Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FIAT LANÇA SUV ÍTALO-AMERICANA NO BRASIL

Fiat lança Freemont em dois modelos
com muita tecnologia e preço para arrasar


Que os brasileiros são apaixonados por carros todo o mundo sabe e a Fiat não deixou por menos: lançou, ontem, seu primeiro SUV (Utilitário Esportivo), o Freemont disposta a deixar as concorrentes – Chevrolet, que produz o Captiva, Hyundai, dona do ix35, Toyota que constrói a RAV2, Kia que fabrica o Sportage e a Honda, com o CR-V – de cabelos em pé. Nas versões Emotion e Precision (Emoção e Precisão), com uma invejável carga de itens de série à la Europa, custam R$ 81.900,00 e R$ 86.000,00, respectivamente.



Quem conhece o DNA do SUV americano Dodge Journey, pode fazer uma ideia da excelência tecnológica utilizada na construção do ítalo-americano Freemont – graças à aquisição do controle acionário do Grupo Chrysler pela Fiat – que tem sob o capô de linhas firmes e robustas, um motor a gasolina 2.4 l, de 16v, de 172 cv de potência a 6.000 rpm, e torque máximo de 22,4 Kgfm a 4.500 rpm.

Consumo e desempenho
A Fiat aponta para as duas versões um consumo de 15 km/l, na estrada, e 9,1 km/l, na cidade e velocidade máxima de 190 km/h. Mas o desempenho é ligeiramente diferente: o Precision, chega de 0 a 100 km/h em 12,3 s e o Emotion, em12,9 s. O câmbio em ambos os carros é automático sequencial de quatro marchas, com opção de trocas manuais.

Apesar de não ter testado ainda o Freemont, atrevo-me a afirmar que trata-se de um carro seguro e confortável. Contudo, em função de seu peso: 1.755 kg na versão Emotion e 1.809 kg na Precision a nova SUV da Fiat não deve oferecer retomadas rápidas, em função da relação peso x motor, de 172 cv e 2,4 l. O Dodge Journey é equipado com um motor V6 de 3,6 l, Pentastar.

Siglas estranhas
Quem não ouviu já quando se fala de carros siglas estranhas tipo ABS, EDB, BAS, etc. O que significam e o que representam num carro? O Fiat Freemont dá um show dessas siglas:
Ele, além de vir de fábrica com freios a disco nas quatro rodas;
Sistema antibloqueio de freios (ABS - Antilock Brake System) – permite frear fundo em curvas sem que as rodas travem;
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP - Electronic Stability Program) –percebe quando o carro está próximo da instabilidade, intervindo então para corrigir sua trajetória;
Sistema de auxilio à frenagem de emergência (BAS – Brake Assist System) que reduz a distância de frenagem;
Sistema anticapotamento (ERM - Electronic Roll Mitigation) – funciona em conjunto com o ESP e minimiza a possibilidade de capotamento no decorrer de uma manobra brusca;
ERM é um software que auxilia o condutor a manter as quatro rodas no chão;
Sistema inteligente de controle de reboque (TSC - Trailer Sway Control), que evita oscilações perigosas do veículo que rebocado. Para complementar os itens de segurança ainda tem Sensor de pressão dos pneus - dispositivo que avisa quando os pneus estão descalibrados.


Única SUV de sete lugares
O Fiat Freemont é produzido no México, tem três anos de garantia, seis airbags frontais, laterais, cinco lugares na versão Emotion. Já o Precision é a única da categoria a oferecer sete lugares com três fileiras de bancos, a segunda mais alta que a primeira e a terceira mais elevada que a segunda.


O Freemont é um carro familiar por princípio que permite 30 configurações diferentes dos bancos. A segunda fileira de bancos possui o sistema Child Booster para acomodar crianças de 4 a 7,5 anos, permitindo que usem os cintos de segurança.

 Outra particularidade é a existência de 20 porta-trecos criados pensando nas mulheres e crianças. O porta-malas tem 2.301 l, com os bancos rebaixados; 580 l com duas fileiras de bancos; e 178 l, com as três fileiras de bancos.
Na versão Emotion, o Freemont sai de fábrica ainda com rodas de 16” (no Precision, as rodas são de 17”), airbags duplo e laterais, ar digital de duas zonas, direção hidráulica, trio elétrico, piloto automático, faróis de neblina, CD player com MP3. 




O console central tem tela de 4.3 polegadas sensível ao toque. Ele concentra em um único local diversos controles de áudio (rádio/CD/MP3/USB e AUX In) e telefonia. O acionamento das portas, capôs e motor dispensa o uso de chave.



Um comentário:

  1. Maravilhoso minha irmã acabou de comprar um, linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndo!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.