A Ford completa este mês 97 anos do início da produção em série de automóveis, no Brasil.
O Modelo T foi o pioneiro que iniciou o processo de popularização desse meio de transporte, oferecendo um automóvel com proposta mais acessível de preço.
Em 1925, este “popular” da Ford já atingia o recorde de 24.250 unidades vendidas no mercado brasileiro, um volume respeitável até mesmo para os padrões atuais.
A primeira linha de montagem funcionou no centro de São Paulo em 1919, inaugurando a indústria automotiva local.
O seu sucesso levou a marca, dois anos depois, a mudar para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, também na capital paulista, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes da sede da empresa em Detroit, nos EUA.
Por ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos.
Por ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos.
Como produto de massa, teve 15 milhões de unidades produzidas entre 1908 e 1927 e ajudou a colocar o mundo sobre rodas.
Foi eleito ainda o Carro do Século, como produto que melhor simboliza o nascimento da era do automóvel. No Brasil, foi também o precursor da cultura automotiva.
O Modelo T tornou-se astro de diversas exposições de veículos, como o primeiro Salão do Automóvel, realizado na década de 20, no Palácio das Indústrias, em São Paulo.
Em uma das edições, a Ford chegou a construir uma réplica da linha de montagem no evento.
A fábrica era um programa de visita muito concorrido na cidade, o mesmo acontecendo nos showrooms das primeiras revendas de veículos.
Na área de comunicação, o Modelo T foi responsável pelo início da propaganda de automóveis nos principais meios de comunicação da época.
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