem corretamente, garantindo uma arrancada fluida e segura.
ESP (Eletronic Stability Program ou controle de estabilidade).
ESP (Eletronic Stability Program ou controle de estabilidade).
Analisando parâmetros como giro do volante, posição do pedal do acelerador e velocidade, o sistema calcula a trajetória desejada e a compara com a trajetória real do veículo, com base na leitura dos sensores de giro das rodas e acelerômetros.
Se houver diferença, o sistema controla a frenagem em cada roda e o torque do motor a fim de estabilizar o carro.
Ele impede que o veículo derrape na partida ou em outras situações.
Pode ser desativado através de um botão localizado no painel ou próximo ao câmbio nas versões Dualogic® e Automática.
ISOFIX
ISOFIX
Novo padrão de fixação de cadeirinhas infantis, adotado na América do Norte, Europa e Japão, de série em todas as versões.
A grande vantagem do sistema é o vínculo estrutural seguro e rápido entre a cadeirinha de criança e a carroceria do veículo.
O vínculo se dá por meio do encaixe de garras existentes nas extremidades dos braços rígidos da base do assento.
As garras, por sua vez, são fixadas em terminais de engate soldados à carroceria do carro.
Os engates possuem o formato padrão ISOFIX.
A tecnologia também está muito presente no prazer a bordo de um Fiat 500. Veja alguns dos destaques abaixo:
Direção elétrica Dual Drive
A tecnologia também está muito presente no prazer a bordo de um Fiat 500. Veja alguns dos destaques abaixo:
Direção elétrica Dual Drive
Ela substitui a tradicional direção hidráulica, tornando a condução mais leve e facilitando as manobras.
Função SPORT
Com ela o motorista pode escolher dois modos de direção: o modo normal, ou o modo Sport.
Com a função Sport acionada, a direção se torna mais firme, adequada a uma condução esportiva.
São alterados os mapeamentos do motor e câmbio (Dualogic® e automático), com as trocas de marcha sendo executadas em rotações mais altas e acoplamentos mais rápidos da transmissão.
Tudo a favor da maior esportividade.
Blue&Me®
Blue&Me®
O sistema funciona em duas frentes: para permitir o uso do celular sem distrair a atenção do motorista; e para escutar música.
O motorista atende telefonemas e faz chamadas de celular por comando de voz ou por meio de botões no volante.
Ele também pode ouvir mensagens SMS.
Para escutar arquivos MP3, ele pode usar o CD player do carro ou conectar seu MP3 player, ipod ou pen drive à entrada USB.
Eco:Drive
Este aplicativo analisa a forma de condução do motorista através de suas rotas e converte todas as informações em gráficos simples.
Estes vão analisar o desempenho, consumo de combustível, nível de CO2 emitidos e o quanto o condutor poderá economizar se seguir as dicas que o sistema informará a partir da análise das rotas realizadas.
Ele é vinculado ao Blue&Me®, que coleta os dados da rota do condutor de duas formas: por um pen drive inserido na porta USB ou por um smartphone conectado à porta USB do veículo.
Depois de adquiridas as informações, elas poderão ser utilizadas no aparelho ou descarregadas no web site Eco:Drive.
O cliente terá inúmeras informações sobre sua forma de condução com base nas suas próprias viagens.
O cliente terá inúmeras informações sobre sua forma de condução com base nas suas próprias viagens.
Também poderá acompanhar o número total de km rodados, a quantidade de CO2 emitido e o dinheiro que está economizando de acordo com sua performance.
As viagens poderão ser compartilhadas nas redes sociais Twitter e Facebook.
Teto solar elétrico do tipo Sky Wind
Teto solar elétrico do tipo Sky Wind
Uma lâmina ocupando quase todo o teto compõe o Sky Wind do Fiat 500. Essa construção permite modular a luminosidade e a ventilação no habitáculo.
Este sistema de áudio proporciona excepcional clareza de vozes e instrumentos mesmo em volumes mais altos.
Em volumes baixos, o som soa natural e completo, pois abrange larga faixa de frequências, desde os mais baixos graves até os mais altos agudos.
Ademais, o som parece vir de uma ampla área, como se houvesse instrumentos em diferentes pontos de um palco.
A qualidade do áudio se faz notar do mesmo modo na parte dianteira e traseira do veículo.
O pacote é composto por dois tweeters, um em cada coluna “A”; dois woofers High Motor Force de neodímio, um em cada porta; dois alto-falantes de longo alcance, um em cada painel posterior; um woofer abaixo do banco dianteiro direito; e amplificador com sete canais de equalização personalizada localizado no porta-malas.
Garantia no pós-venda + Clube l’unico
Ele chega com garantia de dois anos e atendimento Confiat, durante este período em toda a rede Fiat, com mais de 560 concessionários e pontos de assistência em todo o Brasil.
Todos os clientes 500 também contam com o privilégio de participar do Clube l’único.
Garantia no pós-venda + Clube l’unico
Ele chega com garantia de dois anos e atendimento Confiat, durante este período em toda a rede Fiat, com mais de 560 concessionários e pontos de assistência em todo o Brasil.
Todos os clientes 500 também contam com o privilégio de participar do Clube l’único.
Entre as várias comodidades deste programa estão os serviços de reservas de hotéis, restaurantes, shows, mais o serviço de Leva e Traz, com reboque ou motorista qualificado, para as revisões, manutenções, instalações de acessórios ou qualquer emergência.
Caro Arnaldo,quando eu vi o Fiat 500 pela primeira vez,eu achava ele um pouco pequeno,mas quando vejo seu interior,ele parece maior do que é.
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