O decreto que regulamenta a isenção de metade do IPVA para os veículos elétricos da cidade de São Paulo, assinado hoje pelo prefeito Fernando Haddad, é um importante passo para a popularização desta tecnologia na avaliação da ABVE-Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
Entretanto, o brasileiro pode adquirir vários híbridos também com preços bem salgados: o sedã Ford Fusion Hybrid (R$ 142.000), o hatch Toyota Prius (R$ 114.350), que têm um motor elétrico que alimenta o propulsor a gasolina.
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Island Faria Costa, diretor da ABVE, tem esperança que a nova lei gere um efeito cascata, levando outras prefeituras e os governos estaduais e federal a rever a carga tributária que incide sobre os veículos elétricos.
“O custo de aquisição é um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, que, por outro lado, é muito mais barata no abastecimento e manutenção”, garante.
O veículo elétrico contribui não gera poluição sonora e do ar. Baseados nesse fato, os representantes do setor apresentaram ao prefeito Haddad a proposta de liberar os veículos elétricos do rodízio municipal.
“Além de reduzir a poluição, a troca por um único veículo de tecnologia muito mais econômica proporcionará uma redução significativas de gastos para os consumidores”, completa.
A isenção do IPVA deve ser um estímulo para que os paulistanos procurem saber mais sobre o veículo elétrico.
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Quem quiser conhecer as novidades do setor poderá visitar gratuitamente a 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que acontecerá, de 24 a 26 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Além de carros, o evento terá lançamentos em motos, bicicletas, patinetes, skates e até ônibus – todos movidos a eletricidade.
Atualmente, 5% da frota mundial é elétrica, sendo que o Brasil está muito aquém desse número: estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3.000 veículos elétricos em circulação.
“A tecnologia do carro elétrico tem potencial para estimular a substituição da atual frota, com tremendos efeitos sobre toda a cadeia automotiva, incluindo uma forte geração de empregos”, destaca.
Embora seja um tributo estadual, o IPVA tem metade de seu valor repassado às prefeituras dos municípios onde os veículos são emplacados.
Embora seja um tributo estadual, o IPVA tem metade de seu valor repassado às prefeituras dos municípios onde os veículos são emplacados.
É dessa parte que a Prefeitura de São Paulo está abrindo mão para estimular a migração para uma tecnologia não poluente.
Este ano, o requerimento da isenção deverá ser feito manualmente, mas a partir de 2016 o sistema estará totalmente automatizado, em formato semelhante ao da nota fiscal paulistana.
“Os carros elétricos são tão eficientes que o valor gerado pela economia com abastecimento e manutenção chega a cobrir parte significativa de seu financiamento. Mesmo com o aumento da conta da luz, abastecer um veículo elétrico custa menos que um modelo convencional”, revela Island.
A ABVE revela que a frota de carros elétricos no País é de cerca de três mil contra 89 milhões de veículos com motores a combustão.
A ABVE revela que a frota de carros elétricos no País é de cerca de três mil contra 89 milhões de veículos com motores a combustão.
Os carros elétricos ainda enfrentam uma tecnologia ainda cara, o tempo de autonomia das baterias e a instalação de pontos de recarga nas cidades, como já existem em muitas cidades do mundo.
No Brasil, ainda se junta a esses problemas a a ausência de vontade política para incentivar sua venda, reduzindo os impostos.
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