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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MERCEDES-BENZ DENTRO DE UM ANO E MEIO ESTARÁ VENDENDO NO PAÍS O PRIMEIRO MODELO FABRICADO NO BRASIL. QUEM O ADQUIRIR ANTES LEVERÁ O IMPORTADO DA ALEMANHA, MAS A MONTADORA GARANTE QUE A QUALIDADE DE AMBOS SERÁ IGUAL E ECONOMIA GARANTE CONSUMO REDUZIDO. O PREÇO SAIRÁ DE R$ 130 MIL NA VERSÃO C 180. GENEBRA ABRE AS PORTAS DIA 5 DE MARÇO, E A ESRELA SERÁ O QUINTINO ELÉTRICO QUE CHEGA A 200 KM/H E TEM AUTONOMIA DE 1.000 KM.


Coluna nº 0815 - 18 de Fevereiro de 2015
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C, o carro chefe da Mercedes

Quem comprar o Mercedes C nos próximos 18 meses, receberá produto alemão, importado. A partir daí, nacional, feito em Iracemápolis, SP.

É adequação às regras oficiais para inviabilizar o mercado dos importados com elevada taxação alfandegária de 35% sobre os custos, e a outros 30 pontos percentuais sobre o IPI, turbinando recolhimento aos cofres públicos.

No interior paulista montará o SAV GLA e o Classe C. Razões simples. 


O mercado local devora veículos com jeito de valentia, como sugere a morfologia do recém lançado GLA e, por outro lado, muito valoriza os sedãs de tamanho médio, como o Classe C, o mais vendido dentre os Mercedes importados.

Quinta geração do código W205, segue a vertente mundial: cresce em medidas – agora 4,68m de comprimento, 1,81m de largura e 1,46m de altura. 


Bem proporcionado, oferece 480 litros de espaço para bagagens, boa distância entre os bancos e, uma das referências de seu bom rendimento mecânico, o coeficiente aerodinâmico de 0,24. 

Tudo consequência da inspiração no topo de linha Classe S, hoje na confortável posição de parâmetro e alvo dos concorrentes.

Linha tem três degraus básicos: C 180, 1,6 litro e 158 cv; C 200, 2 litros e 184 cv; e C 250, mesmos 2.000 cm3 porém gerando 211 cv. 


O salto de 26, 27 cv entre elas é bem perceptível. Decoração Avantgarde e Exclusive para o C 180; Avangarde no C 200; e Sport para o C 250, com interior diferenças externas nos painéis frontal e posterior desenhadas pela AMG, empresa desenvolvedora de equipamentos pró performance, agora associada à Mercedes.

Na prática
Automóveis com linhagem têm características próprias. 


Guie um deficiente visual a um Mercedes, ao sentar no banco do motorista, pelo contato com o volante ovalado, saberá tratar de carro alemão – Audi e Mercedes, aprenderam isto com a Auto Union. 

Peça para fechar a porta, e pelo som traduzindo resistência, saberá ser Mercedes. Coisas da história. 

É a sensação de boa construção intrínseca à marca.

Usuários frontais são bem recebidos, bancos com regulagem elétrica – do motorista com memória de três posições, volante ajustável eletricamente em altura e profundidade. Alavanca de marchas sob o volante, abaixo dos comandos para interferir. 


Transmissão automática, sete velocidades, com as finais longas, aproveitando a amplitude dos 27,5 mkgf de torque. 

A harmonia permite tanto esticar o vigoroso motor de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e turbo alimentador, cobrando virilidade, quanto deixá-lo escolher a marcha de seu agrado em função da regulagem solicitada. 

Assim, cruza a 120 km/h, em 7ª marcha, abaixo de 2.300 rpm. 

Na prática, em viagem S. Paulo-Brasília, marcou surpreendentes 14,4 km/litro. O tanque de 66 litros permite, no caso, enorme autonomia, uns 950 km.

Condução é muito agradável em reações e os parâmetros podem ser mudados entre economia máxima, conforto e esporte, regulando as reações de motor, faixa de mudança de marchas, resiliência dos amortecedores. 


Direção com assistência elétrica e nova suspensão frontal por braços superior e inferior, substituindo o sistema McPherson. 

Tem-se o carro em mãos para acelerar, frear e é muito bom em curvas. 

O acerto de direção e suspensão é primoroso.

O C 200, versão intermediária, é de boa posição, superior em potência e itens aos 180, perdendo para o 250. 


Base de preço para negociar, considere R$ 130 mil para o 180; R$ 140 mil para o 200; e R$ 180 mil pelo 250. O C 180 será o mais vendido.

