Palio Weekend 100% elétrico chega
ao Brasil após percorrer 20 mil km por 14 países
Após mais de 20 mil km rodados por 14 países, das Américas do Norte, Central e Sul, sem o registro de panes ou defeitos, apesar de enfrentar temperaturas de 17 graus negativos, calor intenso dos desertos chilenos e estradas em péssimo estado, o Fiat Palio Weekend Zero Emission Elétrico cruzou hoje de manhã a fronteira brasileira, com o Paraguai, chegando à Usina de Itaipu, no Paraná, parceira da Fiat no projeto Emissão Zero.
O Fiat Emissão Zero, elétrico, saiu de Los Angeles na Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 9 de abril, deste ano, para bater o recorde de 25 mil km, de um veículo totalmente elétrico. A equipe, chefiada pelo jornalista Paulo Rollo, produzirá um documentário sobre a cultura e a geografia dos países por onde, aferindo também as condições da rota Panamericana – a rodovia que interliga as Américas do Norte, Central e a do Sul.
O projeto percorrerá agora cerca de 5.000 km em território brasileiro, depois de passar pelos EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai. Além de encarar altitudes desde o nível do mar até os 5.000 metros, na Cordilheira dos Andes, experimentou variações de temperatura impressionantes de 17º negativos da Patagônia até os 45º da zona equatorial.
Recarregando as baterias
Itaipu e Fiat buscaram uma solução alinhada com a sustentabilidade. Para o Palio elétrico, empregaram a suíça Zebra – sigla de zero emission battery research activity, ou algo como pesquisa da bateria de emissão zero. Utilizando íons de sal, ela é 100% reciclável e mais “verde” do que as de lítio. Atualmente, todos os veículos elétricos ainda enfrentam um problema comum, que é o tempo de recarga das baterias. No caso da bateria do Palio Weekend Elétrico, totalmente reciclável, o equipamento demanda 8 horas para uma recarga completa e a autonomia é de pouco mais de 100 km.
Para que a expedição pudesse, de fato, ostentar o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto. Consultora do segmento ambiental, sua meta é montar um minucioso inventário de todo o impacto climático gerado durante a viagem, neutralizando todas as emissões de GEE (gases de efeito estufa) através do plantio de árvores.
A Plascar, outra parceira da expedição, forneceu para o Palio Weekend Elétrico para-choques dianteiro e traseiro desenvolvidos e produzidos com materiais 100% recicláveis, com incorporação de até 20% de fibras naturais obtidas junto a cooperativas de trabalhadores rurais, que substituem a aplicação de materiais de origem petroquímica (fontes não-renováveis).
Ficha Técnica do Palio Weekend Elétrico
Motor: Elétrico Asíncrono Trifase
Potência Nominal: 15 Kw (20 cv)
Potência Máxima: 28 kw (37,8 cv)
Torque Nominal: 50 Nm (5,1 kgfm)
Torque Máximo: 124 Nm (12,6 kgfm)
Combustível: Energia elétrica
Bateria: Sódio-Níquel-Cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19,2 Kwh
Tempo de recarga: 8 horas
Câmbio - Número de marchas: Drive, neutro e ré
Tração: Dianteira
Freios - De serviço: Hidráulico com comando a pedal
Dianteiro: A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão Traseira: Com rodas independentes, braços inferiores longitudinais e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Pneus: Pirelli P1
Peso - em ordem de marcha: 1380 kg
Carga útil (com condutor): 310 kg
Comprimento do veículo: 4.237 mm
Largura do veículo: 1.639 mm
Altura do veículo (vazio): 1.504 mm
Distância entre-eixos: 2.437 mm
Bitola dianteira: 1.418 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Velociade Máxima: 100 km/h
0 a 60 km/h: 9 s
Autonomia média - Circuito misto urbano/rodoviário: 120 km
Potência Máxima: 28 kw (37,8 cv)
Torque Nominal: 50 Nm (5,1 kgfm)
Torque Máximo: 124 Nm (12,6 kgfm)
Combustível: Energia elétrica
Bateria: Sódio-Níquel-Cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19,2 Kwh
Tempo de recarga: 8 horas
Câmbio - Número de marchas: Drive, neutro e ré
Tração: Dianteira
Freios - De serviço: Hidráulico com comando a pedal
Dianteiro: A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão Traseira: Com rodas independentes, braços inferiores longitudinais e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Pneus: Pirelli P1
Peso - em ordem de marcha: 1380 kg
Carga útil (com condutor): 310 kg
Comprimento do veículo: 4.237 mm
Largura do veículo: 1.639 mm
Altura do veículo (vazio): 1.504 mm
Distância entre-eixos: 2.437 mm
Bitola dianteira: 1.418 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Velociade Máxima: 100 km/h
0 a 60 km/h: 9 s
Autonomia média - Circuito misto urbano/rodoviário: 120 km
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