Visão pessoal
Automóvel bem composto, sólido, confortável, surpreendentemente econômico. Fosse comprar optaria pela versão 200. 


A manobrabilidade é excepcional, assim como o baixo consumo.

Pode melhorar no nacional: 

1. Câmera de ré, mandatória em veiculo deste porte – se tem em Kia Soul e Renault Fluence, não há justificativa para a ausência;

2. Altura livre do solo da suspensão frontal: em padrão de incivilização brasileira exige atenção redobrada para as deficiências do piso. 


Três centímetros a mais iriam muito bem;

3. Regulagens gerais via tela. Merece caminhos mais fáceis ante a idade dos usuários. Hoje tem lógica de adolescente.


Mercedes Classe C


Mais sobre o picape Fiat
Primeiro produto com a marca Fiat a deixar a nova fábrica multi marca erigida em Goiana, Pernambuco, será o picape ainda sem nome, mas conhecido como Stradão, referência a modelo menor e líder de mercado.


Informações dão conta da motorização inicial, 1.8 EtorQ, e aplicação de câmbio CVT – de polias variáveis – e uso como automático. 

Há possibilidade de versão diesel e transmissão automática de nove velocidades, aproveitados ao Jeep Renegade, primeiro produto das novas instalações industriais. 

O picape utiliza a mesma plataforma. No mesmo projeto, tração nas 4 rodas e reduzida, como uma das versões do Renegade.


Como reagirá em subidas um picape com tração dianteira? Perguntei ao Cláudio Demaria, tipo engenheiro-chefe na Fiat. 

Segundo ele, os testes com o Renegade e o picape tem surpreendido. 

E no caso do picape, para auxiliar nas solicitações que podem motivar o patinamento das rodas, virá de fábrica com diferencial dotado de sistema blocante mecânico. 

Em testes, informou, saiu-se bem em subidas com 29 graus de inclinação. Indaguei: tipo arrancar carregado em rua íngreme em Ouro Preto  – a agradável cidade histórica mineira é pródiga em ladeiras de primeira marcha e não qualidade. Pior, explicou.

Roda-a-Roda

Mostra - Salão de Genebra, a partir de 5 de março, caracteriza-se por exibir caminhos e conquistas tecnológicas. 


Destas, pode se tornar referência a do QUANTiNO, veículo elétrico com inovadora tecnologia de baixa tensão.

Mudança – O sistema, antes apenas aplicável a veículos de baixa potência – e rendimento, como carrinhos de golfe, altera barreiras, permite o uso de quatro motores elétricos – 4 x 25W – ou 136 cv, velocidade de 200 km/h e autonomia superior a 1.000 km. 


Linhas esportivas, quatro lugares, rodas 22”, com 3,91m de comprimento – um Fiat Palio e dois dedos.

Caminho - Considere o QUANTiNO efeito demonstração da tecnologia. 


Ela terá aplicação em toda sorte de veículos elétricos.

Mais – Na mostra, em estande com 1.000 m2, TAG Heuer, fabricante de relógios tecnologicamente refinados, comemorará os 30 anos de parceria com a equipe Mc Laren de Fórmula 1 com exposição de fotos. 


Destaque para Ayrton Senna, rallyes e a Fórmula E, para carros elétricos.
QUANTiNO, elétrico, 200 km/h, autonomia 1.000 km. Caminho?

Das pistas... – Pistas de corrida são laboratórios especiais, e o circuito francês de Sarthe, com a prova de resistência 24 Horas de Le Mans 2014, viu os fortes faróis dos Audi R8 LMR. 


Tinham o facho alto por tecnologia Laser com diodos de alta intensidade, e capacidade de iluminação duas vezes superior ao LED. 

Estarão no novo R8, criando novo parâmetro na classe.

Mudança – Diz o acreditado jornal inglês Financial Times, Apple recruta especialistas em automóveis, tecnologia da mobilidade, eletricidade, conectividade, design e manufatura, para ultra secreto laboratório de pesquisas, buscando produto e viabilidade para veículo possivelmente suburbano, elétrico – e autônomo.

II – Automóvel está se transformando em coisa eletrônica e com comandos externos ao motorista, tipo cruza com SmartPhone ...

Fim
– Substituição na fábrica da Mini em Oxford, Inglaterra: saem os dois lugares Coupé e Roadster – o conversível -, entram novos Mini de 3 e 5 portas.

Jogo duro – Projeto especial da Ford, o Police Interceptor 2016 chega à maturidade, com 55% das vendas no segmento. 


Especializado, para resistir às extremas exigências da atividade policial. 

Versões sedã e utilitário, tração nas 4 rodas. Não usa chassi, mas monobloco com reforços estruturais periféricos.

Superioridade – No Brasil, nada disto. Aqui, no máximo SUVs de luxo ou automóveis, sem preparação, são aplicados em tal serviço. 


Aliás o País, além de não ter marca e produto próprios, também se descuida das exigências para veículos com aplicações especiais, como táxis, ambulâncias, carros de polícia, de serviço público. 

Nossa riqueza permite comprar veículos inadequados, de elevada manutenção e vida menor ante os projetados para tais usos.

Bond – Jaguar e Land Rover mantém-se como ferramenta de marketing em Spectre, 24º filme da série James Bond. 


Um carro-conceito Jaguar, o C-X75 – construído junto com a Williams da Fórmula 1 – terá movimentado pega com outro inglês, um Aston Martin DB 10 nas ruas de Roma. Estreia em novembro.

Ocasião – Com a queda de vendas ano passado e previsões desanimadas para este, fabricantes e importadores agem para fomentar vendas de veículos O Km. 


BMW e seu braço financeiro sugerem os modelos da série 3 e de Mini com entrada de metade do valor e saldo em 24 e 18 meses sem juros explicitados.

Binóculo – Melhor proposta a clientes vendo tais alemães como inatingíveis, entrada entre 0 e 49%; 24 prestações contidas; final de 50% do valor do contrato. 


Concessionário garante a recompra e valor pode ser entrada na compra de modelo novo. Vale também para motos F 800GS e 1200 GS.

Idem – Volvo tomou o mesmo ônibus. Vende o hatch V40 com 50% de entrada; 23 prestações de R$ 1.927,00; saldo final.

Versão – Sem modelo novo para apresentar, Honda resgatou versão de topo EXR e incrementou a agora intermediária LXR. 


No primeiro, absorveu a grade frontal, faixa cromada na tomada de ar do para choques. LXR agregou eletrônicos controle de tração/estabilidade e auxiliar para partida em subidas.

Foco – LXR e EXR com motor flex 2.0, variador de válvulas, 150 cv gasálcool, cinco 5 cv a mais se álcool. 


Novo multi mídia, monitor LCD 7”, e o sistema de avisar motorista sobre trânsito opera pelo rádio. 

Preços: EXR R$ 88.400; LXR R$ 78.400; LX 1.8 R$ 73.900; LX mecânico R$ 70.900.

Nacionalização – BMW marcou data para a virada industrial no país: outubro. 


Terá, então, montagem completa com alinhamento, armação da carroceria, solda e pintura. 

Até lá, quatro produtos em produção: BMWs 320 e X1, já em supérflua montagem; Série 1, com motor 3 cilindros, turbo, tradição dianteira, como o Mini Countryman.

Futuro – Projeção de vendas de automóveis O Km e mudança do mercado turbinaram decisão da BorgWarner em criar novo centro de pesquisa e desenvolvimento na agradável Itatiba, SP. Projeta, em 2020 venderá turbo para 1 milhão de veículos/ano. Mais, se governo regrar melhor emissões e consumo.

Oferta – Rentcars.com agência de viagens online e locadora Localiza oferecem promoção: reservas confirmadas até 28 de 
feveiro e uso até 30 de novembro, carros compactos pagarão aluguel de econômicos.

Acerto – Shaanxi Automotive Group fez joint venture – junção de duas companhias para formar terceira - com a Shacman na fábrica em implantação por esta em Tatuí, SP, projetando montar caminhões a partir de 2016.

Emoções – Mitsubishi criou facilidades para interessados disputar sua 16ª temporada, onde atração serão protótipos baseados no crossover ASX. 


Não precisa comprar para alinhar, pois o plano Sit&Drive garante ao veículo, preparação e assistência nas provas. Tipo pagou, correu.

Mais - Nas outras categorias, a novidade da venda dos picapes L200 Triton ER aos pilotos. Temporada começa dia 28, em Ribeirão Preto, SP. 


Curiosidade é categoria para TR4, recém descontinuado pela marca. 
Informações? (19) 3818-8888; Email: mitsubishicup@mmcb.com.br

Festa – Motos Traxx TSS 250 e Fly 250, a ser produzidas pela empresa em Manaus, foram incluídas por internautas chineses no grupo das Top 10. Traxx pertence à Jialing, maior fabricante daquele país.

Racional – Randon Consórcios administrará o este grupo de poupança comum da nascente DAF Caminhões. Ideia é fomentar vendas em época de juros altos.

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